Amanda Cristina Esteves Leite

Graduanda em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na expressão e caracterização de enzimas antioxidantes.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biotecnologia

2018 - Atual

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

anglo morumbi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Felipe Santiago Chambergo Alcalde

Estudo e caracterização das enzimas Catalase e Glutationa peroxidase de Trichoderma reesei; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Estudo e caracterização das enzimas Catalase e Glutationa peroxidase de Trichoderma reesei, Descrição: As enzimas são catalisadores biológicos de grande importância que desempenham um papel chave em um série de atividades econômicas em distintos setores da sociedade, como na área: médica, alimentícia, têxtil, farmacêutica, na produção de biocombustíveis, ração animal, em processos de limpeza sendo parte integrante de detergentes, em diagnóstico, química fina, indústria de papel e celulose e muitas outras. O mercado global de enzimas deve apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,6% entre 2016 e 2024 e espera-se que esse mercado atinja um valor de cerca de US$ 17,6 bilhões em 2024 (AmeriResearch Inc, 2017). As enzimas do sistema de defesa antioxidantes: superóxido dismutase (SOD), glutationa peroxidase (GPx) e Catalase (Cat), são alvo de pesquisa para utilização nas diversas áreas da biotecnologia. A presente proposta pretende expressar, purificar e caracterizar as enzimas glutationa peroxidase (GPx) e Catalase (Cat) do fungo filamentoso Trichoderma reesei a fim de avaliar seu potencial biotecnológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Cristina Esteves Leite - Integrante / Felipe Santiago Chambergo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Desenho de um sistema de enzimas antioxidantes de Trichoderma reesei contra o estresse oxidativo em células epidérmicas humanas, Descrição: Espécies reativas de oxigênio (EROs) e radicais livres (RL) estão envolvidos na regulação de processos moleculares, bem como em quadros fisiopatológicos, denominados doenças de radicais livres, e no processo de envelhecimento do organismo. A pele, principal barreira de defesa do corpo, neutraliza EROs produzidos tanto por processos intrínsecos ou extrínsecos, utilizando sistemas de defesa antioxidante constituídos por enzimas e outras moléculas. Além disso, com a idade, há aumento da geração de EROs, simultaneamente à diminuição do mecanismo de defesa contra a geração dessas espécies. Neste sentido, a aplicação tópica de antioxidantes na pele tem sido uma estratégia para minimizar ou prevenir efeitos de EROs. A presente proposta visa desenhar e avaliar a eficiência de um sistema molecular constituído pelas enzimas recombinantes superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase, de Trichoderma reesei, com estrutura conformacional preservada, atividade enzimática e capacidade de ingressar no interior de células epidérmicas humanas, na proteção contra efeitos causados pelo estresse oxidativo. A combinação de enzimas com potencial utilização em células humanas permitirá a melhor compreensão da biologia da pele e sua resposta ao estresse oxidativo, bem como a geração de conhecimento que resulte em produtos que possam ser utilizados para prevenção dos efeitos nocivos dos EROs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Cristina Esteves Leite - Integrante / Patricia Pereira Adriani - Integrante / Felipe Santiago Chambergo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo. , Rua Arlindo Bettio, Vila Guaraciaba, 03828000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30918922

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10