Tayna das Neves de Moura

Possui graduação em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (2021) e graduação em Educação Física pela Universidade Nilton Lins (2018). Mestrando Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas (2023 - 2025).

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras e Artes

2023 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Teoria Corpomídia: um caminho auto etnográfico para o processo de criação em Dança.
Vanessa Benites Bordin.

Especialização em andamento em PSICOMOTRICIDADE

2025 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Dança

2017 - 2021

Universidade do Estado do Amazonas
Título: A DANÇA E SUAS CONTRIBUIÇOES PEDAGÓGICAS E DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Orientador: Cintia Matos de Melo

Graduação em Educação Física

2016 - 2018

Universidade Nilton Lins

Formação complementar

2024 - 2025

Direito no TEA. (Carga horária: 180h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.

2024 - 2024

Inglês instrumental - Estratégias de leitura.. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2024

Autismo, Dificuldade de Comunicação, TEA e Proposta de Intervenção. (Carga horária: 360h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.

2023 - 2023

LIBRAS. (Carga horária: 60h). , CURSOS ABERTOS DA UEMA, ESKADA, Brasil.

2023 - 2023

PSICOMOTRICIDADE. (Carga horária: 100h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.

Participação em eventos

XIII Seminário de Letras - Universidade e Sociedade - práticas, linguagens, e artes mediadoras da transformação social..Corpo, memória e política: de que forma o corpo enquanto mídia relembra histórias/memórias para (bio)politicar?. 2024. (Seminário).

DINAMIZANDO O AMBIENTE REMOTO/EAD COM FERRAMENTA MIDIATICAS INTERATIVAS.... 2021. (Outra).

VI Congresso Cientifico Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. TEORIA CORPOMIA E CRIÇAO EM DANÇA. 2020. (Congresso).

XII Congresso Interno de Iniciação cientifica e Tecnológica,. O USO DA TEORIA CORPOMIDIA COMO METODOLOGIA PARA CRIAÇAO EM DANÇA. 2020. (Congresso).

FAD - Festival Amazonas de Dança.Espetáculo Mithus - Paje Cia de Dança. 2019. (Outra).

FEUDAN - Festival Universitário de Dança.Miseógyné - sob o caos da misoginia. 2019. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MOURA, T. N. ; Elton Samuel ; MOURA, T. N. . Corpo, memória e política: de que forma o corpo enquanto mídia relembra histórias/memórias para (bio)politicar?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA, T. N. . TEORIA CORPOMIA E CRIÇAO EM DANÇA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O uso da teoria Corpomidia como metodologia para a criação em dança, Descrição: Experienciar a Teoria Corpomídia (KATZ e GREINER) como metodologia para criação em dança configura o objetivo desta pesquisa. A Teoria Corpomídia define o corpo como um fluxo constante de informações com o ambiente. Nesse sentido, o corpo é constituído de tudo que o perpassa, e sempre esta em processo, nada é estático, não existe uma essência, existe sim um movimento contínuo para lidar com a vida. O corpo não é um corpo, são vários corpos, ele concretiza a dança, que por sua vez, materializa as ideias do seu criador, e desse modo, a obra depende de cada contexto. Ideias que ganham forma e conteúdo, que são signos na semiótica Peirceana. Signos que são interpretados dentro de um processo dinâmico e que se reinventam. Isso tudo produz conhecimento e construções de metáforas do pensamento, metáforas cognitivas (LAKOFF e JONHSON).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tayna das neves de moura - Coordenador / Yara dos Santos Costa Passos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular

2022 - Atual

Espaço Cultural Infante

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 40