Kiala Muana Mfumu

Possui Graduação em Engenharia Industrial pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Cienfuegos (UCF-Cuba_2017) e possui Mestrado em Engenharia de Produção na Especialidade de Gestão Organizacional, pela Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista FEG-UNESP (Brasil_2021). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Gestão Industrial, Produção, Energia e Sustentabilidade Ambiental, com ênfase ao uso do Método de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Sistemas de Geração de Eletricidade, com recurso à Meta-análise e Harmonização de dados. Experiência adquirida no Laboratório de Combustão e Captura de Carbono (LC3), do Departamento de Energia e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista (FEG-UNESP/2021). Atualmente é Pesquisador e Professor de Gestão de Produção, Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho e Logística e Cadeia de Abastecimento no Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISP_Bengo), vinculado ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de Angola.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharía de Produção

2019 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Aplicação da avaliação do ciclo de vida no cálculo do fator de emissão de gases de efeito estufa da geração de energia elétrica no brasil
, Ano de Obtenção: 2021.Dra. Ivonete Ávila.Bolsista do(a): Instituto Nacional de Gestao de Bolsas de Estudos, INAGBE, Angola. Palavras-chave: fator de emissão; matriz elétrica; avaliação do ciclo de vida; gás de efeito estufa; sistemas de geração de eletricidade.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharía Industrial

2012 - 2017

Universidad de Cienfuegos
Título: Actualizacão da Matriz energética de fontes renováveis da cidade de Cienfuegos
Orientador: Dra. Jenny Correa Sotto
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Gestao de Bolsas de Estudos, INAGBE, Angola.

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2005

Instituto Médio Politécnico Kimamuenho

Formação complementar

2020 -

Extensão universitária em Combo eólica 5.0. Formação em energia eólica. (Carga horária: 100h). , ConsuTec- consultoria técnicas em energias, CONSUTEC, Brasil.

2020 - 2020

Operação e manutenção de aerogeradores. (Carga horária: 4h). , ConsuTec- consultoria técnicas em energias, CONSUTEC, Brasil.

2020 - 2020

Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 4h). , ConsuTec- consultoria técnicas em energias, CONSUTEC, Brasil.

2020 - 2020

Inspeção de pás eólicas. (Carga horária: 4h). , ConsuTec- consultoria técnicas em energias, CONSUTEC, Brasil.

2020 - 2020

Comunicação e Escrita Científica. (Carga horária: 5h). , ACS Publications/ Chemestry for Life, ACS, Brasil.

2020 - 2020

Segurança do trabalho em parques eólicos. (Carga horária: 4h). , ConsuTec- consultoria técnicas em energias, CONSUTEC, Brasil.

2019 - 2019

TTAT-Técnico de Tráfego Aéreo em Terra (Fator Humano, DGR, AVSec, CRM, ACM). (Carga horária: 240h). , TAAG-Linhas Aéreas de Angola, TAAG-AIR LINES, Angola.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Lingála

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia e Gestão Industrial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Uso Eficiente de Energia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Análise de Impactos Produzidos por Sistemas Energéticos.

Organização de eventos

MFUMU, KIALA MUANA ; NKEMBO, F. . 1º Seminário Sobre as Actitudes e o Comportamento do Estudante Universitário à Luz dos Princípíos Éticos, Sociais e do Regulamentio Interno do ISP-Bengo. 2024. (Outro).

MFUMU, KIALA MUANA ; HENRIQUES, M. F. B. ; NKEMBO, F. . III Workshop Sobre a Independência Nacional e o Desenvolvimmento do Sector Agrário em Angola: O contributo das Instituições do Ensino Superior nas Reformas Agrárias no Periódo Pós-Independência. 2024. (Festival).

MFUMU, KIALA MUANA ; HENRIQUES, M. F. B. ; NKEMBO, F. . I Workshop sobre o Papel da Juventude no Sector Agrário: Desmestificando Preconceitos. 2024. (Outro).

Participação em eventos

V Workshop de Engenharia Mecânica e de Produção.AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA NA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE DOS SISTEMAS TERMONUCLEARES: REVISÃO SISTEMÁTICA, META-ANÁLISE E HARMONIZAÇÃO. 2021. (Outra).

IV Workshop de Engenharia Mecânica e de Produção.LEVANTAMENTO DE DADOS DA LITERATURA SOBRE CÁLCULO DO FATOR DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2020. (Outra).

É tempo para estudar na Rússia. Olimpíadas de matemática, química, física e ciências sociais. 2018. (Olimpíada).

XVII Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia, (CUJAE, La Habana). Diagnóstico energético da cidade de Cienfuegos. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MFUMU, KIALA MUANA ; FRANCÍSCO, ALDINO MIGUIEL ; NETO, LINO FERREIRA SARDINHA DA COSTA . ENVIRONMENTAL EDUCATION AND MANAGEMENT (COMBUSTIBLE WASTE): A SUSTAINABILITY APPROACH. International Journal of Biological and Natural Sciences , v. 2, p. 2-18, 2022.

  • Kiala Muana Mfumu ; Ávila Ivonete . AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA NA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE DOS SISTEMAS TERMONUCLEARES: REVISÃO SISTEMÁTICA, META-ANÁLISE E HARMONIZAÇÃO. In: V-Workshop de Engenharia Mecânica e de Produção, 2021, Guaratinguetá, São Paulo. V WORKSHOP, FEG-UNESP/SP. Guaratinguetá: Biblioteca da FEG-UNESP, 2021. p. 239-242.

  • Kiala Muana Mfumu . LEVANTAMENTO DE DADOS DA LITERATURA SOBRE CÁLCULO DO FATOR DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. In: IV Workshop de pós-graduação em Engenharia Mecanica e de Produção, 2020, Guaratinguetá/ São Paulo. IV WORKSHOP, FEG-UNESP/SP. Guaratinguetá: Felipe Sartori da Silva, 2020. p. 51-54.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Projeto de Organização do Trabalho na Secretaria Pedagógica do Liceu n 382 do Panguila (SPLP), Descrição: Criação da Base de Dados na Secretaria Pedagógica do Liceu n 382 do Panguila (BD-SPLP). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Kiala Muana Mfumu - Coordenador.

  • 2019 - 2021

    Aplicação da avaliação do ciclo de vida no cálculo do fator de emissão de gases de efeito estufa da geração de energia elétrica no Brasil, Descrição: Dissertação para obtenção do Título de MSc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kiala Muana Mfumu - Integrante / Ivonete Ávila - Coordenador.

  • 2012 - 2017

    Atualização da matriz de fontes renováveis de energia na Cidade de Cienfuegos, Descrição: Trabalho de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kiala Muana Mfumu - Coordenador / Jenny Correa Soto - Integrante.

Prêmios

2023

Menção Honrosa no Processo de Ensino e Aprendizagem, Liceu 382 do Panguila. Gabinete Provincial da Educação do Bengo. Ministério da Educação.

2017

Diploma de Ouro, Melhor Graduado e Estudante Estrangeiro Mais Integral., Universidade de Cienfuegos-Cuba, Sede Carlos Rafael Rodriguez.

2017

Menção, XVII Forum Nacional de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnologica de La Habana ``Jose Echeveria´´ CUJAE.

2017

Prêmio ao Mérito Científico e Estudante Estrangeiro Mais Integral da Universidade, Universidade de Cienfuegos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. , Avenida Doutor Ariberto Pereira da Cunha - até 10/11, Portal das Colinas, 12516410 - Guaratinguetá, SP - Brasil, Telefone: (12) 3123

Experiência profissional

2012 - 2017

Universidad de Cienfuegos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Licenciado em Engenharia Industrial, Faculdade de Ciências Econômicas e Empresarias. Pesquisador iniciante no Departamento de Energia e Eficiência Energética, sob orientação da Dra. Jenny Correa Soto. Linha de pesquisa: Energias renováveis e eficiência energética.

2019 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestre em Engenharia de Produção, pesquisador energético no laboratório de combustão e captação de carbono (LC3), liderado pela Dra. Ivonete Avila. Linha de pesquisa: Gestão Organizacional_Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de sistemas de geração de eletricidade com recurso à Meta-análise e Harmonização de dados.

2018 - 2021

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor de Eficiência Energética, colocado no Instituto Politécnico de Caxito pelo Gabinete Provincial da Educação do Bengo.

2022 - 2023

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico da Secretaria Pedagógica e Professor, Carga horária: 32

Outras informações:
Técnico da Secretaria Pedagógica e Professor de matemática no Liceu 382, do Panguila.

2023 - Atual

Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Universitário, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Engenharia de Produção, Logística e Cadeia de AbastecimentoChefe de Departamento DICEIP-ISPBengo