Ana Paula Carnaval Cramez

Possui graduação em PSICOLOGIA pela FACULDADE PAULISTANA DE CIENCIAS E LETRAS (1991). Atualmente é diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Carreira construída como Executiva na área de Recursos Humanos, em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos Automobilístico, Consumo, Bebidas, Farmacêutico, Químico e Eletroeletrônico, com 30 anos de experiencia nas áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento, Desenvolvimento, Remuneração e Relações Trabalhistas. Experiência consolidada no modelo ?Business Partner?, com atuação em projetos das áreas clientes, principalmente Supply Chain, em: gestão de mudanças, redesenho organizacional, carreira e sucessão, compensação, avaliação de desempenho, atração e retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento, relações trabalhistas, times autogeridos na manufatura, entre outros. Criação e implantação de Universidade Corporativa e Academia de Líderes, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais, alinhadas à estratégia de negócio. Realização de coaching de executivos, no apoio ao desenvolvimento de competências de gestão de pessoas. Membro do time de projeto de abertura e encerramento de fábricas, atuando desde a concepção, estudo de mercado, análise, comunicação e execução dos planos de ação. Experiência em desenho, implantação e revisão de políticas de Recursos Humanos, e acompanhamento dos líderes de negócio em sua correta utilização. Desenvolvimento, implantação e liderança dos programas de estagiários, trainees, bolsas de idiomas, graduação, pós-graduação e MBA. Experiência na análise de headcount e de movimentações internas, como: mérito, promoção, transferências, aumentos, bônus e utilização de política de meritocracia para compensar alto desempenho, com vistas à retenção de talentos. Desenvolvimento e implantação de programas de orientação de carreira, recolocação profissional e preparação para aposentadoria, inclusive em âmbito voluntário. Português nativo, Inglês e Espanhol avançado.

Informações coletadas do Lattes em 19/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicodrama Aplicado

2002 - 2004

ACTO
Título: A influência do líder no desenvolvimento do papel profissional do time
Orientador: Celso Braga

Especialização em Pos Graduação em Administraçao de Recursos Humanos

1994 - 1995

Universidade São Marcos
Título: xxx

Aperfeiçoamento em Business Acumen

2015 - 2015

Acumenlearning
Título: x. Ano de finalização: 2015

Aperfeiçoamento em EVP Summit

2015 - 2015

HR Academy Human Resources
Título: vv. Ano de finalização: 2015

Aperfeiçoamento em Certificação em Coaching

2009 - 2010

ICI
Título: xxx. Ano de finalização: 2010

Graduação em PSICOLOGIA

1987 - 1991

Faculdade Paulistana de Ciências e Letras

Formação complementar

2019 - 2019

Complexidade nos Ambientes de Negócios. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

Design Thinking. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

HR Analytics for Business Decisions. , eCornell, ECORNELL, Estados Unidos.

2016 - 2016

Empowerment. , Adigo Lumo, ADIGO LUMO, Brasil.

2015 - 2015

Business Acumen. , Acumenlearning, ACUMENLEARNING, Estados Unidos.

2015 - 2015

Business Acumen. , Acumenlearning, ACUMENLEARNING, Estados Unidos.

2015 - 2015

Leading Complex Team. , Ken Blanchard Companies, KEN BLANCHARD, Estados Unidos.

2015 - 2015

Talent Assessment. , J&J Center for Leadership and Learning, J&J, Brasil.

2015 - 2015

EVP Summit. , HR Academy Human Resources, HR ACADEMY, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Certificação em Design Instrucional. , SG, SG, Brasil.

2014 - 2014

Building High Performance Team. , Ken Blanchard Companies, KEN BLANCHARD, Estados Unidos.

2014 - 2014

Building High Performance Team. , J&J Center for Leadership and Learning, J&J, Brasil.

2014 - 2014

Lider do Futuro. , Crescimentum, CRESCIMENTUM, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Cultura e Mudança Organizacional. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

The Managed Change. , La Marsh Global, LA MARSH GLOBAL, Brasil.

2013 - 2013

Developing your People. , J&J Center for Leadership and Learning, J&J, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em The Coaching Clinic. , Coach U, COACH U, Estados Unidos.

2006 - 2006

Extensão universitária em Gestão do Conhecimento. , Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.

2000 - 2001

Extensão universitária em Formação Consultoria Interna. , ADIGO, ADIGO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Treinamento de Pessoal.

Organização de eventos

CRAMEZ, A. P. C. . Forum de Liderança Feminina. 2019. (Outro).

Produções bibliográficas

  • CRAMEZ, A. P. C. . RH Estratégico - Mito ou Realidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRAMEZ, A. P. C. ; CRAMEZ, A. P. C. . IV Forum das Melhores Praticas de Gestão de Pessoas do Vale do Paraiba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CRAMEZ, A. P. C. . O papel do Profissional de RH. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CRAMEZ, A. P. C. . Universidade Corporativa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CRAMEZ, A. P. C. . A MUDANÇA NOSSA DE CADA DIA. 2019; Tema: Mudanças. (Blog).

CRAMEZ, A. P. C. . DIA DE RECOMEÇAR. 2018; Tema: Metas. (Blog).

CRAMEZ, A. P. C. . COLORINDO O ANO NOVO. 2018; Tema: Influencia das Cores. (Blog).

CRAMEZ, A. P. C. . SOL OU TROVOADAS ? O CLIMA NA GESTÃO DE PESSOAS. 2018; Tema: Pesquisa de Clima Organizacional. (Blog).

CRAMEZ, A. P. C. . Gerindo as Gerações. 2018; Tema: Gerações. (Blog).

CRAMEZ, A. P. C. . RH Estratégico ? Mito ou Realidade?. 2017; Tema: RH Estratégico. (Blog).

CRAMEZ, A. P. C. . Negociação e Comunicação. 2014. .

Prêmios

2015

Melhores Empresas para se Trabalhar, Editora Abril.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia de Desenvolvimento Humano. , Avenida Papa João Paulo II, Urbanova VI, 12244597 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 981567358, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2017

Johnson & Johnson

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Senior de RH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente Senior de Recursos Humanos da Divisão de Consumo Líder de RH na Divisão Consumo Brasil e América Latina, atendendo as áreas de Manufatura, Planejamento, QA, EHS&S, Facilities e Engenharia, atuando no modelo de Business Partner e participando do board de Supply Chain. (03/12 a 05/17) Líder de RH na Consumo Brasil, responsável pela implantação do modelo de Business Partner para a Manufatura, atendendo 9 fábricas em São José dos Campos e cerca de 2000 empregados (06/06 a 02/12)

2019 - Atual

Companhia de Desenvolvimento Humano

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Diretor Executivo

2017 - 2018

General Motors do Brasil - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Líder de RH na fábrica de São José dos Campos, atendendo todas as áreas do Complexo fabril com cerca de 4700 empregados. Atuando na transformação da relação sindical e no modelo de atuação dos líderes junto aos empregados, visando a reversão do cenário restritivo e pouco atrativo para futuros investimentos da Cia.

1998 - 2006

Cervejarias Kaiser Brasil Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de T&D Corporativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento das competências comportamentais de Supply Chain, atuando nas oito fábricas do Brasil, tendo a responsabilidade em disseminar os programas. (10/04 a 06/06) Liderança do projeto de estruturação da Força de Vendas, em todo o Brasil. (05/03 a 09/04) Criação de políticas, programas e práticas de desenvolvimento e sua aplicação nas oito fábricas do Brasil. (01/98 a 04/03)