Beatriz Lemes Ribeiro
Graduanda em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) em Rio Claro - SP (2017-2022), Licenciatura e Bacharel. Técnica em Informática, com ênfase em desenvolvimento de software pela Escola Técnica Estadual (ETEC) Deputado Ary de Camargo Pedroso e Técnica em Logística pela mesma instituição em Piracicaba -SP.
Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Ciências Biológicas
2017 - Atual
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em informática com ênfase em desenvolvimento de softwares
2015 - 2016
Formação complementar
2021 - 2021
Curso de Extensão em Astrobiologia. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Terapia nutricional a base de íons de Fe2+ no alívio de sintomas causados pela infecção de Candidatus Liberibacter asiaticus em citrus, Descrição: A citricultura é uma respeitável fornecedora de alimento e um grande mercado econômico mundial, sendo seus frutos e subprodutos parte do dia a dia da sociedade contemporânea. Como um ser vivo, parte de uma teia ecológica complexa, a vegetação cítrica possui organismos que com ela interage, dentre eles, a mais destrutiva ameaça à citricultura conhecida é a bactéria Candidatus Liberibacter ssp, agente causador da doença incurável greening, também conhecido como huanglongbing (HLB), que ataca todos os tipos de citrus. Este organismo se propaga nas plantações por meio do inseto vetor psilídeo Diaphorina citri. Até o presente momento não existem ações de tratamento para plantações doentes viáveis e o diagnóstico precoce é difícil, ou seja, tempo e recursos são dedicados à cultura vegetal já danificada pela bactéria que leva a perda total da plantação, o único manejo possível é o controle pela eliminação das plantas doentes, ação obrigatória por lei, e o controle do vetor que transmite a bactéria de plantas doente para plantas sadias. O presente trabalho busca utilizar uma forma de tratamento com o uso de um composto nutricional a base de íons de Fe2+ como uma possível alternativa ao controle dessa praga devastadora ao plantio citroagricola. Será realizada a análise de 40 plantas, sendo metade contaminada e metade saudável, estes dois grupos serão separados em dois subgrupos em que metade receberá o tratamento e metade não. O composto será aplicado semanalmente nas plantas num período de 6 meses. Além da confirmação do patógeno, será feita avaliações morfológicas como presença de sintomas e diâmetro do caule. Após o período de tratamento, iremos avaliar se esse tipo de tratamento nutricional é eficaz e pode ser utilizado como uma forma alternativa para o controle de HLB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Lemes Ribeiro - Coordenador / Henrique Ferreira - Integrante / Giovane Böerner Hypolito - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Lemes Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?