Cintia Borges Almeida da Fonseca

Jornalista formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, com Mestrado em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFRJ e Doutorado (em curso) pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-RJ. Bolsista da Comissão Fulbright nos EUA. Na pesquisa acadêmica, dedica-se à investigação das margens da ficção na literatura brasileira, em diálogo com outras áreas do saber, como a psicanálise. Pesquisa documentos e marginalia de escritores para análise do processo de elaboração da escrita. Em sua pesquisa atual, investiga a plasticidade do conceito de sertão e traça um percurso crítico pela cartografia simbólica do território, seguindo o traçado proposto por alguns escritores que forjaram imagens constituintes da região.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Literatura, cultura e contemporaneidade

2020 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: À PROCURA DA TERCEIRA MARGEM: Rastros do sertão na literatura brasileira da modernidade à contemporaneidade
Marília Rothier Cardoso. Coorientador: Aline Leal.

Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Entre o real e o imaginário: as fronteiras da ciência e da literatura em Os sertões, de Euclides da Cunha, e A guerra do fim do mundo, de Mario Vargas Llosa, Ano de Obtenção: 2004
Eduardo de Faria Coutinho.Bolsista do(a): Fulbright Comission, FULBRIGHT, Estados Unidos. Palavras-chave: Os sertões; Euclides da Cunha; Mario Vargas Llosa; Canudos; pós-colonialismo; estudos comparatistas. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Especialização em Comunicação e imagem

1998 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: João do Rio e A alma encantadora das ruas
Orientador: Renato Cordeiro Gomes

Graduação em Abi - Comunicação Social

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Consuelo Lins

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Participação em eventos

Abralic.*Um olhar sobre duas obras monumentais, lidas pelas beiradas*: Os sertões, de Euclides da Cunha, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.. 2023. (Simpósio).

Letex 2023.UM SERTÃO NO FEMININO: Falta, silêncio e desejo em Clarice Lispector, Marilene Felinto e Carolina de Jesus. 2023. (Seminário).

Abralic.PELO DIREITO AO GRITO: A escrita do silêncio em A hora da estrela, de Clarice Lispector, e As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. 2021. (Simpósio).

MÁGICA DE MUITOS MUNDOS. 2021. (Seminário).

do fim pra frente,. 2020. (Seminário).

Letras Expandidas.PELO DIREITO À VOZ A palavra como resistência em Carolina Maria de Jesus e Stella do Patrocínio. 2020. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Vera Lucia Follain de Figueiredo

Figueiredo, Vera Lúcia Follain de; COUTINHO EDUARDO; COUTINHO LUIZ EDMUNDO BOUÇAS. ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA E DA LITERATURA EM OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA E A GUERRA DO FIM DO MUNDO, DE MÁRIO VARGAS LHOSA. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Alexandre Montaury Baptista Coutinho

Um sertão de silêncios e desejos: uma cartografia da herança colonial no sertão brasileiro mediada pela ficção contemporânea em língua portuguesa; Início: 2020; Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • FONSECA, CÍNTIA BORGES A. . À terceira margem do Atlântico: um sertão de silêncio e desejo em Desmedida, de Ruy Duarte de Carvalho. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 2022, p. 1-11, 2022.

  • FONSECA, C. B. A. . Pelo direito à voz: a palavra como resistência em Carolina Maria de Jesus e Stella do Patrocínio / For the Right to Speak: The Word as Resistance in Carolina Maria de Jesus and Stella do Patrocínio. O EIXO E A RODA: REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 30, p. 225, 2021.

  • FONSECA, CÍNTIA BORGES A. . Pelo direito ao grito: a escrita do silêncio em A hora da estrela, de Clarice Lispector e As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. In: Adauto Locatelli Taufer; Antonio Marcos Vieira Sanseverino; Marianna I. D audt. (Org.). Pelo direito ao grito: a escrita do silêncio em A hora da estrela, de Clarice Lispector e As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. 1ed.Porto Alegre: Bestiário, 2023, v. 1, p. 527-541.

  • FONSECA, C. B. A. . PELO DIREITO AO GRITO: A ESCRITA DO SILÊNCIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, CÍNTIA BORGES A. . A escrita do silêncio em Clarice Lispector e Marilene Felinto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Land Innovation Fund

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento e implantação de uma estratégia de comunicação para o lançamento e sustentação do Land Innovation Fund, fundo de fomento à inovação para uma agricultura sustentável na América do Sul. Responsável pela produção de conteúdo em três idiomas para múltiplas plataformas (sites, redes sociais, media kits; relatório, conteúdos em vídeo); coordenação das ações de comunicação dos mais de 40 projetos do Fundo com mais de 50 parceiros em quatro países (Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai); organização de eventos internacionais, diálogos e mesas-redondas.

2020 - Atual

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Vínculo: Consultora de Comunicação, Enquadramento Funcional: Consultora de Comunicação

Outras informações:
Produção de dois estudos de caso sobre a transformação do sistema de saúde pública no Brasil: com o município de São Paulo, pesquisa sobre a integração dos sistemas proprietários da saúde do município; a automação das certificações de risco nas salas de emergência; o processo de automação de contratos com organizações sociais e fornecedores terceirizados do setor da saúde do município; investimentos para o aprimoramento da digitalização dos sistemas de gestão das unidades de saúde planejamento, monitoramento e controle de medicamentos e suprimentos hospitalares. E, com a área de saúde da rede pública do Estado da Bahia, uma análise da implantação de um sistema de gestão hospitalar online e integrado em 27 unidades do grupo, com mapeamento dos maiores desafios enfrentados no percurso; análise dos benefícios a médio e longo prazo. Estudo de Caso publicado em três idiomas, com mais de seis mil downloads.

2006 - 2019

Editora Rocco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação e Marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela estratégia de divulgação dos mais de quinze lançamentos mensais da Editora em diferentes segmentos(literatura, infantojuvenil, bem-estar, comportamento, saúde), fortalecendo a presença institucional da Rocco e de seu variado catálogo na imprensa. Implementação da comunicação multiplataforma da Editora com imprensa, leitores e livreiros através da produção de conteúdo para diferentes suportes (web, vídeo, impressos) e múltiplas finalidades (presskit de imprensa, material promocional e publicitário). Organização de noites de autógrafos, mesas-redondas e encontros de fãs; implementação do Hora de Clarice, rodada de eventos anuais dedicados à obra de Clarice Lispector. Desenvolvimento dos eventos institucionais e encontros corporativos da Editora. Coordenação da participação da Editora na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) por doze anos.

2005 - 2006

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação Senior, Carga horária: 40

Outras informações:
? Responsável pelo atendimento à imprensa da Divisão de Negócios Internacionais (DNI) da TV Globo, que abarca a área de vendas internacionais, parcerias e projetos internacionais, o canal Globo Internacional e a distribuidora de conteúdo esportivo Globo Tv Sport. ? Desenvolvimento do primeiro Q&A (questions and answers) para os principais executivos da DNI, estruturando informações disponíveis e dando coerência aos comunicados para imprensa. ? Implementação do fluxo de trabalho da assessoria de imprensa com a DNI, definindo os porta-vozes e criando os presskits institucionais a serem utilizados nas principais feiras internacionais do segmento de TV (MipCom, MipTV). ? Estruturação dos contatos com os principais veículos do trade de TV internacional para consolidação do mailing de imprensa ? Divulgação das ações dos núcleos de vendas de conteúdo, venda de canais e co-produção na imprensa nacional e estrangeira.Coordenação do lançamento da Globo TV Sports, distribuidora de conteúdo esportivo para o mercado estrangeiro, com matérias em veículos nacionais e publicações estrangeiras do trade.

2004 - 2005

S B I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura

Outras informações:
? Professora de Introdução à Literatura para turmas de primeiro período do curso Gestão de Marketing e Eventos.

2004 - 2004

CNN en Español

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Comissão Fulbright, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela adequação do conteúdo institucional, de marketing e de imprensa da CNN en Espaol para o português. Consolidação do mailing de imprensa da CNN en Espaol para América Latina, fortalecendo contato com os principais grupos de comunicação da região. Gestão do conteúdo enviado às assessorias de imprensa regionais da CNN en Espaol na América Latina. Pesquisa de imagens no arquivo iconográfico da CNN para serem utilizadas em diversos programas do Canal Futura.

2003 - 2003

University of Florida

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora visitante

Outras informações:
Pesquisadora visitante no Departamento de Jornalismo, na Universidade da Florida, no âmbito do Mestrado em Literatura Comparada (UFRJ), pela Comissão Fulbright.

2002 - 2004

Canal Futura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Relações Internacionais, Carga horária: 40

Outras informações:
? Responsável por auxiliar nas negociações para aquisição e captação de programas para exibição no Canal Futura, bem como por firmar parcerias de coprodução a custo zero para a emissora. ? Pesquisa de novos produtos e formatos de programa para implementação no Canal. ? Participação em negociações importantes com distribuidoras estrangeiras para aquisição de conteúdo com preço diferenciado e exibição na grade infantil e de documentários do Canal. ? Coordenação da tradução, dublagem, legendagem e pós-produção de todo conteúdo estrangeiro adquirido para exibição no Canal. ? Parceria com o International Child Art Foundation (ICAF) para realização de concurso de arte com escolas de todo o mundo, resultando em exposição dos participantes brasileiros no Museu Nacional de Belas Artes ? RJ e participação do ganhador em encontro internacional, realizado em Washington. ? Parcerias com Consulados e Embaixadas para captação de mais de 50 horas de material audiovisual gratuito para o Canal. ? Suporte na produção gratuita de dez vinhetas promocionais realizadas por produtoras parceiras para campanha institucional em conjunto com o Unicef para a Copa do Mundo. ? Acompanhamento de importantes co-produções internacionais com a Ragdoll, Channel 4 Learning e Sesame Workshop que resultaram em episódios e/ou programas com custo zero para a emissora e incremento de visibilidade para o Canal.

1999 - 2002

Publicom Assessoria de Imprensa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo atendimento à imprensa dos seguintes clientes: Novartis: Desenvolvimento do plano de comunicação para anunciar a chegada da linha Gerber (comidas para bebês) no Brasil, conquistando ampla cobertura de imprensa nos segmentos de negócios (capa da IstoÉ Dinheiro, entre outros registros), comportamento, saúde e infantil. Implementação de um plano de comunicação para sustentação das marcas de artigos para bebês Lillo by Gerber e Disney, com foco em matérias de produto, varejo, serviço e economia. Outback Steakhouse: Elaboração de sugestões inovadoras de pauta para consolidar a marca Outback no Brasil e o conceito de steakhouse, conquistando amplo registro na mídia, com matérias de capa publicadas na revista Veja Rio, O Globo (Rio Show e Segundo Caderno), entre outros veículos. UCI Cinemas: Responsável pela divulgação da chegada da rede ao Brasil através de uma série de notas exclusivas para colunas e de diversas matérias nas editorias de cultura, negócios e comportamento nos mais importantes veículos do país, que destacavam o inovador conceito multiplex e a tecnologia inédita utilizada no circuito.