Clóvis Ferreira Tolentino Júnior
Possui graduação (1997) e mestrado (2000) em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado (2007) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atuou de 2001 a 2002 como professor substituto na UFMS ministrando as disciplinas de química, bioquímica e silvicultura. Entre 2003 e 2008 atuou como responsável técnico na produção de sementes de soja/trigo/aveia e na implantação do sistema de Gestão da Qualidade ISO-17025 em laboratório de análise de sementes. Atualmente é consultor técnico do SENAR na área de silvicultura (eucalipto e seringueira), cana de açúcar, legislação sanitária vegetal e tutor na Rede E-Tec.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia
2003 - 2007
Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Efeito de época de semeadura na qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja em dois locais de Mato Grosso do Sul, safra 2004/05
Lilian Maria Arruda Bacchi. Palavras-chave: qualidade fisiológica; Qualidade sanitária; sementes.
Mestrado em Agronomia
1999 - 2000
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: PRODUÇÃO DA MANDIOQUINHA-SALSA EM CONSORCIAÇÃO COM ALFACE E BETERRABA,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: NESTOR ANTONIO HEREDIA ZARATE
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MANDIOQUINHA-SALSA; CONSORCIO; PRODUÇÃO.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.
Graduação em Agronomia
1993 - 1997
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2016 - 2016
Capacitação de instrutores do Programa CNA Jovem - (liderança). (Carga horária: 16h). , Sistema CNA/SENAR, CNA/CENAR, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Tecnológica em Silvicultura. (Carga horária: 160h). , Sistema CNA/SENAR, CNA/CENAR, Brasil.
2011 - 2011
Classificação e Análise de GRãos. (Carga horária: 24h). , CENTREINAR, CENTREINAR, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Formação Profissional. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - MS, SENAR/MS, Brasil.
2009 - 2009
D Olho na Qualidade (5S). (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Campo Grande, SEBRAE/MS, Brasil.
2007 - 2007
COOPERATIVISMO: CICLO BÁSICO, AGROPECUÁRIO E HABIT. (Carga horária: 42h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE FORMAÇÃO A DISTANCIA, IBTF, Brasil.
2006 - 2006
Formação de líderes cooperativistas. (Carga horária: 240h). , Organização das Cooperativas do Brasil, OCB, Brasil.
2006 - 2006
Quantificação de micotoxinas em alimentos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
NUTRIÇÃO E FORMULAÇÃO DE RAÇOES. (Carga horária: 24h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.
2004 - 2004
Auditor Interno em ISO 17025. (Carga horária: 32h). , Conrado Quality System, CQS, Brasil.
2004 - 2004
Identificação de OGM por Kit Imunocromatografico. (Carga horária: 4h). , Conrado Quality System, CQS, Brasil.
2004 - 2004
Teste de tetrazólio em sementes de soja. (Carga horária: 24h). , Agencia Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, IAGRO, Brasil.
2003 - 2003
NBR/ISO/IEC 17025 - Implantação em laboratórios. (Carga horária: 24h). , Conrado Quality System, CQS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: SILVICULTURA.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: EDUCAÇÃO RURAL.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: PRODUÇÃO VEGETAL.
Organização de eventos
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . PROGRAMA CNA JOVEM - ETAPA ESTADUAL. 2016. (Outro).
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . Workshop Mais Floresta. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Treinamento Power Trainig. 2016. (Outra).
15 Encontro Técnico do Leite. 2012. (Encontro).
6 Encontro Nacional da Borracha Natural. 2012. (Encontro).
Ciclo de Palestra do Programa Mais Floresta. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestra do Programa Mais Pastagem. 2012. (Outra).
Seminário de Agricultura de Precisão. 2012. (Seminário).
2ª Seminário de Florestas Plantadas de MS. 2011. (Seminário).
3 Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio. 2011. (Seminário).
MS AGRO. 2011. (Encontro).
2 Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio. 2010. (Seminário).
Noções Fundamentais sobre elaboração de Projetos em Crédito de Carbono. 2010. (Outra).
I Encontro do Forum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos. 2009. (Encontro).
Seminário de Socialização do Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. 2009. (Seminário).
CANASUL 2008. 2008. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Micotoxinas, V Congresso Latino Americano de Micotoxicologia e IV Simpósio em Armagenagem Qualitativa de Grãos do Mercosul. 2006. (Congresso).
XIV Seminário Panamericano de Semillas..Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja tratadas com fungicidas em diferentes épocas após o beneficiamento.. 2004. (Seminário).
XIX Seminario Panamericano de Semillas.Avaliação de desempenho de lotes de sementes de soja em laboratório e a campo.. 2004. (Seminário).
XIX Seminário Panamericano de Semillas.Uso de flavonóides, fungicida e inoculante na produção de soja em Maracaju-Mato Grosso do Sul - Brasil.. 2004. (Seminário).
13° Congresso Brasileiro de Sementes. Influencia da chuva na qualidade fisiológica de sementes de soja "cultivar Jatobá".. 2003. (Congresso).
13° Congresso Brasileiro de Sementes. Influencia da aplicação do produto comercial Germinex na qualidade fisiológica de sementes de soja.. 2003. (Congresso).
III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica.Qualidade sanitária de sementes de soja tratada com fungicida em diferentes períodos de armazenamento.. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
BACCHI, L. M. A.; GAVASSONI, W. L.; MUSSURY, R. M.;TOLENTINO JÚNIOR, C. F.. Fungos Associados às sementes de faveiro (Dimorfhandra nollis Benth) submetidas a tratamentos pré-germinativos e antifúngicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal da Grande Dourados.
TOLENTINO JÚNIOR, C. F.; Mühlen, A. S. von; LUNAS, J. R. S.. Viabilidade econômica de um laboratório de sementes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Rural) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Novelino, J. O.; Fornasieri, J. l.;TOLENTINO JÚNIOR, C. F.. Experiências vivenciadas na produção de sementes de trigo e no controle da qualidade de sementes de soja.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
TOLENTINO JÚNIOR, C. F.Sheeren, B. R.; PEREIRA, F. A. R.. Avaliação de cultivares de soja (Glycini max (L)) no município de Rio Brilhante-MS.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
TOLENTINO JÚNIOR, C. F.Sheeren, B. R.; Kikuti, H.. Sistema da qualidade do laboratório de análise de sementes da Cooagri, baseado na ISO 17025.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
TOLENTINO JÚNIOR, C. F.; NAMIUCHI, N. N.; PEIXOTO, P. P. P.. O cultivo e a industrialização de pepinos para conserva na região da Grande Dourados.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
MORAES, L. C.;TOLENTINO JÚNIOR, C. F.; PEIXOTO, P. P. P.. Arborização urbana no bairro BNH I plano em Dourados-MS.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Cubas, A. C.; Stolt, M.;TOLENTINO JÚNIOR, C. F.. Assistência técnica a propriedades rurais na região da Grande Dourados.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Souza, L. C. F.; Fornasieri, J. l.;TOLENTINO JÚNIOR, C. F.. Assistência Técnica em herbicidas para cultura da soja na região de Ponta Porã. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
TOLENTINO JÚNIOR, C. F.; NAMIUCHI, N. N.. Banca de seleção de docentes Substitutos na área de Bioquímica.. 2003. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Orientou
Controle Interno de qualidade empregado na produção de sementes de soja (Glycine max (L) Merril); ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Clovis Ferreira Tolentino Júnior;
Viabilidade econômica de um laboratório de análise de sementes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Clovis Ferreira Tolentino Júnior;
Sistema da qualidade do laboratório de análise de sementes da Cooagri, baseado na ISO 17025; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Clovis Ferreira Tolentino Júnior;
Experiências vivenciadas na produção de sementes de trigo e no controle da qualidade de sementes de soja; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Clovis Ferreira Tolentino Júnior;
Produções bibliográficas
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; BACCHI, L. M. A. ; Sheeren, B. R. ; RODRIGUES, E. B. . Qualidade fisiológica de sementes de soja em função da coloração do tegumento.. Informativo Abrates , v. 17, p. 92-96, 2007.
-
Sheeren, B. R. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; Cardoso, P. C. ; Silva, V. A. . Qualidade fisiológica de sementes de soja tratada com fungicida em diferentes períodos de armazenamento em Pedra Preta-MT.. Ensaios e Ciência (CD-ROM) , Campo Grande-MS, v. 7, n.setembro, p. 864-870, 2003.
-
Silva, V. A. ; Sheeren, B. R. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; Cardoso, P. C. . Qualidade sanitária de sementes de soja tratadas com fungicida em diferentes períodos de armazenamento em Pedra Preta, MT.. Ensaios e Ciência (Campo Grande) , v. 7, p. 333-340, 2003.
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; ZARATE, N. A. H. ; VIEIRA, M. C. . Produção de mandioquinha-salsa consorciada com alface e beterraba. Acta Scientiarum (UEM) , v. 24, p. 1447-1454, 2002.
-
Sheeren, B. R. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . A baixa qualidade de sementes esverdeadas de soja. Revista Seed News, Pelotas-RS, p. 18 - 19, 30 nov. 2006.
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; Sheeren, B. R. . Tratamento de sementes de soja com inseticida e sua influência na qualidade fisiológica durante o armazenamento.. In: XIV Congresso Brasileiro de Sementes, 2005, Foz do Iguaçu-PR. Informativo Abrates. Brasília-DF: ABRATES, 2005. v. 15. p. 182-182.
-
Sheeren, B. R. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; RODRIGUES, E. B. . Qualidade fisiológica de soja em função da coloração do tegumento.. In: XIV Congresso Brasileiro de Sementes, 2005, Fóz do Iguaçu. informativo Abrates. Brasília: ABRATES, 2005. v. 15. p. 140-140.
-
Sheeren, B. R. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; Cardoso, P. C. ; Broch, D. L. . Influência da aplicação do produto comercial Germinex na qualidade fisiológica de sementes de soja.. In: 13° Congresso Brasileiro de Sementes, 2003, Gramado-RS. Informativo Abrates. Londrina-PR: ABRATES, 2003. v. 13. p. 122-122.
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; Sheeren, B. R. . Influência da chuva na qualidade fisiológica de sementes de soja. In: 13° Congresso Brasileiro de Sementes, 2003, Gramado-RS. Informativo ABRATES. Londrina-PR: ABRATES, 2003. v. 13. p. 128-128.
-
Silva, V. A. ; Sheeren, B. R. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . Custo de produção de sementes de soja armazenada em sistema de refrigeração a frio em Marcaju (MS) - safra 2001/2002... In: 13° Congresso Brasileiro de Sementes, 2003, Gramado-RS. Informativo ABRATES. Londrina-PR: ABRATES, 2003. v. 13. p. 152-152.
-
PEREIRA, D. B. ; MAPELI, N. C. ; CÉSAR, L. A. ; FERLIN, M. B. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; MARCHETTI, M. E. . Efeito de cinco doses de nitrogênio e fósforo na produção de capuchinha.. In: 28° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina-PR. Anais do 28° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2001.
-
MAPELI, N. C. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; GARCIA, A. H. ; MARCHETTI, M. E. . Marcha de absorção de nitrogênio e fósforo pela calêndula.. In: 28° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina-PR. Anais do 28° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2001.
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; VIEIRA, M. C. ; ZARATE, N. A. H. . Curvas de crescimento de mandioquinha-salsa Amarela de Carandaí `, considerando tratamento de mudas em Mato Grosso do Sul.. In: 5° Encontro de Iniciação Científica., 1996, Goiânia-GO. Anais do 5° Encontro de Iniciação Científica.. Goiânia-GO: Universidade Católica de Goiás, 1996.
-
ZARATE, N. A. H. ; VIEIRA, M. C. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . Introdução ao estudo e cultivo de plantas medicinais.. In: 2° Reunião Especial da SBPC, 1995, Cuiabá-MT. Anais da 2° Reunião Especial da SBPC. Brasília-DF: Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 1995.
-
ZARATE, N. A. H. ; VIEIRA, M. C. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . Estudo e cultivo de plantas medicinais em Dourados-MS.. In: 35° Congresso Brasileiro de Olericultura, 1995, Fóz do Iguaçú-PR. Revista Horticultura Brasileira. Brasília-DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, 1995. v. 13. p. 87-87.
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. ; ZARATE, N. A. H. ; VIEIRA, M. C. . Coleta e estudo de plantas medicinais em Dourados-MS. In: 4° Encontro de Iniciação Científica, 1995, Campo Grande-MS. Anais do 4° Encontro de Iniciação Científica. Campo Grande-MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1995.
-
VIEIRA, M. C. ; ZARATE, N. A. H. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . Manutenção de banco de germoplasma olerícola e horta experimental. In: 3° Encontro de Iniciação Científica, 1994, Campo Grande-MS. Anais do 3° Encontro de Iniciação Científica. Campo Grande-MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1994.
-
ZARATE, N. A. H. ; VIEIRA, M. C. ; TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . Introdução ao estudo e cultivo de plantas medicinais.. In: 3° Encontro de Iniciação Científica., 1994, Campo Grande-MS. Anais do 3° Encontro de Iniciação Científica.. Campo Grande-MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul., 1994.
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . A Importância do Manejo e Conservação do Solo e da Água nas Atividades Agropecuárias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TOLENTINO JÚNIOR, C. F. . As florestas plantadas chegam a Inocência-MS. Campo GRande-MS: Site Painel Florestal, 2010 (Entrevista).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - MS. , Rua Marcino do Santos, 401, Jd. Cachoeira 2, 79040-902 - Campo Grande, MS - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - MSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como consultor técnico no desenvolvimento de projetos.
2006 - 2008
Cooperativa Agropecuaria e IndustrialVínculo: Engenheiro Agrônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40
1999 - 2000
Seiva Planejamento e Assistência AgropecuáriaVínculo: Engenheiro Agrônomo, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clóvis Ferreira Tolentino Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?