Leonardo Lino Silva Santos

Graduado em Sistemas de Informação pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2017), certificado PSPO I (Professional Scrum Product Owner) pela Scrum.Org (2019). Tem sólida experiência na área de programação com desenvolvimento de sistemas web e atualmente vêm aprimorando conhecimentos na área de qualidade de software. Atua há 11 anos na área de Sistemas de informação, com experiência nos seguintes temas: Engenharia e Projeto de Software, Modelagem Computacional, Desenvolvimento de Softwares Web e Desktop e Automação de Testes de Softwares.

Informações coletadas do Lattes em 16/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2020 em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial

2020 - Atual

SENAI - Departamento Regional da Bahia
Título: Proposta de modelagem computacional com gerontecnologia: aplicação de redes neurais artificiais para detecção de queda em idosos,Orientador: Roberto Luiz Souza Monteiro
Coorientador: Leandro Brito Santos. Ano de interrupção: 2020Palavras-chave: Modelagem Computacional; Gerontecnologia; Rede Neural Artificial.

Graduação em Sistemas de Informação

2008 - 2017

União Metropolitana de Educação e Cultura
Título: Modelagem computacional de um aplicativo móvel utilizando de técnicas de gerontecnologia
Orientador: Leandro Brito Santos

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2007

colegio estadual hermano gouveia neto

Formação complementar

2018 -

Inglês. , Cultura inglesa - Salvador(BA), CIBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. L. S. ; SANTOS, L. B. ; REIS, U. S. . PROPOSAL OF MODELING OF PROTOTYPES OF A MOBILE APPLICATION USING GERONTECHNOLOGY: AN APPROACH IN THE EXERCISE OF BODYBUILDING. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 26435-26439, 2019.

  • SANTOS, L. L. S. ; SANTOS, L. B. . Modelagem computacional de gerontecnologia Para acompanhamento de exercícios muscular. In: Atson Carlos de S. Fernandes; Claudio Reynaldo Barbosa de Souza; Eduardo Manuel de Freitas Jorge; Fernanda Ferraz de Castro; Josiane Dantas V. Barbosa.. (Org.). Empreendedorismo e Inovação em Saúde: Ciência & Mercado.. 1ed.Salvador: Editora IFBA, 2018, v. 1, p. 129-140.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Gerontecnologia: Modelagem computacional para gerenciamento de atividades física, Descrição: Esta pesquisa tem como principal objetivo propor um modelo computacional de aplicação móvel para o gerenciamento de atividades físicas praticadas por idosos. Partindo de princípios da gerontecnologia, identificou-se primeiramente, as necessidades e peculiaridades no gerenciamento de atividades físicas de musculação praticadas por idosos, logo após, foi realizado um estudo comparativo das funcionalidades e recursos de aplicativos. A partir disso utilizou-se a engenharia de software para modelagem da proposta. Como o resultado do estudo comparativo, foi identificado um número reduzido de aplicações móveis destinadas ao público idoso e lacunas em funcionalidades que contemplasse as necessidades em exercícios de musculação deste público. Desta forma é apresentada a proposta do modelo computacional de aplicação móvel utilizando técnicas de engenharia de software como: definição de funcionalidades e protótipos de telas. Acredita-se que a implementação do modelo computacional proposto, pode ser utilizado como gerontecnologia, suprindo possíveis lacunas na prescrição e no gerenciamento de atividades físicas praticadas por idosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Lino Silva Santos - Integrante / Leandro Brito Santos - Coordenador / Uedson Santos Reis - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

União Metropolitana de Educação e Cultura

Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Aluno voluntário de iniciação científica

2020 - Atual

Capgemini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando como Scrum Master; Análise e Levantamento de requisitos; Implementação de automação de testes com Java, Cucumber e BDD.

2018 - 2019

Procuradoria Geral do Estado da Bahia (BA)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Product Owner (Dono do produto), Carga horária: 40

Outras informações:
Planejei ciclo de entregas do produto, orientado ao valor; Atuei na interface do cliente com o time; Levantei, refinei e priorizei o Product Backlog;

2012 - 2018

Procuradoria Geral do Estado da Bahia (BA)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor .Net, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi e sustentei sistemas C#/.NET e Delphi; Desenvolvi hotsites em HTML 5 e CSS; Desenvolvi consultas e relatórios personalizados no SQL Server; Construí TDR (Termo de Referência) para composição de licitações e manutenção de contratos de TI;

2012 - 2012

Digital Ticket Sistemas LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Delphi, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi e sustentei sistemas Delphi (CodeGear 2009); Integrei o software com o hardware (placa da catraca);

2011 - 2012

Softwell Solutions

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de QA, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoiei nas atividades de Teste e Qualidade de software; Automatizei testes com o Testcomplete; Desenvolvi e sustentei sistemas web com Maker;

2009 - 2011

Disalli Indústria e Comércio de Alimentos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagio Desenvolvimento, Carga horária: 40

Outras informações:
Tratei e criei artefatos gráficos para website da empresa; Prestei suporte aos usuários do sistema desktop e mobile;