Lourival Mendes dos Santos Junior
Estudante de Agronomia, ingressado no curso em 2019, com previsão de conclusão em 2023, onde durante a graduação fiz alguns cursos complementares por fora; No 1 ano de curso ainda fiz um projeto de produção de bio-insumos para adubar e poder comercializar HF orgânicos; No início da pandemia (2020) iniciei meu estágio na fazenda Morro do Peão, entendendo mais sobre o sistema ILP, acompanhei safra de soja, milho, milho doce e tomate, fazenda que busca sempre aumentar produtividades de maneira sustentável, controle de estoque e entre outros; Ao final da pandemia e retorno das aulas presenciais (2022) entrei para o laboratório de entomologia do Instituto Federal Goiano, guiado pelo professor Alexandre Azevedo Igor, onde foi realizado testes de novos ingredientes ativos, tanto de biológicos quanto de químicos, testados contra produtos já existentes (testes em Milho e Tomate), foi realizado também MIP de precisão onde era entregue relatórios semanais sobre níveis de pragas agrícolas em cada talhão e cada área do mesmo com maiores foco da praga; Atualmente estou estagiando na Araguaia, pelo canal presença no campo, com a finalidade de treinar e estar mais preparado para num futuro conseguir assumir uma carteira como Consultor técnico Comercial, visando prestar uma consultoria para o produtor, encontrando formas e ferramentas de melhorar suas produtividades e ofertar as soluções necessárias.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2023 - 2023
Direção defensiva. (Carga horária: 8h). , Inteligente - Consultoria e Treinamento, INTELIGENTE, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em MANEJO BIOLÓGICO DOS SOLOS. (Carga horária: 12h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.
2022 - 2022
Encontro Regional Faeg Jovem. (Carga horária: 6h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2022 - 2022
Técnicas de Negociação no Agronegócio. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2022 - 2022
MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS - SOJA E MILHO. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2022 - 2022
Liderança e Gestão de pessoas. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2021 - 2021
APREENDENDO E EMPREENDENDO: NA VIDA E NA EMPRESA RURAL. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2021 - 2021
Liderança e Gestão de pessoas. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2021 - 2021
Oratória e Comunicação. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2020 - 2021
Gestão em Segurança Pública e Privada.. (Carga horária: 840h). , Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás, FATEG, Brasil.
2020 - 2020
OPERAÇÃO DE GPS - NAVEGAÇÃO (BÁSICO). (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Manejo biológico e produção on-farm.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Monitoramento Integral de Pragas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sistema ILP.
Participação em eventos
Semeia Jr. 2023. (Exposição).
Dia de Campo. 2022. (Exposição).
Dia de campo - Produção ON Farm.Produção de microrganismo em biofábrica. 2022. (Outra).
Estágio Obrigatório: Experiências e Aprendizados. 2020. (Outra).
III Simpósio de Proteção de Plantas na cidade de Urutaí. 2019. (Simpósio).
Produção de Sementes de Algodão. 2019. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
MIP e MID (Soja, Milho e Milho Doce), Descrição: Foi realizado MIP e MID de precisão das respectivas culturas, em fazendas no município de Urutai-GO e Vianópolis-GO, onde eram feitos avaliações semanais dessas áreas gerando sempre relatórios completos sobre os principais problemas de cada talhão das fazendas e em quais partes do talhão estava o foco de doenças ou pragas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lourival Mendes dos Santos Junior - Coordenador / Alexandre Igor de Azevedo - Integrante.
-
2019 - 2020
Sistemas Orgânicos de Produção, Descrição: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO EDITAL N 05 DE 26 DE MAIO DE 2021 (6 meses - 10 horas semanais) TÍTULO DO PROJETO: PROJETO VIVA MAIS: Produção e consumo de alimentos Orgânicos em Pires do Rio e região. COORDENADOR: Prof. Dr. Milton Sergio Dornelles ESTUDANTES: (.....) PARCERIAS: Grupo de Agricultores Orgânicos de Pires do Rio e Região. Prefeituras de Urutaí, Pires do Rio, Ipameri, Palmelo e Santa Cruz de Goiás. RESUMO: Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) Sintrópicos representam o caminho mais acertado para ser seguido pelos agricultores e acadêmicos. Essa forma de fazer agricultura, resulta na abundância de alimentos saudáveis e de qualidade, e ainda preserva os recursos da natureza. O objetivo geral do projeto é orientar e treinar agricultores nos municípios de Urutaí, Ipameri, Pires do Rio, Santa Cruz ePalmelo, por meio de consultorias e assistência técnica agroecológica, entre julho e dezembro de 2021. O projeto está alinhado com as diretrizes da PNAPO e aos princípios metodológicos/orientadores didático-pedagógicos da extensão tecnológica, educação profissional, incluindo no debate, os estudantes em processo de formação para atuarem nesse ramo da atividade futuramente, onde serão adotadas metodologias participativas e coletivas, de forma a desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis e seguindo os preceitos que regem o tripé da sustentabilidade, social, econômica e ambiental. A proposta divide-se em duasetapas, sendo:1) Consultorias para resolução de problemas de 25 agricultores. 2) Assistência Técnica Agroecológica de 25 agricultores. Todos esses agricultores serão inseridos nos mercados de comercialização, institucional, local e regional. Assim, espera-se a geração de renda, a permanência da família e jovens no campo, a sucessão familiar. O foco tecnológico do projeto é produção alimentícia, abrangendo hortaliças, frutas, culturas anuais, medicinais, galinha caipira pra produção de ovos, frango caipira e porco caipira. No final do projeto espera-se maior interação e formação dos estudantes e dos agricultores de forma integrada e indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. assim como a melhora da renda dos agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lourival Mendes dos Santos Junior - Coordenador / Milton Sérgio Dornelles - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2023
Serviço Nacional de Aprendizagem RuralVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: INTEGRANTE DO GRUPO FAEG JOVEM PIRES DO RIO, Carga horária: 10
Outras informações:
Grupo Faeg Jovem Pires do Rio tem o papel de desenvolver atividades para melhorar os conhecimentos da população piresina, com foco nos produtores rurais, como desenvolver palestras técnicas online e presenciais, além de realizar feiras de exposições afim de facilitar a compra e informações ao produtor rural. Para desenvolvimento pessoal temos diversos cursos vindos do SENAR, além de encontros técnicos para grupos de Faeg Jovem, compromisso e responsabilidade com o grupo. A faeg busca desenvolver em seus integrantes habilidades como empreendedorismo e liderança.
2019 - Atual
Instituto Federal Goiano - campus UrutaíVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 30
Outras informações:
Estudante de Engenharia Agronômica
Atividades
-
06/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal Goiano - Campus Urutai.,Linhas de pesquisa
-
01/2020 - 06/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal Goiano - Campus Urutai.,Linhas de pesquisa
2021 - 2022
Fazenda Morro do PeãoVínculo: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA SAFRA 21/22, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Neste estágio era responsável pela produção on-farm da fazenda em biofabrica, controle de estoque de insumos da fazenda, lançamento de atividades agrícolas no sistema MyFarm, fazenda conta com sistema ILP sustentável, Situada em Urutaí-GO, proprietário Ricardo Santinoni, realizava o MIP nas áreas de soja e milho, regulação de implementos, acompanhamento e monitoramento das áreas, sempre junto ao agrônomo responsável pela área, participava também de atividades com bovinos (acompanhamento de dieta animal, ganho de peso, inseminação, entre outros), pude acompanhar como eles realizam controle de plantas daninhas, aplicações de fungicidas de maneira preventiva a doenças, adubações, fazenda contém 2 pivô central onde acompanhei o ciclo de milho doce e tomate, participei de fertirrigações.
2023 - Atual
AraguaiaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio com foco no desenvolvimento da parte técnica e comercial, aprendendo o papel de um consultor técnico comercial (CTC) dentro da empresa, para que futuramente esteja hábito para atender e oferecer assistência técnica ao produtor da melhor maneira possível.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lourival Mendes dos Santos Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?