Mariana Lima de Souza

Mariana Souza é graduada em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte tendo recebido a Medalha de Mérito Acadêmico por se destacar em sua turma. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN (PPGMUS) pesquisando na linha 2 - Processos e Dimensões da Produção Artística com ênfase em Piano sendo orientada pela Dr. Joana Cunha de Holanda. Iniciou seus estudos em teoria musical aos 8 anos de idade no Curso de Musicalização da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) com a Prof Maria Helena Maranhão. Aos 11 anos ingressou no Curso de Extensão de Piano da EMUFRN com o Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho e permaneceu em sua turma até o ano de 2016. Durante o curso de extensão, também teve aulas com os pianistas Regiane Yamaguchi e Joabe Willamys. Neste mesmo ano foi aprovada no Curso Técnico em Piano Erudito com ingresso em 2017 sob a orientação do Prof. Ms. Guilherme Rodrigues. Tocou em masterclasses para os pianistas Luciana Noda (UFPB) e Luiz Senise (UFRJ). Foi monitora-pianista bolsista no Curso de Iniciação Artística (CIART), extensão universitária, durante os anos de 2019 e 2020; e foi professora ministrando aulas de piano em inglês no Curso de Extensão da EMUFRN sob a orientação da Prof. Dr. Nan Qi no ano de 2021. Concluiu em 2019 o Curso Técnico em Piano Erudito e em 2022 concluiu a graduação em Música.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Música

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A PEDAGOGIA DO PIANO: OS PROFESSORES DE PIANO E A DOCÊNCIA NA ATUALIDADE
Orientador: Drª. Joana Cunha de Holanda
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Graduação em Música

2019 - 2022

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Pedagogia do Piano no Brasil no século XXI - atuais implicações, características e desdobramentos
Orientador: Tarcísio Gomes Filho

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Regência

2023 - Atual

Escola de Música da UFRN

Curso técnico/profissionalizante em Piano Erudito

2017 - 2019

Escola de Música da UFRN

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

Colegio Exito

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Priscila Gomes de. ; SOUZA, M. L. . O estágio supervisionado em música no cenário da pandemia da COVID-19: IFRN Campus São Paulo do Potengi. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QI, Nan ; MIRANDA, Bruna dos Santos ; SOUZA, M. L. ; CESETTI, Durval . Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).