Elizabeth Lorena Ramos Cabral
Engenheira Agrônoma, formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó. Técnica em Administração. Autora e executora de projetos de pesquisa de iniciação científica, fomentados em anos consecutivos, sendo 2019, 2020, 2021, com bolsas CNPq, FAPEMA e CNPq, todos na área de Entomologia Agrícola, visando o controle biológico de pragas. Premiada em 1 lugar em Mérito em Pesquisa, como melhor projeto de iniciação científica do ano de 2020, promovido pelo Instituto Federal do Maranhão. Possuo habilidades intrapessoal e interpessoal, proatividade. liderança, flexibilidade, criatividade e inovação, e capacidade de adaptação.
Informações coletadas do Lattes em 08/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em BACHARELADO EM AGRONOMIA
2018 - 2022
Instituto Federal do Maranhão- Campus Codó
Título: Efeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Cinnamomum camphora sobre Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae) em feijão-caupi
Orientador: Douglas Rafael e Silva Barbosa
Formação complementar
2020 - 2021
Fertirrigação. (Carga horária: 32h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Cultivo e Produção de Grãos. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.
Participação em eventos
III SEMANA ACADÊMICA DA ENGENHARIA AGRONÕMICA. 2021. (Seminário).
VI Semana Acadêmica de Agronomia Mater Dei. 2020. (Outra).
1º Workshop Mulheres do Agro.Workshop Mulheres do Agro. 2019. (Outra).
CONAPESC. PROSPECÇÃO SOBRE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM CULTURAS DE BATATA-DOCE E SORGO. 2018. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
CABRAL, E. L. R. ; SOUSA, A. C. S ; MENDES, T. O. . PROSPECÇÃO SOBRE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM CULTURAS DE BATATA-DOCE E SORGO. In: CONAPESC, 2018, Campina Grande- PB. PROSPECÇÃO SOBRE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM CULTURAS DE BATATA-DOCE E SORGO, 2018.
-
CABRAL, E. L. R. ; SOUSA, A. C. S ; MENDES, T. O. . PROSPECÇÃO SOBRE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM CULTURAS DE BATATA-DOCE E SORGO. In: CONAPESC, 2018, Campina Grande- PB. PROSPECÇÃO SOBRE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM CULTURAS DE BATATA-DOCE E SORGO, 2018.
-
CABRAL, E. L. R. ; SOUSA, A. C. S ; MENDES, T. O. . PROSPECÇÃO SOBRE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO EM CULTURAS DE BATATA-DOCE E SORGO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Efeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Cinnamomum camphora sobre Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae) em feijão-caupi, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Douglas Rafael e Silva Barbosa em 13/03/2022., Descrição: O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma cultura importante para o Nordeste do Brasil e consequentemente também para o estado do Maranhão, auxiliando grandes e pequenos produtores seja na obtenção de lucro ou subsistência. Porém, o ataque de pragas como o caruncho Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae) pode limitar a produção de feijão-caupi, com o inseto realizando seu ataque de forma cruzada, seja iniciando no campo e continuando no ambiente de armazenamento. Esse inseto provoca perdas quantitativas devido à abertura de galerias nos grãos e qualitativas pela simples presença ou depósito de excrementos. Seu controle é comumente realizado com fumigante fosfina, o qual devido ao uso quase que exclusivo, tem selecionado populações resistentes de insetos, acarretando falha no controle. Desse modo, o presente trabalho objetiva avaliar os efeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Cinnamomum camphora sobre Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae) em feijão-caupi, visando o manejo sustentável desse inseto, oferecendo mais uma ferramenta de controle para o inseto através de produtos de origem botânica. Será realizada a análise química dos óleos essenciais, visando determinar seus principais constituintes. Para os efeitos letais, serão determinadas as concentrações CL50 e CL95 dos óleos essenciais em teste de toxicidade por contato e fumigação, sendo ainda avaliado o efeito dos óleos essenciais na oviposição e emergência dos insetos quando em teste de contato. Para os efeitos subletais serão utilizadas as concentrações CL30 e CL20 de cada óleo pré-determinadas nos testes de toxicidade por contato. Como efeitos subletais serão avaliados a repelência dos óleos essenciais testados e o efeito dessas concentrações no crescimento populacional do inseto. Espera-se com os resultados do presente trabalho fornecer informações importantes quanto aos efeitos letais e subletais dos óleos de A. balsamifera e C. camphora sobre C. maculatus visando seu manejo de forma sustentável, possibilitando alternativas à redução do uso do fumigante fosfina de forma contínua e/ou exclusiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elizabeth Lorena Ramos Cabral - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Integrante.
-
2020 - 2021
Atividade inseticida dos óleos essenciais de Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia sobre Callosobruchus maculatus em feijão-caupi, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Douglas Rafael e Silva Barbosa em 05/04/2023., Descrição: O feijão-caupi Vigna unguiculata é atacado principalmente por Callsosobruchus maculatus durante o armazenamento, portanto este inseto é um dos maiores causadores de perdas qualitativas e quantitativas no feijão-caupi armazenado. O feijão-caupi apresentam importância como uma das principais fontes de proteína em vários países, em especial aqueles em desenvolvimento. A fosfina como fumigante é comumente utilizada para o controle deste inseto, no entanto, devido a seleção de populações resistentes e problemas de contaminação ambiental e de aplicadores, medidas alternativas de controle precisam ser buscadas. Dentre estas, destaca-se a utilização de óleos essenciais e seus constituintes químicos isolados.Neste contexto, o presente trabalho objetiva avaliar a toxicidade por contato e fumigação e a repelência dos óleos essenciais de Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia sobre Callosobruchus maculatus em feijão-caupi. Os testes serão realizados no Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Codó. Serão determinadas a toxicidade por contato e fumigação e o efeito repelente dos óleos essenciais em insetos adultos de C. maculatus. No teste de contato, as concentrações letais CL50 e CL95 pré-determinadas serão utilizadas para o teste de repelência. Em ambos os testes serão avaliados o número de ovos e de insetos emergidos. No teste de repelência serão avaliados ainda índice de repelência para cada concentração utilizada e número de insetos atraídos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elizabeth Lorena Ramos Cabral - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Marcos Vinicius de Freitas Borges - Integrante / Giovana Lopes da Silva - Integrante.
-
2019 - 2020
Bioatividade dos compostos isolados de óleos essenciais carvone e #947;-Terpinene sobre Callosobruchus maculatus em feijão-caupi, Descrição: O feijão-caupi apresenta importância como uma das principais fontes de proteína em vários países, em especial aqueles em desenvolvimento. A fosfina, é comumente utilizada, como fumigante, para o controle do Callosobruchus maculatus, a principal praga que ataca o feijão-caupi em sua fase de armazenamento, causando várias perdas qualitativas e quantitativas da cultura. No entanto, a utilização da fosfina tem trazido problemas de contaminação ambiental e de aplicadores, com isso medidas alternativas de controle precisam ser buscadas. Dentre estas, destaca-se a utilização de óleos essenciais e seus constituintes químicos isolados.O presente trabalho objetiva avaliar a toxicidade por contato e fumigação e a repelência dos compostos isolados de óleos essenciais carvone e #947;-Terpinene. Os testes serão realizados no Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Codó. Serão determinadas a toxicidade por contato e fumigação e o efeito repelente dos compostos isolados de óleos essenciais em insetos adultos de C. maculatus. No teste de contato, as concentrações letais CL50 e CL95 pré-determinadas serão utilizadas para o teste de repelência. Em ambos os testes serão avaliados o número de ovos e de insetos emergidos. No teste de repelência serão avaliados ainda índice de repelência para cada concentração utilizada e número de insetos atraídos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elizabeth Lorena Ramos Cabral - Integrante / ANA CAROLINE SANTOS DE SOUSA - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador.
Prêmios
2021
1º LUGAR - MÉRITO EM PESQUISA, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elizabeth Lorena Ramos Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?