Carlos Eduardo Ribeiro Rodrigues

Graduando em Biotecnologia Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, estuda o identificação fúngica e bacteriana em com importância em saúde pública, com ênfase no estudo de identificação de agente patogênicos, sob orientação do Prof. Dr. Thales Domingos Arantes, no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). É membro da empresa júnior By Technology, no departamento Projetos. É Vice conselheiro na LINAbiotec polo UFG, liga com objetivo de promover a divulgação e a luta pela criação de um conselho para a profissão. Iniciação tecnológica e científica sobre a identificação microbiológica em consultórios odontológicos em unidades de saúde pública . Possui interesse na área de Microbiologia e empreendedorismo .

Informações coletadas do Lattes em 19/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Biotecnologia

2019 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2018

Colégio de Aplicação Dr. Cézar Toledo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia.

Projetos de desenvolvimento

  • 2021 - Atual

    Avaliação da eficiência do uso da luz ultravioleta C (254 nm) e da desinfecção do ar no controle microbiológico do consultório odontológico, Descrição: Os bioaerossóis são partículas transportadas pelo ar que contêm um ou mais componentes de origem biológica, normalmente microrganismos como bactérias, fungos e/ou vírus. Os bioaerossóis (gotículas) são uma via de dispersão para agentes microbianos, facilitando o desenvolvimento dos processos de sensibilização e consequente doença em hospedeiros animais e humanos. Os cirurgiões dentistas e suas equipes estão diariamente expostos aos bioaerossóis, gerados na execução dos procedimentos odontológicos. O controle do ambiente é fundamental para evitar contaminação cruzada, pois o aerossol gerado permanece no ambiente e após término do atendimento. Com o aparecimento de infecções emergentes, como a do novo coronavírus, este controle é ainda mais importante. O objetivo desta pesquisa é comparar a luz ultravioleta (UVC ? 254nm) associada ou não a um sistema de desinfecção do ar (UVTrat) no controle de microrganismos no consultório odontológico, antes, durante e após atendimento odontológico. Este é um estudo experimental que será dividido em duas etapas, a primeira será realizada em dois consultórios odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, para investigar a presença do Sars-Cov-2 e o papel do sistema de desinfecção de ar e da luz ultravioleta no controle do ambiente. A segunda etapa será realizada em um consultório odontológico da Faculdade de Odontologia da UFG, em que será realizada uma avaliação controle e três avaliações experimentais. Na primeira etapa serão coletadas amostras do ambiente, profissionais e pacientes para análise da presença do Sars-Cov-2 em um ambiente de atendimento continuado em urgência odontológica. Na segunda etapa, o ambiente será controlado e serão selecionados nove pacientes com necessidade de raspagem supragengival e profilaxia, estes procedimentos serão executados com modificações das condições do ambiente para avaliar o impacto destas no controle microbiológico. Serão coletadas amostras por meio de placas de Petri contendo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Ribeiro Rodrigues - Integrante / THALES DOMINGOS ARANTES - Coordenador / PAULA CORREA NEDDERMEYER - Integrante.

Prêmios

2021

8ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário - 3 Lugar na Categoria Negócio Socioambiental. Outros membros; Anny Adri; Pedro Félix; Carlos Eduardo R. Rodrigues; Victor Hugo R. Costa, Centre de empreendedorismo universitário da Universidade Federal de Goiás.

2021

Construct Ideathon - 1 Desafio Living Lab C - 1 Lugar na Categoria Negócio de Impacto Socioambiental. Outros membros; Anny Adri; Pedro Félix; Carlos Eduardo R. Rodrigues; Victor Hugo R. Costa,, Centre de empreendedorismo universitário da Universidade Federal de Goiás.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Publica. , Rua 235, Setor Leste Universitário, 74605050 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 32096118

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de PIBITI, Carga horária: 20

Outras informações:
Avaliação da eficiência do uso da luz ultravioleta C (254 nm) e da desinfecção do ar no controle microbiológico do consultório odontológico

2021 - Atual

By Technology Jr

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: membro do Departamento Projetos, Carga horária: 8

Outras informações:
A Bytech é uma empresa júnior que tem a missão de impactar a sociedade com a Biotecnologia, trabalhando a inovação dentro e fora do ambiente acadêmico por meio da vivência empreendedora, gerando o desenvolvimento profissional dos membros. Além disso, sempre buscando ser uma Empresa Júnior de alto crescimento e referência no Centro-Oeste em Biotecnologia, oferecendo ferramentas significativas ao desenvolvimento de grandes e pequenas empresas.

2021 - Atual

Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro do Departamento de Eventos, Carga horária: 4

Outras informações:
A Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec) é uma instituição estudantil, sem fins lucrativos e que atua para integrar os cursos de ensino superior em Biotecnologia do Brasil, bem como debater aspectos relevantes à consolidação e reconhecimento dos profissionais atuantes na área, divulgar a Biotecnologia por meio da promoção de eventos e ser uma entidade capaz de representar estudantes e profissionais da área, lutando por uma Biotecnologia unida, forte e atuante.

2022 - Atual

Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vice conselheiro do polo UFG

Outras informações:
A Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec) é uma instituição estudantil, sem fins lucrativos e que atua para integrar os cursos de ensino superior em Biotecnologia do Brasil, bem como debater aspectos relevantes à consolidação e reconhecimento dos profissionais atuantes na área, divulgar a Biotecnologia por meio da promoção de eventos e ser uma entidade capaz de representar estudantes e profissionais da área, lutando por uma Biotecnologia unida, forte e atuante.