Lucas Fernando dos Santos

Lucas Fernando dos Santos, conhecido como Lucas Fersa, possui Graduação em Letras Licenciatura Plena em Português/Inglês pela Faculdade Anhanguera de Taubaté (2015) e cursa Graduação em Educomunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Principiou sua atuação na área da educação como estagiário pela Residência Educacional da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) em 2013, programa do Governo do Estado de São Paulo. Em 2017, começou como professor concursado de Língua Portuguesa em escolas estaduais de São Paulo. Em 2018, iniciou como professor concursado de Língua Inglesa em escolas municipais de São Paulo. Atualmente, leciona no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Aluna Jessica Nunes Herculano (Cieja Butantã). Tem experiências com projetos de Comunicação Social para a Educação em sala de aula como cinema, jornais, fotografia, redes sociais, entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Educomunicação

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras - Português e Inglês

2012 - 2015

Faculdade Anhanguera de Taubaté
Título: O conhecimento enciclopédico ou de mundo para interpretar o gênero poema musical
Orientador: Renata Barros Muniz

Graduação interrompida em 2009 em Jornalismo

2008 - Atual

Universidade de Taubaté
Ano de interrupção: 2009

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Escola Estadual Amador Bueno da Veiga

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação para Avaliação de Redações 2018. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação para Avaliação de Redações 2017. (Carga horária: 80h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.

Participação em eventos

Semana Educom: Direitos Humanos e Educação.Dá pra ser feliz na escola?. 2019. (Outra).

Semana de Comunicação da Unitau (Secom). 2009. (Outra).

Semana Estado de Jornalismo. 2009. (Outra).

Semana de Comunicação da Unitau (Secom). 2008. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro Integrado de Edu. de Jovens e Adultos Aluna Jessica Nunes Herculano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o Ensino Fundamental II.

2018 - 2019

Escola Estadual Fernão Dias Paes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Ensino Fund II e Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa para o 3° ano do Ensino Médio.

2018 - 2019

Escola Municipal Ensino Fundamental CEU Jáguaré

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Ensino Fund II e Médio, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de Língua Inglesa.

2017 - 2017

Escola Estadual Bernardino Querido

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Ensino Fund II e Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa para o 3° ano do Ensino Médio.

2016 - 2016

Centro Estadual de Edu. de Jovens e Adultos Monsenhor Cícero de Alvarenga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 32

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa.

2015 - 2016

Escola Estadual Deputado Cesar Costa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de Leitura e Produção de Texto para o Ensino Fundamental II.

2013 - 2014

Escola Estadual Deputado Cesar Costa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio coordenado pela Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) e com seleção através de concurso público. Vivência na sala de aula junto com o professor da disciplina de Língua Portuguesa e Inglesa. Planejar e ministrar aula pedidas pelo professor, além de conhecer o cotidiano escolar e seus desafios. Criar projetos de incentivo à leitura junto com o responsável pela Sala de Leitura e/ou com os professores de Português. Por exemplo, criar com os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II uma fábula, mudando o gênero textual para roteiro de cinema. Vídeo foi gravado em stop-motion. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=s989Q-DGfGs Ajudar e coordenar um Blog-Jornal da escola feito por alunos.

2013 - 2015

Colégio Jardim das Nações

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário da Sala de Leitura.