Aila Kathleen Sais da Silva

Licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Atualmente cursando Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição de ensino. Teve experiência como bolsista voluntária de Iniciação Científica do Laboratório de História Econômica e Social - LAHES da UFJF no projeto "Polícia, prisões e criminalidade: cotidiano, violência e estado na Primeira República em Minas Gerais (1913-1918)". Áreas de interesse: História das prisões, História do crime e da violência, História da Infância.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2022 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Crime e Infância: a criança pela ótica policial no contexto republicano através dos relatórios de chefes de polícia do estado de Minas Gerais (1894-1922).
Orientador: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi
Palavras-chave: Infancia; Institucionalização; Criminalização; polícia; Minas Gerais.

Graduação em Abi - História

2017 - 2021

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Infância e criminalização: a construção do discurso civilizatório republicano (1890-1920)
Orientador: Mateus Rezende de Andrade

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

E.E Prof° Nelson do Nascimento Monteiro

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Ciclo de Mesas Redondas sobre Histórias do Direito e outras Humanidades. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2020 - 2020

Pensamento libertário: uma abordagem temática. (Carga horária: 18h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Participação em eventos

A Contínua Nakba e a Infância Roubada. 2023. (Outra).

Catolicismo colonial em perspectiva global: Páscoa Vieira diante da inquisição. 2023. (Outra).

Crianças sob dominação colonial. 2023. (Outra).

Elisa Branco: Uma vida em vermelho. 2023. (Encontro).

Palestina: genocídio e epistemicídio - a matança nos corpos e nas palavras. 2023. (Outra).

Encontro de estudos sobre infâncias e juventudes: diálogos interdisciplinares..INFÂNCIAS E A ÓTICA POLICIAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA.. 2022. (Encontro).

Ofícios do Historiador em tempos pandêmicos. 2021. (Encontro).

(re)Pensar no aluno Surdo. 2020. (Oficina).

A monitoração eletrônica no sistema prisional brasileiro. 2020. (Outra).

Ciclo de Mesas Redondas sobre Histórias do Direito e outras Humanidades. 2020. (Outra).

História digital e extrema direita: noções preliminares. 2020. (Outra).

Mesa redonda: Controle Social e o sistema penal do amanhã. 2020. (Outra).

Minicurso: Educação para o patrimônio: pensando em acervos documentais. 2020. (Outra).

Minicurso: Introdução a História Ambiental: relações socioambientais. 2020. (Outra).

Minicurso: Povos contra o Estado: Revoltas nas ruas contra o governo da rua ? punks e antifas ". 2020. (Outra).

Minicurso povos contra o Estado: Confederalismo Democrático: a experiência revolucionária de Rojava. 2020. (Outra).

Minicurso prisões brasileiras do caos ao caos: A crise como dispositivo de gestão das políticas prisionais. 2020. (Outra).

Minicurso prisões brasileiras do caos ao caos: Restrições e controles, escassez e tensões em tempos de pandemia. 2020. (Outra).

Movimentos negros, política e religião nos anos 60/70: recepções da luta antirracista estadunidense no Brasil e na Argentina. 2020. (Outra).

Paleografia Portuguesa. 2020. (Oficina).

Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes?: justiça restaurativa criminal e a vítima. 2020. (Outra).

Agroecologia e soberania alimentar. 2019. (Oficina).

A teoria decolonial como alternativa historiográfica para se pensar o gênero desde a América Latina. 2019. (Outra).

Conferência Flamengo: a invenção do clube mais querido do Brasil nos anos 302019. 2019. (Outra).

Geografia da mobilidade social: escravidão, liberdade e hierarquias no século XIX r. 2019. (Outra).

O professor, a sala de aula e a emoção - conversas sobre teatro e vínculo. 2019. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. K. S. ; SILVA, Luis Felipe Duarte . O Fundo Chefia de Polícia: perspectivas e possibilidades.. In: XXXVIII SEMANA DE HISTÓRIA - POR UMA HISTÓRIA DECOLONIAL: GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA AMÉRIA LATINA., 2022, Juiz de Fora. Anais da XXXVIII Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora ? 2022., 2022.

  • SILVA, A. K. S. . Polícia, seletividade penal e criminalização: uma análise sobre o filme Straight Outta Compton ? A história do N.W.A.. In: XXXVIII Semana de História - Por uma história decolonial: gênero, raça e classe na América Latina., 2022, Juiz de Fora. Anais da XXXVIII Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora ? 2022., 2022.

  • SILVA, A. K. S. ; VILELA, C. R. S. ; LIMA, G. M. S. ; CARVALHO, N. G. S. . POR TRÁS DO ENSINO INTEGRAL: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS. In: XX SEMANA DE EDUCAÇÃO ?Resistir e Humanizar: por uma pedagogia emancipadora?, 2022, Três Lagoas. XX SEMANA DE EDUCAÇÃO ?Resistir e Humanizar: por uma pedagogia emancipadora?, 2021.

  • SILVA, A. K. S. . INFÂNCIA E A ÓTICA POLICIAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA. In: Encontro de estudos sobre infâncias e juventudes: diálogos interdisciplinares., 2022, Rio Grande. Encontro de estudos sobre infâncias e juventudes: diálogos interdisciplinares, 2022.

  • SILVA, A. K. S. . Os crimes sexuais contra a infância no período da primeira república: uma análise dos relatórios anuais de chefes de polícia do estado de Minas Gerais (1894-1922). 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. K. S. . A INFÂNCIA PELA ÓTICA POLICIAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE CHEFES DE POLÍCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (1894-1922).. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. K. S. . As meninas da primeira república: uma balanço sobre gênero e infância a partir da análise dos relatórios anuais de chefes de polícia do estado de Minas Gerais (1894 ? 1922). 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. K. S. . A menoridade dada como desvalida e as categorias de crime: uma análise dos relatórios anuais de chefes de polícia do estado de Minas Gerais (1894-1922). 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. K. S. ; GAMA, G. . Deixando sua marca: introdução ao graffiti. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. K. S. . Um olhar sobre o graffiti na cidade: a intervenção e a imagem fotográfica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. K. S. . Polícia, seletividade penal e criminalização: uma análise sobre o filme Straight Outta Compton ? A história do N.W.A.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. K. S. . O Fundo Chefia de Polícia: perspectivas e possibilidades.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. K. S. . INFÂNCIAS E A ÓTICA POLICIAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. K. S. . A Infância pela ótica policial no contexto republicano.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. K. S. ; LIMA, G. M. S. ; CARVALHO, N. G. S. ; VILELA, C. R. S. . 'POR TRÁS DO ENSINO INTEGRAL: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Infância e criminalização: a construção do discurso civilizatório republicano (1890-1920), Descrição: A pesquisa analisa os processos de criminalização da infância na Primeira República, trazendo para reflexão as consequências da construção do discurso acerca da criança em conflito com a lei na virada do século XIX para o XX. A análise do discurso é feita através dos relatórios de chefes de polícia do estado de Minas Gerais, devido o controle social que a instituição exercia sobre essas crianças e a grande influência que tinham na promoção de novas medidas públicas e institucionais para se aprimorar as práticas jurídicas para essa infância. O objetivo da pesquisa é através da análise do discurso presente nos relatórios de chefes de polícia, identificar como se da a construção do discurso civilizatório e qual o impacto dessa movimentação para a criminalização da infância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aila Kathleen Sais da Silva - Integrante / Mateus Rezende de Andrade - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História. , Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus UFJF), São Pedro, 36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32333312

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Vic, Carga horária: 12

2020 - 2021

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Monitoria na disciplina EDU238 - Ensino de História na Escola Báscia II da Faculdade de Educação (FACED). Orientadora: Yara Cristina Alvim

2022 - 2022

Escola Hub

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de mediação pedagógica com alunos do ensino fundamental. Acompanhamento de aprendizagem realizado na área da educação especializada.

2022 - 2023

Colégio de Aplicação João XXIII

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediadora Pedagógica, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação como mediadora pedagógica do Projeto de incentivo ao exercício da docência na educação inclusiva (PIDEI).