Victor Hugo dos Santos

Atualmente é assistente de biblioteca - Colégio Osvaldo Carvalho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Interesse na área de ciência de dados.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biblioteconomia

2018 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: VIVER E APRENDER: A HISTORICIDADE CULTURAL E IMEMORIAL DO MORRO DA CAIXA, FLORIANÓPOLIS/SC
Orientador: Ana Maria Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

E.E.B. Professora Maria José Barbosa Vieira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    POSSIBILIDADES E APLICABILIDADE DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DIGITAL EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: estudo de caso na BC/UDESC, Descrição: Investiga as possibilidades de desenvolvimento e oferta de programas e serviços para a competência em informação (CoInfo) digital à comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC a partir de sua Biblioteca Central (BC). Estudo de caso analítico-descritivo que compreende pesquisa bibliográfica e documental, esta última, por meio de coleta de dados em quatro fontes documentais distintas, todas a partir de busca em páginas web. O cruzamento dos dados coletados permitirá avaliar as possibilidades e a aplicabilidade de serviços e programas de CoInfo digital adequados ao contexto e às demandas dos laboratórios de pesquisa do Campus 1 da UDESC. Como resultado da pesquisa, será apresentada à BC uma proposta de programas e serviços inovadores para futura discussão e análise quanto à viabilidade de implementação em parceria com o curso de Biblioteconomia da UDESC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Victor Hugo dos Santos - Integrante / Elisa Cristina Delfini Correa - Coordenador / Ana Carolina de Azevedo - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliava o professor a organizar o calendário, colocar materiais no ambiente virtual (Moodle), criava atividades para os estudantes com base nos conteúdos propostos, avaliava atividades, desenvolvia controle de notas. Aula de Tecnologias da Informação e Comunicação.

2019 - 2021

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Tesoureiro, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuei no Centro Acadêmico de biblioteconomia (CAB) da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC). Onde desenvolvi atividades de organização de eventos científicos (palestras e oficinas voltadas a área de biblioteconomia), organização de viagens, proposição de editais, reflexão sobre questões relacionadas aos estudantes e ao curso de biblioteconomia da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC). Como tesoureiro administrava as finanças (movimentação de dinheiro, compras, propostas para arrecadar mais verba) do centro acadêmico, porém a hierarquia era bem horizontal onde todos auxiliavam nos trabalhos.

2019 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Extensão Biblioteca Parque comunitária de Coqueiros: Projeto traz o conceito de biblioteca parque, trazendo a informação e lazer a comunidade, sendo o parque de Coqueiros um lugar que reúne pessoas de diversos municípios dos arredores.

2018 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliava realizando buscas em bases de dados e portais de periódicos científicos. Além disso, compilando e tratando os dados retirados dos artigos e por fim escrita de um artigo. Possibilidades e aplicabilidade da competência em informação digital em bibliotecas universitárias: estudo de caso na BC/UDESC.

2022 - Atual

Colégio Osvaldo Carvalho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de biblioteca, Carga horária: 44

Outras informações:
Administro uma biblioteca escolar pequena que atende cerca de 200 alunos do ensino médio e pré-vestibular. Organizo os materiais informacionais, desenvolvo atividades culturais, de desenvolvimento cognitivo, indicações, compra de novos materiais e empréstimos de materiais. Além disso, desenvolvo trabalho auxiliando com planilhas e análise de dados dos vestibulares, agendamento de monitorias e controle de redações (recebimento e contabilização).