João Vitor Freitas Girardi

Técnico agropecuária (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Barretos); Formado bacharelado em agronomia (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Barretos); Atuou na Herbae "empresa especializada em Consultoria e Projetos Agrícolas. Planejamento e execução de ensaios de eficácia e seletividade de produtos fitossanitários (herbicidas, inseticidas, acaricidas, nematicidas, fungicidas, maturadores, reguladores de crescimento). Planejamento, execução e gerenciamento de planos de monitoramento e impacto ambiental de herbicidas e organismos geneticamente modificados (OGM) site Herbae oficial. Consultoria para heveicultores no município de Barretos.Desenvolvimento de projeto social em escola carente do municipio de Barretos ( CEMEI Elza Maria Pita Bezerra) com implantação de horta orgânica. Projeto Manejo integrado de pragas (MIP) em lavouras de soja de Barretos e região: técnicas de manejo visando uso de defensivos de maneira ambientalmente sustentável, eficiente e econômica. safra 19/20, 16/09/2019 a 15/01/2020. Pesquisa: sobre Avaliação da influência da densidade de plantas em diferentes híbridos (BAYER) de milho. Safra 19/20. Realizou, em pareceria com outras empresas (Nitro- Biocontrol), estudos e ensaios de eficiência de bioestimulantes em diferentes culturas de interesse da região. Trabalhou na empresa Markestrat Group (empresa dedicada a consultoria de negócios, educação corporativa e inteligência de mercado). Assistente de Agrônomo Trainee na Agrobiologica Sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 27/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2018 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante em Agropecuária

2014 - 2017

Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2017

Instituto Federal de São Paulo

Formação complementar

2020 - 2020

Sistema de Plantio Direto. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

SISTEMA DE CULTIVO DE SERINGUEIRA E PRODUÇÃO DE LATEX. (Carga horária: 20h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em TREINAMENTO OVINOCULTURA. (Carga horária: 168h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (MIP) EM LAVOURAS DE SOJA DE BARRETOS E REGIÃO: TÉCNICAS DE MANEJO VISANDO USO DE DEFENSIVOS DE MANEIRA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL, EFICIENTE E ECONÔMICA., Descrição: Considerando que o agroecossistema da soja é de suma importância para várias cadeias de valor do agronegócio e para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, é necessário desenvolver ações que ao mesmo tempo contribuam com a manutenção e aprimoramento dos índices de produtividade da cultura, bem como com a preservação do meio ambiente. Um dos fatores que podem impactar significativamente nas quedas de produtividade da cultura é a ocorrência de insetos-praga. Partindo-se do princípio que os sojicultores realizam o manejo destas pragas utilizando-se quase que exclusivamente defensivos químicos, é necessário que estes agricultores sejam capacitados para empregarem técnicas de manejo que sejam economicamente viáveis e de menor impacto ambiental, tais como emprego de defensivos biológicos, amostragem das densidades populacionais destes insetos e de seus inimigos naturais, uso racional das moléculas disponíveis, dentre outros. Diante disto, e em parceria com o SIRVARIG ? Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Barretos/SP, a presente proposta visa o levantamento do ?estado da arte? das técnicas de manejo (principalmente de âmbito fitossanitário) empregados pelos sojicultores de Barretos e região e contemplará, como objetivo geral, promover a preservação e manutenção da saúde humana, do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis existentes. Além disto, também fazem parte alguns objetivos específicos, como: a) Orientar os agricultores a fazerem o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas, sejam estes de origem química ou biológica; b) Capacitar o sojicultor a fazer o reconhecimento das principais espécies de artrópodes (insetos pragas, inimigos naturais, aranhas e ácaros) que ocorrem em lavouras de soja; c) Treinar os sojicultores, bem como seus colaboradores, a se tornarem aptos para adotar a amostragem/levantamento populacional de artrópodes em lavouras de soja como ação precursora à medida de controle a ser utilizada; d) Orientar os sojicultores a implementar estratégias de manejo de artrópodes que sejam compatíveis com aquelas práticas adotadas para o cultivo da soja em agroecossistema de reforma de canavial.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (2). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: João Vitor Freitas Girardi - Coordenador / ALEXANDRE MORAES CARDOSO - Integrante / Sergio Vicente de Azevedo - Integrante / Antônio José Radi - Integrante / Guilherme Augusto Canella Gomes - Integrante / Marcos Augusto Paladini dos Santos - Integrante / Thaís Ferreira Christiano - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo-Barretos

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultorias para produtores de látex no município de Barretos

2017 - 2017

Resultados da pesquisa Resultados da Web Herbae: Consultoria especializada

Vínculo: ESTAGIARIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO NAS PESQUISA REALIZADAS EM CAMPO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2020

Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2021

Nitro - Biocontrol

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2022

Markestrat Group

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

Agrobiológica Sustentabilidade

Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 1