Julia Pinhero Judice Menezes
Graduanda em Tradução pela Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de Letras e Linguística. Bolsista (2019 - 2022) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); desenvolvendo duas pesquisas de Iniciação Científica. Membro do Grupo de Estudos em Expertise (GESTE), na linha de pesquisa Tecnologias da tradução e a construção do texto traduzido. Membro (2019 - 2021) da Empresa Júnior Babel Traduções. Área de interesse em tradução e crítica literária, sobretudo literaturas do Oriente Médio.
Informações coletadas do Lattes em 02/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2020 - 2020
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Participação em eventos
III Simpósio Internacional de Tradução.Transformações do texto traduzido ao longo do processo editorial. 2021. (Simpósio).
I Jornada de Tradução e Interpretação (JATRADI-UFU).O Caçador de pipas como romance multilíngue: observações sobre a tradução brasileira. 2021. (Outra).
2º Encontro de Tradução - ENCONTRA 2020 (Edição Virtual). 2020. (Encontro).
A formação (continuada) do/a tradutor/a: propostas tradicionais e emergentes. 2019. (Outra).
Mostra Cultural.Painel "Maroc: Connaissez un peu de ce pays". 2019. (Encontro).
Tradução literária na realidade do mercado editorial brasileiro. 2019. (Oficina).
XXXIX Semana do Tradutor. 2019. (Congresso).
XXXVIII Semana do Tradutor. 2018. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
PINHERO, J. . O caçador de pipas como romance multilíngue: observações sobre a tradução brasileira. VERSALETE , v. 9, p. 265-283, 2021.
-
PINHERO, J. ; COSTA, C. B. . Transformações do texto traduzido ao longo do processo editorial. In: III Simpósio Internacional de Tradução, 2021, São José do Rio Preto. Caderno de resumos [da] XL Semana do Tradutor; III Simpósio Internacional de Tradução [recurso eletrônico]. São José do Rio Preto: UNESP/IBILCE, 2021. p. 25-25.
-
PINHERO, J. . O caçador de pipas como romance multilíngue: observações sobre a tradução brasileira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PINHERO, J. . Mostra [em] curtas. 2020. (Curadoria e colaboração).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Julia Pinhero Judice Menezes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?