Julia Campos da Silva

Atualmente é graduanda em Engenharia Ambiental e estagiária em Políticas Públicas no Imaflora. Também é integrante do Grupo de Trabalho em Clima e Gênero do Observatório do Clima

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental

2014 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente

2012 - 2013

ETEC Sales Gomes

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

ETEC Sales Gomes

Formação complementar

2020 - 2020

Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura. (Carga horária: 30h). , Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, IMAFLORA, Brasil.

2020 - 2020

Comunicação e Escrita Científica. (Carga horária: 4h). , ACS Publications, ACS, Estados Unidos.

2020 - 2020

Feminismo: Porque Lutamos?. (Carga horária: 3h). , Escola de Formação Política Castro Alves, UJS, Brasil.

2020 - 2020

Feminismo Caixa de ferramentas: conceitos fundamentais. (Carga horária: 3h). , Escola de Formação Política Castro Alves, UJS, Brasil.

2020 - 2020

Técnicas de Oratória. (Carga horária: 4h). , Escola do Legislativo Piracicaba, SP, Brasil.

2019 - 2020

Fitoterapia Aplicada. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

AutoCad 2018 Básico - Projetos 2D. (Carga horária: 42h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Difusão Cultural em Agroecologia. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Transparência Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Gênero.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Mudanças Climáticas.

Participação em eventos

Piracicaba: um território agroecológico?. 2020. (Oficina).

Webinar - Existe Clima para Gênero nas Eleições? (Realizado por Observatório do Clima).Apresentação de Estudo de Caso Projeto Pira no Clima. 2020. (Encontro).

XXVIII Congresso {virtual} de IC da Unicamp. Políticas Públicas Municipais Agroecológicas: possíveis contribuições para a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO. 2020. (Congresso).

Exposição Enunciados Poéticos 2. Pintura à Óleo - Releitura de cores de "A Lua - Tarsila do Amaral". 2019. (Exposição).

iálogos entre a comunidade acadêmica e o Departamento deExtensão Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Limeira -SP. 2019. (Outra).

II Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp. LAPPA - Laboratório de Políticas Públicas Ambientais - Da formação para a efetividade. 2019. (Congresso).

Políticas Públicas Ambientais e suas possíveis relações com a Engenharia e Tecnologia Ambientais.LAPPA - Laboratório de Políticas Públicas Ambientais - Da formação para a efetividade. 2019. (Outra).

Exposição Enunciados Poéticos 1. Desenho à Lápis: Anjos no cemitério. 2018. (Exposição).

Mesa Redonda: Mulheres na Tecnologia. 2017. (Outra).

Observatório Social de Limeira. 2017. (Outra).

11 Feira de Projetos e Tecnologia - ETEC Limeira. Avaliação de Projetos. 2016. (Feira).

A Construção do Conhecimento Tecnológico e Científico. 2016. (Outra).

Dinâmicas de Populações e Impacto Ambiental. 2016. (Outra).

Programa Reciclar EPS (Isopor) - Da Logística Reversa a NovosProdutos - Sistema Monoforte. 2016. (Outra).

16 Seminário Científico - LEAL. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • VELLO, B. G. ; PELLEGRINI, R. ; BEZERRA, M. H. M. ; SIQUEIRA, L. ; SILVA, J. C. . O USO DE DADOS ABERTOS NA PREVENÇÃO, NO MONITORAMENTO E NO CONTROLE DO DESMATAMENTO. Piracicaba: Imaflora, 2020 (Relatório de Pesquisa).

  • SILVA, J. C. ; VELLO, B. G. . MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA LEGISLAÇÃO DE PIRACICABA UM MAPEAMENTO DO SUPORTE LEGISLATIVO DE PIRACICABA À AGENDA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Piracicaba: Imaflora, 2020 (Relatório de Pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Políticas Públicas Municipais Agroecológicas: possíveis contribuições para a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO, Descrição: Produzir alimentos para a população mundial, sem esgotar os recursos naturais como água e solo, garantindo-os para as futuras gerações é o grande desafio atual da humanidade. A solução apontada é a agroecologia, um sistema de agricultura que procura o consenso entre produção e conservação ambiental, entre o conhecimento científico e o saber tradicional. No Brasil, a transição da agricultura convencional para a agroecologia é um objetivo real, de acordo com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, (Decreto n 7.794/2012) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o PLANAPO, que propõe diversas iniciativas para a transição agroecológica. Esta institucionalização da agroecologia como Política Pública Nacional, pode e deve gerar reflexos em políticas municipais sobre o assunto, já que a abordagem territorial local é essencial para o desenvolvimento dos sistemas agroecológicos. Esta pesquisa traz uma discussão sobre caminhos, benefícios e pontos de atenção para essa abordagem municipal, e exemplos de como isso ocorre no município de Piracicaba ? SP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Campos da Silva - Coordenador / Rafael Costa Freiria - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Grupo de Pesquisa LAPPA - Laboratório de Políticas Públicas Ambientais, Descrição: Participação como pesquisadora do grupo de pesquisa e discussão em políticas públicas ambientais LAPPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Campos da Silva - Integrante / Rafael Costa Freiria - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Auxílio Social - SAE, Carga horária: 15

Outras informações:
Projeto: Políticas Públicas Ambientais: Da Formação Para Efetividade Atividades desenvolvidas: Levantamento e revisão bibliográfica sobre Legislação e Políticas Públicas Ambientais; Participação e Apoio em atividade didáticas relacionadas com Políticas Públicas Ambientais; Reuniões de Trabalho e diálogo com outros discentes que pesquisam Políticas Públicas, Estudos e discussões relacionadas com a consolidação Laboratório de Políticas Públicas Ambientais e intervenções aplicadas

2016 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Auxílio Social - SAE, Carga horária: 15

Outras informações:
Projeto: Consumo responsável das novas tecnologias Atividades desenvolvidas: Planejamento e pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento futuro de material informativo a jovens consumidores sobre descarte correto de novas tecnologias.

2015 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Auxílio Social - SAE, Carga horária: 15

Outras informações:
Projeto - Ecotoxicidade de amostras ambientais, corantes e nanomateriais - LAEG - FT Atividades desenvolvidas: Lavagem, preparo e acondicionamento de vidrarias e de outros materiais; Esterilização de meios de cultura e materiais, e descontaminação de materiais de laboratório; Preparo de água de soluções e meios de cultura; Preparo de água de cultivo para manutenção das culturas ; Manutenção (troca e alimentação) dos organismos cultivados no laboratório (Daphnia similis, Ceriodaphnia dubia, Hydra atenuatta, Raphidocelis subcapitata, Girardia tigrina, Hyalella azteca, Nitokra sp, Parhyale hawaiensis e Artêmia); Realização de testes de sensibilidade na freqüência determinada de cada organismo; Leituras de testes e anotação em formulário específico; Limpeza e organização das áreas de trabalho; Análises químicas simples (pH, condutividade, oxigênio dissolvido, dureza total, temperatura, salinidade) para controle dos testes ecotoxicológicos; Preparo de alimentos para os organismos; Separação de organismos para testes.

2014 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Auxílio Social - SAE, Carga horária: 15

Outras informações:
Projeto: Institucionalização do Observatório de Políticas Públicas (OPP) da UNICAMP Atividades desenvolvidas: Levantamento e análise de projetos semelhantes, a partir de benchmarking de observatórios de políticas públicas em andamento nos países latino americanos; Levantamento, seleção e tratamento de estudos sobre algum tema de política pública (relatórios de pesquisa, artigos científicos, coletâneas de artigos e livros) produzidos pelos membros do LESP; Padronização dos textos dos estudos para facilitar a divulgação no OPP; Auxílio na criação e estruturação de um espaço para divulgação dos estudos para acompanhamento da evolução das políticas públicas e de seus impactos na sociedade (site na internet e outras formas de divulgação); Auxílio na criação de identidade visual (logo) que dará reconhecimento ao Observatório;

2014 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Auxílio Social - SAE, Carga horária: 15

Outras informações:
Projeto: Educação Ambiental e Agroecologia para a promoção do consumo consciente no projeto ?Sexta na Estação" Atividades desenvolvidas: Oficina de Consumo Consciente para alunos de ensino fundamental e médio e professores; Ações educativas para o público da feira de produtos da agricultura familiar, economia solidária e de produtos orgânicos; Divulgação do projeto "Sexta na Estação"; Produção de materiais educativos diversos com base em conhecimentos da Agroecologia da Educação Ambiental; Auxílio na gestão de resíduos sólidos no Cis-Guanabara , orientando a correta destinação e a redução do lixo .

2020 - Atual

Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Políticas Públicas, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo com políticas de interesse público, principalmente as ambientais e de transparência. Auxilio na produção de pesquisa, realização de cursos e eventos ligados a temática. Também desenvolvo atividades relacionadas ao Observatório Cidadão de Piracicaba.

Atividades

  • 02/2020

    Estágios , Imaflora.,Estágio realizado, Políticas Públicas.