Lorena Cadan
Estudante de Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.
Informações coletadas do Lattes em 27/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia Química
2018 - Atual
Universidade Estadual de Maringá
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Uso de Ferramentas Computacionais para Solução de Balanços Industriais. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Dimensionamento de Tubulações e Bombas - Aplicação na Engenharia Química. (Carga horária: 68h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso Preparatório para o Vestibular de Música. (Carga horária: 75h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Capacitação Científica. (Carga horária: 7h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2020 - 2020
Cosméticos: Xampu e Condicionadores. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2019 - 2019
Atuação e perspectivas da engenharia química na área de óleo e gás. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2019 - 2019
Photoshop Básico. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Ciclo de Palestras online da Engenharia Química. 2020. (Outra).
Circuito de Palestras da Engenharia Química - UTFPR Londrina. 2020. (Outra).
XVII Semana da Engenharia Química UFSCar - Engenharia 4.0: Indústria de Bens de Consumo e a Sustentabilidade. 2020. (Simpósio).
VIII Simpósio de Engenharia Química UEM - O que te torna único. 2019. (Simpósio).
Ciclo de Palestras da Engenharia Química - UEM. 2018. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Construção do protótipo de um reator de microcanais para produção de peróxido de hidrogênio por síntese direta, Descrição: O peróxido de hidrogênio (H2O2) é um importante produto químico, cuja demanda vem aumentando significativamente nos últimos anos. Atualmente, o H2O2 é produzido quase que exclusivamente pelo processo de auto-oxidação da antraquinona, uma substância tóxica. Esse processo envolve a oxidação indireta de hidrogênio e, assim, evita a mistura H2/O2 que é potencialmente explosiva. No entanto, esse processo em grande escala apresenta problemas significativos de segurança associados ao transporte de H2O2. Além disso, o processo de auto-oxidação da antraquinona não pode ser considerado como um método ambientalmente amigável. Por isso, métodos mais econômicos e ambientalmente mais adequados têm sido explorados para a produção de H2O2. A síntese direta é um processo catalítico para produção em fase líquida de H2O2 a partir de H2 e O2. Ela oferece uma tecnologia verde atraente, a partir da qual a produção de H2O2 pode ser efetuada em pequena escala, na quantidade demandada e no local de sua utilização. Infelizmente, no processo de síntese direta existe o perigo de explosão associado à mistura H2/O2. A tecnologia de reatores de microcanais parece ser a solução para esse inconveniente. Estes novos modelos de reatores contemplados para a produção, tem as dimensões dos canais de escoamento, da ordem de dezenas a centenas de mícrons de largura por alguns centímetros de comprimento. As principais vantagens de um reator de microcanais em relação aos reatores convencionais são: melhor controle das condições operacionais, maior segurança, e portatibilidade. Adicionalmente, os microrreatores podem ser operados em regime contínuo, com alta taxa de transporte devido à sua elevada área superficial específica. A aplicação da moderna concepção de reatores de microcanais ao processo de produção de peróxido de hidrogênio ainda é muito incipiente e fornece ampla oportunidade de novos estudos comparativos com as aplicações estabelecidas em equipamentos convencionais. Este trabalho tem o intuito de auxiliar no desenvolvimento de reatores de microcanais para a produção direta de H2O2. Assim, o objetivo deste trabalho é definir o material para a construção do equipamento, projetar os microcanais e construir o microrreator, bem como o módulo reacional que abrigará o reator.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena Cadan - Coordenador / Marcos de Souza - Integrante / Daiane Marques de Oliveira - Integrante / Isabella Barros Souza - Integrante.
-
2019 - 2020
Preparo e caracterização de catalisador Co/CeO2 para a produção de acetaldeído a partir do etanol, Descrição: Tendo em vista os elevados índices brasileiros de produtividade de etanol e as várias aplicações industriais do acetaldeído, o estudo da obtenção do mesmo por reforma a vapor do etanol torna-se pertinente. Sendo a reação de reforma orientada por catalisadores, o desenvolvimento de um catalisador com alta atividade e seletividade é de extrema importância. Quando se usa catalisadores de caráter básico nas reações de reforma do etanol, estas tendem a produzir aldeído. Desta forma, em determinadas condições e com o uso do catalisador adequado, a produção de acetaldeído por reforma catalítica do vapor de etanol torna-se viável, podendo apresentar elevados índices de rendimento. Assim, o catalisador de cobalto suportado em óxido de cério surge como uma alternativa vantajosa, visto que este possui desempenho comparável ao dos metais nobres para clivagem de ligação C-C em temperaturas médias menos elevadas, além de ser mais abundante na natureza e menos dispendioso. Diante disso, este trabalho tem por objetivo preparar e caracterizar um catalisador a base de cobalto suportado em óxido de cério visando sua utilização na produção de acetaldeído a partir da reforma a vapor do etanol.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena Cadan - Coordenador / Marcos de Souza - Integrante / Luis Guilherme Zacarias Sinderski - Integrante / Isabela Dancini-Pontes - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena Cadan e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?