Fernando Saraiva Rocha
Possui Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2004).Lecionou Disciplina Direito Processual do Trabalho na Fasip (2009).Lecionou Disciplinas de Direito e Processo do Trabalho em cursos de especialização na Sociedade Mineira de Cultura (2016/2017), Universidade Salgado de Oliveira (2019) e Faculdades Estácio de Sá. Graduação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Participação em banca de seleção n. 44 (Edital 06/2017) para seleção de professor substituto de Direito do Trabalho, Departamento de Direito Privado da UFJF (2017). Magistrado desde 2007. Atualmente, leciona em cursos livres sobre direito e processo do trabalho, ministra palestras e é Juiz Titular da Vara do Trabalho de Januária - Tribunal Regional do Trabalho da 3 Região.
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Direito do Trabalho
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: FUNDAMENTOS PARA INCIDÊNCIA SUBJETIVA AMBIVALENTE DO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA NOS CONTRATOS DE EMPREGO
Orientador: CRISTINA PARANHOS OLMOS
Especialização em Relações Internacionais
2003 - 2003
Universidade de Brasília, UnB
Título: RECURSOS HÍDRICOS E CONFLITOS - O SISTEMA TIGRE-EUFRATES
Orientador: WOLFGANG ADOLF KARL DÖPCKE
Graduação em Direito
1998 - 2003
Universidade Federal de Viçosa
Título: ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS
Orientador: RAISSA RODRIGUES GOMIDE
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Trabalho.
Participação em bancas
ROCHA, F. S.. SELEÇÃO N. 44 PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE DIREITO DO TRABALHO. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.
Produções bibliográficas
-
ROCHA, F. S. . LIMBO JURÍDICO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO E AS RESPONSABILIDADES DAS PARTES DO CONTRATO DE TRABALHO. In: Fernando Saraiva Rocha. (Org.). LIMBO JURÍDICO TRABALHISTA-PREVIDENCIÁRIO E AS RESPONSABILIDADES DAS PARTES DO CONTRATO DE TRABALHO. 1ªed.SANTO ÂNGELO: METRICS, 2024, v. 1, p. 153-165.
-
ROCHA, F. S. ; POLLINI, C. S. . A Lei Geral de Proteção de Dados como manifestação do dever lateral de proteção no âmbito do contrato de trabalho. In: Renato de Paula Amado; Leonardo Tibo Barbosa. (Org.). LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS - Impactos na seara trabalhista. 1ed.Belo Horizonte: RTM, 2021, v. , p. 75-88.
-
ROCHA, F. S. . DIREITO PROCESSUAL CIVIL. In: Flávia Cristina Moura de Andrade; Lucas dos Santos Pavione. (Org.). MAGISTRATURA DO TRABALHO - Questões comentadas. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2014, v. 1, p. 1162-1338.
-
ROCHA, F. S. . PRODUÇÃO DE PROVAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . RESCISÃO INDIRETA - ASPECTOS MATERIAIS E PROCESSUAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . PRÁTICA TRABALHISTA - ASPECTOS POLÊMICOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . LIMBO PREVIDENCIÁRIO E O SEU ENFRENTAMENTO NA JUSTIÇA DO TRABALHO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . PROVAS DIGITAIS NO PROCESSO DO TRABALHO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . EXECUÇÃO TRABALHISTA E AS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS PARA LOCALIZAÇÃO DE BENS DO DEVEDOR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . CLÁUSULA DE NÃO CONCORRÊNCIA NO CONTRATO DE EMPREGO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . REFORMA TRABALHISTA - LEI 13.467/2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . PRINCIPAIS ASPECTOS PROCESSUAIS DA LEI 13.467/17. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . REFORMA TRABALHISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . A REFORMA TRABALHISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, F. S. . PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES LEGISLATIVAS DECORRENTES DA VIGÊNCIA DA LEI N. 13.467/2017. 2018. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
2004 - 2005
Caixa Econômica FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO BANCÁRIO, Carga horária: 30
2007 - Atual
Tribunal Regional do Trabalho 3ª RegiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MAGISTRADO
2019 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
PROFESSOR EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO.
2017 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
PROFESSOR EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO
2016 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
PROFESSOR EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Saraiva Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?