Tamyres Laysla Messias

Graduação em Direito. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Pós-graduação em Direito Público. Pós-graduação em Direito Previdenciário. Pós-graduação em Direito Privado. Técnico em Auxiliar de Veterinária. Policial Penal do Estado do Piauí. Diretora da AGEPPEN-PI. Professora do curso de Direito na Faculdade Estácio Teresina. Professora de curso preparatório para concurso público na Plataforma Professor Soares. Tem experiência como Mentora para Concursos Públicos. 1 mulher a ocupar o cargo de chefe de Disciplina na unidade prisional masculina CDPDILS. Pesquisadora.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-Graduação em Direito da Seguridade Social - Previdenciário e Prática

2020 - Atual

Faculdade Legale

Especialização em Pós-Graduação em Direito Privado

2022 - 2022

Faculdade Legale
Título: XXXXXXXXXXXXXX

Especialização em Pós-Graduação em Direito Público

2020 - 2022

Faculdade Legale
Título: XXXXXXXXXXXXXX

Especialização em Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior - Lato Sensu

2014 - 2015

Faculdade Integrada do Brasil
Título: Avaliação no Ensino Superior: Para que serve?
Orientador: Solange Marreiro Salvatierra

Graduação em Direito

2005 - 2010

Faculdades Estácio de Teresina, Estácio Teresina
Título: Direito à vida x Liberdade Religiosa: A questão da transfusão de sangue em menores testemunhas de Jeová
Orientador: Fabio Renato Bomfim Veloso

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Veterinária

2020 - 2022

Instituto Nacional de Profissões

Formação complementar

2019 - 2019

Dialogando Sobre a Lei Maria da Penha. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2019 - 2019

Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Formação de Agente Penitenciário. (Carga horária: 602h). , Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí, ACADEPEN, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

60 Curso Básico de Inteligência Penitenciária Para Outros Órgãos - CBIPENO O. 2019. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento "Lei Maria da Penha" integrante do Programa de Capacitação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí - PROCASEJUPI. 2010. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: FLÁVIA ROZANE CARNEIRO LIMA

MESSIAS, T. L.; Fabricio Brito. A GARANTIA DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS PARA AS MULHERES À LUZ DA NOVA LEI 14.443/2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: Allan Silva

MESSIAS, T. L.; SARAIVA, N.. A ÓTICA DA LEI MARIA DA PENHA EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL E DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: BABBITON DE CARVALHO ANDRADE

MESSIAS, T. L.; Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro. COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E AO FEMINICÍDIO, UMA ANÁLISE NACIONAL E ESTADUAL SOBRE AS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: CLARICE COSTA E SILVA

MESSIAS, T. L.; Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ? ANÁLISE DO AUMENTO DOS CASOS DE FEMINICÍDIO NO ESTADO DO PIAUÍ, NO PERÍODO DE 2019 A 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: DAYANE ALVES DE SOUSA MACÊDO

MESSIAS, T. L.; Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro. O CONSENTIMENTO NA CIRCULAÇÃO DE DADOS PESSOAIS NA INTERNET. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: FLÁVIA ARAÚJO SOARES SALES

MESSIAS, T. L.; Fabricio Brito. O USO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITO NO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 21ª REGIÃO ? ESTUDO DE CASO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: Francisco José da Silva Neto

MESSIAS, T. L.; Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro. A LEI MARIA DA PENHA E SUA EFETIVIDADE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: HIAGO DANILO FIRMINO DA SILVA

MESSIAS, T. L.; Fabricio Brito. A (IN)EFICÁCIA DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA PREVISTAS NA LEI MARIA DA PENHA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: IURI ALVES

MESSIAS, T. L.; Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro. OS IMPASSES TRABALHISTAS QUANTO À REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO POR APLICATIVOS: PRÓS E CONTRAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: JOÃO PAULO LOPES DA SILVA DIAS

MESSIAS, T. L.; Fabricio Brito. A MEDIAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E PRESERVAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: LUIZ FELIPE BEZERRA SOLANO ARCOVERDE

MESSIAS, T. L.; Ingrid Medeiros Lustosa Diniz Ribeiro. TAXAÇÃO SOBRE GRANDES FORTUNAS: UMA ANÁLISE ACERCA DA VIABILIDADE JURÍDICA E ECONÔMICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: Marcela Pereira da Silva

MESSIAS, T. L.; SARAIVA, N.. LEI MARIA DA PENHA: UM PANORAMA DAS INTERVENÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: MAYCK DA SILVA GOMES

MESSIAS, T. L.; SARAIVA, N.. UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DO DIREITO DO CONSUMIDOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: MILENA GILVANA MENDES ROCHA

MESSIAS, T. L.; Fabricio Brito. HOMICÍDIOS PASSIONAIS: A PAIXÃO E SUA MOTIVAÇÃO PARA O CRIME. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: SABRYNA FERREIRA DOS SANTOS LOPES

MESSIAS, T. L.; SARAIVA, N.. A VIOLAÇÃO DA HONRA E O RESSARCIMENTO POR DANOS MORAIS COMETIDOS NA INTERNET. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: SHIRLEY KEROLLAINY MARTINS TAVARES

MESSIAS, T. L.; SARAIVA, N.. CRIMES ELEITORAIS: O RITO PROCESSUAL NO EXERCÍCIO DA AÇÃO PENAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: SUSANA DE SOUSA FERREIRA

MESSIAS, T. L.; SARAIVA, N.. A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO VIOLADOR DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Estácio de Teresina.

Aluno: Luiza Tamara Pires Almeida Albano

MESSIAS, T. L.; CARVALHO, T. M.; ROSADO, J. B. B.. A importância da motivação dentro de uma organização: Um estudo de caso na cidade de Picos-PI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.

Produções bibliográficas

  • MESSIAS, T. L. ; AMORIM, M. F. P. . Relações Afetivas Heterossexuais e Mulheres Negras: objeto sexual e solidão. Espirales , v. II, p. 12-35, 2019.

  • MESSIAS, T. L. ; COSTA, R. C. R ; CARVALHO, T. M. ; SILVA, M. L. T. . Tendências & pesquisas na administração. 1. ed. Santo Ângelo: Metrics, 2021. v. 1. 290p .

  • MESSIAS, T. L. ; Aruanna Aparecida Carvalho Borges . A Responsabilidade Civil por Dano Ambiental no Desastre de Mariana sob o viés do Racismo Ambiental. Práticas exitosas e inovadoras em Pesquisa , 2019.

  • MESSIAS, T. L. ; AMORIM, M. F. P. . RELAÇÕES AFETIVAS E MULHERES NEGRAS: OBJETO SEXUAL OU SOLIDÃO. Revista Espirales , 2019.

  • MESSIAS, T. L. . Organização e Otimização do Tempo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MESSIAS, T. L. . Os papeis femininos no sistema penitenciário, construção identitária e representações sociais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMORIM, M. F. P. ; MESSIAS, T. L. . Uma Construção Sócio-Histórica dos Direitos Sexuais e Reprodutivos a Partir das Diferenças de Gênero. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MESSIAS, T. L. ; ABREU, Juliane Francisca de . Direitos Sexuais e Reprodutivos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MESSIAS, T. L. ; Aruanna Aparecida Carvalho Borges . A Responsabilidade Civil Por Dano Ambieltal No Desastre De Mariana Sob o Viés do Racismo Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, T. L. . Violência contra a Mulher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MESSIAS, T. L. . Themos Vagas. 2017; Tema: Direito do Consumidor. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Governo do Estado do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Penitenciário

2023 - Atual

Faculdades Estácio de Teresina, Estácio Teresina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato