Marcus Barros Figueredo
Iniciou seus estudos de música na Escola de Música de Brasília em 2009 no Alaúde com o professor Fernando Dell Isola na qual estudou durante 2 anos, que foram importantes para sua base teórica e prática musical. Em 2011, atraído pela música brasileira e pelo Jazz mudou para a Guitarra Elétrica, ainda na Escola de Música de Brasília teve aulas com os professores Genil Castro e Paulo André Tavares, tocando em práticas de conjunto e na disciplina de performance musical, passou a adquir uma base na música instrumental brasileira, com isso passou a participar grupos de jazz, jam sessions adquirindo uma boa experiência na improvisação. Em 2010 começou a participar do CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília) onde teve aulas com Lula Galvão e Ted Falcon, participou também dos Cursos Pontuais da Escola de Música de Brasília com o Eudes Carvalho e Enrico Joseph todas elas voltadas para a guitarra e improvisação. Em 2014 começou os estudos de forma autodidata do violão como segundo instrumento, na qual participou de mais um CIVEBRA na qual teve aulas com Marcus Tardelli e Alessandro Penezzi nos estudos do violão brasileiro e novamente com Lula Galvão e Mike Moreno nos estudos da guitarra. Em 2015 ingressou na Universidade Federal de Goiás no curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Guitarra Elétrica com o professor Fabiano Chagas, assim participando de práticas de conjunto da Banda Pequi (big band da UFG), músicas de câmara e com o Professor Júlio Lemos participando das rodas de choro oferecidas na universidade, além de participar de mais cursos oferecidos pela UFG, aprendendo com Gilson Antunes, Gleyson Andrade, Sandro Haick, Bruno Rejan e Henrique Cazes. Ao ingressar na UFG (Universidade Federal do Goiás) e ter um maior contato com a música brasileira e por influência de seu professor de guitarra e violonista Fabiano Chagas e Júlio Lemos, em 2017 o violão virou seu instrumento principal ao mudar de curso de Guitarra Elétrica para o Violão Popular e dedicando desde então seus estudos e agregando seus conhecimentos de improvisação ao violão.
Informações coletadas do Lattes em 31/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Práticas Criativas: Harmonia, Improvisação e Composição
2023 - Atual
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Festival Internacional de Música em Casa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Festival Internacional de Música em Casa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em I FORUM BRASILEIRO DE GUITARRAS UNB. (Carga horária: 17h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Academia de Musica. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em 42º Festival Internacional de Música. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em I FÓRUM DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL DA ABRAPEM. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em LOTANO 1º FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA EM GOIÂNIA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em LOTANO 1º FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA EM GOIÂNIA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em MINICURSO 14º CONPEEX - CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em MINI CURSO DE VIOLÃO. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em 40º CURSO INTERNACIONAL DE MÚSICA. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Outras produções
FIGUEREDO, M. B. . Choro pro zé - Guinga. 2017. Interpretação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade Federal de GoiásVínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação
Outras informações:
Monitor no XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICOTERAPIA e IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA.
Atividades
-
04/2018 - 04/2018
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.,Atividade realizada, Monitor no 42º Festival Internacional de Música, realizado pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, de 08 a 13 de abril de 2018, em Goiânia/GO.
-
10/2017 - 10/2017
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.,Atividade realizada, Monitor no XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICOTERAPIA e IX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA.
-
04/2017 - 04/2017
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.,Atividade realizada, MONITOR NO V SIMPÓSIO SOBRE PARADIGMAS DO ENSINO INSTRUMENTAL NO SEC. XXI.
2022 - Atual
Fundação de Apoio à PesquisaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Violão NARTS Nerópolis, Carga horária: 28
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcus Barros Figueredo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?