Roberta Bonfim
Atriz, Jornalista e agitadora sócio-ambiental, me exercito para ser uma ArteVista. Creio que todos somos um e que a arte, os afetos e a participação como aliados podem gerar transformações necessárias e urgentes. Sou Jornalista de formação com MBA em Gestão de Mídias Sociais e estou mestranda em psicologia ambiental, idealizei e realizo a revista eletrônica cultural Lugar ArteVistas. Integrante do Laboratório LERHA, e do grupo de pesquisa e extensão Ser Cidade. Realizo sempre que consigo ações artístico afetivas no Poço da Draga.
Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia
2020 - Atual
Universidade de Fortaleza
Título: A Construção do Individuo a partir do Lugar: Arte, Afeto e Participação
Karla Patricia Martins Ferreira.Coorientador: Normanda Araujo de Morais. Palavras-chave: arte; afeto; artevismo; psicologia ambiental; cultura de participação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Cultural.
Especialização em Gestão e Marketing de Redes Sociais
2017 - 2020
Universidade de Fortaleza
Título: PLano de Comunicação Integrada e Marketing da revista eletronica cultural Lugar ArtevIstas
Orientador: Glaura Brilhante Kury.
Graduação em Jornalismo
2004 - 2011
Universidade Estácio de Sá
Título: Jornalismo Cultural e a participação - análise qualitativa da revista eletrônica Lugar ArteVistas
Orientador: Soraya Ferreira
Formação complementar
2016 - 2018
Extensão universitária em Gestão e Marketing de Redes Sociais. , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Estratégica. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Dsigner Thynking. , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2016 - 2016
Gestão de Mídias Sociais. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
worshiping Fátima Toledo. (Carga horária: 20h). , instituto nacional das artes, INA, Brasil.
2015 - 2015
Creathon - imersão EM DESIGNER THINKING. (Carga horária: 20h). , Inteligencia Colaborativa, D.THINNK, Brasil.
2015 - 2015
Dsigner Thynking. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2014 - 2014
Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 20h). , Instituto de Artes e Técnicas em comunicação, IATEC, Brasil.
2013 - 2013
Questão de Crítica, com Luciana Romagnolli. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro, SESCOOP/RJ, Brasil.
2013 - 2013
Estágio. (Carga horária: 80h). , Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.
2007 - 2009
Extensão universitária em Artes Dramáticas. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Pesquisa.
Participação em eventos
II Seminário Internacional de Políticas Culturais. 2011. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
COSTA, R. B. N. . Arte em tempos de pandemia. O Povo, opinião, 22 nov. 2020.
Outras produções
COSTA, R. B. N. . Lugar ArteVistas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSTA, R. B. N. ; Armond, L ; Junior, Jether . Lugar ArteVistas. 2021; Tema: artes e humanidades. (Rede social).
COSTA, R. B. N. . Lugar ArteVistas. 2021; Tema: Lugar de falar, existencialismos, desconstruções. (Blog).
COSTA, R. B. N. . lugar rteVistas. 2020; Tema: artes. e humanisdades. (Site).
COSTA, R. B. N. . Comunicação gestão de espaços culturais. 2021. .
COSTA, R. B. N. . Lugar ArteVistas. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - psicoambiental).
COSTA, R. B. N. . Comunicação e Cultura. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, R. B. N. . Princípios Básicos da Comunicação Cultura. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
COSTA, R. B. N. . Além da Rua - estival de arte e conexão. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - evento cultural).
COSTA, R. B. N. . Comunicação Cultural. 2018. .
COSTA, R. B. N. . Noites Brasileiras II. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Cultural).
COSTA, R. B. N. . Noites Brasileiras III. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Eventos culturais).
COSTA, R. B. N. . Além da Rua - estival de arte e conexão. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ação cultural).
COSTA, R. B. N. . Festival das Artes Cênicas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Movimentos culturais).
COSTA, R. B. N. . Além da Rua - festival de artes e conexões. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ação cultural).
COSTA, R. B. N. . Noites Brasileiras i. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - eventos culturas).
COSTA, R. B. N. . Teatro para comunicadores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
ARTE COMO LUGAR: ANÁLISE DE AÇÕES DA ACUPUNTURA URBANA A PARTIR DO AFETO E DA PARTICIPAÇÃO NO POÇO DA DRAGA, Descrição: Como a arte, o afeto e a cultura de participação se relacionam com o Poço da Draga e seus habitantes, gerando uma acupuntura urbana no lugar? E ao alterar o ambiente, o que é transformado nas pessoas? E mudando as pessoas o que muda no ambiente? Aqui objetiva-se compreender a relação entre arte, afeto, identidade e participação a partir da psicologia ambiental, onde os procedimentos metodológicos se baseiam em pesquisa empírica e etnográfica (teórica, aplicabilidade da acupuntura urbana em ações e análise desses resultados de modo qualitativo). Perceber o lugar a partir da Arte e dos Afetos, agentes da Acupuntura Urbana, a fim que provoque e estimule a cultura da participação. A pesquisa observa como a arte e seus agentes se relacionam afetivamente com o Lugar, a partir de ações e intervenções efetivas, que inspiram e estimulam a retroalimentação do sistema. Alterando assim, as narrativas, promovendo saúde, a partir da autoestima, estímulo à identidade de lugar, territorialidades, o que acaba por provocar responsabilidades sociais e participação, que possibilita micro alterações no sistema vigente. Palavras-Chave: Arte, Afeto, ArteVismo, Psicologia Ambiental, Acupuntura Urbana, Cultura de Participação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Bonfim - Coordenador / Karla Patricia Ferreira - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Teatro José de AlencarVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Treinamento e consultoria dos gestores, Carga horária: 20
2020 - 2020
Centro Universitário 7 de SetembroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fala sobre comunicação e comunidade, Carga horária: 4
2020 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisa em andamento, Carga horária: 40
2020 - 2020
Universidade de FortalezaVínculo: estágio docência, Enquadramento Funcional: estágio em psicologia comunitária, Carga horária: 4
2005 - 2005
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FICVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora convidada, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberta Bonfim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?