Maria Granado Neves

Possui formação técnica em Agroecologia (2021) pelo IFF- Instituto Federal Fluminense- Campus Avançado Cambuci. Possui participação corroborativa nos projetos de pesquisa e extensão: - "Biofertilizante como alternativa a adubos minerais na formação de mudas olerículas", no período de 2019-2020, pela ação conjunta do IFF-Instituto Federal Fluminense, Jovens Talentos, FAPERJ e CECIERJ; - "A variação na concordância nominal de número no português rural fluminense: uma análise contrastiva entre sintagmas nominais, predicativos e estruturas passivas'', no ano de 2020-2021, promovido pelo IFF- Instituto Federal Fluminense. Por ora, acadêmica em Direito, cursando o mesmo na FASAP (Faculdade Santo Antônio de Pádua).

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2019 - Atual

Instituto Federal Fluminense

Ensino Fundamental (1º grau)

2016 - 2018

Escola Pedro Faria

Formação complementar

2021 - 2021

produção de hortaliças panc para consumo doméstico. (Carga horária: 12h). , empresa brasileira de pesquisa agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2021 - 2021

Água em curso- Multiplicadores. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, ANA, Brasil.

2021 - 2021

Fertirrigação. (Carga horária: 32h). , empresa brasileira de pesquisa agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2021 - 2021

GliriNutri: uso de gliricídia na alimentação de ruminantes. (Carga horária: 24h). , empresa brasileira de pesquisa agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2021 - 2021

curso de qualificação em plantas medicinais e fitoterápicos na atenção bási. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Descobrindo o Universo, uma introdução à Astronomia e Astrofísica. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.

2019 - 2019

Agroecologia e Soberania Alimentar. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.

2019 - 2019

Sistema de poda do café. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi, IFF Campus Itape, Brasil.

2019 - 2019

Hortaliças não convencionais. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.

Participação em eventos

Concurso Leiteiro.Concurso Leiteiro- EMATER-RIO. 2019. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Instituto Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista- ICJ-CNPq, Carga horária: 0

Outras informações:
A proposta apresentada aqui surge da necessidade de se preencher algumas lacunas, revisar e aprimorar questões que não puderam ser solucionadas no projeto de pesquisa anterior e no estágio de Pós-Doutorado da proponente. Pretende-se analisar, de acordo com os preceitos da Linguística Histórica e da Sociolinguística Variacionista, a variação na concordância nominal de número em predicativos e estruturas passivas e contrastá-la aos resultados do trabalho precedente sobre os sintagmas nominais nas comunidades rurais do 3 Distrito de Nova Friburgo. Para tanto, voltar-se-á às transcrições com os fenômenos já isolados e iniciar-se-á o tratamento quantitativo dos dados, à luz: da história do contato linguístico observado na região e da teoria da Transmissão Linguística Irregular (LUCCHESI, 2015; LUCCHESI, BAXTER e RIBEIRO, 2009). Espera-se que o trabalho contribua para: o desenvolvimento do quadro sociolinguístico do Brasil; o desvelamento de um rural fluminense; e para a elucidação da diversidade linguística do país. Esta por sua vez, como salienta Lucchesi (2015), vem sofrendo a tensão entre dois grandes polos: a variação popular, que vai do interior até as periferias urbanas, e o processo deunificação linguística imposta pelas metrópoles, em especial o Rio de Janeiro, e impulsionada pela mídia. Acredita-se que a divulgação do continuum do português brasileiro, principalmente evidenciando que há um rural fluminense, poderia contribuir com a desconstrução do preconceito linguístico e da estigmatização sofrida pelos moradores do campo, minimizando a polarização linguística existente hoje no Brasil

2019 - 2020

FAPERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista- Faperj, Carga horária: 0

Outras informações:
INTRODUÇÃO A adubação orgânica vem sendo amplamente Deludada alternativa aos fertilizantes sintéticos possibilitando redução do a na nutrição dos Uso de adubos como vegetais, sintéticos e, consequentemente, contribuindo para a conservação dos recursos naturais (PEREIRA et al., 2013). A nutrição vegetal pode se dar por meio de práticas agroecológicas, na qual enquadram-se os biofertilizantes, que são adubos orgânicos líquidos obtidos por meio da decomposição da matéria orgânica (animal e vegetal), através da fermentação anaeróbica ou aeróbica (MACHADO, 2010). Benício et al. (2011), trabalhando com biofertilizante orgânico aplicado via foliar, observaram efeitos positivos na formação de mudas de couve, evidenciados pelo maior crescimento de mudas e maior produção de biomassa fresca. Braga et al. (2017) observaram que biofertilizante de esterco bovino aplicados em intervalos de na concentração 50% e 25%, com intervalo de tempo de 3 dias e de 7 dias produziram mudas de tomates de melhor qualidade quando comparada com as menores concentrações, os maiores intervalos e a testemunha sem aplicação de fertilizantes. O objetivo desse trabalho será verificar o efeito de biofertilizantes na formação de mudas de olerícolas.