João Pedro de Queiroz Santos Payayá
Pai de Hywnatã e Werinahy, indígena do povo Payayá, possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Maria Milza (2019). Atualmente é liderança e coordenador de educação e comunicação do corpo de cacicado da Aldeia Indígena Novos Guerreiro localizada no Território Indígena Ponta Grande na cidade de Porto Seguro BA, onde também atua como consultor da Associação Indígena Novos Guerreiros Assuhã - AINGA, é secretário executivo da Associação de Jovens Indígenas Pataxó - AJIP. Atua principalmente nos seguintes temas: política e sociedade, educação indígena, economia solidária, diversidade na educação, defesa de direitos humanos dos povos indígenas, arte e cultura, meio ambiente e território. Atualmente exerce a função de agente socioprodutivo do Centro Público de Economia Solidária dos territórios de identidade Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia, membro titular representante dos povos indígenas da Bahia na Câmara Técnica Estadual de Juventudes Rurais do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural - CEDERURAL, diretor de desenvolvimento territorial sustentável da Secretaria de Assuntos Indígenas do Partido Comunista do Brasil - PCdoB e fundador da marca de arte indígena Miruã Artes Indígenas.
Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Pedagogia
2016 - 2019
Faculdade Maria Milza
Título: SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO POR PROFESSORES INDÍGENAS PATAXÓS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO / BA
Orientador: Josemare Pereira dos Santos Pinheiro
Formação complementar
2022 - 2022
Viabilidade economica e Sustentabilidade dos EES. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
2021 - 2022
Artesanato em Fibras Naturais. (Carga horária: 90h). , FASB, FSB_PPROV, Brasil.
2019 - 2019
Racismo Estrutural e institucional. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
2018 - 2018
A escola como local de trabalho e respeito as diversidades. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
2017 - 2018
Curso Livre de Estudos Culturais e Cidadania. (Carga horária: 200h). , Núcleo de Artes, Cultura e Comunicação na Comunidade, NACOM, Brasil.
2017 - 2017
Educação escolar Quilombola. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . I encontro de coletivos culturais juvenis. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
Conferencia Estadual de Juventude.Delegado Indígena. 2023. (Outra).
Encontro Estadual de Juventudes Rurais.Juventudes Rurais Indígenas. 2023. (Encontro).
Encontro nacional em comemoração aos 20 anos da Rede de Economia Solidária reúne gestores e autoridades. 2023. (Encontro).
16 seminário estudantil de pesquisa e extensão da FAMAM. SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO POR PROFESSORES INDÍGENAS PATAXÓS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO / BA. 2019. (Congresso).
Direitos Autorais: como evitar o plágio na produção acadêmica. 2019. (Seminário).
15 seminário estudantil de pesquisa e extensão da FAMAM. 2018. (Congresso).
JORNADA DE EDUCAÇÃO DA FAMAM: Formação de professores e a defesa dos conteúdos. Pintura Indígena: Tinta e relação com a natureza. 2018. (Congresso).
Visita Técnica a Aldeia Pataxó na cidade de Porto Seguro ? Bahia.Luta e resistência dos estudantes indígenas na Bahia. 2018. (Outra).
10 bienal da une. 2017. (Congresso).
14 seminário estudantil de pesquisa e extensão da FAMAM. 2017. (Congresso).
5ª semana de pedagogia. 2017. (Congresso).
Etapa preparatória do encontro de coletivos culturais juvenis. 2017. (Encontro).
Etapa preparatória do encontro de coletivos culturais juvenis. 2017. (Encontro).
II encontro de entidades de entidades de base do IF Baiano. 2017. (Encontro).
IV encontro de política e gestão culturais da Bahia. 2017. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . O Cordel. DiBahia, Porto Seguro, 19 maio 2021.
-
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . A Tradição do Samba de Roda. DiBahia, Porto Seguro, 12 maio 2021.
-
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q ; PINHEIRO, J.P.S . SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO POR PROFESSORES INDÍGENAS PATAXÓS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO / BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . Pintura indígena: tinta e relação com a natureza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . O papel do movimento estudantil para mudanças estruturais e culturais da sociedade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . Luta e resistência dos estudantes indígenas na Bahia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTOS PAYAYÀ, J. P. Q . Pintura Indígena: Tinta e relação com a natureza. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Associação de Jovens Indígenas PataxóVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo e coordenador pedagógico, Carga horária: 2
2022 - Atual
Centro Público de Economia SolidáriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Socioprodutivo, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Pedro de Queiroz Santos Payayá e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?