Ednelson Morais Viana

Graduado em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Acre (2023). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB) e voluntário no Programa Institucional de Residência Pedagógica na Escola Estadual Lourival Sombra Pereira. Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) entre os anos de 2018-2022, pesquisando sobre Interculturalidade em materiais didáticos e sobre os exames do Celpe-Bras, na área de Linguística Aplicada; participa do Programa de Extensão de Ensino de Línguas da Universidade Federal do Acre - Centro de Idiomas da Ufac, como equipe de apoio, é estudante do Grupo de Pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória - GPHCLIM/Ufac.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Inglês

2018 - 2023

Universidade Federal do Acre

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Escola Pública Estadual Prof. José Rodrigues Leite

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

ALBUQUERQUE, G. R. ; ISHII, R. A. ; VIANA, E. M. ; LEVY, K. K. . I Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação Norte e Sul. 2020. (Congresso).

ISHII, R. A. ; ALBUQUERQUE, G. R. ; VIANA, E. M. ; LUCKNER, J. M. V. ; VIANA, A. M. ; SILVA, E. F. C. ; LEVY, K. K. ; SILVA, L. K. N. ; ISHII, M. A. ; MENEZES, C. S. B. N. ; NASCIMENTO, F. L. ; SOUZA, J. A. . XIX Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana de Estudantes. 2020. (Congresso).

FAGUNDES, P. M. ; VIANA, E. M. ; DOURADO, M. C. ; LEVY, K. K. . Entre o terror e o horror: O gótico na literatura inglesa. 2020. (Exposição).

ISHII, R. A. ; ALBUQUERQUE, G. R. ; VIANA, E. M. ; LEVY, K. K. ; SILVA, L. K. N. ; CASTRO, M. S. M. ; NASCIMENTO, F. L. ; ISHII, M. A. . XIII Congresso de Linguagens e Identidades das/nas Amazônias. 2019. (Congresso).

ISHII, R. A. ; ALBUQUERQUE, G. R. ; CASTRO, M. S. M. ; NASCIMENTO, F. L. ; SILVA, L. K. N. ; VIANA, E. M. ; LEVY, K. K. ; ISHII, M. A. . III Seminário Internacional de Linguagens e Culturas Indígenas. 2019. (Outro).

Participação em eventos

1 Encontro PIBID e Residência Pedagógica UFAC 2021 - "O papel dos Programas PIBID e Residência Pedagógica na formação inicial de professores: expectativas para um novo diálogo entre escola e universidade". 2021. (Encontro).

BNCC, PNLD e a sala de aula - Projeto de Extensão: Aula Aberta. 2021. (Encontro).

Semana de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2021. (Congresso).

Uniformidade linguística Vs. Desigualdade Social: quem normatiza a língua, e para quem?". 2021. (Congresso).

V Jornada Interdisciplinar em História e Letras. 2021. (Congresso).

III Fórum de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas do Campus Floresta. 2020. (Seminário).

IV Congresso de Educação do Vale do Juruá e II Seminário Discente do PPEHL: Ensino e Pesquisa em tempos de pandemia: Cenários do cotidiano e a (r)existência da docência.. 2020. (Seminário).

Press Start - Ferramentas Digitais para Gamificação no Ensino de Línguas. 2020. (Oficina).

Colóquio de Literatura: Vozes Femininas. 2019. (Simpósio).

I Seminário Integrado: Ensino, Pesquisa e Extensão e I Seminário de Formação Acadêmica.Heal the World. 2019. (Seminário).

I Seminário Integrado: Ensino, Pesquisa e Extensão e XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UFAC.Transversalidade e Interculturalidade em materiais didáticos de Língua Inglesa: Foco no E.M.. 2019. (Seminário).

XIX Semana Acadêmica de Letras/Língua Portuguesa e V Semana Acadêmica de Letras/Língua Inglesa.Para além de Estereótipos: Visões sobre a "Região Amazônica" e questão étnico-racial em livros didáticos de Língua Inglesa do PNLD. 2019. (Outra).

O Conto da Aia: Um convite à reflexão sobre o direito e a saúde mental das mulheres no contexto sociopolítico brasileiro. 2018. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • VIANA, E. M. ; DOURADO, M. C. . "Heal the World": relato de experiência de atividades em Inglês. In: Geórgia Pereira Lima; Bianca Martins Santos; Franciana Carneiro de Castro; João Silva Lima. (Org.). Pibid/Ufac: lócus de aprendizagens da docência. 1ed.Rio Branco: Edufac, 2020, v. , p. 68-74.

  • VIANA, E. M. ; ISHII, R. A. . Transversalidade e Interculturalidade em materiais didáticos de língua inglesa: Foco no ensino médio. In: I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e XXVIII Seminário de Iniciação Científica, 2019, Rio Branco. I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre. Rio Branco: Edufac, 2019. p. 223-223.

  • VIANA, E. M. ; Souza, S. L. . Sentidos e produção discursiva nas provas do Celpe-Bras: as relações de gênero social em foco. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCKNER, J. M. V. ; VIANA, E. M. ; ISHII, R. A. . Para além dos estereótipos: visões sobre a 'região amazônica' e questões étnico-racial em livros didáticos de Língua Inglesa do PNLD.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, E. M. ; ISHII, R. A. . Transversalidade e Interculturalidade em materiais didáticos de língua inglesa: Foco no Ensino Médio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIANA, E. M. ; LEVY, K. K. ; DOURADO, M. C. . Heal the World. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

VIANA, E. M. . Ebook: Identidades, Conflitos e Práticas Culturais. Série: Intercâmbios Amazônicos - v. 2. 2020. (Revisor).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Gêneros do discurso nas provas do Celpe-Bras de 2015 a 2020: conteúdo, estilo e composição, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Shelton Lima de Souza em 03/09/2021., Descrição: Neste projeto, intitulado A transposição dos gêneros do discurso para as provas do Celpe-Bras: conteúdo, estilo e ambiente de produção, objetivamos analisar as características dos gêneros do discurso que são escolhidos para compor as avaliações do Celpe-Bras nas etapas relacionadas à parte escrita e à parte oral do exame. Em Souza; Silva (2019) e Silva (2019), foram analisados os diversos sentidos construídos em torno da cultura brasileira em textos presentes nas atividades propostas no exame Celpe-Bras o que nos fez refletir, a partir da pesquisa dos autores mencionados, como estão organizados os gêneros do discurso presentes no exame Celpe-Bras, desde a sua primeira aplicação, em 1998, até a última edição em 2019. Neste versão do projeto, em que solicitamos renovação, faremos a análise do Celpe-Bras de 2015 a 2020. Nesse sentido, por meio de um questionamento geral, indagamos como ocorre a transposição dos gêneros do discurso, que têm ambientes diversos de circulação próprios, para as provas do Celpe-Bras, levando em consideração os três elementos que compõem os gêneros do discurso para Bakhtin (2016): conteúdo, estilo e ambiente de produção (construção composicional).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ednelson Morais Viana - Integrante / Shelton Lima de Souza - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Gêneros do discurso nas provas do Celpe-Bras de 1998 a 2010: conteúdo, estilo e composição, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Shelton Lima de Souza em 13/08/2020., Descrição: Neste projeto, intitulado A transposição dos gêneros do discurso para as provas do Celpe-Bras: conteúdo, estilo e ambiente de produção, objetivamos analisar as características dos gêneros do discurso que são escolhidos para compor as avaliações do Celpe-Bras nas etapas relacionadas à parte escrita e à parte oral do exame. Em Souza; Silva (2019) e Silva (2019), foram analisados os diversos sentidos construídos em torno da cultura brasileira em textos presentes nas atividades propostas no exame Celpe-Bras o que nos faz refletir, a partir da pesquisa dos autores mencionados, como estão organizados os gêneros do discurso presentes no exame Celpe-Bras, desde a sua primeira aplicação, em 1998, até a última edição em 2019. Nesse sentido, por meio de um questionamento geral, indagamos como ocorre a transposição dos gêneros do discurso, que têm ambientes diversos de circulação próprios, para as provas do Celpe-Bras, levando em consideração os três elementos que compõem os gêneros do discurso para Bakhtin (2016): conteúdo, estilo e ambiente de produção (construção composicional).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednelson Morais Viana - Integrante / Shelton Lima de Souza - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Sentidos e produção discursiva nas provas do Celpe-Bras: as relações de gênero social em foco, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Shelton Lima de Souza em 15/04/2020., Descrição: O Celpe-Bras é uma certificação brasileira oficial de proficiência de português como língua estrangeira em suas modalidades escrita e oral. Segundo informações disponíveis no site do INEP, órgão governamental responsável pelo desenvolvimento da certificação, o conhecimento sobre as estruturas e componentes lexicais do português é avaliado por meio de gêneros do discurso. Nestes gêneros, são apresentados diversos elementos considerados pertencentes à cultura brasileira. Assim, este estudo se configura como uma proposta de análise dos sentidos construídos em torno de aspectos referentes à cultura brasileira em gêneros do discurso presentes nas avaliações do Celpe-Bras. Desta feita, analisaremos o conteúdo, o estilo e a composição textual dos gêneros do discurso que apresentam elementos culturais alusivos ao Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorreremos às abordagens de discurso, gêneros do discurso e de língua(gem) presentes em Bakhtin (2016 e 2017), em Foucault (1971) e nas linhas teóricas contemporâneas da Linguística Aplicada; além destas abordagens, utilizaremos a proposta de análise do ?não-dito? de Ducrot (1972), sob interpretação de Orlandi (2015).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednelson Morais Viana - Integrante / Shelton Lima de Souza - Coordenador.

  • 2019 - 2019

    Transversalidade e Interculturalidade em materiais didáticos de Língua Inglesa: Foco no Ensino Médio, Descrição: Este projeto tem como objetivo produzir materiais didáticos de ensino de língua inglesa com foco no desenvolvimento da competência intercultural e na transversalidade do conhecimento. A perspectiva de língua(gem) proposta considera a definição de Bakhtin/Volochínov (1992) de interação verbal e de enunciação, articulada com a visão histórico-cultural de L. S. Vigotski (1998) de ensino-aprendizagem. A interculturalidade é compreendida a partir das leituras de Candau e Walsh (2009) e a transversalidade é pensada em torno das reflexões de Morin (1990, 2002). Os materiais didáticos produzidos serão definidos a partir do interacionismo sociodiscursivo, com foco no desenvolvimento de capacidades de linguagem, orientados pela abordagem intercultural que permita a construção de relações simétricas entre línguas e culturas e desconstrução de esteriótipos e preconceitos em sala de aula, compreendendo o inglês como lingua franca e valorizando as diferenças culturais, em especial, as diferenças presentes em contexto amazônico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednelson Morais Viana - Integrante / Raquel Alves Ishii - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal do Acre

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Residente Voluntário, Carga horária: 6

Outras informações:
Residente Voluntário do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFAC, na Escola Estadual Lourival Sombra.

2018 - 2020

Universidade Federal do Acre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência pelo Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre

2022 - 2023

Happy World Bilingual School

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.