Leiny Gomes da Silva Leite
Graduada em Direito pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA (2012). Formada Mediadora e Conciliadora pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - ESA/SP (2018). Formada Facilitadora em Justiça Restaurativa pelo Instituto Anastasis (2019). Pós-graduada Lato Sensu na área da Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (2019). Pós-graduada Lato Sensu em Educação pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER/PR (2022). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos na linha de pesquisa de "Políticas e Práticas de Formação de Professores". Integrante do Grupo de Pesquisa "O pensamento de Paulo Freire: política, teoria e prática" e da Cátedra Paulo Freire - Formação de sujeitos sociais: Educação e direitos, ambos vinculados ao PPGE/UNISANTOS. Atua como advogada desde 2013. Desde 2018, atua com Meios Alternativos de Solução de Conflitos - MASC.
Informações coletadas do Lattes em 15/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2022 - 2024
Universidade Católica de Santos
Título: O conflito no centro do ato pedagógico: contribuições freireanas para a formação e autoformação de sujeitos., Ano de Obtenção: 2024
Profº. Dr. Alexandre Saul.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conflito; Cultura de Paz; Educação; pedagogia crítica; Currículo; Direito. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior
2021 - 2022
Aperfeiçoamento em AME - A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno
2018 - 2019
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: HUMM - Espaço para aprender. Ano de finalização: 2019
Orientador: Profª. Dra. Tárcia Rita Davoglio
Graduação em Direito
2008 - 2012
Universidade Santa Cecilia
Título: Propriedade Intelectual no Direito da Moda
Orientador: Profº Dr. Renato Mehanna
Formação complementar
2024 - 2024
Jornada da Heroína: Psicologia Junguiana, Comunicação Não-violenta e Emanci. (Carga horária: 15h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.
2019 - 2019
Curso Introdutório à Justiça Restaurativa. (Carga horária: 120h). , Instituto Anástasis, ANASTASIS, Brasil.
2017 - 2018
Curso de Capacitação nos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. (Carga horária: 116h). , Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, ESA - OAB, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Legal na Prática - Como revolucionar a advocacia individual. (Carga horária: 12h). , Escola Nacional de Advocacia - ENA e AASP, ENA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos.
Organização de eventos
LEITE, Leiny Gomes da Silva ; SAUL, Alexandre. . XVII Mostra de Pesquisa em Educação da Universidade Católica de Santos - Educação e Pesquisa em tempos de desassossego: a esperança como recurso frente a limites e desafios.. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
XVIII Mostra de Pesquisa em Educação - Da pesquisa à publicação: caminhos para a comunicação científica. 2024. (Outra).
XVIII Mostra de Pesquisa em Educação - Educação e Pesquisa em tempos de desassossego:: a esperança como recurso frente a limites e desafios. 2024. (Outra).
? I Colóquio Cátedra Paulo Freire UNISANTOS - Pesquisas produzidas no GP Currículo e Formação de Professores: conceitos, práticas e possibilidades. 2023. (Outra).
1 Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. Comunicação positiva ? O encontro de si e o encontro com o outro. 2023. (Congresso).
1 Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. Da dor à Esperança no conflito israelense-palestino. 2023. (Congresso).
1 Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. Diálogo e mediação de narrativas ? solução de conflitos. 2023. (Congresso).
1 Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. Modelos práticos de educação para paz e não violência. 2023. (Congresso).
1 Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. Modelos teóricos de educação para paz e não violência. 2023. (Congresso).
1 Pré-Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. A educação no processo de pacificação da sociedade. 2023. (Congresso).
1 Pré-Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. A educação para a paz e ecologia do encontro. 2023. (Congresso).
1 Pré-Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. A mídia e as redes sociais no processo de socialização para a cultura da paz e não violência ? o combate à violência verbal. 2023. (Congresso).
1 Pré-Congresso Internacional de Educação para a Paz e Não Violência. A religião como processo de pacificação da sociedade. 2023. (Congresso).
Seminário Avançado CAPES: Noções teóricas e abordagens metodológicas em pesquisas.. 2023. (Seminário).
Seminário Como Renasce a Democracia. 2023. (Seminário).
VIII Seminário Internacional Web Currículo. 2023. (Seminário).
XIX Congresso Forcine 2023 - O ensino como vetor de desenvolvimento do audiovisual brasileiro. 2023. (Congresso).
XIII Seminário Nacional de Formação de Professores.A relevância dos conflitos nos processos de formação.. 2022. (Seminário).
XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Resolução de conflitos: uma relação pedagógica.. 2021. (Congresso).
XV Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - UNISANTOS.A educação incorporada à resolução de conflitos.. 2021. (Simpósio).
IX Congresso Paulista de Direito de Família. 2020. (Congresso).
Mediação e Negociação: momento atual e repactuação.. 2020. (Encontro).
Postura Sistêmica na Advocacia, no Ministério Público e no Judiciário. 2020. (Exposição).
XIV Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - UNISANTOS. 2019. (Seminário).
Resolução Online de Disputas. 2017. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
LEITE, Leiny Gomes da Silva . Um panorama entre os meios adequados de solução de conflitos e a Pedagogia Crítica.. Revista Estudos do Sul Global , v. 1, p. 307-318, 2021.
-
GOMES LEITE, Leiny . RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA.. In: XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2021, online, 2021. v. XV.
-
LEITE, Leiny Gomes da Silva ; SAUL, Alexandre. . A RELEVÂNCIA DOS CONFLITOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores - Formação de Professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática, 2022, Rio de Janeiro. Anais do XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação. Rio de Janeiro: ANFOPE, 2022. v. 1. p. 1-3.
-
LEITE, Leiny Gomes da Silva . A EDUCAÇÃO INCORPORADA À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. In: XV Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - UNISANTOS, 2021, Santos. Pesquisa em Educação e Processos de Inclusão. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2021.
-
LEITE, L. G. S. ; SAUL, A. . ANÁLISE DE PESQUISAS ENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS À CONFLITOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, Leiny Gomes da Silva ; SAUL, A. . A RELEVÂNCIA DOS CONFLITOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, L. G. S. . A JUSTIÇA RESTAURATIVA POR MEIO DAS RODAS DE CONVERSA NO AMBIENTE ESCOLAR.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GOMES LEITE, Leiny . RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, Leiny Gomes da Silva . A EDUCAÇÃO INCORPORADA À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
GOMES LEITE, Leiny . Bate Papo sobre LEI MARIA DA PENHA com Leiny Gomes - Advogada e Facilitadora da Justiça Restaurativa. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O pensamento de Paulo Freire: política, teoria e prática, Descrição: O projeto tem como objetivo investigar, de modo sistemático, elementos dos campos do Currículo, da Formação de Professores, da Didática e da Pesquisa Participante, na perspectiva da educação crítico-emancipatória. Articula-se ao projeto O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas, financiado pelo CNPq e desenvolvido a partir da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Os estudos gestados no Grupo pretendem compreender criticamente concepções, políticas e práticas educativas de contextos pesquisados, sobretudo no âmbito da Região Metropolitana da Baixada Santista, e gerar análises e proposições de formação de educadores e desenvolvimento curricular, com o crivo da educação humanizadora. As pesquisas assumem duas linhas de investigação: a primeira delas objetiva mapear e explorar a bibliografia pertinente à temática em tela e a segunda tem a intenção de examinar políticas, práticas e contextos educativos, por meio da efetivação de estudos empíricos qualitativos, realizados com pesquisa exploratória, estudo de caso e pesquisa-ação. Espera-se que a investigação possa suscitar novos conhecimentos e formas de intervir na realidade, a partir dos processos e dos resultados obtidos, que serão publicizados em periódicos de ampla circulação e eventos da área de Educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leiny Gomes da Silva Leite - Coordenador / Alexandre Saul - Integrante / Sérgio Pereira Nogueira Junior - Integrante / Thaís Morgado dos Santos - Integrante / Max Garcia Pereira - Integrante / Emilly Pereira Silva - Integrante / Thiago Ferauche - Integrante / Nicolle Rebelo de Araújo - Integrante / Thabata Persinotti Martini - Integrante / Cristiane Mello de Miranda - Integrante / Pedro Emanuel Bumba - Integrante / Luiza Girolamo Canato Magro - Integrante / Sophia Guzella Macchione Barroca - Integrante / Eduardo Besniyi - Integrante / Wellington Luiz Alves Aranha - Integrante / Gilson Braga - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultoria e Assessoria Jurídica - LEA. , Avenida Senador Feijó - 686 - conj. 623, Vila Mathias, 11015504 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 33941464
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Católica de SantosVínculo: Pesquisadora bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Outras informações:
O projeto tem como objetivo investigar, de modo sistemático, elementos dos campos do Currículo, da Formação de Professores, da Didática e da Pesquisa Participante, na perspectiva da educação crítico-emancipatória. Articula-se ao projeto O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas, financiado pelo CNPq e desenvolvido a partir da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Os estudos gestados no Grupo pretendem compreender criticamente concepções, políticas e práticas educativas de contextos pesquisados, sobretudo no âmbito da Região Metropolitana da Baixada Santista, e gerar análises e proposições de formação de educadores e desenvolvimento curricular, com o crivo da educação humanizadora. As pesquisas assumem duas linhas de investigação: a primeira delas objetiva mapear e explorar a bibliografia pertinente à temática em tela e a segunda tem a intenção de examinar políticas, práticas e contextos educativos, por meio da efetivação de estudos empíricos qualitativos, realizados com pesquisa exploratória, estudo de caso e pesquisa-ação. Espera-se que a investigação possa suscitar novos conhecimentos e formas de intervir na realidade, a partir dos processos e dos resultados obtidos, que serão publicizados em periódicos de ampla circulação e eventos da área de Educação
Atividades
-
02/2022
Pesquisa e desenvolvimento, PPGE.,Linhas de pesquisa
2017 - Atual
LEI ET ALIIVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Advogada e Mediadora
Outras informações:
Atuação na área de Direito de Família, Direito Cível e Direito do Consumidor.
Atuação com meios alternativos de solução de conflitos em diversos casos e ambientes, como: escolas, empresas, famílias, condomínios, processos judiciais, reclamações pré-processuais, advocacia consultiva preventiva, advocacia extrajudicial.
2011 - 2014
Mauro de Morais Sociedade de AdvogadosVínculo: Estagiária / Advogada, Enquadramento Funcional: Associada
Outras informações:
Estagiária no período de 2011 a 2012.
Advogada atuando na área de Direito Cível e Direito de Família.
2014 - 2016
Deutsch & Loureiro Advogados AssociadosVínculo: Advogada, Enquadramento Funcional: Associada
Outras informações:
Atuação na área de Direito do Trabalho.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leiny Gomes da Silva Leite e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?