Christiane Pereira Rocha Sousa
Possui graduação em engenharia química pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2003) e Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atua como Gestora do Núcleo de Ensino a Distância do Centro Universitário de Formiga (UniforMG). Atuou por 15 anos como coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharia Química. Tem experiência em consultoria educacional. Possui especializações em Administração Acadêmica e Universitária (MBA pela Faculdade Arnaldo Janssen), Tecnologias e Educação a Distância (Centro Universitário Brás Cubas), Engenharia de Segurança do Trabalho (Faculdade Educamais), Direito Educacional, Regulação e Gestão (Faculdade Verbo Educacional) e Gestão da Aprendizagem (MBA pela Faculdade Multiversa. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, gestão acadêmica, avaliação institucional, regulação educacional, tecnologias aplicadas à educação, ensino à distância e formação docente.
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Química
2008 - 2010
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Aproveitamento do resíduo de processamento de sucos e beneficiamento de arroz na fermentação em estado sólido com Aspergillus niger., Ano de Obtenção: 2010
Vicelma Luiz Cardoso.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: fermentação em estado sólido; Aspergillus niger; produção enzimática; casca de maracujá; farelo de arroz.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química. Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Especialização em MBA em Gestão da Aprendizagem
2024 - 2024
faculdade Multiversa
Título: Não se aplica
Especialização em MBA Administração Acadêmica e Universitária
2023 - 2024
Faculdade Arnaldo Janssen
Título: Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores e estratégias institucionais de enfretamento
Orientador: Wille Muriel Cardoso
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2021 - 2022
Faculdade Educamais
Título: Prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas indústrias brasileiras
Especialização em TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2018 - 2019
Centro Universitário Bras Cubas
Título: Não se aplica
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em Conhecendo o Sistema e-MEC e as Principais Atribuições do Procurador Instit. (Carga horária: 30h). , Educatio, EDUCATIO, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Desenvolvendo o Processo de Autoavaliação Institucional e a Comissão Própri. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, ABMES, Brasil.
2010 - 2010
Operação Sistema de Cromatografia Líquida (HPLC). (Carga horária: 22h). , Scientific Instruments Co., SINC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
ROCHA, C. P. . O papel da engenharia civil no crescimento urbano e nas condições de trafegabilidade nas malhas viárias. 2011. (Outro).
ROCHA, C. P. . VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Avaliador de trabalhos apresentados de forma oral. 2013. (Simpósio).
6º Congresso Internacional de Bioenergia. Produção de celulase de Aspegillus niger utilizando resíduos agroindustriais em biorreator de coluna visando aplicação na hidrólise de resíduos lignocelulósicos. 2011. (Congresso).
Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Proposta de recuperação de área degradada por uma mina de grafita: um estudo de caso em uma mineradora localizada em Itapecerica-MG. 2011. (Congresso).
XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Utilização de biorreator de coluna para produção de invertase por Aspergillus niger. 2011. (Simpósio).
Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. 2010. (Simpósio).
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Produção de amilase e pectinase por fermentação em estado sólido empregando Aspergillus niger. 2010. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Modelagem da produção de celulase em Fermentação não isotérmica, em meio sólido, de A. niger. 2010. (Congresso).
XVII Simpósio de Engenharia de Produção.Aproveitamento, como gesso agrícola, de resíduo sólido gerado por mineradora de grafita. 2010. (Simpósio).
Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas.Avaliação do Crescimento Celular e Produção Enzimática de Aspergillus niger na Fermentação em Estado Sólido de Resíduos de Farelo de Arroz e Maracujá. 2009. (Simpósio).
XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Estudo do Tempo de Fermentação em Estado Sólido para Produção de Invertase e Amilase com Aspergillus niger. 2009. (Simpósio).
XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Otimização de Variáveis para Produção de Invertase e Amilase empregando Fermetação em Estado Sólido com Aspergillus niger. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
PIMENTA, R. G. J.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação de metodologias de tratamento terciário de esgoto para implantação na estação de tratamento de esgoto de Pimenta-MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PIMENTA, R. G. J.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Estudo da influência da temperatura da água na estabilidade em 24 horas do hidróxido de cálcio calcítico em suspensão aquosa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PIMENTA, R. G. J.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação da influência de composto rico em álcalis na fabricação de clínquer. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; Sales, R. S.. Estudo sobre os benefícios e desafios da implantação do sistema de gestão da qualidade em indústrias com base na NBR ISO 9001:2015. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SANTOS JUNIOR, A. J.;ROCHA, C. P.; Sales, R. S.. Estudo sobre as variáveis que influenciam na otimização do processo de hidratação da cal virgem calcítica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SANTOS JUNIOR, A. J.;ROCHA, C. P.; Sales, R. S.. Estudo da viabilidade econômica para implantação de energia fotovoltáica em uma residência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SANTOS JUNIOR, A. J.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Estudo sobre o beneficiamento do minério de ferro pelo método de flotação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SANTOS JUNIOR, A. J.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Energia nuclear: um comparativo com base nos processos fissão e fusão nuclear na produção de energia e perspectivas para os próximos anos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.; ANDRADE, J. L. G.. Gestão de estoque em uma empresa do setor de manutenção de ferrovias utilizando a curva ABC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.; ANDRADE, J. L. G.. Gestão de estoque em uma empresa do setor de manutenção de ferrovias utilizando a curva ABC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; SILVA, R. A.. Comparativo de orçamentos através da implantação da tecnologia BIM nos projetos da unidade do SETS SENAT do município de Formiga-MG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; SILVA, R. A.. Aplicação do método de análise do fator índice de poluição proposto por rapti-caputo nos municípios do Centro Oeste de Minas Gerais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
PAULINELLI, H. G.; RAMOS, M.C.;ROCHA, C. P.. Proposta de revitalização da feira livre na cidade de Formiga-MG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
REIS, E. P.; VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.. Painéis aglomerados produzidos com resíduos lignocelulósicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
REIS, E. P.; VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.. Estudo da viabilidade econômica da produção de combustível pelo processo de pirólise de resíduos plásticos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
REIS, E. P.; VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.. Estudo sobre o processo de produção do cimento com um comparativo entre o cinza e o branco e uma avaliação dos impactos ambientais gerados por este produto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, R. D.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Estudo de caso: Aplicação da ferramenta Kaizen em uma linha de embalagem farmacêutica para redução do tempo de setup. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, R. D.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Contaminação dos medicamentos valsartana e cloridrato de ranitidina por N-nitrosaminas: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.; VIEIRA, T. S.. Análise da vulnerabilidade de uma área de disposição final de resíduos sólidos urbanos e o seu potencial de poluição de águas subterrâneas a partir de modelos matemáticos pré definidos. 2019 - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.; VIEIRA, T. S.. Patologias de Concreto Armado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.; VIEIRA, T. S.. Estudo de viabilidade técnica substituindo o agregado miúdo no concreto: areia convencional por areia industrial originária do beneficiamento de rocha calcária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; FONSECA, T. A. O.;ROCHA, C. P.. TEORIA DAS RESTRIÇÕES COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO NA PROJEÇÃO DE UMA CASA RESIDÊNCIAL EM SANTO ANTÔNIO DO MONTE-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; SILVA, R. A.. Comparativo de telhas comerciais quanto a capacidade de isolamento térmico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; SILVA, R. A.. Análise da variação de custo de implantação de uma obra segundo sua locação no terreno. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; SILVA, R. A.. Consequência da medida provisória 881/2019 para o setor da construção civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, K. F.. Desenvolvimento e compatibilização de projeto executivo em sistema BIM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, K. F.. Projeto executivo de uma residência unifamiliar, no município de Formiga-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, K. F.. Estudo comparativo entre BDI estabelecido e BDI calculado sobre um orçamento de um galpão de caldeiraria em lagoa da prata. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Avaliação da viabilidade técnica da utilização do bioconcreto em substituição ao concreto comum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; REIS, E. P.. Contribuições e impactos ambientais pesados em trechos da bacia do Rio Formiga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; MARTINS, I. P.. Avaliação de metais e qualidade da água em trechos do Rio Paraopeba após o rompimento da Barragem do Fundão: uma visão do fato frente ao equilíbrio do meio ambiente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, R. A.. ANÁLISE COMPARATIVA DE RESISTÊNCIA DE PEÇAS EM CONCRETO COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE VIDRO E DE POLIETILENO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, R. A.. VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE BICA CORRIDA NA EXECUÇÃO DE "TERRA ARMADA". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, R. A.. ANÁLISE COMPARATIVA DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS SUJEITOS A VERIFICAÇÃO AO FOGO, SEGUNDO NBR 15.200 DE 2012. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; MARTINS, I. P.. CERVEJA ARTESANAL TIPO ALE E LAGER: PRODUÇÃO ARTESANAL, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL E COMPARAÇÃO COM CERVEJA DE MERCADO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; MARTINS, I. P.. REAPROVEITAMENTO DE LEVEDURA NO PROCESSO PRODUTIVO DE CERVEJA ARTESANAL: COMPARAÇÃO DO DECAIMENTO DO TEOR ALCOÓLICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; MARTINS, I. P.. ESTUDO DE CASO: ACOMPANHAMENTO DO TRATAMENTO E CONTROLE DO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS EM TORRES DE REFRIGERAÇÃO INSTALADAS EM UMA CERVEJARIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. A IMPORTÂCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NAS EMPRESAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. COMPARAÇÃO DA DETERMINAÇÃO DE FOSFATO EM CARBONA DE CÁLCIO PRECIPITADO POR TITULAÇÃO E ESPECTROFOTÔMETRO UV-VIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. ELABORAÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL PALE ALE E AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE ACORDO COM OS PADRÕES COMERCIAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O PODER CALORÍFICO E A FORMÇÃO DE CINZAS DO COQUE DE PETRÓLEO UTILIZADO COMO COMBUSTÍVEL NO PROCESSO DE CALCINAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. APROVEITAMENTO DE RESÍDUO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM CERÂMICA VERMELHA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
VIEIRA, N. M. R.;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. ALTERAÇÕES QUÍMICAS DO SOLO APÓS O PROCESSO DE CALAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
Silva, A. C. C. da;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. Sistema construtivo Light Steel Framing: viabilidade para construção de habitação popular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.; FONSECA, T. A. O.. Estudo e elaboração de texto base para instrução técnica em unidades de beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas no estado de Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.; ASSIS, A. M. L.. Análise técnica comparativa entre blocos de concreto celular autoclavado e blocos cerâmicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
REIS, E. P.;ROCHA, C. P.; PIMENTA, R. G. J.. O coprocessamento e seus benefícios ambientais e econômicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PIMENTA, R. G. J.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Estudo da influência da reatividade da cal virgem no poder de cobertura do carbonato de cálcio precipitado tipo Extra leve. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PIMENTA, R. G. J.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Estudo da viabilidade econômico-financeira da implantação de uma microcervejaria em Formiga-MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PIMENTA, R. G. J.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Avaliação da eficiência da cal virgem calcítica magnesiana e dolomitica na prática da calagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
PIMENTA, R. G. J.;ROCHA, C. P.; REIS, E. P.. Influência da concentração de carbono fixo na redução do minério de manganês do tipo pirolusitico a monóxido de manganês usado como nutrição animal e vegetal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; FONSECA, T. A. O.. Estudo das variáveis de controle na moagem de cana no processo de fabricação de Açúcar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; FONSECA, T. A. O.. Produção de Cerveja Artesanal com diferentes teores alcoólicos: avaliação química e sensorial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SANTOS JUNIOR, A. J.; PIMENTA, R. G. J.;ROCHA, C. P.. Avaliação do processo de produção de pólvora negra para fins de análises específicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
SANTOS JUNIOR, A. J.; PIMENTA, R. G. J.;ROCHA, C. P.. Fatores físico-químicos que interferem no processo de fermentação alcoólica: estudo de caso em uma indústria de bioenergia em Lagoa da Prata- MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Análise da evolução da concepção estrutural segundo a NB-01 e as NBR?S 6118 de 2003 e 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Análise de estudos sobre compactação de resíduos sólidos urbanos com vista à concepção de projetos de aterros sanitários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.. Estudo de viabilidade do aproveitamento da cinza proveniente da combustão da lenha de eucalipto em forno de cal para melhoramento da resistência à compressão do concreto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Silva, L. S. da; FIGUEIREDO, C. A. S.;ROCHA, C. P.. Estudo comparativo da viabilidade da substituição do método construtivo de vedação interna de alvenaria pelo drywall na cidade de Formiga - MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Silva, L. S. da; Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.. Comparativo entre pavimentação flexível e pavimentação rígida para aplicações em obras rodoviárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Execução de uma unidade básica de saúde utilizando o sistema light steel frame, no município de Formiga-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Estudo de viabilidade técnico econômico para implantação de um loteamento ? Estudo de caso: Loteamento residencial Eldorado II no município de Pimenta-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Thebladi, M. S.; Lima, P. L. T.;ROCHA, C. P.. Implantação de um sistema de captação e aproveitamento de água pluvial da Fazenda laboratório de uma instituição de ensino superior em Formiga-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Thebladi, M. S.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Eficiência da estação de tratamento de esgoto industrial de um Curtume. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Thebladi, M. S.; OLIVEIRA, L. R.;ROCHA, C. P.. Diagnóstico do saneamento básico no Brasil: 1989- 2008. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Thebladi, M. S.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Gerenciamento dos resíduos sólidos de saúde em um hospital do município de Formiga-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; FONSECA, T. A. O.;ROCHA, C. P.. Estudo do gerenciamento do controle de perdas na construção civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Execução de uma unidade básica de saúde utilizando o sistema Light Steel Frame, no município de Formiga-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; SANTOS, M. A. I.;ROCHA, C. P.. Controle tecnológico de obras rodoviárias: duplicação da BR-153 no trecho urbano de São José do Rio Preto-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Thebladi, M. S.;ROCHA, C. P.. Deterioração de estruturas de concreto armado submetidas à ação do fogo e procedimento de intervenção estrutural: análise de casos de incêdios ocorridos no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Thebladi, M. S.;ROCHA, C. P.. Certificações ISO 9001 e PBQP-H aplicadas a engenharia civil estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.. Um estudo comparativo entre as modalidades de licitações para obras públicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.; SANTOS, M. A. I.;ROCHA, C. P.. Análise do comportamento CBUQ com diferentes agregados combinados ao cimento asfáltico convencional e polimérico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Análise comparativa do asfalto borracha com o asfalto convencional e o asfalto com adição de polímero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Thebladi, M. S.;ROCHA, C. P.. Contenção de taludes pelo métdo de gabiões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; SANTOS, M. A. I.;ROCHA, C. P.. Estudo da curva de índice de suporte Califórnia na mistura de solo-agregado: analisando seu comportamento com diferentes porcentagens de argila-arenosa vermelha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Sales, R. S.;ROCHA, C. P.. Análise do uso de estacas mega como reforço de fundações superficiais: estudo de caso no município de Arcos/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Garcia, D. C. S.;ROCHA, C. P.. Adição de resíduo proveniente do corte de rochas ornamentais no concreto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.. Viabilidade técnica do sistema construtivo light wood frame na construção de uma unidade habitacional de dois pavimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.. Concreto com adição de resíduo de pneu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; PAULINELLI, H. G.;ROCHA, C. P.. Avaliação de imóveis usando modelos de regressão linear. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Silva, L. S. da;ROCHA, C. P.. Importância do planejamento e controle em obras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.; Ribeiro, S. da S.;ROCHA, C. P.. Base estabilizada granulometricamente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Aladir Horácio dos Santos; Rodrigues, F. N.;ROCHA, C. P.. Avaliação da produção de lodo na estação de tratamento de água do serviço autônomo de água e esgoto (SAAE) da cidade de Formiga-MG, através de modelos empíricos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.; RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Comparação de dureza da água de duas cidades da região centro-oeste mineira: Formiga e Pains. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Sales, R. S.; RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Estudo de caso sobre o manejo dos resíduos de serviços de saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Barbosa, D. R de F.; Oliveira, M das G.;ROCHA, C. P.. Estudo comparativo entre planos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde no município de Piumhi-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Formiga.
Reis, M. V.; Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.. Muros de contenção Gabião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Reis, M. V.; Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.. Análise da viabilidade de implantação de sistemas de captação de água pluvial para fins não potáveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
BARRETO, M. F. E. O.; Garcia, D. C. S.;ROCHA, C. P.. Edificações civis em situação de incêndio: estudo de caso da boate Kiss e do edifício Joelma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.; Thebladi, M. S.. Acessibilidade em praças públicas: estudo de caso no município de Formiga-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.; Thebladi, M. S.. Viabilidade técnica do sistema construtivo Light Steel Framing na construção de unidades básicas de saúde: estudo de caso no município de Candeias-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Sornas, M. D. H.; Thebladi, M. S.;ROCHA, C. P.. Implantação de sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico. Estudo de caso: cooperativa de ensino no município de Bambuí-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Silva, A. C. C. da; Garcia, D. C. S.;ROCHA, C. P.. Reforma e adequação do centro de defesa e vida animal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Sornas, M. D. H.;ROCHA, C. P.. Muro de arrimo tipo concreto gravidade: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
OLIVEIRA, L. R.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Método amperométrico para determinação de cádmio em águas do rio Humberto de Paula Cunha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Thebladi, M. S.; Assunção, L. N.;ROCHA, C. P.. Análise da viabilidade de implantação de um sistema de reaproveitamento de águas pluviais no UNIFOR-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Thebladi, M. S.; OLIVEIRA, L. R.;ROCHA, C. P.. Avaliação da estação compacta de tratamento de esgoto sanitário de uma indústria do município de Pains-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; Rezende, J. A. M. de. Uso de espectrofotometria na quantificação de extratos oleosos de cinamomo (Melia azedarach L.) extraidos com solveinte orgânico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
OLIVEIRA, L. R.; Gontijo, R. A. N.;ROCHA, C. P.. Diferentes Teores de Matéria Orgânica e suas relações na interação solo-planta-nutriente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; PINTO, D. B. F.; Almeida. A. M.. Análise da avaliação: adubação fosfatada no desenvolvimento da cultura do feijão carioquinha (Phaselous vulgaris L.). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Avaliação do uso de resíduo de construção e cerâmico como aglomerante alternativo em meio a cal CHI atendendo a NBR 7175/2003. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
PINTO, D. B. F.; Sales, R. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação do parâmetros da qualidade da água e impactos ambientais no sistema de drenagem de areia no Rio Santana em Candeias-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; Fonseca. A.C.R.. Verificação da viabilidade do reaproveitamento do efluente gerado no processo de lavação dos filtros na estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade de Formiga-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; Fonseca. A.C.R.. ANÁLISE DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NA FUNDAÇAO EDUCACIONAL E DE PROTEÇAO AO MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE FORMIGA-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; Fonseca. A.C.R.. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE CHORUME (LIXIVIADO) NO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Aladir Horácio dos Santos; Almeida. A. M.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE CÓRREGO FUNDO-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Aladir Horácio dos Santos; Almeida. A. M.. RELAÇÃO ENTRE ATENDIMENTOS HOSPITALAR POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E OS POLUENTES MONÓXIDO DE CARBONO E MATERIAL PARTICULADO NA CIDADE DE ARCOS ? MG.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
SOUZA, L. P. F.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação da segurança no trabalho da construção de um conjunto habitacional: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SOUZA, L. P. F.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Qualidade na construção civil e os procedimentos estratégicos para a certificação em NBR ISO 9001. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SOARES, B. D.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Monitoramento da qualidade do ar em um empreendimento de calcinação na cidade de Arcos/MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; Assunção, L. N.. Gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis: um estudo de caso na associação dos catadores Amigos de Pains. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; Fonseca. A.C.R.. Análise da fertilidade do solo e das condições da água no lixão de Pedra do Indaiá-MG, em função da disposição inadequada dos resíduos sólidos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Alvenaria estrutural com blocos de concreto e estrutura de concreto armado: estudo comparativo de custos e prazos para execução. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; LEMOS JUNIOR, C. B.. Reduzir custos: Estudos de casos sobre redução de gastos na construção civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; LEMOS JUNIOR, C. B.. Solo com adição de pó de pedra: uma análise e estudo do seu comportamento mecânico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; Ribeiro, S. da S.. Resistência do solo com casca de café. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; Ribeiro, S. da S.. A influência do ambiente na durabilidade das estruturas de concreto armado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.;ROCHA, C. P.; Ribeiro, S. da S.. A viabilidade técnica do reaproveitamento de resíduos da construção civil em camadas de vpavimentos flexíeis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.;ROCHA, C. P.; Ribeiro, S. da S.. Método informatizado de apontamento e controle de obras rodoviárias: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Reis, M. V.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Ações preventivas em segurança do trabalho na construção civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Reis, M. V.;ROCHA, C. P.; RIBEIRO, K. D.. Avaliação das infraestruturas de loteamento em Candeias/MG: Um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; Sales, R. M.;ROCHA, C. P.. Estabilidade de talude por meio do método do solo grampeado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.; RIBEIRO, K. D.. Jet Grounting: Um método de tratamento de solos com injeção de calda de cimento a alta pressão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; Fonseca. A.C.R.. Caracterização físico-química e microbiológica do córrego do Quilombo no município de Formiga-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; Fonseca. A.C.R.. Eficiência de diferentes tipos de coagulantes no tratamento da água. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação da qualidade da água do córrego Arcos no perímetro urbano da cidade de Arcos-MG, após a construção da estação de tratamento de esgoto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
OLIVEIRA, L. R.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Avaliação de resíduos de calcário como cprretivos de acidez do solo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
OLIVEIRA, L. R.;ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.. Absorção de cobre e interação eônica em solo cultivado com alface. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.; Fonseca. A.C.R.;ROCHA, C. P.. O uso da cartonagem da indústria de fogos de artifício de Santo Antônio do Monte-MG na reciclagem de papel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.; Sales, R. S.. Avaliação de elementos metálicos no solo do lixão desativado da cidade de Bambuí-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
PINTO, D. B. F.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação da eficiência do leito de secagem no processo de desidratação do lodo gerado nos decantadores da estação de tratamento de água do município de Formiga-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
PINTO, D. B. F.; RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Caracterização física, química e biológica do efluente produzido pela fossa séptica biodigestora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; RIBEIRO, K. D.. Avaliação dos parâmetros nutricionais de compostos oriundos de resíduos de curral do gado leiteiro solto em pastagens e resíduos gerados em confinamento de gado de corte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. Caracterização do lodo gerado numa estação de tratamento de água: influência da sazonalidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. Caracterização das águas superficiais de um corpo receptor antes e após um ponto de lançamento de chorume tratado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. Armazenamento, aplicação e descarte de embalagens de agrotóxicos em São Roque de Minas-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. Implantação de rede interceptora de esgoto no Rio Formiga e seus afluentes: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; GASPAR JUNIOR, P. J.;ROCHA, C. P.. Avaliação da qualidade ambiental de aterros sanitários do Centro-Oeste mineiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. Avaliação da qualidade do ar na cidade de Arcos-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
PINTO, D. B. F.; RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Índice de qualidade da água no Rio Formiga. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
BARRETO, M. F. E. O.; NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.. Avaliação das propriedades termoacústicas de alvenarias para construção civil: abordagem da norma NBR 15575. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
BARRETO, M. F. E. O.; NOVAIS, T. M. F.;ROCHA, C. P.. Desenvolvimento de um aplicativo gratuito para elaboração de orçamentos básicos de edificações de pequeno porte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SOUZA, L. P. F.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. A utilização de bloquetes como alternativa para pavimentação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
PINTO, D. B. F.; RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Determinação das perdas de carga em instalações hidráulicas resdienciais por diferentes metodologias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SOUZA, L. P. F.; ALVARENGA, I. O.;ROCHA, C. P.. Um estudo sobre o projeto de casas populares em atendimento ao programa Minha Casa, Minha Vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.;ROCHA, C. P.; BARRETO, M. F. E. O.. O controle de peso dos veículos de transporte de carga, como ferramenta de preservação do pavimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
NOVAIS, T. M. F.; SALEH, M. O. L.;ROCHA, C. P.. A expansão do transporte ferroviário de cargas no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
SILVA, P. J.;ROCHA, C. P.; NOVAIS, T. M. F.. Controle tecnológico da camada de reforço do sub-leito em uma estrada de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; SALEH, M. O. L.. Produção e caracterização de biodiesel a partir de óleo de Pinhão Manso por pré-esterificação seguida de transesterificação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, L. R.; RIBEIRO, K. D.. Estudo da eficiência da estação de tratamento de efluentes industriais: em estudo de caso de uma indústria alimentícia de Lagoa da Prata-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Aladir Horácio dos Santos; SALEH, M. O. L.. Estudo da concentração de monóxido de carbono na cidade de Lagoa da Prata-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; RIBEIRO, K. D.. Estudo da viabilidade de produção do biodiesel a partir do óleo de coco de babaçu via rota metílica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; RIBEIRO, K. D.. Estudo do uso de um biorremediador natural, na biodegradação da vinhaça advinda de uma usina sucroalcooleira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Fausto Henrique Trindade; SALEH, M. O. L.. Análise da eficiência do tratamento físico de efluentes gerados em uma retífica de motores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; LEMOS JUNIOR, C. B.. Produção e caracterização de biodiesel a partir de misturas binárias de sebo bovino e óleo utilizado em fritura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Aladir Horácio dos Santos; PAULINELLI, H. G.. Análise da eficiência de um sistema de tratamento de efluentes de curtume. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.;ROCHA, C. P.. Cultivo orgânico de cebolinha (allium fistulosum): análise comparativa de diferentes fontes de nutrientes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga.
Ebias D. G.;ROCHA, C. P.. Aplicação da pesquisa operacional para otimização dos custos de transporte em uma empresa de reconstrução de pneus radiais da cidade de Formiga-MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de produção) - Centro Universitário de Formiga.
Ebias D. G.;ROCHA, C. P.. Planejamento e controle da produção: um estudo das perdas produtivas e econômicas em uma confecção em Formiga-MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Ebias D. G.;ROCHA, C. P.. Mapeamento dos impactos da automação industrial: um estudo de caso em uma mineradora de grafite natural cristalino situada na região centro oeste de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
RAMOS, M.C.;ROCHA, C. P.. Análise da viabilidade econômica da implantação de um sistema de cogeração de energia por biomassa de lenha de eucalipto: um estudo de caso de uma fábrica de carbonato de cálcio precipitado situada no centro-oeste de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
RAMOS, M.C.;ROCHA, C. P.. Análise da viabilidade da implantação de um sistema de gestão da qualidade na construção civil: um estudo de caso de uma empresa do centro-oeste de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
RAMOS, M.C.;ROCHA, C. P.. Proposta de uma metodologia para implantação de um sistema de melhoria do gerenciamento de riscos de acidentes de trabalho em uma empresa do setor de construção civil atuante em todo sul de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
OLIVEIRA, L. R.; SOARES, B. D.;ROCHA, C. P.. Modelagem da capacidade de autodepuração dos cursos d?água: análise da qualidade das águas do rio Formiga, no município de Formiga-MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; VIEIRA, P. A.;Vicelma Luiz Cardoso. Tratamento de efluente empregando reatores anaeróbios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia.
ROCHA, C. P.; MELO, F. L.; RIBEIRO, K. D.. Qualidade da água nas margens direita e esquerda do Rio Formiga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; MELO, F. L.; RIBEIRO, K. D.. Qualidade das águas dos poços artesianos do município de Formiga - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; Fonseca. A.C.R.;ROCHA, C. P.. Análise do processo de gerenciamento interno dos resíduos de serviço de saúde no município de Formiga-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga.
Silva. C. M.; Almeida. A. M.;ROCHA, C. P.. O início da aprendizagem de química no ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro Universitário de Formiga.
Ebias D. G.;ROCHA, C. P.. Aplicação das 7 ferramentas da qualidade em uma indústria química: um estudo de caso no setor de envase na produção de carbonato de cálcio precipitado na cidade de pedra do Indaia-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Assis V. T.;ROCHA, C. P.. Riscos químicos na indústria: estudo de caso em uma mineradora situada na cidade de Pains-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Assis V. T.;ROCHA, C. P.. Gestão da qualidade: estudo de caso em uma micro-empresa que atua no ramo de construção civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Assis V. T.;ROCHA, C. P.. Plano de negócio e casos de sucesso e fracasso na abertura de micro e pequenas empresas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Assis V. T.;ROCHA, C. P.. Importância do uso correto de equipamentos de proteção individual na prevenção de acidentes em uma empresa localizada na cidade de Arcos-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Ebias D. G.;ROCHA, C. P.. Estudo da implantação de um novo layout para uma fábrica de ração na cidade de Campo Belo-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
Ebias D. G.;ROCHA, C. P.. Carneiro.Produtividade e eficiência: um estudo de caso em uma concessionária de veículos da marca Mercedes Benz localizada em Formiga-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Mattos, M. C.; ARANTES, S. A. M.. Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e Urbanismo. 2017. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; TORRES, M. R.; Mattos, M. C.. Cinética Química - Velocidades de Reações. 2016. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Silva, N. M. R.; Sales, R. S.. Planejamento Econômico e Administrativo de Indústrias Químicas - Funções Empresariais Clássicas. 2016. Centro Universitário de Formiga.
Silva, N. M. R.; FONSECA, T. A. O.;ROCHA, C. P.. Engenharia Bioquímica. 2016. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; TORRES, M. R.; Mattos, M. C.. Projetos de Estradas. 2016. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; TORRES, M. R.; Mattos, M. C.. Projetos de Barragens. 2016. Centro Universitário de Formiga.
Lopes, M. F. de S.; Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira;ROCHA, C. P.. Sociologia - Indivíduio e sociedade. 2014. Centro Universitário de Formiga.
RAMOS, M.C.; TORRES, M. R.;ROCHA, C. P.. Obras de Terra. 2014. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira; Lopes, M. F. de S.. História da Educação II: Brasil. 2014. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; OLIVEIRA, D. G. S.; RAMOS, M.C.. Processos de Fabricação. 2014. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Barbosa, D. R de F.; TORRES, M. R.. Estruturas Hiperestáticas - Apoios Elásticos. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Torres, L. A.; RAMOS, M.C.. Instalações elétricas prediais - Projeto de uma instalação elétrica. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; RIBEIRO, L. R.; Silva, M. P.. Estruturas Metálicas -. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; RIBEIRO, L. R.; Silva, M. P.. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo - Processo projetual. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Canan, H. G.; RIBEIRO, L. R.. Desenho computacional - A virtualização da arquitetura. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Canan, H. G.; RIBEIRO, L. R.. Projeto integrado de arquitetura, urbanismno e paisagismo I - Metodologia de projetos integrados em arquitetura, urbanismo e paisagismo. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Canan, H. G.; RIBEIRO, L. R.. Éitca e Prática Profissional - Ética e moral sob a ótica da arquitetura e urbanismo. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; Silva, M. P.. Projetos de Barragens - Manutenção e conservação de barragens. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Almeida. A. M.; Silva, M. P.. Ética e Prática Profissional - Código de Ética e Conduta profissional. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Barbosa, D. R de F.; Silva, M. P.. Estruturas em Madeira. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Barbosa, D. R de F.; Silva, M. P.. Introdução à Engenharia Civil. 2013. Centro Universitário de Formiga.
ROCHA, C. P.; Canan, H. G.; RIBEIRO, L. R.. Projeto Integrado de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I. 2013. Centro Universitário de Formiga.
MATIAS, R. C. E.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. Excitação senoidal e fasores. 2012. Centro Universitário de Formiga.
MATIAS, R. C. E.; PINTO, D. B. F.;ROCHA, C. P.. Sistemas de condicionamento de ar. 2012. Centro Universitário de Formiga.
CORREA, A. A.; VILELA JUNIOR, E.;ROCHA, C. P.. Estudo do Ponto. 2012. Centro Universitário de Formiga.
VILELA JUNIOR, E.; CORREA, A. A.;ROCHA, C. P.. Sistemas estruturais: colunas de seções simples e compostas. 2012. Centro Universitário de Formiga.
MATIAS, R. C. E.; TORRES, M. R.;ROCHA, C. P.. Cargas atuantes nas estruturas: classificação e avaliação. 2012. Centro Universitário de Formiga.
MATIAS, R. C. E.; TORRES, M. R.;ROCHA, C. P.. Super-estrutura: técnicas construtivas. 2012. Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; Fonseca. A.C.R.;ROCHA, C. P.. Projeto de pontes. 2011. Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; Fonseca. A.C.R.;ROCHA, C. P.. Mecânica dos solos II. 2011. Centro Universitário de Formiga.
RIBEIRO, K. D.; Fonseca. A.C.R.;ROCHA, C. P.. Edifícios de múltiplos andares. 2011. Centro Universitário de Formiga.
OLIVEIRA, L. R.; RIBEIRO, L. R.;ROCHA, C. P.. Engenharia de segurança no trabalho. 2011. Centro Universitário de Formiga.
Orientou
Análise da vulnerabilidade de uma área de disposição final de resíduos sólidos urbanos e o seu potencial de poluição de águas subterrâneas a partir de modelos matemáticos pré definidos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Patologias de Concreto Armado; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo de viabilidade técnica substituindo o agregado miúdo no concreto: areia convencional por areia industrial originária do beneficiamento de rocha calcária; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
ESTUDO DE CASO: ACOMPANHAMENTO DO TRATAMENTO E CONTROLE DO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS EM TORRES DE REFRIGERAÇÃO INSTALADAS EM UMA CERVEJARIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
REAPROVEITAMENTO DE LEVEDURA NO PROCESSO PRODUTIVO DE CERVEJA ARTESANAL: COMPARAÇÃO DO DECAIMENTO DO TEOR ALCOÓLICO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
CERVEJA ARTESANAL TIPO ALE E LAGER: PRODUÇÃO ARTESANAL, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL E COMPARAÇÃO COM CERVEJA DE MERCADO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo das variáveis de controle na moagem de cana no processo de fabricação de Açúcar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Produção de Cerveja Artesanal com diferentes teores alcoólicos: avaliação química e sensorial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
ANÁLISE DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NA FUNDAÇAO EDUCACIONAL E DE PROTEÇAO AO MEIO AMBIENTE DA CIDADE DE FORMIGA-MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE CÓRREGO FUNDO-MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE CHORUME (LIXIVIADO) NO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
RELAÇÃO ENTRE ATENDIMENTOS HOSPITALAR POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E OS POLUENTES MONÓXIDO DE CARBONO E MATERIAL PARTICULADO NA CIDADE DE ARCOS ? MG; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Síntese e caracterização de biodiesel produzido a partir de óleo de mamona e óleo de fritura usado e tratamento do efluente gerado no processo de produção de biodiesel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Caracterização da manipueira produzida por uma cooperativa de produção de polvilho na cidade de Formiga-MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Reúso da água da chuva em uma gráfica no município de Santo Antônio do Monte-MG: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Produção e caracterização de biodiesel a partir de óleo de Pinhão Manso por pré-esterificação seguida de transesterificação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo da eficiência da estação de tratamento de efluentes industriais: em estudo de caso de uma indústria alimentícia de Lagoa da Prata-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo da concentração de monóxido de carbono na cidade de Lagoa da Prata-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo da viabilidade de produção do biodiesel a partir do óleo de coco de babaçu via rota metílica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo do uso de um biorremediador natural, na biodegradação da vinhaça advinda de uma usina sucroalcooleira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Análise da eficiência do tratamento físico de efluentes gerados em uma retífica de motores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Produção e caracterização de biodiesel a partir de misturas binárias de sebo bovino e óleo utilizado em fritura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Análise da eficiência de um sistema de tratamento de efluentes de curtume; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo e modelagem da concentração de monóxido de carbono na cidade de Arcos-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo da qualidade da água de uma nascente localizada próxima ao lixão do município de Formiga-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Desempenho da fertirrigação na plantação de cana-de-açucar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo e implantação de tratamento acústico em indústria cimenteira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Modelagem da autodepuração e qualidade da água do Rio Lavapés; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Análise da qualidade da água na Represa de Furnas no município de Pimenta-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Desperdício de água quente e seu possível impacto físico-químico ao ser lançada no solo pelas cachaçarias de Córrego Fundo-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Cogeração de energia a partir da biomassa: um estudo de caso em uma usina sucroalcooleira do centro oeste de Minas Gerais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Caracterização físico-química da água e avaliação do potencial recreativo da lagoa do fundão em Formiga-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Avaliação da qualidade da água da praia municipal de Lagoa da Prata ? MG, para balneabilidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo de caso sobre a coleta de lixo em Pimenta-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
COMPARAÇÃO DE FILTROS COM DIFERENTES TIPOS DE ESPESSURAS E DE DIFERENTES MATERIAIS FILTRANTES COMO OS UTILIZADOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FORMIGA-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Análise das águas subterrâneas em poços artesianos da cidade de Formiga-MG e tratamento de resultados por redes neurais artificiais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Avaliação da vermecompostagem do lixo residencial pelo métdo da lixeira ecológica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Avaliação e modelagem da capacidade de autodepuração do Rio do Peixe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Análise da eficiência sanitária ambiental no tratamento de carcaças avícolas através da compostagem no município de São Sebastião do Oeste-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Avaliação do composto obtido na usina de compostagem de resíduos urbanos de Iguatama-MG, em relação a outros tipos de culturas, na produção de alface; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo comparativo das águas advindas de residências servidas por diferentes tipos de tubulações nas redes de distribuição em Formiga-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Caracterização, físico-química e microbiológica, da qualidade da água da Lagoa do Tatá, no município de Córrego-Fundo-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Eficiência do sistema de tratamento dos efluentes líquidos industriais: um estudo de caso em uma empresa de fogos na cidade de Santo Antônio do Monte-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
avaliação da eficácia da compostagem e da água residuária de suinocultura na fertirrigação em culturas de alface; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Avaliação da capacidade de autodepuração do rio Córrego Fundo através da depressão de oxigênio dissolvido após o lançamento de efluente não tratado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Estudo qualitativo e quantitativo da captação de águas pluviais para sustentabilidade dos recursos hídricos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Análise da eficiência de uma lagoa aeróbia para tratamento do efluente líquido de extração de fécula de mandioca (manipueira) produzida pela cooperativa agrícola Padre Trindade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Avaliação da qualidade da água destinada ao abastecimento público no municipio de Japaraíba-MG; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Christiane Pereira Rocha Sousa;
Produções bibliográficas
-
Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha ; ROCHA, C. P. . ANÁLISES DE ÓLEOS VEGETAIS E ÓLEO RESIDUAL BRUTO POR CROMATOGRÁFICA GASOSA VISANDO À PRODUÇÃO DO BIODIESEL. Conexão ciência (Online) , v. 8, p. 85, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Eloi Junior, J. G. ; Fischer, J. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA SANITÁRIA NO TRATAMENTO DE CARCAÇAS AVÍCOLAS ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE- MG. Revista Conexão Ciência , v. 7, p. 14-27, 2012.
-
Elisiane Dantas Rocha ; Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. ; Almeida. A. M. . OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE GERADO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Lisboa. Anais do XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. ; Elisiane Dantas Rocha ; TEIXEIRA, P. S. . REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA RESIDUAL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE MISTURAS BINÁRIAS UTILIZANDO SEBO BOVINO E ÓLEO DE COCO DE BABAÇU. In: XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Lisboa. Anais do XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. ; Elisiane Dantas Rocha ; Aladir Horácio dos Santos ; OLIVEIRA, D. G. S. . AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE AQUÁTICA DA FRAÇÃO DO SOLÚVEL DO BIODIESEL DE ÓLEO DE COCO DE BABAÇU. In: XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Lisboa. Anais do XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
Elisiane Dantas Rocha ; Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. . COMPARAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA E ÓLEO DE MAMONA NA SÍNTESE DO BIODIESEL. In: XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Lisboa. Anais do XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014.
-
Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha ; Cunha, R. P. ; ROCHA, C. P. . Caracterização por cromatografia gasosa do óleo de mamona visando a produção de biodiesel. In: XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2014, Poços de Caldas. Anais do XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2014.
-
Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha ; Cunha, R. P. ; ROCHA, C. P. . Síntese de biodiesel de óleo de coco de babaçu por transesterificação pela rota metílica: comparação de desempenho de catalisadores. In: XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2014, Poços de Caldas. Anais do XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2014.
-
Arantes, L. C. ; ROCHA, C. P. ; Rodrigues, F. N. . Avaliação do desempenho da estação de tratamento de esgoto de Córrego Fundo-MG. In: Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII SIBESA - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental, 2014.
-
Leal, T. S. ; Rodrigues, F. N. ; ROCHA, C. P. . Análise da eficiência do sistema de tratamento de lixiviado em um aterro sanitário em Minas Gerais. In: Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII SIBESA - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental, 2014.
-
Borges, A. O. M. ; Rodrigues, F. N. ; ROCHA, C. P. . Estudo de um biorremediador natural na biorremediação da vinhaça. In: Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. Anais do XII SIBESA - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Análise cromatográfica do óleo de coco de babaçu e do óleo de algodão visando a produção de biodiesel. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2015.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Produção, caracterização e comparação da produção de biodiesel a partir de óleo de coco da babaçu e algodão. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Obtenção de biodiesel a partir da mistura binária do óleo de fritura residual e do óleo de algodão. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Comparação dos catalisadores metóxido de sódio e metóxido de potássio na produção do biodiesel do óleo de algodão. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Comparação da produção do biodiesel a partir da mistura fracionária de um óleo residual e uma oleaginosa. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Comparação dos biodieseis produzidos a partir das misturas fracionária de óleo de algodão e óleo de fritura residual. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. ; Elisiane Dantas Rocha . Caracterização dos biodieseis produzidos a partir das misturas dos óleos de coco de babaçu e óleo de mamona. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Avaliação da eficiência dos catalisadores alcalinos na produção de biodiesel a partir da mistura binária de duas oleaginosas diferentes. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Produção do biodiesel da mistura binária do óleo de algodão e do óleo de coco de babaçu. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Produção de biodiesel a partir da mistura binária de duas oleaginosas: coco de babaçu e algodão. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. ; Elisiane Dantas Rocha . Comparação dos biodieseis produzidos a partir de óleo de mamona e do óleo de algodão. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Produção e caracterização de biodiesel obtido através do óleo de algodão. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. . Caracterização do biodiesel produzido a partir das misturas do óleo de algodão e óleo de fritura residual. In: 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Anais do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, 2014.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . A inserção do óleo de fritura usado na indústria brasileira do biodiesel baseado na agência nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis. In: 8º COngresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Avaliação de parâmetros físico-químico de biodiesel feito de misturas binárias de óleo de coco de babaçu e óleo de fritura. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Comparação de diferentes catalizadores na produção de biodiesel a partir de óleo de coco de babaçu e óleo de fritura. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Obtenção e caracterização de biodiesel feito a partir de diferentes proporções de óleo de mamona e óleo de fritura usado. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Produção de biodiesel a partir de óleo vegetal de mamona e óleo residual de fritura empregando diferentes catalisadores comerciais. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Produção e caracterização de biodiesel feito de miasturas binárias de óleo de coco de babaçu e óleo de fritura residual. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Síntese de biodiesel a partir de óleo de mamona por transesterificação metílica via catálise alcalina. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Síntese de biodiesel: comparação na utilização de óleo de mamona e óleo de coco de babaçu como matéria-prima. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha . Síntese e caracterização, através de parâmetros físico-químicos e cromatografia gasosa, de biodiesel de óleo de mamona e óleo de fritura usado. In: 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013, São Paulo. Anais do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, 2013.
-
Elisiany de Faria ; ROCHA, C. P. . AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DO RIO CÓRREGO FUNDO ATRAVÉS DA DEPRESSÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO APÓS O LANÇAMENTO DE EFLUENTE NÃO TRATADO. In: XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Belo Horizonte-MG. Anais do XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012.
-
FERREIRA, M. R. B. ; ROCHA, C. P. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA PRAIA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA ?MG PARA BALNEABILIDADE. In: XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Belo Horizonte-MG. Anais do XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012.
-
CAMPOS, L. A. S. V. ; ROCHA, C. P. . ESTUDO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DA CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS. In: XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Belo Horizonte-MG. Anais do XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012.
-
COSTA, J. O. ; Almeida. A. M. ; ROCHA, C. P. . COMPARAÇÃO DE FILTROS COM DIFERENTES TIPOS DE ESPESSURAS E DE DIFERENTES MATERIAIS FILTRANTES COMO OS UTILIZADOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FORMIGA-MG. In: XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Salvador-BA. Anais do XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012.
-
Silva, H. R. ; Aladir Horácio dos Santos ; ROCHA, C. P. . MONÓXIDO DE CARBONO: ESTUDO E MODELAGEM DA CONCENTRAÇÃO DO MONÓXIDO DE CARBONO NA CIDADE DE ARCOS - MG. In: XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Salvador-BA. Anais do XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012.
-
MAZETTI, A. A. ; PINHEIRO, T. M. A. ; ROCHA, C. P. ; SILVA, P. B. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . PRODUÇÃO DE CELULASE POR Aspergillus niger EM REATOR DE LEITO FIXO A TEMPERATURA EXTERNA CONSTANTE. In: 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012, São Paulo-SP. Anais do 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012.
-
TEIXEIRA, P. S. ; ROCHA, C. P. ; VIEIRA, F. B. ; CASTRO, M. S. E. ; PINTO, D. B. F. . CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL PRODUZIDO COM MISTURAS BINÁRIAS DE SEBO BOVINO E ÓLEO DE SOJA. In: 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012, São Paulo-SP. Anais do 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012.
-
VIEIRA, F. B. ; ROCHA, C. P. ; Pamela Soares Teixeira ; CASTRO, M. S. E. ; PINTO, D. B. F. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO, POR ESTERIFICAÇÃO SEGUIDA DE TRANSESTERIFICAÇÃO. In: 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012, São Paulo-SP. Anais do 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012.
-
CASTRO, M. S. E. ; ROCHA, C. P. ; VIEIRA, F. B. ; TEIXEIRA, P. S. ; PINTO, D. B. F. . ESTUDO DA VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DO BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE COCO DE BABAÇU VIA ROTA METÍLICA. In: 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012, São Paulo-SP. Anais do 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012.
-
MENDONCA, D. N. ; ROCHA, C. P. . QUALIDADE DAS ÁGUAS DE UMA NASCENTE PRÓXIMA AO LIXÃO DESATIVADO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA ? MG. In: XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Belo Horizonte-MG. Anais do XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012.
-
Franco Bruno de Mendonça ; RAMOS, M.C. ; Fernanda Moreira Lopes Assumpção ; ROCHA, C. P. . Propostas de estratégias da manutenção, visando melhorar a produtividade: um estudo de caso em um setor de britagem de uma indústria mineradora localizada em Pains-MG. In: EMEPRO, 2011, São João Del Rei. Anais do EMEPRO 2011, 2011.
-
Warley Rogério Fonseca ; Andréa da Silva Peçanha ; RAMOS, M.C. ; ROCHA, C. P. . Benefícios gerados com a implantação do sistema de gestão da qualidade: um estudo de caso em uma organização no segmento de fundição no Centro Oeste de Minas Gerais. In: EMEPRO, 2011, São João Del Rei. Anais do EMEPRO 2011, 2011.
-
Fausto Henrique Trindade ; Ebias D. G. ; ROCHA, C. P. ; Agnelo Marcos da Cunha . Teoria das restrições como uma ferramenta de análise e solução de problemas: um estudo de caso em uma indústria gráfica de Santo Antônio do Monte-MG. In: EMEPRO, 2011, São João Del Rei. Anais do EMEPRO 2011, 2011.
-
Tatiane Valadão Pires ; Andréa da Silva Peçanha ; RAMOS, M.C. ; ROCHA, C. P. ; Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira . Análise de controle de qualidade: um estudo de caso em uma confecção de enxoval no Centro Oeste de Minas Gerais. In: EMEPRO, 2011, São João Del Rei. Anais do EMEPRO 2011, 2011.
-
Rodrigo Guilherme Silva Araujo ; Ebias D. G. ; ROCHA, C. P. ; Agnelo Marcos da Cunha . Proposta de recuperação de área degradada por uma mina de grafita: um estudo de caso em uma mineradora localizada em Itapecerica-MG. In: EMEPRO, 2011, São João Del Rei-MG. Anais do EMEPRO 2011, 2011.
-
Agnelo Marcos da Cunha ; ROCHA, C. P. . Estudo e implantação de tratamento acústico em indústria cimenteira. In: 13º Forum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2011, Porto Alegre-RS. Anais do 13º Forum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2011.
-
ROCHA, C. P. ; Elisiane Dantas Rocha ; BAILAO, E. F. L. C. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Utilização de biorreator de coluna para produção de invertase por Aspergillus niger. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul - RS. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011.
-
ROCHA, C. P. ; BAILAO, E. F. L. C. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Utilização de resíduos adroindustriais como substrato para produção das enzimas amilase e pectinase por Aspergillus niger. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul - RS. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011.
-
ROCHA, C. P. ; Elisiane Dantas Rocha ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Produção de celulase de Aspegillus niger utilizando resíduos agroindustriais em biorreator de coluna visando aplicação na hidrólise de resíduos lignocelulósicos. In: 6º Congresso Internacional de Bioenergia, 2011, Curitiba. Anais do 6º Congresso Internacional de Bioenergia, 2011.
-
FERNANDES, J. F. ; ROCHA, C. P. . Avaliação da qualidade da água destinada ao abastecimento público no município de Japaraíba-MG. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre-RS. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
GUIMARAES, M. S. ; ROCHA, C. P. . Eficiência do sistema de tratamento dos efluentes líquidos industriais: um estudo de caso em uma empresa na cidade de Santo Antônio do Monte-MG. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre-RS. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
FERREIRA, T. C. R. ; Almeida. A. M. ; ROCHA, C. P. . Estudo Comparativo das águas advindas de residências servidas por diferentes tipos de tubulações nas redes de distribuição em Formiga-MG. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre-RS. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
CASTRO, N. J. A. ; ROCHA, C. P. . Análise da eficiência de uma lagoa anaeróbia para tratamento do efluente líquido de extração de fécula (manipueira) produzida pela cooperativa agrícola de Padre Trindade. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre-RS. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
SILVEIRA, J. M. ; ROCHA, C. P. . Caracterização da qualidade da água da lagoa do Tatá, no município de Córrego Fundo-MG. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre-RS. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.
-
FONSECA, G. M. ; Assis V. T. ; RAMOS, M.C. ; ROCHA, C. P. . Ferramenta de gerenciamento de escopo e tempo: um estudo de caso em uma fábrica de clinquer em Arcos-MG. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de produção, 2011, Belo Horizonte. Anais do XXXI Encontro Nacional de Engenharia de produção, 2011.
-
AGUIAR, G. ; RAMOS, M.C. ; Andréa da Silva Peçanha ; ROCHA, C. P. . Gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis: um estudo de caso na associação dos recicladores de Formiga-MG. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de produção, 2011, Belo Horizonte. Anais do XXXI Encontro Nacional de Engenharia de produção, 2011.
-
Antônia Terezinha de Melo ; Aladir Horácio dos Santos ; Almeida. A. M. ; ROCHA, C. P. . Avaliação e modelagem da qualidade da água e capacidade de autodepuração do Rio do Peixe. In: XIV World Water Congress, 2011, Porto de Galinhas. Anais do XIV World Water Congress, 2011.
-
ARANTES, F. C. ; Almeida. A. M. ; ROCHA, A. B. ; Aladir Horácio dos Santos ; ROCHA, C. P. . Análise das águas subterrâneas em poços artesianos da cidade de Formiga-MG e tratamento de resultados por redes neurais artificiais. In: XIV World Water Congress, 2011, Porto de Galinhas. Anais do XIV World Water Congress, 2011.
-
CARVALHO, P. S. S. ; RAMOS, M.C. ; ROCHA, C. P. . Vantagens da manutenção preventiva: um estudo de caso em uma empresa produtora de cal em Arcos-MG. In: XVIII Simpósio de Engenharia de Produção, 2011, Bauru-SP. Anais do XVIII SIMPEP, 2011.
-
ROCHA, C. P. ; Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; SANTOS, E. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso ; BAILAO, E. F. L. C. . Produção de amilase e pectinase por fermentação em estado sólido empregando Aspergillus niger. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu-PR. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010. p. 9971-9978.
-
ROCHA, C. P. ; CORREA, L. S. ; Carlos Alberto Vieira de Almeida ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Modelagem da produção de celulase em Fermentação não isotérmica, em meio sólido, de A. niger. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu-PR. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010. p. 9961-9970.
-
Carlos Alberto Vieira de Almeida ; ROCHA, C. P. ; VIEIRA, R. B. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Produção de protease de Aspergillus níger no cultivo em estado sólido em biomassa de arroz e maracujá. In: Safety, Health and Environment World Congress, 2010, São Paulo-SP. Book of Safety, Health and Environment World Congress, 2010.
-
SILVA, M. M. G. ; ROCHA, C. P. ; RAMOS, M.C. . Aproveitamento, como gesso agrícola, de resíduo sólido gerado por mineradora de grafite. In: XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru - SP. Anais do XVII SIMPEP, 2010.
-
ROCHA, C. P. ; Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; Carlos Alberto Vieira de Almeida ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Estudo do Tempo de Fermentação em Estado Sólido para Produção de Invertase e Amilase com Aspergillus Niger. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal/RN. Anais do XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos. ? Natal, RN: 2009, 2009.
-
ROCHA, C. P. ; Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; Carlos Alberto Vieira de Almeida ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Otimização de Variáveis para Produção de Invertase e Amilase empregando Fermentação em Estado Sólido com Aspergillus niger. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal/RN. Anais do XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos. ? Natal, RN: 2009, 2009.
-
ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Produção das Enzimas Invertase e Protease em Fermentação em Estado Sólido com Aspergillus niger. In: IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2009, Maringá/PR. Anais do IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2009.
-
ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Avaliação do Crescimento Celular e Produção Enzimática de Aspergillus niger na Fermentação em Estado Sólido de Resíduos de Farelo de Arroz e Maracujá. In: IX Simpódio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2009, Maringá/PR. Anais do IX Simpódio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2009.
-
Rangel, A. C. de M. ; Sousa, A. P. A. de ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL COM ADIÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS FUNCIONAIS: AVALIAÇÃO QUÍMICA E SENSORIAL. In: XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2015, Formiga-MG. Anais da XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2015.
-
Cunha, R. P. ; Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha ; ROCHA, C. P. . Comparação da produção de biodieseis obtidos a partir dos óleos de mamona, óleos de coco de babaçu e óleo de fritura residual. In: X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão : Ciência, Tecnologia & Sociedade: Ciências Sociais Aplicadas, 2014, Formiga-MG. Anais eletrônicos da X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão : Ciência, Tecnologia & Sociedade: Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
-
CORREA, L. S. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso ; ROCHA, C. P. . Avaliação do Tempo de Fermentação para Produção de Enzimas Empregando Resíduos Agroindustriais. In: VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2009, Uberlândia. VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica - Energias Sustentáveis e Matriz Energética Brasileira, 2009. p. 138.
-
Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso ; ROCHA, C. P. . Otimização das Variáveis Para a Produção de Enzimas Empregando Resíduos Agroindustriais Utilizando Técnica de Superfície de Resposta. In: VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2009, Uberlândia. VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica - Energias Sustentáveis e Matriz Energética Brasileira, 2009. p. 52-52.
-
Souza, A. J. N. ; BITENCOURT, F. S. ; ALVARENGA, V. F. ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL A PARTIR DE SORGO: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICO. In: Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE 2018, 2018, Formiga. Anais da MIPE 2018, 2018.
-
Souza, A. J. N. ; BITENCOURT, F. S. ; ALVARENGA, V. F. ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN A PARTIR DE GRÃOS MALTADOS DE SORGO E ARROZ. In: XIV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE 2018, 2018, Formiga-MG. Anais da MIPE 2018, 2018.
-
BITENCOURT, F. S. ; Souza, A. J. N. ; ALVARENGA, V. F. ; ROCHA, C. P. . ENRIQUECIMENTO DA CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN. In: XIV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE 2018, 2018, Formiga-MG. Anais da MIPE 2018, 2018.
-
ALVARENGA, V. F. ; Souza, A. J. N. ; BITENCOURT, F. S. ; ROCHA, C. P. . A BRASSAGEM DA PRODUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN. In: XIV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE 2018, 2018, Formiga - MG. Anais da MIPE 2018, 2018.
-
ALVARENGA, V. F. ; Souza, A. J. N. ; BITENCOURT, F. S. ; ROCHA, C. P. . A IMPORTÂNCIA DA ESPUMA NA QUALIDADE DA CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN. In: XIV MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISA E EXTENSÃO, 2018, Formiga - MG. Anais da MIPE 2018, 2018.
-
Souza, A. J. N. ; BITENCOURT, F. S. ; ROCHA, C. P. . EXTRAÇÃO DO GLÚTEN DE SORGO E ARROZ À PARTIR DA GERMINAÇÃO E SECAGEM DOS GRÃOS1. In: XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão: Ciência, Tecnologia & Sociedade: comunicação e tecnologia, 2017, Formiga-MG. Anais Eletrônicos XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão: Ciência, Tecnologia & Sociedade: comunicação e tecnologia, 2017.
-
BITENCOURT, F. S. ; Souza, A. J. N. ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL SEM GLÚTEN A PARTIR DE GRÃOS MALTADOS DE SORGO E ARROZ. In: XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão: Ciência, Tecnologia & Sociedade: comunicação e tecnologia, 2017, Formiga. Anais Eletrônicos da XIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão: Ciência, Tecnologia & Sociedade: comunicação e tecnologia, 2017.
-
Souza, A. J. N. ; MARTINS, I. P. ; BITENCOURT, F. S. ; Rangel, A. C. de M. ; ROCHA, C. P. . Produção de cerveja artesanal Com Adição de microrganismos: avaliação física e sensorial. In: XXXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de química, 2017, Itajubá. Anais do XXXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de química, 2017.
-
Rangel, A. C. de M. ; BITENCOURT, F. S. ; SILVA, N. C. M. ; ROCHA, C. P. . QUANTIFICAÇÃO AÇÚCARES TOTAIS EM CERVEJA ARTESANAL COM ADIÇÃO DE PROBIÓTICOS. In: XII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2016, Formiga-MG. Anais da XII MIPE, 2016.
-
BITENCOURT, F. S. ; Rangel, A. C. de M. ; SILVA, N. C. M. ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL COM ADIÇÃO DE PROBIÓTICOS1. In: XII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2016, Formiga-MG. Anais da XII MIPE, 2016.
-
Cunha, R. P. ; OLIVEIRA, L. M. B. ; SANTOS, M. A. I. ; ROCHA, C. P. . Tratamento do efluente gerado no processo de obtenção de biodiesel produzido a partir do óleo de amendoim. In: XII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2016, Formiga-MG. Anais da XII MIPE, 2016.
-
SILVA, N. C. M. ; Rangel, A. C. de M. ; BITENCOURT, F. S. ; ROCHA, C. P. . Determinação do teor alcoólico em cerveja artesanal com adição de microorganismos probióticos. In: XII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2016, Formiga-MG. Anais da XII MIPE, 2016.
-
OLIVEIRA, L. M. B. ; Cunha, R. P. ; SANTOS, M. A. I. ; ROCHA, C. P. . Caracterização e produção de biodiesel produzido a partir do óleo de amendoim. In: XII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2016, Formiga-MG. Anais da XII MIPE, 2016.
-
OLIVEIRA, L. M. B. ; Cunha, R. P. ; SANTOS, M. A. I. ; ROCHA, C. P. . Produção de biodiesel a partir do óleo de amendoim. In: XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2015, Formiga-MG. Anais da XI MIPE, 2015.
-
Sousa, A. P. A. de ; Rangel, A. C. de M. ; ROCHA, C. P. . Produção de cerveja artesanal com diferentes teores alcoólicos: avaliação química e sensorial. In: XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2015, Formiga-MG. Anais da XI MIPE, 2015.
-
OLIVEIRA, L. M. B. ; Cunha, R. P. ; Sousa, L. C. ; SANTOS, M. A. I. ; ROCHA, C. P. . Produção e caracterização de biodiesel produzido a partir do óleo de algodão. In: XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2015, Formiga-MG. Anais da XI MIPE, 2015.
-
Cunha, R. P. ; Sousa, L. C. ; OLIVEIRA, L. M. B. ; SANTOS, M. A. I. ; ROCHA, C. P. . Tratamento do efluente do biodiesel produzido a partir do óleo de algodão. In: XI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2015, Formiga-MG. Anais da XI MIPE, 2015.
-
Rangel, A. C. de M. ; Sousa, A. P. A. de ; ROCHA, C. P. ; SOARES, B. D. . Análise química e sensorial cerveja artesanal. In: X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2014, Formiga-MG. Anais da X MIPE, 2014.
-
Cunha, R. P. ; Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. . Produção e caracterização de biodiesel a partir de óleo de algodão. In: X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2014, Formiga-MG. Anais da X MIPE, 2014.
-
Sousa, L. C. ; Cunha, R. P. ; ROCHA, C. P. . Tratamento e caracterização da água residuária gerada no processo de produção do biodiesel. In: X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2014, Formiga-MG. Anais da X MIPE, 2014.
-
Sousa, A. P. A. de ; Rangel, A. C. de M. ; ROCHA, C. P. ; SOARES, B. D. . Produção artesanal da cerveja. In: X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2014, Formiga-MG. Anais da X MIPE, 2014.
-
Sousa, L. C. ; Elisiane Dantas Rocha ; ROCHA, C. P. . ANÁLISES DE ÓLEOS VEGETAIS E ÓLEO RESIDUAL BRUTO POR CROMATOGRÁFICA GASOSA VISANDO À PRODUÇÃO DO BIODIESEL. In: IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2013, Formiga-MG. Anais Eletrônicos IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2013.
-
Elisiane Dantas Rocha ; Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEIS DE ÓLEO DE COCO DE BABAÇU, ÓLEO DE MAMONA E ÓLEO USADO EM FRITURA. In: IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2013, Formiga-MG. Anais Eletrônicos IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2013.
-
TEIXEIRA, P. S. ; Elisiane Dantas Rocha ; Sousa, L. C. ; ROCHA, C. P. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE MISTURAS BINÁRIAS DE SEBO BOVINO E ÓLEO UTILIZADO EM FRITURA. In: IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2013, Formiga-MG. Anais Eletrônicos IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, 2013.
-
ROCHA, C. P. ; Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; Carlos Alberto Vieira de Almeida ; Vicelma Luiz Cardoso ; Ubirajara Coutinho Filho . Cellulase and amilase production by Aspergillus niger in solid state processes using fixed-bed column reactors and waste from rice and passion fruit production. In: Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2010, Clearwater Beach. Anaal of Symposium on Biotechnology for fuels and Chemicals, 2010.
-
ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . APLICAÇÃO DA TÉCNICA DA SUIPERFÍCIE DE RESPOSTA NA OTIMIZAÇÃO DE VARIÁVEIS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ENZIMAS AMILASE, PECTINASE E PROTEASE EMPREGANDO ASPERGILLUS NIGER. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Anais do 25º CBM, 2009.
-
ROCHA, C. P. ; Nathacha Kare Gonçalves Silva ; Raquel Chamone Barbosa ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . APROVEITAMENTO DO SORO DE LEITE NA PRODUÇÃO DE LACTASE E CELULASE POR ASPERGILLUS NIGER. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas-PE. Anais do 25º CBM, 2009.
-
ROCHA, C. P. ; BAILAO, E. F. L. C. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Utilização de resíduos agroindustriais como substrato para produção das enzimas amilase e pectinase por Aspergillus niger. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, C. P. ; Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; SANTOS, E. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso ; BAILAO, E. F. L. C. . Produção de amilase e pectinase por fermentação em estado sólido empregando Aspergillus niger. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. M. G. ; ROCHA, C. P. ; RAMOS, M.C. . Aproveitamento, como gesso agrícola, de resíduo sólido gerado por mineradora de grafita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, C. P. ; CORREA, L. S. ; Carlos Alberto Vieira de Almeida ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso ; BAILAO, E. F. L. C. . Modelagem da produção de celulase em Fermentação não isotérmica, em meio sólido, de A. niger. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ana Beatriz Carrijo Rodrigues ; ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Otimização das Variáveis Para a Produção de Enzimas Empregando Resíduos Agroindustriais Utilizando Técnica de Superfície de Resposta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Avaliação do Crescimento Celular e Produção Enzimática de Aspergillus niger na Fermentação em Estado Sólido de Resíduos de Farelo de Arroz e Maracujá. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . Produção das Enzimas Invertase e Protease em Fermentação em Estado Sólido com Aspergillus niger. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Raquel Chamone Barbosa ; Nathacha Kare Gonçalves Silva ; ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . APROVEITAMENTO DO SORO DE LEITE NA PRODUÇÃO DE LACTASE E CELULASE POR ASPERGILLUS NIGER. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, C. P. ; Ubirajara Coutinho Filho ; Vicelma Luiz Cardoso . APLICAÇÃO DA TÉCNICA DA SUIPERFÍCIE DE RESPOSTA NA OTIMIZAÇÃO DE VARIÁVEIS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DAS ENZIMAS AMILASE, PECTINASE E PROTEASE EMPREGANDO ASPERGILLUS NIGER. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Desenvolvimento e caracterização de Kombucha a partir de chá verde e chá preto, Descrição: Kombucha,é uma bebida levemente ácida e adocicada, com baixo custo de produção que pode ser produzida originalmente a partir da fermentação do chá de Camelia sinensis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Gabriel Eduardo Amaral graciano - Integrante.
-
2017 - 2019
Produção da cerveja artesanal a partir de arroz e sorgo: determinação quantitativa de glúten através de análise físico-químico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Fernanda Souza Bitencourt - Integrante / Alex Junior Neves Souza - Integrante / Verônica Ferreira Alvarenga - Integrante / Gabriel Eduardo Amaral graciano - Integrante / Paola Sabrina Taveira - Integrante.
-
2016 - 2017
Caracterização e produção de biodisel produzido a partir de óleo de amendoim seguido do tratamento de efluentes gerado no processo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Rayanna Pinheiro Cunha - Integrante / Natália Cristina Marcelo Silva - Integrante.
-
2015 - 2017
Produção de cerveja artesanal com adição de micro-organismos funcionais: avaliação química e sensorial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Ana Paula Alves de Sousa - Integrante / Ana Carolina de Melo Rangel - Integrante.
-
2014 - 2015
Produção de biodiesel a partir de óleo de algodão e óleo residual de fritura, seguido do tratamento e caracterização da água residuária gerada no processo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Lays Camila de Sousa - Integrante / Rayanna Pinheiro Cunha - Integrante.
-
2014 - 2015
Produção de cerveja artesanal com diferentes teores alcoólicos: avaliação química e sensorial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Bruno Daniel Soares - Integrante / Ana Paula Alves de Sousa - Integrante / Ana Carolina de Melo Rangel - Integrante.
-
2013 - 2014
PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEIS DE ÓLEO DE COCO DE BABAÇU, ÓLEO DE PINHÃO MANSO E ÓLEO USADO EM FRITURA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador / Elisiane Dantas Rocha - Integrante / Lays Camila de Sousa - Integrante.
-
2012 - 2013
Produção e caracterização de biodiesel a partir de misturas binárias de sebo bovino e óleo utilizado em fritura, Descrição: Considerando os benefícios ambientais, sociais e econômicos gerados a partir da produção e utilização do biodiesel, o presente projeto visa a utilização da mistura binária, em diferentes proporções, de sebo bovino e óleo de fritura usado, na produção de biodiesel por catálise alcalina, além da caracterização das diferentes misturas e dos diferentes biodieseis produzidos. Com base nos resultados apresentados convênios podem ser firmados diminuindo problemas relacionados ao descarte dos resíduos, através da possibilidade de produção pela comunidade e/ou associações de classe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiane Pereira Rocha Sousa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Formiga. , Av. Dr. Arnaldo de Senna, 328, Água Vermelha, 35570000 - Formiga, MG - Brasil, Telefone: (37) 33291400
Experiência profissional
2011 - 2016
Cal FlorestaVínculo: Responsável técnica, Enquadramento Funcional: Engenheira química, Carga horária: 4
2011 - Atual
Centro Universitário de FormigaVínculo: Membro do colegiado de curso, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Centro Universitário de FormigaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora cursos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e Engenharia Química
2010 - Atual
Centro Universitário de FormigaVínculo: Integral, Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Sistemas de tratamento de águas e resíduos I;
Sistemas de tratamento de águas e resíduos II;
Bioquímica;
Gestão ambiental e
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christiane Pereira Rocha Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?