Thiago Martinez Garcia

Atualmente em graduação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Durante a graduação teve breve experiência no Laboratório de Proteômica - Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual - instituto de biologia IB/Unicamp, na área de regeneração de vasos sanguíneos. Realizou também estágio no Laboratório de Biodiversidade Bentônica Marinha - Departamento de Biologia Animal pelo instituo de biologia IB/UNICAMP de 2019 a 2020, atuando em técnicas de manuseio e conservação de peixes, para estudo de órgãos e teia trófica. Atualmente continua estagiando no Laboratório de Biodiversidade Bentônica Marinha do Instituto de Biologia IB/UNICAMP, trabalhando na área de ecologia, com foco em diversidade funcional em praias arenosas do litoral norte do estado de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio São Vicente de Paulo-Jundiaí

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Diversidade funcional.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Padrões de diversidade taxonômica e funcional de praias arenosas como subsídios para planos de conservação e manejo., Descrição: Praias arenosas fornecem diversos serviços e bens ecossistêmicos de grande importância para o homem. Entretanto, com o crescente e constante aumento da urbanização e de seus impactos, esses ecossistemas vêm sofrendo ameaças que comprometem sua biodiversidade e funcionamento. Para que possamos preservar nossas praias e os serviços ecossistêmicos fornecidos por elas, torna-se necessário o desenvolvimento de planos de conservação e manejo baseados em conhecimentos sólidos sobre a biodiversidade e o funcionamento desse ecossistema. Neste projeto, investigamos como as características ambientais influenciam a diversidade taxonômica e funcional da macrofauna bêntica de 30 praias do Litoral Norte de São Paulo. Com o uso de modelos aditivos generalizados (GAMs) encontramos que a altura das ondas foi a variável ambiental com maior influência na diversidade taxonômica e funcional de populações bênticas. Os efeitos do tamanho de ondas foram negativos em número de espécies, riqueza funcional, divergência funcional, dispersão funcional e entropia quadrática de Rao. O índice de urbanização afetou negativamente a diversidade bêntica, reduzindo a dispersão funcional e a entropia quadrática de Rao. De maneira geral, nossos resultados demonstram que características ambientais e urbanização influenciam significativamente o ecossistema das praias arenosas e mostram como devem ser consideradas no desenvolvimento de futuros planos de manejo e conservação desses ecossistemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Thiago Martinez Garcia - Coordenador / Antônia Cecília Z. Amaral - Integrante / Guilherme N. Corte - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Instituto Oceanografico USP

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Auxílio na coleta e atividade laboratorial

Outras informações:
Projeto: Promovendo o planejamento espacial e conservação de praias arenosas por meio de uma abordagem ecossistêmica. Participação em amostragens de bentos, plâncton e nécton de praias arenosas utilizando técnicas tradicionais, como amostradores de PVC e redes de arrasto, assim como métodos modernos, como filmagens subaquáticas. Desempenhou atividades em laboratório, triando e fixando os organismos coletados e realizando a filtragem da água do mar para análise de clorofila e contaminantes.

2019 - 2019

Instituto Oceanografico USP

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Auxílio na coleta e atividade laboratorial, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto: Promovendo o planejamento espacial e conservação de praias arenosas por meio de uma abordagem ecossistêmica. Participação em amostragens de bentos, plâncton e nécton de praias arenosas utilizando técnicas tradicionais, como amostradores de PVC e redes de arrasto, assim como métodos modernos, como filmagens subaquáticas. Desempenhou atividades em laboratório, triando e fixando os organismos coletados e realizando a filtragem da água do mar para análise de clorofila e contaminantes.

2020 - 2021

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.