Tayna Emília da Silva

Bióloga graduada pela Universidade Paulista - UNIP. Desenvolveu o projeto de iniciação cientifica pelo Laboratório de Ecologia Estrutural e Funcional de Ecossistemas (L.E.E.F) - UNIP/Sorocaba , com o tema "Analise de germinação e crescimento inicial de Pequi (Caryocar brasiliense CAMBES.)".

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2017 - 2020

Universidade Paulista
Título: Analise de germinação e crescimento inicial de Pequi (Caryocar brasiliense CAMBESS.)
Orientador: Regina Miura

Formação complementar

2018 - 2018

Técnicas básicas para observação, identificação e diferenciação de parasito. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.

2018 - 2018

Ecologia de Campo: Ecossistemas terrestres e aquáticos e suas interfaces. (Carga horária: 30h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2017 - 2017

Prevenção de acidentes com animais peçonhentos. (Carga horária: 2h). , Programa território animal, PTA, Brasil.

2017 - 2017

Biologia Marinha: biologia de tubarões e arraias e biologia e ecologia de t. (Carga horária: 4h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2017 - 2017

Desenho Técnico Cientifico para Ciências Biológicas. (Carga horária: 4h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

Organização de eventos

SILVA, T. E. . III Seminário Conectando Peixes, Rios e Pessoas. 2020. (Outro).

SILVA, T. E. . II Worksshop Biodiversidade de Sorocaba. 2019. (Outro).

SILVA, T. E. . Paleo SP 2019 - História da Paleontologia.. 2019. (Outro).

SILVA, T. E. . Jornada de Ciências Biológicas | UNIP - Sorocaba. 2018. (Outro).

SILVA, T. E. . II Seminário Conectando peixes, rios e pessoas.. 2018. (Outro).

SILVA, T. E. . Jornada de Ciências Biológicas | UNIP - Sorocaba. 2017. (Outro).

Participação em eventos

XXII Encontro de Iniciação Científica.Analise de germinação e crescimento inicial de Pequi (Caryocar brasiliense CAMBESS.). 2020. (Encontro).

"Conscientização Ambiental do Dia Internacional da Biodiversidade". A importância da polinização.. 2019. (Exposição).

Emoção e Cognição nos animais e legislação de defesa dos animais. 2019. (Outra).

I Ciclo de palestras LEEF."Propagação, produção e conservação de espécies frutíferas nativas".. 2019. (Outra).

II Workshop Biodiversidade de Sorocaba. 2019. (Outra).

Paleo SP 2019. 2019. (Outra).

III Semana de Ciências Biológicas. 2018. (Outra).

II Seminário Conectando Peixes, Rios e Pessoas "A importância de rios livres e várzeas conservadas". 2018. (Seminário).

Jornada de Ciências Biologicas. 2017. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, T. E. . Análise de germinação e crescimento inicial de pequi (Caryocar brasiliense CAMBESS.). 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, T. E. . 'Propagação, produção e conservação de espécies frutíferas nativas'.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Analise de germinação e crescimento inicial de Pequi (Caryocar brasiliense CAMBESS.), Descrição: Frente à dificuldade de disseminar e cultivar o Caryocar brasiliense por semente, por apresentar forte dormência e baixa velocidade de germinação. O presente trabalho teve como objetivo analisar a eficácia de diferentes metodologias (fogo, ácido giberélico, e disco de fumaça) na quebra de dormência das sementes, em condições de viveiro. Para cada tratamento foram realizadas três repetições com dezesseis sementes em cada. Após os tratamentos todas foram semeadas em um substrato arenoso e cobertas com vermiculita. Os resultados obtidos até o quinquagésimo dia não são satisfatórios, o tempo de armazenamento da semente pode ter influenciado, para que apenas uma semente tenha germinado. Novas coletas foram feitas e o pré-tratamento da semente foi diferente, mas a pesquisa foi interrompida pela pandemia, e as sementes foram descartadas. Porém a importância de estudos com a espécie deve ser ressaltada, como exemplo, a caracterização físico-química do fruto onde destaca a relevância nutricional do fruto, um dos motivos para possuir alto valor socioeconômico e cultural para as comunidades existentes no cerrado. Em época de safra o extrativismo é responsável por cerca de 57% da renda do trabalhador. Mas pelo elevado preço comercial, a pratica do extrativismo é uma das causas mais prejudiciais à vegetação. Contudo se não conseguirmos compreender melhor a reprodução da espécie, essa pratica perdera espaço. Segundo Santos, B. R. (2006) uma saída para a propagação vegetativa, pode ser o cultivo in vitro, para que atenda a demanda de produção comercial, e o extrativismo não torne a extinção uma realidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tayna Emília da Silva - Coordenador / Regina Yuri Hashimoto Miura - Integrante., Financiador(es): Universidade Paulista - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidade Paulista

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária no BOS Banco de Olhos de Sorocaba, Carga horária: 30

2019 - 2020

Banco de Olhos de Sorocaba - Hosp. Oftalmológico

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária no BOS Banco de Olhos de Sorocaba, Carga horária: 30

2021 - Atual

ESCOLA ANTONIO PADILHA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Biologia, Carga horária: 32