Ivo Cappelossa

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990); concluiu MBA Executivo Internacional (lato sensu) pela Fundação Armando Álvares Penteado e The University of New Mexico (USA) em 2012. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Administração de Empresas (stricto sensu) pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista, com previsão de conslusão no primeiro semestre de 2020. Atualmente é Consultor em Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Negócios. Tem 25 anos de experiência na área de administração, com ênfase em Negócios Internacionais, incluindo 4 anos na Alemanha. 4 anos de experiência como docente.

Informações coletadas do Lattes em 28/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Administração das Micro e Pequenas Empresas

2018 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTA
Título: A internacionalização como fator de inovação no ecossistema das micro e pequenas empresas do aglomerado urbano de Jundiaí/SP, Ano de Obtenção:
Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Silveira

Especialização em MBA Executivo Internacional

2005 - 2012

Fundação Armando Álvares Penteado
Título: A importância da gestão de marcas na competitividade e liderança de mercado
Orientador: Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira

Graduação em Engenharia Eletrônica

1986 - 1990

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1981 - 1984

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE SÃO PAULO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Gestão Estratégica de Pessoas por Competências. (Carga horária: 40h). , Leme Consultoria, LEMESP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Energia Solar Fotovoltáica. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2016 - 2016

EMPRETEC. (Carga horária: 60h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2015 - 2015

Modelagem de Negócios / Canvas. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Grego

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Vendas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de pessoas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de idioma.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - 2008

    EPCOS do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa líder no mercado nacional e internacional de componentes eletrônicos. Atualmente TDK. Principais Atribuições: Diretor de Vendas e Marketing para América do Sul e Central (2001 ? 2008) ? Diretor estatutário da EPCOS do Brasil Ltda., subsidiária da EPCOS AG no Brasil com cerca de 1000 colaboradores (ano fiscal 2008). ? Promovi crescimento nas vendas acima da média do mercado de eletroeletrônicos, atingindo faturamento de US$ 60 milhões. ? Reestruturei as áreas de vendas, marketing de produto e customer service, reduzindo os custos totais para 2,8% do faturamento em setembro de 2008: benchmark mundial para as áreas comerciais do Grupo. ? Preparei uma equipe de 20 colaboradores diretos, incluindo 4 gerentes, com alto desempenho através de investimentos assertivos em treinamentos e capacitações. ? Na área de Marketing, criei células de competência por matriz produto x aplicação e promovi uma forte integração dos engenheiros de produtos brasileiros com as respectivas áreas corporativas na Alemanha. ? Reestruturei a política de distribuição, fazendo com que a participação das vendas por meio de distribuidores crescesse de 10% do faturamento para 22%, com um aumento de 25% da margem. Gerente de Marketing de Produtos ? América do Sul (2000 ? 2001) ? Responsável pelo desenvolvimento dos negócios de capacitores de filme metalizado no Brasil, América do Sul e intercompanies, com faturamento de 40 milhões de dólares americanos. 4 colaboradores diretos. Gerente de Marketing de Produto ? Alemanha (1996 ? 1999) ? Responsável pela estratégia corporativa de capacitores de filme plástico para a região do NAFTA, Áustria, Espanha e Portugal com faturamento de 40 milhões de Euros. Chefe de Vendas (1994 ? 1996) ? Responsável pela venda de todo o portifólio de produtos a distribuidores e empresas de porte médio (aproximadamente 250 contas).

  • 2008 - 2014

    Powerex Inc.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ? Implantei o escritório comercial da Powerex Inc. USA no Brasil, responsável pela América do Sul e América Central. ? Estruturei e desenvolvi portfólio diversificado de clientes e canais de vendas, gerando um pipeline de projetos e negócios de mais de dez milhões de dólares. ? Aumentei a participação de mercado na região em 40%, num ambiente extremamente competitivo. ? Gerenciei o ciclo de qualificação de produtos e o ciclo de vendas, ponta-a-ponta. ? Desenvolvi e executei planos de marketing corporativo e de produto, incluindo uma marca específica para o mercado brasileiro. ? Coordenei e executei feiras internacionais como a ?PCIM South America? e a FIEE / ?Electronic Americas?. ? Gerenciei key-accounts e canais de vendas na Alemanha, Suíça, Itália, Espanha e Portugal.

  • 2015 - Atual

    Ivo Cappelossa ME

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Consultor em Desenvolvimento de Negócios, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Consultoria a empresas do exterior em busca de desenvolvimento de negócios no Brasil e América Latina ? Identificação, análise e dimensionamento dos mercados-alvo. ? Prospecção, estruturação e desenvolvimento de carteira de clientes e canais de vendas. ? Parcerias estratégicas. ? Implantação de unidades de negócios. Principal Cliente: Deki Electronics Ltd. (abril 2017 ? abril 2019) Um dos maiores fabricante de capacitores de filme plástico da Índia ? Prospectei, estruturei e administrei o negócio da Deki no Brasil e América Latina. ? Desenvolvi e atendi a carteira de clientes e distribuidores com pipeline de projetos e negócios da ordem de 1 milhão de dólares. ? Gerenciei e acompanhei todo o ciclo de qualificação de produtos e o ciclo de vendas.

  • 1991 - 1992

    Escolas Fisk

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 20

  • 1985 - 1988

    Escolas Fisk

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 30