Caroline Xavier Marioti

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em Sociologia. É pesquisadora do NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas, estudando principalmente os temas acerca da violência estatal, mobilizações familiares e justiça. Atualmente desenvolve o projeto de Iniciação Científica intitulado "Palavra de mãe: Mães de Manguinhos e as estratégias de atuação contra a violência policial" sob orientação de Profª Drª Luana Dias Motta

Informações coletadas do Lattes em 19/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2017 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2017 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

E. E. Genaro Domarco

Formação complementar

2021 - 2021

Por que revistar a noção de ilegalismos/gestão diferencial de ilegalismos (. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso Violência e Administração de Conflitos - GEVAC/UFSCar. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2019 - 2019

Seminário Violência e Administração de Conflitos - GEVAC/UFScar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Palavra de mãe: Mães de Manguinhos e as estratégias de atuação contra a violência policial., Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as formas de organização e atuação do grupo ?Mães de Manguinhos? frente ao Estado, considerado por essas mulheres o autor das mortes de seus familiares, vítimas de violência policial. De modo específico, espera-se descrever as estratégias práticas e simbólicas para produção de legitimidade, visibilização e continuidade dos processos jurídicos que buscam responsabilizar os culpados, além dos esforços para promover mudanças no modo de atuação da polícia em periferias e favelas. Para isto, a estratégia metodológica será composta de duas frentes: 1) realização de entrevistas semi-estruturadas; 2) consulta à plataforma digital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde encontram-se os documentos dos processos judiciais. Dessa forma, espera-se compreender o processo de transformação do luto em luta, como denominam as próprias Mães de Manguinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caroline Xavier Marioti - Coordenador / Luana Dias Motta - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos. , Rod. Washington Luiz, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33518111

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como monitora na disciplina Indicadores Sociais durante o período ENPE 2020.1, bloco B, ministrado por Profª Drª Luana Dias Motta do Departamento de Sociologia, no Centro de Educação em Ciências Humanas.

2020 - 2020

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como monitora na disciplina Sociologia Industrial e do Trabalho durante o período ENPE 2020.1, bloco A, ministrado por Profª Drª Samira Marzochi do Departamento de Sociologia, no Centro de Educação em Ciências Humanas.

2019 - 2019

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como monitora na disciplina de Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais ministrados por Profª Drª Luana Dias Motta e Profª Drª Luci Oliveira do Departamento de Sociologia, no Centro de Educação em Ciências Humanas.