Matheus Brito dos Santos

Sou professor de História, Orientador Educacional, Mediador e Psicopedagogo Clínico e Institucional. Atua na Prefeitura de Cabo Frio como professor de História, na Prefeitura de Armação dos Búzios como Orientador Educacional e na APAE Búzios com alunos com deficiências múltiplas. Licenciado em História, possui experiência no ensino básico em escolas particulares do Rio de Janeiro. Atualmente, cursa Pedagogia na Faculdade Cruzeiro do Sul e realiza estágio em gestão educacional no Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI). Desenvolve projetos interdisciplinares voltados para educação, inclusão, formação docente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em saúde, bem-estar e comunidades sustentáveis.

Informações coletadas do Lattes em 31/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva.

2022 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Especialização em andamento em Especialização lato senso em Psicopedagogia clínica e institucional

2022 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Especialização em Pós-graduação Lato Senso em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo

2022 - 2022

Universidade Federal do Piauí
Título: Programas especial de Pós-graduação realizado pelo ministério da Educação para docentes da educação básica em relação ao novo ensino médio.

Graduação em Licenciatura Plena em História

2018 - 2022

Universidade Estácio de Sá
Título: AI-5: CENSURA E REPRESSÃO NO GOVERNO DE MÉDICI (1969 - 1974)
Orientador: Adriana de Souza Carvalho

Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar administrativo

2015 - 2016

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Correios e telegrafia, CORREIOS, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2018

Centro de Educação de Jovens e Adultos

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Jornada pedagógica da Educação Inclusiva. (Carga horária: 4h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Jornada pedagógica da Educação Inclusiva. (Carga horária: 4h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Introdução a divulgação científica. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Participação em eventos

?As perspectivas da escola do século XXI para a Educação Inclusiva?. 2019. (Encontro).

Outras produções

SANTOS, M. B. . AI-5: CENSURA E REPRESSÃO NO GOVERNO DE MÉDICI (1969 - 1974). 2022; Tema: Ditadura Militar. (Blog).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2019

    Estágios , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.,Estágio realizado, Mediação pedagógica.

2020 - 2022

Colégio Euclides da Cunha

Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Mediador escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
°Mediação com crianças incluídas da unidades. °Flexibilização dos conteúdos junto com o professor(a) regente da turma, para que possa atender as necessidades do aluno mediado. °Relatórios diários para analisar o desenvolvimento da crianças mediada.

2022 - 2023

Centro Educacional Fernandes Fonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e Geografia, Carga horária: 16

2023 - 2023

Prefeitura Municipal de Armação de Búzios

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 20

Outras informações:
Contrato Temporário

2024 - Atual

Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Contrato Temporário