Diego Pablo Fernandes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná (2020/2021). Atualmente é fisioterapeuta - CLINICA MOVIMENTO CERTO e fisioterapeuta - ASILO SÃO VICENTE DE PAULA. Atuação como fisioterapeuta linha de frente na COVID 2020-2022, no Hospital Regional de Telêmaco Borba.Preceptor do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOMECÂNICA MUSCULAÇÃO E REABILITAÇÃO MUSCULOESQUELÉTICA

2023 - Atual

Instituto Brasileiro de Ensino em Biomecânica

Graduação em Fisioterapia

2016 - 2021

Universidade Norte do Parana

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2015

Colégio Estadual Manoel Ribas

Formação complementar

2021 - 2021

Fisioterapia hospitalar. (Carga horária: 80h). , Educação continuada, UOL, Brasil.

2020 - 2020

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL MANUAL E INSTRUMENTAL (IASTM E VENTOSAS). (Carga horária: 16h). , REABILITAR LONDRINA, RL, Brasil.

2020 - 2020

Vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19,. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

SAÚDE DO TRABALHADOR EM TEMPOS DE COVID-19: COMO SE PROTEGER E EVITAR A D. (Carga horária: 2h). , Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.

2018 - 2018

AVALIAÇÃO DO PACIENTE NEUROLÓGICO. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2018 - 2018

Análise dos efeitos da fisioterapia neurofuncional nos parâmetros cardiorr. (Carga horária: 133h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

2018 - 2018

A ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NA DOR CRÔNICA DE IDOSOS. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2018 - 2018

COMO ABORDAR AS QUEDAS EM IDOSOS COM DOR CRÔNICA?. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2018 - 2018

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS - USO SEGURO E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSA. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2017 - 2017

CÂMARA TÉCNICA DE FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO DOMICILIAR. (Carga horária: 4h). , CREFITO8, CREF, Brasil.

2017 - 2017

ATUAÇÃO DA OSTEOPATIA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO. (Carga horária: 2h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente.

Participação em eventos

CURITIBA +FISIO 2018. 2019. (Congresso).

ABRAFIN. Adaptação transcultural do ?wheelchair skills test? para usuários de cadeira de rodas manuais e cuidadores para a língua portuguesa (Brasil). 2018. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • COSTA, D. V. S. P. ; OSSADA, V. A. Y. ; SOUZA, J. G. ; FERNANDES, D. P. . Adaptação transcultural do ?wheelchair skills test? para usuários de cadeira de rodas manuais e cuidadores para a língua portuguesa (Brasil). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Análise dos efeitos da fisioterapia neurofuncional nos parâmetros cardiorrespiratórios em usuários de cadeiras de rodas em pessoas com lesão da medula espinha, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diego Pablo Fernandes - Integrante / Dra. Viviane de Souza Pinho Costa - Coordenador.

  • 2016 - 2019

    Análise dos efeitos da Fisioterapia na habilidade, funcionalidade e mobilidade em usuários de cadeiras de rodas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Viviane de Souza Pinho Costa em 20/03/2023., Descrição: Introdução: A cadeira de rodas (CR) deve promover apoio ao esqueleto, manter a integridade física e proporcionar mobilidade. É um meio de locomoção, fator de integração comunitária e de participação social e, está entre as tecnologias assistivas utilizadas por pessoas que apresentam impossibilidade definitiva de deambulação. Embora agora muito se sabe sobre cadeiras de rodas, há muito espaço para melhorias no processo em que CR são prescritas e nos ambientes que usuários exercem sua função. Prescrever a mais adequada CR para um usuário, ajustando-a e treina-lo para seu uso são elementos importantes no processo de reabilitação. Tipo de estudo: Trata-se de um estudo observacional e de intervenção. Objetivo: Verificar os objetivos da fisioterapia na mobilidade, funcionalidade e habilidade em pessoas usuárias de cadeira de rodas. Materiais e métodos: Todos os participantes serão avaliados antes e após a intervenção utilizando os seguintes instrumentos/escalas: FMA (Functional Mobility Assessment), a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde), QUEST 2.0 (Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology) e WST 4.3 (Wheelchair Skills Test). A intervenção será construída baseada em cinesioterapia e mecanoterapia, aplicada 2 vezes por semana, sendo voltada para o ganho de força muscular; controle, equilíbrio, reações de endireitamento de tronco; treinos funcionais e treinos de habilidades com a CR. Resultados esperados: Espera-se que esta intervenção possa subsidiar futuros estudos com maior poder discriminatório para a melhora dos aspectos de funcionalidade, habilidade e mobilidade no processo de reabilitação desta populaçã. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Diego Pablo Fernandes - Integrante / Dra. Viviane de Souza Pinho Costa - Coordenador / Vinícius Aparecido Yoshio ossada - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Norte do Parana

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2022

Hospital Regional de Telêmaco Borba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
FISIOTERAPEUTA COM ATUAÇÃO DIRETA NA UTI DURANTE A PANDEMIA.

2022 - Atual

Asilo São Vicente de Paula

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 8

Outras informações:
FISIOTERAPEUTA RESPONSÁVEL PELO ASILO SÃO VICENTE DE TELEMACO BORBA

2022 - Atual

CLINICA MOVIMENTO CERTO

Vínculo: PROPRIETARIO, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 40

Outras informações:
FISIOTERAPEUTA NO CORPO DOCENTE DA CLINÍCA MOVIMENTO CERTO ATUANDO NAS ÁREAS DE ORTOPEDIA, TERAPIA MANUAL E NEUROLOGIA.

2023 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Vínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Preceptoria