Leonardo Augusto Fretta José

Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016). Atualmente é Relações Institucionais da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Pública

2018 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Dificuldade dos Gestores Municipais na Administração da Educação.
Orientador: Sidenir Niehuns

Graduação em Administração

2012 - 2016

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Plano de Negócios para Abertura de uma Pizzaria na cidade do Rio de Janeiro
Orientador: Sidenir Niehuns Meurer

Graduação interrompida em 2007 em Agronomia

2005 - interrompida

Universidade do Sul de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2007

Formação complementar

2016 - 2016

Curso Tutoria no Âmbito da Educação Corporativa do FNDE. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2015 - 2015

Curso Gestão Operacional do Fies. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2012 - 2012

Gestão de Projetos. , Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.

2008 - 2008

Processo Legislativo. , Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados ?, CEFOR, Brasil.

2008 - 2008

Orçamento Público da União. , Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados ?, CEFOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Cocriação de Conhecimentos Sobre Editais e Soluções - Promovido pela AGETEC.Cocriação de Conhecimentos Sobre Editais e Soluções - Promovido pela AGETEC. 2019. (Encontro).

Mais Brasil - FNDE Em Ação Pela Educação.Mais Brasil - FNDE Em Ação Pela Educação. 2019. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Jonas Schneider

JOSÉ, L. A. F.. Desenvolvimento Ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Outras produções

JOSÉ, L. A. F. . Departamento da Polícia Rodoviária Federal. 2009.

JOSÉ, L. A. F. . Orçamento Público da União. 2017. .

JOSÉ, L. A. F. . Plano de Ações Articuladas (PAR) - FNDE. 2016. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Relações Institucionais, Carga horária: 44

Outras informações:
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina ? Unisul. Cargo: Consultor de Relações Institucionais. Responsável por apoio aos projetos de interface e relacionamento institucional, com membros dos poderes Executivo e Legislativo, autarquias, Ministérios, Embaixadas, ONU, Capes, Cnpq, Finep, Bancos e instituto de pesquisa de forma a viabilizar parcerias, conquistar aliados e mobilizar governo, sociedade civil, comunidade científica e públicos-alvo específicos em relação a temas de interesse do setor educacional. Suporte à Reitoria nas análises de conjuntura política e de impacto normativo, avaliação de riscos, cenários e monitoramento das principais discussões governamentais sobre o setor educacional, inovação e pesquisa científica. Apoio no monitoramento de políticas e mecanismos de governo a fim de avaliar potenciais impactos no setor. Articulação e avaliação de oportunidades de agendas governamentais e institucionais alinhadas aos objetivos prioritários da universidade. Monitoramento de certificações, renovações e acompanhamento junto aos órgãos competentes. Participação em eventos, reuniões e visitas de representantes de interesse do setor educacional.

2011 - 2018

Governo do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Executivo Político, Carga horária: 44

Outras informações:
Secretaria Executiva de Articulação Nacional do Governo de Santa Catarina em Brasília - SAN Cargo: Executivo de Articulação Política. Responsável por dar apoio aos municípios, Organizações da Sociedade Civil e ao Governo do Estado de Santa Catarina junto ao Poder Legislativo, Executivo, Autarquias, Ministérios, ONU, Embaixadas, Bancos com sede em Brasília. Acompanhamento de prestação de contas, SICONV, SIAF, projetos de leis, Programas de ações do Governo Federal e Estadual, processos documentais, propostas, convênios, empenhos e liberações de recursos. Articulação e avaliação de oportunidades de agendas governamentais e institucionais alinhadas aos objetivos prioritários do Governo de Santa Catarina e suas Secretarias, municípios e organizações da sociedade civil. Participação em eventos, reuniões e visitas de representantes de interesse governamental.

2006 - 2010

Câmara dos Deputados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável por elaborar as emendas aos Projetos de Leis Orçamentários (PPA, LDO, LOA) do deputado assessorado. Elaboração e acompanhamento de projetos de leis, medidas provisórias e proposta de emenda constitucional de interesse do parlamentar. Acompanhamento junto aos Ministérios, Fundos e Autarquias na liberação de recursos provenientes da emenda parlamentar individual, de propostas voluntárias e chamadas públicas

2011 - 2011

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo da Bancada de SC

Outras informações:
Bancada do Estado de Santa Catarina, Brasília ? DF Bancada do Estado de Santa Catarina no Congresso Nacional. Cargo: Secretário Executivo. Responsável por elaborar o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) dos 16 Deputados Federais e 3 Senadores que compõe a Bancada do Estado de Santa Catarina no Congresso Nacional. Acompanhamento junto aos Ministérios, Fundos e Autarquias na liberação de recursos provenientes das emendas de Bancadas e Comissões.

2018 - 2018

Fundação Escola de Governo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor do Presidente

2004 - 2006

Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Faepsul, Tubarão ? SC Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina - Faepesul Cargo: Estagiário Acompanhamento junto aos municípios na prospecção de projetos.