Maria Giulia Scheeffer d'Avignon

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas - ConCU/UNIRIO. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica na modalidade PIBIC/UNIRIO vinculada ao projeto "CURRÍCULOS, CONVERSAS, CRIAÇÕES E RESISTÊNCIAS NOS COTIDIANOS DA DOCÊNCIA" financiado pela FAPERJ. Formada Faixa Preta (1°DAN) Certificada pela ATA, Associação de Taekwondo Americana (American Taekwondo Association). Cursando Pedagogia no décimo Período (2022.2) (10/9)

Informações coletadas do Lattes em 19/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Pedagogia

2018 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Escola Parque

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Chinês

Compreende Pouco, Fala PoucoEscreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Coreano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Participação em eventos

Challenger - Oceano na Estrada. 2019. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SUSSEKIND, M. L. ; D'AVIGNON, M. G. S. ; MERLADET, F. A. D. . O fim do mundo do fim. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 47, p. 994-1008, 2022.

  • GOMES, A. ; MASKE, J. ; CARMO, L. A. ; D'AVIGNON, M. G. S. ; SUSSEKIND, M. L. ; TKOTZ, S. ; HOZANA, V. ; REIS, G. R. F. S. ; RIBEIRO, T. ; SILVA, I. C. ; SILVA, M. F. ; PIMENTA, A. . CURRÍCULOS, PANDEMIA E (IM)POSSIBILIDADES. In: 40° Reunião Nacional da ANPED, 2021. 40° Reunião Nacional da ANPED Sudeste, 2021.

  • D'AVIGNON, M. G. S. . RELATO SOBRE MINHAS PRODUÇÕES NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • D'AVIGNON, M. G. S. ; SUSSEKIND, M. L. ; CARMO, L. A. ; RIBEIRO, T. ; TKOTZ, S. ; HOZANA, V. ; MASKE, J. ; GOMES, A. . PANDEMIA E (IM)POSSIBILIDADES 2021 (Trabalho Encomendado GT 12- Currículo - ANPEd).

Outras produções

Jan Löfström ; Niklas Ammert ; Silvia Edling ; Heather Sharp ; SUSSEKIND, M. L. ; Marcio Caetano ; D'AVIGNON, M. G. S. . Avanços na Educação Ética na Aula de História: O Prosseguimento das Interseções da Consciência Moral e Histórica. 2022. (Revisão de tradução).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Práticas Educativas e Formação de Professores, Descrição: Estudamos "práticasteoriaspráticas" curriculares no cotidiano escolar considerando a contribuição da sociologia, da antropologia e dos estudos do cotidiano em busca da construção e consolidação de opções políticas, teóricas, epistemológicas, metodológicas que caminhem na direção da valorização das diferenças e práticas pós-abissais na formação de professores e na tessitura dos saberes e fazeres emancipatórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Giulia Scheeffer d'Avignon - Integrante / Maria Luiza süssekind - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    CURRÍCULOS, CONVERSAS, CRIAÇÕES E RESISTÊNCIAS NOS COTIDIANOS DA DOCÊNCIA, Descrição: O projeto de pesquisa advoga na defesa da educação pública e democrática e de seus atores, professores em formação nas escolas, na graduação e na pós-graduação e sustenta que ouvir a vida cotidiana se configura como ação políticaepistemológica necessária, pois incorpora ao campo do currículo (nas políticas, pesquisas, práticas e teorias) outras possibilidades de compreensão dos cotidianos nas universidades-escolas, do trabalho e da formação docente e dos currículos que neles são criados, como resistência e, do que é conhecimento. Num contexto de criminalização de conhecimentos e daqueles que têm sua criação por ofício, faz-se urgente problematizar as resistências no sentido de invenção curricular, de criação da própria existência ou da ontologia da pessoa ordinária. Por isso, recontar e enfrentar embates que vem se desenrolando no Brasil atual e pesquisar as implicações para as políticas educacionais reforça que os currículos se tecem nos cotidianos como conversas complicadas em permanente interlocução entre diferentes instâncias, conhecimentos, valores e possibilidades, espaçostempos de criação e reinvenção do mundo e não como receptáculo. A pesquisa objetiva avançar na reflexão com os currículos criados em espaçostempos de formação de professores teorizados como criação e resistência, sendo não-lugares curriculares da universidade-escola e em suas intersecções e deslocando seus muros. Reconhecendo a criação de conhecimentos a partir da valorização do dissenso, da copresença e das práticas orientadas para justiça cognitiva, pesquisamos as conversas complicadas e escritas livres com professores com a finalidade de compartilhar múltiplas invenções, burlas, usos e trocas de experiências com currículos, estimulando entre estudantes, pesquisadores e professores relações movimentadas pela solidariedade, pela inseparabilidade práticateoriaprática, valorizando autoria e autonomia, na direção do Sul epistemológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Maria Giulia Scheeffer d'Avignon - Integrante / Maria Luiza süssekind - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora e organizadora do curso de currículo, na graduação, nos semestres 2021.01, 2021.02, 2022.01 e 2022.02. E didática, na formação continuada de professoras/es da UNIRIO, no semestre 2022.01.

2020 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2022 - Atual

ESCOLA CHINESA INTERNACIONAL

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Gestão Pedagógica, Carga horária: 6

2022 - 2022

ESCOLA CHINESA INTERNACIONAL

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar na Educação Infantil, Carga horária: 6

2022 - 2022

ESCOLA CHINESA INTERNACIONAL

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar no Ensino Fundamental I, Carga horária: 6

2016 - 2020

Elite Artes Marciais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora

2019 - 2019

Casa da Ciência

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 45

Outras informações:
Estágio na Casa da Ciência de Educação de Ensino Médio (Educação Museal) Instituição pertencente a UFRJ