Yago Soares Camargo Nunes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela IFMG - Campus Bambuí(2019). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Computação

2014 - 2019

IFMG - Campus Bambuí
Título: Proposta de uma arquitetura para comunicação de aplicativos móveis e serviços web: estudo de caso do aplicativo IFMG - Campus Bambuí
Orientador: Eduardo Cardoso Melo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Participação em eventos

I Maratona de Programação Intercampi do IFMG,. Participação da I Maratona de Programação Intercampi do IFMG. 2018. (Olimpíada).

II Semana de Engenharia, Tecnologia e Computação. 2017. (Outra).

I Semana de Engenharia, Tecnologia e Computação. 2016. (Outra).

1 º Mostra das Engenharias. Site para a secretaria de educação de Medeiros - MG. 2015. (Exposição).

12º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios - Rio Info 2014. 2014. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • NUNES, Y. S. C. ; LIMA, D. S. S. ; NUNES, G. H. ; TAVARES, G. D. . Uso de threads com buffer compartilhado para cálculo de média de números aleatórios. In: X Jornada Científica, 2017, Bambuí - MG. X Jornada Científica, 2017.

  • NUNES, Y. S. C. ; MELO, E. C. ; NUNES, G. H. ; MACEDO, F. R. . Preparação de um ambiente computacional para extração e modelagem de dados para análise de sentimentos: Resultados preliminares. In: X Jornada Científica, 2017, Bambuí - MG. X Jornada Científica, 2017.

  • MACEDO, F. R. ; SOARES, B. A. ; LAMOUNIER, S. M. D. ; NUNES, Y. S. C. . Inteligência Emocional no Contexto de Gerenciamento de Projetos. In: IX Jornada Científica, 2016, Bambuí - MG. IX Jornada Científica, 2016.

Outras produções

NUNES, Y. S. C. ; MELO, E. C. . Aplicativo IFMG - Campus Bambuí. 2018.

NUNES, Y. S. C. ; LIMA, D. S. S. ; MACEDO, F. R. ; NUNES, G. H. . Carregador de baterias veiculares com fontes ATX de computadores. 2016.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento de um aplicativo Android para acesso a serviços e informações acadêmicas do IFMG ? Campus Bambuí, Descrição: O projeto objetivou desenvolver um aplicativo móvel na plataforma Android a ser utilizado pelo IFMG Campus Bambuí para a melhoria na comunicação com a comunidade acadêmica por meio da disponibilização de serviços e informações em uma nova plataforma. Inicialmente foi realizado o levantamento dos requisitos do projeto, ficando definida a criação de uma estrutura específica para a comunicação do aplicativo móvel com os serviços de dados. Foi desenvolvida uma aplicação web para permitir o gerenciamento desses dados, bem como implementado um projeto para realizar a disponibilização dos serviços web a serem acessados pelo aplicativo. A última etapa do projeto consistiu no desenvolvimento do aplicativo móvel contendo as funcionalidades previamente planejadas em comum acordo com a Diretoria Geral do Campus. Espera-se que a ferramenta produzida traga efetivos ganhos no processo de comunicação do Campus com sua comunidade acadêmica e que a estrutura de software constrída venha a ser melhorada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Yago Soares Camargo Nunes - Coordenador / Eduardo Cardoso Melo - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

IFMG - Campus Bambuí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Laboratório de Informática, Carga horária: 4