Dione Martins de Oliveira
Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019);Mestre em Zootecnia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2022);Especialista em Gestão do Agronegócio na Universidade Federal de Uberlândia (2024);Pós-Graduando de MBA em Finanças e Controladoria pela Esalq-USP.
Informações coletadas do Lattes em 31/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Zootecnia
2021 - 2022
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: ANÁLISES MULTIVARIADAS PARA MEDIDAS DE CARCAÇA EM TEMPO REAL E PESO EM BOVINOS NELORE AO SOBREANO, Ano de Obtenção: 2023
Rusbel Raul Aspilcueta Borquis.Coorientador: Luis Fernando Glasenapp de Menezes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
Especialização em andamento em MBA em Finanças e Controladoria
2024 - Atual
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Bolsista do(a): Esalq/USP, ESALQ, Brasil.
Especialização em Gestão do Agronegócio
2022 - 2024
Universidade Federal de Uberlândia
Título: DESAFIOS MULTIFACETADOS DA GESTÃO NA PECUÁRIA DE CORTE: BUSCA POR UM EQUILÍBRIO SUSTENTÁVEL ENTRE PRODUTIVIDADE, RENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.
Orientador: Eduardo Giarola
Bolsista do(a): Faculdade de Gestão e Negócio UFU, FAGEN, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
O Agronegócio e o Crescimento Brasileiro. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Capacitação Técnica em Manejo de Animais de Experimentação. (Carga horária: 21h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2021 - 2021
Reprodução e Genética em Bovinocultura de Leite. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2021 - 2021
Nutrição Animal. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2021 - 2021
Mercado e Comercialização de Produtos Agrícolas. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2020 - 2020
Melhoramento Genético Animal. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2020 - 2020
Potencial Agronômico de Dejetos de Suínos. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Biodiesel - Contexto e Métodos. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Avaliação Econômica de Sistemas Agropecuários. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Nutrição e Manejo Alimentar em Bovinocultura de Leite. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2020 - 2020
Gestão de Custos e Indicadores de Resultados. (Carga horária: 2h). , Faculdades Associadas de Uberaba, FAZU, Brasil.
2019 - 2019
Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2019 - 2019
Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2019 - 2019
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2019 - 2019
Negócio Certo Rural. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2019 - 2019
Manejo Produtivo na Piscicultura. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2019 - 2019
Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2019 - 2019
Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2017 - 2017
Assuntos Gerais na Suinocultura. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2015 - 2015
MEI - Microempreendedor Individual. (Carga horária: 5h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Suinocultura.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Bovinocultura de Corte.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Bovinocultura de Leite.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Avicultura.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: piscicultura.
Organização de eventos
OLIVEIRA, D. M. . III Ciclo de Palestra Zootecnia em Foco. 2023. (Outro).
OLIVEIRA, D. M. . II Ciclo de Palestra Zootecnia em Foco. 2019. (Outro).
OLIVEIRA, D. M. . I Ciclo de Palestra Zootecnia em Foco. 2018. (Outro).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, D. M. . Importância do Melhoramento Genético Animal na Bovinocultura de Corte. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, D. M. . Manejo de Produção na Suinocultura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, D. M. . Porque utilizar produtos certificados de origem animal?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Análise multivariada para medidas de carcaça em tempo real e peso em bovinos Nelore ao sobreano, Descrição: As características de carcaça preditas através da ultrassonografia têm sido consideradas nos programas de avaliação genética de bovinos de corte buscando carcaças com alta qualidade, através de investimento em melhora genética, nutrição e bem-estar dos animais. correlacionar características de carcaça e peso ao sobreano (450 dias de idade) e coompreender as diferenças genéticas e o efeito sexo de bovinos machos e fêmeas da raça Nelore pertencentes à quatro grupos contemporáneos diferentes. A coleta de dados foi realizada em um rebanho pertencente ao Projeto Nelore Birigui, localizado no município de Bela Vista, Mato Grosso do Sul, Brasil. As características foram coletadas em 458 animais, sendo 271 machos e 187 fêmeas, nos anos de 2020 e 2021: Peso ao sobreano aos 450 dias de idade (P450), Área de Olho de Lombo (AOL), AOL para cada 100 kg de peso vivo (AOL100), Ratio, Marmoreio (MAR), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), EGS para cada 100 kg de peso vivo (EGS100) e Espessura de Gordura na Picanha (EGP). Foi realizada a Análise de Cluster (AC), pelo método de agrupamento não hierárquico k-means pelo sexo e submetidos a Análise de Variância (ANOVA) e, posteriormente, aplicado o teste de Tukey para identificar se os grupos formados eram estatisticamente diferentes entre si (Tabela 1; P < 0.05), a Correlação de Pearson para o efeito sexo e a Análise de Componentes Principais entre as características. Os animais machos da raça Nelore pertencentes ao grupo 3 foram superiores para a maioria características em relação aos demais, exceto para área de olho de lombo para 100 kg de peso vivo. Com relação ao efeito sexo, todas as características avaliadas nos animais foram diferentes entre os animais machos e fêmeas, exceto área de olho de lombo para 100 kg de peso vivo. As características que mais se mostraram correlações moderada e alta foram espessura de gordura subcutânea e área de olho de lombo. As características mais correlacionadas com o primeiro componente principal foram marmoreio, espessura de gordura subcutânea e espessura de gordura subcutânea para 100 kg de peso vivo. Contudo, as características de espessura de gordura subcutânea, espessura de gordura na garupa e marmoreio se mostraram mais correlacionadas entre si e com as demais, indicando que a seleção para estas características também irá selecionar animais superiores para as demais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dione Martins de Oliveira - Coordenador / RUSBEL RAUL ASPILCUETA BORQUIS - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitoria Remunerada, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria Remunerada da disciplina Técnicas Experimentais com Animais do curso de Zootecnia
2016 - 2017
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Eventos do Diterório Acadêmico
2016 - 2016
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitoria Remunerada, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria Remunerada da disciplina Técnicas Experimentais com Animais do curso de Zootecnia
2014 - 2014
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 5
Outras informações:
Estágio no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
2019 - 2019
Colméia YagroVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio curricular obrigatório. Realizado na cidade de Tupaciguara-MG em uma UPL (unidade de produção de leitão).
2018 - 2018
CASCÃO AGROPECUÁRIA LTDAVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio com vendas internas e acompanhamento em consultorias - CASCÃO AGROPECUÁRIA LTDA.
2017 - 2017
VICTOR REPRESENTAÇÃO AGRÍCOLA LDTAVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio extracurricular em análise e Correção de solo - VICTOR REPRESENTAÇÃO AGRÍCOLA LDTA.
2016 - 2016
ENGELTHERMVínculo: Estágio Extracurricluar, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio extracurricular no segmento de Piscicultura pela empresa ENGELTHERM.
2022 - 2022
Captar AgrobusinessVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE EXPLORAÇÃO DE PECUÁRIA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ÁREAS E ATIVIDADES EXERCIDAS:FÁBRICA DE RAÇÃO: Controle de estoque.Controle de produção.Recebimento de insumos e classificação demilho.Análise de granulometria.Análise de umidade e matéria seca.Prática com funcionamento de misturadores.Registro de dados.NUTRIÇÃO: Leituras de cocho.Análise de água e fezes.Rondas preventivas.Registro de dados.Análise de matéria seca.Monitoramento de relatórios zootécnicos.Registro de dietas.Planejamento de lotes.Uso de drones.RASTREABILIDADE: Notificação de entrada e saída de animais.Notificação de mortes de animais.Monitoramento do processamento deanimais.Descarregamento de GTA.Controle de contagem de animais.COMERCIAL: Vendas internas de gado.Resultados de abate de gado.Emissão de registros sanitários.Emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal).Cadastro de clientes.Relatórios de resultados zootécnicos.Emissão de relatórios de abate.Registro de GTA.Criação de pedidos de compra e venda.Emissão de notas fiscais.Execução de contratos de compra e venda.Pesagem de entrada e saída de animais einsumos.LOGÍSTICA: Inspeção e organização de pneus.Monitoramento de veículos transportandoanimais ou insumos.Registro de dados e cadastro de motoristas.Organização e mapeamento do setor logístico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dione Martins de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?