Lorena Cotias Macêdo
Psicóloga formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) no ano de 2021.1. Mestranda em psicologia pela Universidade do Porto (Portugal), sua pesquisa tem o título "A percepção do impacto da imigração no consumo de drogas de estudantes universitários brasileiros em Portugal", estuda a relação entre a adaptação cultural, o processo migratório de estudantes brasileiros em Portugal e o consumo de drogas. Trabalha atualmente na modalidade online, realizando atendimentos psicológicos à população brasileira que mora fora do Brasil. Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Também trabalha presencialmente em clínica particular no Porto (Portugal). Fez parte do Grupo de Pesquisa (inscrito no CNPq) intitulado "Psicologia, Diversidade e Saúde", da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, como aluna integrante do projeto intitulado "Psicanálise: Clínica e Contemporaneidade" (vinculado à Linha de Pesquisa "Psicanálise, Cultura e Corpo"). Foi membro da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAP), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Fez formação em Psicanálise pelo Núcleo de Atenção Psicológica - NAPSI. Realizou trabalho voluntário no Hospital Dia, na área da saúde mental, no Instituto de Convivência Estudo e Pesquisa - ICEP Nise da Silveira.
Informações coletadas do Lattes em 15/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Mestrado em Temas de Psicologia
2022 - Atual
Universidade do Porto
Título: A percepção do impacto da imigração no consumo de drogas de estudantes universitários brasileiros em Portugal
Orientador: Jorge Negreiros
Palavras-chave: Imigração; Consumo de drogas; Estudante internacional; Adaptação cultural.
Aperfeiçoamento em andamento em Formação em psicanálise
2018 - Atual
Graduação em Psicologia
2016 - 2021
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: As relações subjetivas estabelecidas entre o sujeito e o objeto droga: Considerações psicanalíticas
Orientador: Lêda Lessa Andrade Filha
Formação complementar
2021 -
Curso da língua inglesa. (Carga horária: 375h). , International House Dublin, IH, Irlanda.
2021 - 2021
XI Curso de psicopatologia: diagnóstico e manejo clínico 2021. (Carga horária: 60h). , Instituição de psiquiatria do hospital das clínicas da MUSP, IPQ, Brasil.
2021 - 2021
Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2019 - 2021
Formação em Psicanálise. (Carga horária: 131h). , NAPSI - Formação em Psicanálise, NAPSI, Brasil.
2018 - 2021
Curso da língua inglesa. (Carga horária: 200h). , Richard Hugh Fisk Foundation, FISK, Brasil.
2019 - 2020
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAP). (Carga horária: 100h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
2018 - 2018
Intervenção Psicológica na UTI: Geral e Cardíaca. (Carga horária: 30h). , Hospital da Bahia, HB, Brasil.
2018 - 2018
Promoção e Defesa dos Direitos LGBT. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
1º Encontro Online de Saúde Mental: olhares sobre o cuidado em tempos de COVID-19. 2020. (Encontro).
Evento online: Humanidades em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. 2019. (Congresso).
III Fórum Internacional de Novas Abordagens em Saúde Mental. 2019. (Outra).
IIV Encontro - Lutas em Saúde Mental. 2019. (Encontro).
Jornada de Saúde Mental: o mal-estar no nosso tempo. 2019. (Outra).
Seminário: Da Psicopatologia Fundamental à Psicopatologia do Imaginário. 2019. (Seminário).
Setembro Amarelo - Suicídio: o que a educação tem a ver com isso?. 2019. (Simpósio).
Trancar não é tratar: uma análise sobre a "nova saúde mental". 2019. (Outra).
VII Encontro - Lutas em Saúde Mental. 2019. (Encontro).
XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2019. (Congresso).
XIX Mostra Científica e Cultural: ciência, filosofia, amor e arte.Monitoria: avaliação e orientações de exercícios sobre o equilíbrio em idosos. 2019. (Outra).
Curso de Psicopatologia Investigativa: Trançando Perfis de Criminosos. 2018. (Outra).
II Fórum de Atualização em Substâncias Psicoativas: Medicalização e Dependência. 2018. (Outra).
III Simpósio de Neonatalogia e Pediatria - Oncologia Pediátrica: O Cuidar Integral. 2017. (Simpósio).
I Simpósio Baiano de Prevenção e Posvenção do Suicídio. 2017. (Simpósio).
III Fórum de Juventudes do CAJU - Centro de Atenção a Juventude. 2016. (Oficina).
XVI Mostra Científica e Cultural e XIV Jornada de Iniciação Científica/PIBIC. 2016. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
A Percepção do impacto da imigração no consumo de drogas de estudantes brasileiros em Portugal, Descrição: Projeto de Mestrado em Psicologia com o objetivo de estudar as relações entre o processo de imigração, o estudante universitário brasileiro em Portugal e o consume do drogas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lorena Cotias Macedo - Coordenador / Jorge Negreiros - Integrante.
-
2020 - 2020
As relações subjetivas estabelecidas entre o sujeito e o objeto droga: Considerações psicanalíticas, Descrição: O artigo tem o intuito de elucidar, por meio da teoria psicanalítica, as relações subjetivas que o sujeito pode vir a estabelecer com o objeto droga, perpassando o abuso e a toxicomania. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorena Cotias Macedo - Integrante / Lêda Lessa Andrade Filha - Coordenador.
-
2018 - Atual
Psicanálise: Clínica e contemporaneidade, Descrição: Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Psicologia: Diversidade e Saúde, o qual tem na linha Psicanálise, cultura e corpo o seu local de pertinência. Objetiva a compreensão, analise e desenvolvimento de práticas clínicas de fundamentação psicanalítica, ressaltando sua interface com questões da contemporaneidade, em especial no campo do adoecimento psíquico e das formas de subjetivação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Lorena Cotias Macedo - Integrante / Lêda Lessa Andrade Filha - Coordenador / Carla Oliveira Sampaio - Integrante / Catarina Navarro Lucas Andrade - Integrante / Shara Catherine Marcos Atayde - Integrante / Tainá Cardoso Olivera - Integrante / Maurício Oliveira Galrão - Integrante / Talissa Rodrigues Barreto - Integrante / Pedro Teixeira de Castro Pêpe - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2021
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Estágio acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio realizado na área da Psicologia Clínica com foco em Saúde Mental.
2020 - 2021
Instituto de Convivência, Estudo e pesquisa Nise da SilveiraVínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Trabalho voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Trabalho voluntário em Psicologia com foco em Saúde Mental, realizado no Hospital Dia da Clínica ICEP.
2023 - Atual
ImigraPsiVínculo: Psicóloga Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Autônoma
Outras informações:
Participação na Equipe ImigraPsi que tem o objetivo de prestar atendimento psicológico online à brasileiros e brasileiras que moram no exterior.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena Cotias Macêdo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?