Luciane Maria Schlindwein
Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os anos de 2017 e 2018, com bolsa concedida pelo CNPq. É graduada em Pedagogia (1985), possui mestrado (1994) e doutorado (1999) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou na coordenação do PPGE/UFSC entre 2012 e 2016. É professora concursada no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e atua no Curso Pedagogia e no PPGE/UFSC, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. É orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foi bolsista PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico entre os anos de 2009 a 2018. Faz parte do conselho editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional e da Revista Educação sem Fronteiras (Moçambique). Esteve no conselho editorial das Revistas Contrapontos, EntreVer, Extensio e Psicologia Escolar e Educacional. Atuou como coordenadora local da 35ª Reunião Anual da Anped, realizada na UFSC, em 2015. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Atualmente participa do Comitê Científico da Anped, representando o GT20 ? Psicologia da Educação. Tem experiência nas áreas da formação de professores e da psicologia da educação. As pesquisas realizadas e em andamento contemplam estudos sobre a formação inicial e continuada de professores para a infância; a prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade) e, investigações sobre o desenvolvimento estético, artístico e científico de professores e alunos a partir de reflexões teóricas e metodológicas pautadas nos referencias da psicologia histórico-cultural.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)
1995 - 1999
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Processo de Internalização - Investigando Indivíduos Adultos em um Contexto Escolar
Cláudia Leme Ferreira Davis. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: internalização; formação de conceitos; formação em serviço.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores.
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)
1990 - 1994
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Proposta de Alfabetização no Estado de Santa Catarina e sua Efetivação no Município de Penha/SC
Orientador: Cláudia Leme Ferreira Davis
, Ano de Obtenção: 1994.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alfabetização; proposta curricular; formação em serviço.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores.
Especialização em Orientação Educacional
1986 - 1988
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Formação complementar
2018 - 2018
Cambios políticos en Brasil y perspectivas en el escenario educativo. (Carga horária: 8h). , Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (Cinvestav) do Instituto Po, CINVESTAV, México.
2010 - 2010
Extensão universitária em Direzione Generale del Personale e della Formazion. (Carga horária: 20h). , Istituto Centrale di Formazione - Dipartamento Giustizia Minorile, DGM, Itália.
2004 - 2004
Extensão universitária em stage d?un mois sur la direction Maucice Tardif. (Carga horária: 80h). , Centro de recherche interuniversitaire sur la form, CRIFPE, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
Souza, Marilene P R ; SCHLINDWEIN, L. M. . II SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINO-AMÉRICA: BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO. 2016. (Congresso).
SCHLINDWEIN, L. M. ; BIANCHETTI, L. ; VALLE, I. R. ; FANTIN, M. ; CARVALHO, Diana Carvalho de ; GIRARDELLO, G. . 37 Reunião Nacional da ANPED. 2015. (Congresso).
BITTENCOURT, J. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. 2012. (Congresso).
FACCI, Marilda ; SCHLINDWEIN, L. M. . X CONPE ? Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2011. (Congresso).
SCHLINDWEIN, L. M. . VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPEDSUL. 2010. (Congresso).
FERREIRA, V. S. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Seminário de Pesquisa da Região Sul - ANPED SUL. 2008. (Congresso).
AGUIAR, M. A. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Reunião Anual da ANPED. 2007. (Congresso).
AGUIAR, M. A. ; SCHLINDWEIN, L. M. ; BASTOS, J. A. . Reunião dos Coordenadores com a Diretoria da ANPED. 2007. (Congresso).
SCHLINDWEIN, L. M. . REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2006. (Congresso).
AGUIAR, M. A. ; BASTOS, J. A. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Reunião do RORPRED - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação da ANPED. 2006. (Congresso).
NAUJORKS, M. I. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Comitê científico. 2006. (Congresso).
AGUIAR, M. A. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Reunião Anual da ANPED. 2005. (Congresso).
RAMALHO, B. L. ; BASTOS, J. A. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Reunião de Coordenadores de Grupos de Trabalho/Grupos de Estudos. 2005. (Congresso).
Participação em eventos
41 REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Apresentação de Trabalhos. 2023. (Congresso).
Seminário GPPL - Diálogos em aberto.IMAGINAÇÃO, BRINCAR, DRAMA. 2023. (Seminário).
III Seminário sobre Políticas Públicas e prática docente em países da latino-américa: Brasil,Cuba e México: concepções de aprendizagem e desenvolvimento.Políticas Públicas para os Anos Iniciais do Município de Florianópolis: desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).
6 Encontro Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes.Metodologias de Pesquisa. 2016. (Encontro).
Debate teórico-metodológico no Grupo de Pesquisa Formação e atuação docente do PPGE/FURB.Assessoria ao grupo de pesquisa. 2016. (Encontro).
Aprendizagem e Desenvolvimento: implicações para a prática pedagógica.O Ensino e a Aprendizagem na Prática Pedagógica. 2012. (Seminário).
Desenvolvimento e Aprendizagem: relações e implicações para a prática pedagógica.Aprendizagem e Desenvolvimento: brincar e aprender. 2012. (Seminário).
Formação de Professores na Pesquisa em Santa Catarina.Formação de Professores na Pesquisa em Santa Catarina. 2012. (Encontro).
ENDIPE.Práticas Pedagógicas e o Protagonismo dos Sujeitos: cultura e conhecimento. 2008. (Simpósio).
Seminário Desenvolvimento Estético na Formação Docente a Partir da Perspectiva Sócio-Histórica.Desenvolvimento Estético de Professores e Psicologia Histórico-Cultural. 2008. (Seminário).
Seminário DEsenvolvimento Estético na Formação Docente a Partir da Perspectiva Sócio-Histórica.DEsenvolvimento Estético na Formação Docente a Partir da Perspectiva Sócio-Histórica. 2008. (Seminário).
II Colóquio de Psicologia da Arte: a correspondência das artes e a unidade dos sentidos.Estética e Educação: construindo significados e sentidos a partir de vivências. 2007. (Seminário).
COLÓQUIO MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO.MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO E DISCURSO. 2006. (Encontro).
III Seminário Sobre Ética em Pesquisa.Ética na Pesquisa em Educação: promover ou punir?. 2006. (Seminário).
I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil.Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. 2006. (Simpósio).
I Simpósio Nacional de Educação Básica.Educação Infantil. 2006. (Simpósio).
Programa de Formação Continuada da UNIVALI. 2006. (Outra).
REUNIÃO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGUÃO SUL. 2006. (Encontro).
REUNIÃO DO FORPRED. 2006. (Encontro).
Seminário do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação.Seminario do Fórum. 2006. (Encontro).
28 Reunião Anual da ANPEd. vice-coordenadora do GT 20 Psicologia da Educação. 2005. (Congresso).
Formação Continuada Para docentes do Ensino Superior. 2005. (Oficina).
I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA PSICOLOGIA - ULAPSI. O USO DO COMPUTADOR E A ALFABETIZAÇÃO: INVESTIGANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 2005. (Congresso).
III COLÓQUIO EM EDUCAÇÃO.III COLÓQUIO EM EDUCAÇÃO. 2005. (Seminário).
IV Seminário de Iniciação Científica.Imaginação e arte na formação de professores do ensino fundamental. 2005. (Seminário).
Seminário: Perspectivas Atuais da Formação de Professores.Perspectivas Atuais da Formação Docente. 2005. (Seminário).
Seminário: Plano Nacional de Pós-graduação em Educação. 2005. (Seminário).
VIII Fórum Institucional de Integração Universitária da UNIVALI.Formação de Professores. 2004. (Encontro).
V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL (ANPED SUL).V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL (ANPED SUL). 2004. (Seminário).
29 Congreso Interamericano de Psicologia. 29 Congreso Interamericano de Psicologia. 2003. (Congresso).
ENDIPE. O exame nacional de cursos(ENC) e seus reflexos no currículo de um curso de pedagogia: um caso avaliativo. 2002. (Congresso).
I SEMINÁRIO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.I SEMINÁRIO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2002. (Seminário).
IX Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade da Educação. IX Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade da Educação. 2002. (Congresso).
V colóquio sobre questões curriculares (I colóquio luso-brasileiro).V colóquio sobre questões curriculares (I colóquio luso-brasileiro). 2002. (Outra).
XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia: impactos da avaliação externa. 2002. (Congresso).
28 Congresso Interamericano de Psicologia. Classes de Aceleração: investigando práticas educativas promotoras de aprendizagem. 2001. (Congresso).
III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural. 2000. (Outra).
Participação em bancas
RAUSCH, R. B.SCHLINDWEIN, L. M.; CARVALHO, C.; SOUZA, O.. ENREDOS DO DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO LITERÁRIO DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SMOLKA, Ana Luíza Bustamante; CRUZ, M. N.;SCHLINDWEIN, L. M.. O trabalho com a literatura no primeiro ano do ensino fundamental: modos de participação das crianças na elaboração. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
GESSER, M.; MAHEIRIE, K.;SCHLINDWEIN, L. M.; ANGELUCCI, C. B.; ZANELLA, A. V.. DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RAUSCH, R. B.SCHLINDWEIN, L. M.; Schroeder. E.; CERVI, G. M.. Contribuições do programa institucional arte na escola à formação continuada de professores da educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
QUINTEIRO, Jucirema;CARVALHO, Diana Carvalho de; CARVALHO, L. D.; MOLL, J.; THIESEN, J. S.;SCHLINDWEIN, L. M.. Escola de Tempo Integral e o Direito a Infância: uma análise da produção acadêmica (1988 - 2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RAUSCH, R. B.SCHLINDWEIN, L. M.; Schroeder. E.; CERVI, G. M.. Contribuições do Programa Institucional Arte na Escola à Formação Continuada de Professores da Educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
MAXIMO, L. F.;SCHLINDWEIN, L. M.RAABE, André. Os "padrões de Competência em TIC para professores" estabelecidos pela UNESCO: investigando o desejável e o provável na percepção de docentes do ensino superior de santa catarina para o decênio 2014-2024. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.. Aprendizagem e cultura: a experiência de uma segunda língua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013.
BITTAR, M.;SCHLINDWEIN, L. M.; MIRANDA, M. G.; CHAVES, J. C.. Criatividade e processos criativos: diálogos e controvérsias na produção acadêmica fundamentada na perspectiva histórico-cultural (2006-2012). 2013.
ROMANOWSKI, J. P.;SCHLINDWEIN, L. M.; URBANETZ, Sandra Terezinha. Formação Continuada do Professor do Ensino Técnico em Estética. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
ZANELLA, A.SCHLINDWEIN, L. M.; MAHEIRIE, K.. Diferentes Olhares: um tour com crianças pelo centro da cidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, Adair de Aguiar; LUNA, J. M. F.. Como e Porque Ler Poesia em Sala de Aula. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
CORDEIRO, Maria Helena B VSCHLINDWEIN, L. M.; MANRIQUE, A.L.. Representações Sociais de Matemática: um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SIRGADO, Angel Pino; LEITE, M. I. F. P.;SCHLINDWEIN, L. M.. Educação Estética - investigando possibilidades a partir de um grupo de professoras. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
CORDEIRO, Maria Helena B V; SIRGADO, Angel Pino; Joly, I. Z. L.;SCHLINDWEIN, L. M.. A educação musical na perspectiva do professor. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
HOSTINS, R. C. L.;SCHLINDWEIN, L. M.; SOARES, M. T. C.. Motivos e razões dos professores das disciplinas específicas frente à carreira docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
TAGLIEBER, E.;CORDEIRO, Maria Helena B VSCHLINDWEIN, L. M.; MANRIQUE, A.L.. Representações sociais de matemática: Um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
TAGLIEBER, E.; MANRIQUE, A.L.;CORDEIRO, Maria Helena B VSCHLINDWEIN, L. M.. Representações sociais de matemática: um estudo com alunos de ensino médio do serviço nacional de aprendizagem industrial - SENAI/Itajaí, SC. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SIRGADO, Angel Pino; GOMES, L, S. R.; HOSTINS, R. C. L.;SCHLINDWEIN, L. M.. A INOVAÇÃO E A ESTÉTICA COMO DIFERENCIAL NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE DESIGN. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
MOSTAFA, Solange Puntel;SCHLINDWEIN, L. M.; MARTINS, C. J.. Dispositivo Pedagógico & Dispositivo da Sexualidade: uma delicada relação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; ROMANOWSKI, J. P.; HOSTINS, R. C. L.. MEMORIAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA PRÁTICA DE ENSINO. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; GARCIA, R.M.C.; SIRGADO, Angel Pino. A Educação Condutiva como possibilidade de desenvolvimento e inserção social. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SOUZA, O.;SCHLINDWEIN, L. M.; SILVA, N.M.A S.. Formação continuada de professores alfabetizadores: representações e sentidos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SIRGADO, Angel Pino;SCHLINDWEIN, L. M.; RANGHETTI, D. S.. Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: olhares dos professores de Jaraguá do Sul/SC. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
CALDEIRA, Elisabeth;SCHLINDWEIN, L. M.; SANTOS, J. F.. A Filosofia no Ensino Médio: sentidos do execício da docência. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; MOSTAFA, Solange Puntel; MOLON, S. I.. Olhares, Significações e Silêncios: a produção de conhecimentos na prática de ensino. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.CORDEIRO, Maria Helena B V; PRADO, C.. A Representação Social de Brincar e de Aprender de Acadêmicas do Curso de Pedagogia. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; TAGLIEBER, E.; GUERRA, A. F.. Metodologia para el desarrollo de la creatividad em la enseanza del arte com alumnos de 5 y 6 series de la escuela fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em MASTER EM EDUCACION) - INSTITUTO PEDAGOGICO LATINOAMERICANO Y CARIBEO.
SCHLINDWEIN, L. M.; FERREIRA, V. S.; MOSTAFA, Solange Puntel. La Formación Psicológica del Profesor para la Eficacia Pedagógica. 2006. Dissertação (Mestrado em MASTER EM EDUCACION) - INSTITUTO PEDAGOGICO LATINOAMERICANO Y CARIBEO.
SCHLINDWEIN, L. M.; MARTINS, J. E.; LUNA, J. M. F.. Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: disciplina x atividade. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; ROS, Silvia Zanatta da; GESSER, Verônica. LEMBRANÇAS DE ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DIFERENÇAS VISUAIS. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
FERRI, CássiaSCHLINDWEIN, L. M.; GESSER, Verônica. LA CONSTRUCCION DA LA IDENTIDAD ETNICA DE LOS ALUMNOS DA 1 A 4 GRADO EN EL PROCESO EDUCATIVO. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
CORDEIRO, Maria Helena B VSCHLINDWEIN, L. M.; FERREIRA, V. S.. LA LECTURA EN LA ESCUELA: UNA ACTIVIDAD DE CONSTRUCION DE SENTIDOS EN LOS EDUCANDOS. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
FERREIRA, V. S.;SCHLINDWEIN, L. M.FERRI, Cássia. UNA ALTERNATIVA CURRICULAR PARA LA FORMACION DEL MAESTRO DE EDUCATION INFANTIL. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
GUERRA, A. F.;SCHLINDWEIN, L. M.; GUIMARÃES, Mauro. UM ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; SILVA, Vânia Beatriz Monteiro; MOSTAFA, Solange Puntel. O PROFESSOR E A SUA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: INVESTIGANDO OS SENTIDOS POSSÍVEIS. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
FERREIRA, V. S.;CARVALHO, Diana Carvalho deSCHLINDWEIN, L. M.; GESSER, Verônica. A CONCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS SOBRE SABERES NECESSÁRIOS PARA SEREM UMA BOA PROFESSORA DE BEBÊS. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
FISCHER, J.;SCHLINDWEIN, L. M.; SILVA, N. M. A.. A Criança e o Brincar: um estudo sobre a concepção das educadoras infantis. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
WITTMANN, L.;SCHLINDWEIN, L. M.. Encontro Pedagógico: espaço social de inclusão. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SCHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, Adair de Aguiar; MOSTAFA, Solange Puntel. Ensinar e Aprender na Formação de Professores: reinventando estratégias de ensino e aprendizagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; LUNA, J. M. F.; FAVERI, M.. A Realização Lingüística de Gênero no Ensino de Inglês. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; PACHECO, José Augusto; GESSER, Verônica. PROFESSORA: SUJEITO EM FORMAÇÃO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, Adair de Aguiar; MOSTAFA, Solange Puntel. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, Adair de Aguiar; MOSTAFA, Solange Puntel. CONCEPÇÃO DE ARTE: DISCURSO, RELAÇOES PEDAGÓGICAS E A PROPOSTA TRIANGULAR NO ENSINO DA ARTE. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; MOSTAFA, Solange Puntel; CHRISTOFOLETTI, Rogério. O ESTUDANTE DE JORNALISMO, A TELEVISÃO E A EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS: APROXIMANDO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; SIRGADO, Angel Pino; LACERDA, Cristina Broglio Feitosa de. INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DO USO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO MEIO DE ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; GATTI, Bernardete Angelina; VERDINELLI, Miguel Angel. PERFIL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; SCHEIBE, Leda; CARMINATI, Celso João. As Interfaces de um Programa Oficial de Formação: PROFA - do escrito à dinâmica de formação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
BHERING, Eliana Maria Bahia; CARVALHO, Mara Ignez Campos de;SCHLINDWEIN, L. M.. Um Estudo sobre a Interação Adulto/Crianças em Grupos de Idades Mistas na Educação Infantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; DAVIS, C.;FERRI, Cássia. Grupos de Estudo Como Modalidade de Educação Continuada para uma Educação Inclusiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
ESTEVÃO, L. P.;SCHLINDWEIN, L. M.. Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando os processos de aprender e de ensinar por meio de projetos de pesuisa. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; BHERING, Eliana Maria Bahia; SOUZA, O.. A Formação Inicial e a Educação Inclusiva: um estudo de caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SCHLINDWEIN, L. M.FERRI, Cássia. ARTE E SEUS CONTEÚDOS: DISCUTINDO AS ESCOLHAS DOS ARTE-EDUCADORES. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
TAGLIEBER, José Erno;SCHLINDWEIN, L. M.; MORETTI, M. T.. Formação Docente no Curso de Licenciatura em Matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TAGLIEBER, José Erno;SCHLINDWEIN, L. M.; MORETTI, M. T.. O Concreto, o Formal e o Abstrato na Ação Pedagógica dos Acadêmicos de Prática de Ensino em Matemática da UNOESC - Chapecó. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; SILVA, M. C. R. F.; CARVALHO, C.; MAKOWIECKY, S.; SCHLICHTA, C. A. B. D.. Professores de Artes nos anos finais do Ensino Fundamental: relações entre História da Arte e o ensino de Artes Visuais. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; DIAS, Julice; BONDIONI, A. M.; CRUZ, S. H. V.; SCHMITT, R. V.; AGOSTINHO, K. A.; ROCHA, E. A. C.. A docência na educação infantil como ato pedagógico. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARVALHO, C.; OTTO, C.; WARDE, M. J.; MARASCHIN, C.; QUEIROZ, E. M. O.; DAROS, M. D.; TEIVE, G. M. G.;SCHLINDWEIN, L. M.. O ensino de Psicologia na Escola Normal em Santa Catarina. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Souza, Marilene P R; SILVA JUNIOR, J. R.; ANDRE, M.; VIEGAS, L. S.; KALMUS, J.;SCHLINDWEIN, L. M.; SEKKEL, M. C.; ZIBETTI, M. L. T.; AMARAL, T. P.. Contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores: Um estudo sobre a disciplina Psicologia da Educação nas Licenciaturas. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
PRADO, G. V. T.; SKILAR, C. B.; CUNHA, R. C. O. B.; KOYAMA, A. C.;SCHLINDWEIN, L. M.; PILLOTTO, S. S. D.; GALLO, S. D. O.; ARAGAO, A. M. F.. Experiência da fragilidade: deslocamentos entre o ensaiar e o ensaiar-se na escrita e na formação de coordenadores. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
PRADO, G. V. T.; SKILAR, C. B.; CUNHA, R. C. O. B.; KOYAMA, A. C.;SCHLINDWEIN, L. M.; PILLOTTO, S. S. D.; GALLO, S. D. O.; ARAGAO, A. M. F.. Experiência da fragilidade: deslocamentos entre o ensaiar e o ensaiar-se na escrita e na formação de coordenadores. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
ZANELLA, A. V.; MAHEIRIE, K.; NUERNBERG. A. H.;SCHLINDWEIN, L. M.; SIQUEIRA. V. B. C.; MAKOWIECKY, S.; FLORES, M. B. R.; SILVA, M. C. R. F.. Psicologia e arte: os diálogos de Vigotski com a arte russa de seu tempo. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.ZANELLA, A.; MAHEIRIE, K.; OLIVEIRA, A. A. S.; HERNANDEZ, M. M. S.. APRENDENDO A SER CIRCENSE E AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE "SER APRENDIZ". 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; DAVIS, C.; ANDRE, M.; NUNES, M.; PLACCO, V.. O Uso da Matacognição na Atividade Docente: uma trilha fértil na formação de professores par ao ensino à diversidade. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SCHLINDWEIN, L. M.; PRADO, G. V. T.; PEREIRA, ELISABETE DE AGUIAR; BARIANI, I. C. D.. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
SCHEIBE, Leda;SCHLINDWEIN, L. M.; MEKSENAS, Paulo; JACHEN, Ari. Formação e Docência: a trajetória de professores de Filosofia de ensino médio. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CAPELLETTI, I.;SCHLINDWEIN, L. M.. O Curso de Pedagogia e a Formação do Profissional Reflexivo. 2001. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DAVIS, C.;SCHLINDWEIN, L. M.; ANTUNES, M. A. M.; NEBIAS, C.; SZYMANSKI, H.. A educação sexual em tempos de AIDS: um caminho possível para uma ação no âmbito. 2000. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SOUZA, Marilene Proença Rebello deSCHLINDWEIN, L. M.; BRAGA, M. B.. Movimentos insurgentes de estudantes secundaristas do Brasil e do Chile no Século XXI: a luta por educação e democracia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.
SILVA, M. C. R. F.; CARVALHO, C.;SCHLINDWEIN, L. M.; MAKOWIECKY, S.. A formação de professores de Artes Visuais: relações entre história da arte, teoria e processos artísticos na abordagem metodológica escolar. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Desvelando as concepções de estética em Vigotski, Vásquez e Bakhtin no diálogo com a concepção de estética Rancière. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.CARVALHO, Diana Carvalho de; SERRAO, M. I.. O ESTUDANTE INVISÍVEL NA QUEIXA ESCOLAR VISÍVEL: um estudo sobre a constituição do sujeito na trajetória escolar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SADALLA, ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO; SÁ-CHAVES, IDÁLIA;SCHLINDWEIN, L. M.; PEREIRA, ELISABETE DE AGUIAR; PRADO, G. V. T.. O PROCESSO DE REFLEXIVIDADE DESENVOLVIDO PELAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA DA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educaçãqo) - Universidade Estadual de Campinas.
MORAES, Edmundo Carlos de;SCHLINDWEIN, L. M.. Cultura Ambiental na escola a partir da integração do conhecimento. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DIAS, Julice; WYPYCZYNSKI, R. E. M.; FILHO, L. J. M.;SCHLINDWEIN, L. M.; VAZ, A. F.. Avaliação da educação infantil: análise de subescala de avaliação de ambientes ECERS na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. A escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Domínios de sentido no discurso das ciências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MACHADO, A. F. C.; HOBOLD, Márcia de Souza;SCHLINDWEIN, L. M.. Salas de apoio pedagógico: implicações no trabalho docente. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade da Região de Joinville.
SCHLINDWEIN, L. M.; PINTO, M. R. B.; STROICH, S. R. G.. Brincadeiras de antigamente: valorizando o brincar na educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; PINTO, M. R. B.; STROICH, S. R. G.. O desenvolvimento da autonomia também é uma construção social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SOUSA, C.;SCHLINDWEIN, L. M.. A Gestão Democrática na Escola, pautada no Modelo Co-Gestacionário. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Unidades Escolares) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SCHLINDWEIN, L. M.. As brincadeiras e o exercício nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016.
SCHLINDWEIN, L. M.; BRITO, W. B. S.. Brincadeira e imaginação na infância: análises de teses e dissertações no período de 2005 a 2010. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. De Anísio Teixeira ao Mais Educação: tempo, espaço, conhecimento e formação humana na escola de educação integral para a infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Brinquedista na escola: que profissão é esta?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. As manifestações culturais das crianças migrantes numa instituição pública de educação infantil de Florianópolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Korus.Linguagem e Brincadeira: implicações para a ação pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Possibilidades Lúdicas nos anos iniciais em relatos de exercício da docência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Linguagem Musical na formação e na prática pedagógica em Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. O papel da brincadeira na aprendizagem infantil: enfoque no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Possibilidades Imaginativas para a construção do conhecimento nos anos iniciais: reflexões sobre uma experiência de estágio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.. Possibilidades lúdicas nos anos iniciais em relatos de exercício da docência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CORDEIRO, Maria Helena B VSCHLINDWEIN, L. M.; MICHELS, Lísia Ferreira. O Surgimento da Ação Mediada na Curso do Desenvolvimento Humano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
CALDEIRA, Elisabeth;SCHLINDWEIN, L. M.; LAZARIS, Joana Sueli de. Da Docência à Gestão dos Processos Educativos nas Organizações Empresariais. 2003. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
CERVI, G. M.;RAUSCH, R. B.SCHLINDWEIN, L. M.; LAMAR, A. R.. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo efetivo de professor efetivo. 2014. Universidade Regional de Blumenau.
SCHLINDWEIN, L. M.; SERRAO, M. I.; LATTERMAN, Ilana; QUINTEIRO, Jucirema. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; HOBOLD, Márcia de Souza. Concurso Público para Professor Adjunto - Psicologia da Educação. 2010. Universidade Federal da Fronteira Sul.
SCHLINDWEIN, L. M.. PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DOCENTES. 2006. Universidade do Vale do Itajaí.
SCHLINDWEIN, L. M.; ERN, Edel; DURAND, Olga Celestina. Concurso Público para provimento do cargo de professor do magistério superior, classe adjunto, campo do conhecimento: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; ESPINDOLA, M. B.; BORTOLOTTO, N.; SOUZA, A. C.. Progressão em estágio probatório de Servidor Docente. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.
SHIROMA, E. O.;SCHLINDWEIN, L. M.; GIRARDELLO, G.. Processo seletivo simplificado de professores visitantes. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.
SHIROMA, E. O.;SCHLINDWEIN, L. M.; GIRARDELLO, G.. Processo seletivo simplificado de professores visitantes para PPGE. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.
LAFFIN, M. H. F.;SCHLINDWEIN, L. M.; CHAGAS, L. M. M.;LATERMAN, I.. Processo seletivo contratação professor substituto. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; THIESEN, J. S.; QUINTINI, S.. Comissão de avaliação e acompanhamento de estágio probatório de servidor técnico-administrativo. 2013.
MENDES, G. M. L.; VAZ, A. F.;SCHLINDWEIN, L. M.. Comissão de Credenciamento Docente. 2013. Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHLINDWEIN, L. M.; VIEIRA, A. F.; DALMAGRO, S.. Banca Examinadora de Avaliação de Desempenho Acadêmico. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.
FERRI, Cássia; BORBA, A. M.;SCHLINDWEIN, L. M.. PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DOCENTES. 2006. Universidade do Vale do Itajaí.
Orientou
Vigotski nas Teses e Dissertações defendidas no PPGE/UFSC: contribuições para os estudos da infância; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
CARTOGRAFIA HISTÓRICA E CULTURAL DA INFÂNCIA MONTEVIDEANA NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Noções nativas : os desafios do uso de novas tecnologias e a valorização da educação tradicional na infância guarani; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A história de Guiné-Bissau nos livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
SOB A SOMBRA DA CASTANHEIRA: O DRAMA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA E O BRINCAR DRAMÁTICO COM CRIANÇAS COM TEA; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Jogo, criança, professor e escola: as enunciações discursivas e a atividade conjunta; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
CRIANÇA, INFÂNCIA E A CIDADE; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A AÇÃO DRAMÁTICA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A ESTÉTICA NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE UM CAMINHO CONCEITUAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
CRIANÇAS REFUGIADAS: UM OLHAR PARA INFÂNCIA E SEUS DIREITOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A ARTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE O QUE PENSAM E O QUE FAZEM OS PROFESSORES DA INFÂNCIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O BRINCAR NA INFÂNCIA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS ESCOLARES DE CRUZEIRO DO SUL, NO ACRE; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
APRENDIZAGEM E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Ensino de Nove Anos e a Formação de Professores; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
eA aprendizagem do alemão como segunda língua nos anos iniciais: uma experiência cultural; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O uso da fotografia como elemento de construção dos sujeitos e possível instrumento educativo; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS AOS SEUS CADERNOS ESCOLARES; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
OS DEVERES ESCOLARES PARA QUE, PARA QUEM?; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
ESTADO DO CONHECIMENTO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE OS ANOS 2002 E 2006 NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVALI; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
VERTENTES FILOSÓFICAS E OS ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Experiência Estética em Sala de Aula: um estudo a partir de metodologias de museus no ensino da arte; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Motivos e Razões dos Professores das Disciplinas Específicas frente a Carreira Docente; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O PROCESSO DE GESTÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA IES DE SANTA CATARINA E SUA EXPRESSÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Prática de Ensino, Emoção e Afeto; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A EDUCAÇÃO CONDUTIVA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO E INSERÇÃO SOCIAL; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
OLHARES, SIGNIFICAÇÕES E SILÊNCIOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PRÁTICA DE ENSINO; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O Professor e sua Profissionalidade Docente: investigando sentidos possíveis; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Formação de Professores e a Abordagem Histórico Cultural; 2005; 98 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Lembranças de Escola: um estudo sobre a inclusão do aluno com diferenças visuais; 2005; 123 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Professora: sujeito em formação; 2005; 114 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
PERFIL SOCIAL, ECONOMICO E CULTURAL DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIU; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
AS INTERFACES DE UM PROGRAMA OFICIAL DE FORMAÇÃO: PROFA - DO ESCRITO À DINÂMICA DE FORMAÇÃO; 2004; 155 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
ESCOLA, LUGAR DE ROSAS E PITANGAS; 2004; 137 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI; 2004; 119 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Professoras Alfabetizadoras: concepções e práticas; 2003; 231 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A ESTRUTURA METODOLÓGICA DE UMA CLASSE DE ACELERAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS; 2003; 172 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A FABRICAÇÃO DA ANORMALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR; 2003; 97 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Grupos de Estudo Como Modalidade de Formação Continuada para uma Educação Inclusiva; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Formação Inicial e a Educação Inclusiva: um estudo de caso; 2002; 78 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA: IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA; 2002; 98 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Prática Pedagógica nos Primeiros Anos de Escolarização: uma reflexão coletiva sobre a ação mediada em uma perspectiva histórico-cultural; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A VIVÊNCIA DE BRINCADEIRAS NA CONSTITUIÇÃO DAS CRIANÇAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AMAZONAS; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
CRIANÇAS MIGRANTES E REFUGIADAS: AS FRONTEIRAS DA PROTEÇÃO E INTEGRAÇÃO; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O TRABALHO DE DOCÊNCIA NA INFÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA AS RELAÇÕES DE ENSINO NA ESCOLA; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Presença e significados da dimensão estética nas Propostas Curriculares para Educação Infantil; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Diálogos com Vigotski sobre arte, vida e a potência do corpo da criança na relação com o teatro; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Trabalho e Formação Docente; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O significado das mídias audiovisuais no processo contemporâneo de construção do conhecimento; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Atividades de criação em teatro na escola: perspectivas vigotskianas para pensar o jogo e o Drama; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
REGISTRAR, INVESTIGAR E COMPARTILHAR: A PESQUISA COMO EIXOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias de um curso de pedagogia; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A docência na Educação Infantil como ato pedagógico; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Mais ou menos músicos: um estudo sobre o consumo e os modos de produção musical entre jovens; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Artes y Educación; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado na Universidade de Barcelona) - Universitat de Barcelona,; Coorientador: Luciane Maria Schlindwein;
2019; Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Luciane Maria Schlindwein;
2011; Universidad Complutense, Programa Jose Castillejo; Luciane Maria Schlindwein;
Brincar e Crescer: o papel do lúdico na constituição do ser humano; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Currículo e Metodologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Contribuições da Perspectiva Histórico-cultural para a Inclusão da Criança Considerada Portadora de Deficiência Mental; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Currículo e Metodologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Afetividade Na Relação Professor - Aluno; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O Professor Como Mediador Do Processo De Ensino E De Aprendizagem; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Literatura Infantil Como Instrumento No Processo Da Alfabetização; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Currículo e Metodologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O Discurso E A Prática Da Interdisciplinaridade; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Currículo e Metodologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Jogos Como Auxílio à Apredinzagem no Processo Educativo; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Currículo e Metodologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Contribuição do Jogo na Socialização da Criança na Educação Infantil; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Currículo e Metodologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O Perfil Docente do Educador no Ensino Básico; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Administrador Escolar - Mediador na Escola de Qualidade; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Importância da Afetividade Atribuída por Professores ao Processo de Ensino e de Aprendizagem; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Criança Portadora De Necessidades Especiais E Sua Inclusão No Ensino Regular; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Apropriação da Leitura e da Escrita, Via Linguagem Oral na Construção do Conhecimento; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A Criança Portadora de Necessidades Especiais e sua Inclusão no Ensino Regular; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Supervisão e Administra) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA PANDEMIA: o que diz a mídia e a academia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
INFÂNCIA NA ESCOLA: QUAL O PAPEL DA BRINQUEDOTECA?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
As Brincadeiras e o Exercício da Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A organização dos espaços e do tempo na educação infantil: caminhos para a participação das crianças; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: análises de teses e dissertações no período de 2005 a 2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Professor na Folha: A influência da mídia na construção da identidade docente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Alfabetização e Letramento e a Formação Inicial de Professores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Planejamentos Escolares: Onde está a brincadeira?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Prática como eixo de formação do professor dos anos iniciais: docência em questão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
As práticas de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na ótica dos Professores do Colégio de Aplicação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INFÂNCIA: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À CULTURA ESCOLAR; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A ESCOLA NA CIDADE: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À CULTURA ESCOLAR; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
PPGE/UFSC: 40 anos de história na produção de conhecimento na educação em Santa Catarina; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Vertentes Teórico-metodológicas norteadoras dos estudos sobre formação de professores na Pós-graduação em Educação em Santa Catarina; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A formação de professores na Pós-graduação em Educação em Santa Catarina (2000-2010): um estudo sobre as bases teóricas e metodológicas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
PRÁTICA DE ENSINO, IMAGINAÇÃO E ARTE NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
A formação de professores na Pós-graduação em Educação em Santa Catarina (2000-2010): um estudo sobre as bases teóricas e metodológicas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Vertentes teórico-metodológicas norteadoras dos estudos sobre formação de professores na Pós-graduação em Educação em Santa Catarina ? 2000-2010; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
O PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Governo do Estado de Santa Catarina Art 170, Governo do Estado de Santa Catarina Art 170; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
As Novas Tecnologias e o Ensino de Noções Matemáticas Elementares no Processo de alfabetização na Escola Pública; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
As Classes de Aceleração nos Municípios de Itajaí e Balneário Camboriu: um estudo avaliativo; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Governo do Estado de Santa Catarina Art 170; Orientador: Luciane Maria Schlindwein;
Produções bibliográficas
-
GRAJZER, DEBORAH ESTHER ; VERONESE, JOSIANE ROSE PETRY ; SCHLINDWEIN, LUCIANE MARIA . A proteção de crianças migrantes e refugiadas: desafios contemporâneos. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 23, p. 652-673, 2021.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; RAUSCH, R. B. . FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. REVISTA FAEEBA , v. 29, p. 95-108, 2020.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; TRINDADE, P. S. ; LEAL, G. K. S. . Infânciaepandemia:conhecimentonasondasdorádioemParintins/AM. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 26, p. 1-18, 2020.
-
DIAS, Julice ; SCHLINDWEIN, L. M. . AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 102-113, 2020.
-
SCHLINDWEIN, LUCIANE MARIA ; MARTINS, ALINE SANTANA ; OLIVEIRA, RAFAEL DIAS DE . PLUNCT PLACT ZUM: IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 39, p. 59-72, 2019.
-
CASTRO, J. S. ; SCHLINDWEIN, L. M. ; BORTOLOTTO, N. . Escuta e dialogismo: contribuições da Filosofia de Mikhail Bakhtin. RELADEI - REVISTA LATINO AMERICANA DE EDUCACIÓN INFANTIL , v. 8, p. 121-132, 2019.
-
SCHLINDWEIN, LUCIANE MARIA ; DIAS, Julice . Avaliação de Contexto na Educação Infantil: diferenciação e conflito na formação docente. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 29, p. 137-158, 2018.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LATERMAN, I. ; CASTRO, J. S. . NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa. FORMAÇÃO DOCENTE , v. 10, p. 67-84, 2018.
-
BOM, F. C. ; SCHLINDWEIN, L. M. . O jogo protagonizado infantil como um ato artístico: uma abordagem histórico-cultural. CRÍTICA EDUCATIVA , v. 4, p. 260, 2018.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BONFANTI, Claudete . The role of stage in teacher training for early childhood education: a debate, the University of Florence and the University of Vale do Itajaí models. FORM@RE - OPEN JOURNAL PER LA FORMAZIONE IN RETE , v. 16, p. 258-270, 2016.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; GONCALVES, W. L. . Gioventù e cittadinanza: politiche di inclusione sociale in Brasile. Minorigiustizia , v. 3, p. 162-167, 2016.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível. CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 35, p. 419-433, 2015.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORREA, Gracia Maria Nascimento . A EDUCAÇÃO CONDUTIVA E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. ENSINO EM RE-VISTA , v. 21, p. 27-40, 2014.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BUENO, S. I. . O PROFESSOR E A PRÁTICA DOS DEVERES DE CASA: PLANEJAMENTO E AÇÃO EM QUESTÃO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 8, p. 701, 2013.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORTOLOTTO, N. ; BRITO, W. B. S. . A aprendizagem de uma segunda língua na educação infantil: bilinguismo, plurilinguismo ou pluridiscursividade dialógica?. EntreVer - Revista das Licenciaturas , v. 3, p. 84-102, 2013.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estética. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 12, p. 823, 2012.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LATERMAN, I. . DESAFIOS DAS RELAÇÕES TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS NOVOS PROFESSORES PARA O ENSINO BÁSICO. Revista Entrever , v. 2, p. 145-159, 2012.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Prática de ensino e pesquisa na pedagogia: a favor da centralidade da prática de ensino na formação docente. Formação Docente , v. 03, p. 46-56, 2011.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A Relação Teoria e Prática na Psicologia da Educação: implicações na formação do professor. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso) , v. 1, p. 341-349, 2010.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORDEIRO, Maria Helena B V . O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação e sua produção entre os anos de 2005 e 2009. Psicologia da Educação (Impresso) , v. 31, p. 53-64, 2010.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LUIS, Rozilda da Silva . A PRÁTICA DE ENSINO ARTICULADA À PRÁTICA DE PESQUISA NA. Fio do Mestrado (FURB) , v. 3, p. 292-308, 2008.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LIRA, Miriam Cristina Frey de . A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , v. 28, p. 171-190, 2008.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOARES, M L P . A RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DE VIVÊNCIAS ESTÉTICAS. Contrapontos (UNIVALI) , v. 7, p. 381-391, 2007.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . Apresentação. Psicologia da Educação , v. 25, p. 1-6, 2007.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O Uso do Computador e o Desenvolvimento so Senso Estético no Contexto Escolar. Cadernos CED , v. 12, p. 251-262, 2007.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de ; SILVA, Lourdes Helena da ; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira ; NADALETO, Cristiane . Grupo de Trabalho Psicologia da Educação: uma análise da produção acadêmica (1998-2004). Psicologia da Educação , v. 22, p. 1-18, 2006.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LIRA, Miriam Cristina Frey de . O ALUNO COM DIFERENÇAS VISUAIS E SUAS LEMBRANÇAS DA ESCOLA. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí - SC, v. 5, n.3, p. 385-400, 2005.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; RAABE, André ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori ; ZIPPERER, Tatiana . SOFTVALI DE BLUMENAU: um software para professores de várias disciplinas. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí SC, v. 4, n.3, p. 491-592, 2004.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO BÁSICO: umestudo avaliativo dos programas implantados nas redes públicas. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí SC, v. 4, n.2, p. 325-336, 2004.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; FERRI, Cássia ; MACHADO, Maristela Vanzuita . Currículo e Formação de Professores: questões implicadas na construção partilhada de um software educacional. Revista de Estudos Curriculares , Braga/ Portugal, v. 1, n.2, p. 251-265, 2003.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MORETTI, M. T. . Aprender e Ensinar Conceitos Matmáticos: um estudo com professores das séries inciais do Ensino Fundamental. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí SC, v. 2, n.3, p. 245-258, 2002.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; COLZANI, Merlei Percia . Os Conceitos Matemáticos e a Formação de Professores. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí, v. 3, p. 349-362, 2002.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; DIRSCHNABEL, C. . Desenvolvimento do Projeto Pedagógico. Revista da Febe , Brusque/SC, v. 6-2001, p. 146-150, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Formação Continuada de Professores: construindo e transformando conceitos. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí/SC, v. 1-2001, p. 105-121, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; RAUSCH, R. B. . As Resignificações do Pensar/Fazer de um Grupo de Professores do Ensino Fundamental. Contrapontos (UNIVALI) , Itajaí/SC, v. 3, p. 113-132, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; TAGLIEBER, E. . O Papel da Universidade na Formação do Professor Frente às Novas Tecnologias: a proposta do curso de mestrado em educação da UNIVALI. Vozes Diálogos, Itajaí/SC, v. IV, n.4, p. 74-77, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A Formação de Professores na Perspectiva Sociocultural. Alcance (UNIVALI) (Cessou em 2007) , Itajaí/SC, v. VII, n.n.2, p. 59-67, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; DIRSCHNABEL, C. . Desencadeando a Segunda Etapa do Processo de Avaliação Institucional da FEBE. II Caderno de Avaliação Institucional da Febe, Brusque - SC, v. 2, p. 65-70, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ZANELLA, A. . A Relação Pensamento e Linguagem em Piaget. Alcance (UNIVALI) , Itajaí/SC, v. 1, n.n 4, p. 23-32, 1995.
-
SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.) ; León, Gloria Anisia Farias (Org.) ; SCHLINDWEIN, LUCIANE MARIA (Org.) . Políticas públicas e prática docente em países da América Latina. 1. ed. SÃO PAULO: Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, 2021. v. 1. 450p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LATERMAN, I. (Org.) ; PETERS, L. (Org.) . A CRIANÇA E O BRINCAR NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA. 1. ed. Florianópolis: NUP UFSC, 2017. v. 1. 236p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PINO, Angel (Org.) ; NEITZEL, Adair de Aguiar (Org.) . CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO CRIADORA: formação estética do ser humano. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2010. v. 1. 186p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SIRGADO, Angel Pino (Org.) . ESTÉTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ed. Itajaí: Editora UNIVALI e Editora Maria do Cais, 2006. v. 4. 267p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SILVEIRA, Diná Corbetta da (Org.) ; BAVARESCO, Márcia Regina Cordeiro (Org.) ; COUTO, Cristiane Silva Mendonça (Org.) ; MORAES, Rafael Moura de (Org.) . Plano Municipal de Educação de Itajaí/SC: por uma gestão democrática da educação. Itajaí/SC: Secretaria Municipal de Educação, 2004. v. 1. 127p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; GUARESCHI, Pedrinho (Org.) ; PLONER, Kátia (Org.) ; MICHELS, Lísia Ferreira (Org.) . Ética e Paradigmas na Psicologia Social'. 1. ed. Porto Alegre: ABRAPSO, 2003. v. 1. 215p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOEFELMANN, Célia Diva Renck (Org.) ; SILVA, Álvaro da (Org.) ; BAVARESCO, Márcia Regina Cordeiro (Org.) . Diretrizes Básicas para a Educação da Rede Municipal de Itajaí. Itajaí/SC: Secretaria Municipal de Educação, 2003. v. 1. 123p .
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SILVA, D. N. H. ; SMOLKA, Ana Luíza Bustamante ; MAGIOLINO, L L S . L'imagination, le jeu et le théâtre : une approche analytique et empirique. In: Bernard Schneuwly, Irina Leopoldoff Martin et Daniele Nunes Henrique Silva. (Org.). L.S. Vygotskij - Imagination: textes choisis. 1ed.Brussels Bruxelles: PETER LANG, 2022, v. 1, p. 443-458.
-
Souza, Marilene P R ; LEON, G. A. F. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Políticas públicas e prática docente em países da América Latina: apresentando a pesquisa realizada no Brasil, Cuba e México. In: Marilene Proença Rebello de Souza; Gloria Anísia Farias León; Luciane Maria Schlindwein. (Org.). Políticas públicas e prática docente em países da América Latina. 1ed.SÃO PAULO: Portal de Livros Abertos da USP, 2021, v. 1, p. 26-45.
-
SOUZA, M. L. S. E. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Aprendizagem e desenvolvimento humano: encontro entre Pedagogia, Psicologia e Políticas Públicas para educação. In: Marilene Proença Rebello de Souza; Gloria Anísia Farias León; Luciane Maria Schlindwein. (Org.). Políticas públicas e prática docente em países da América Latina. 1ed.SÃO PAULO: Portal de Livros Abertos da USP, 2021, v. 1, p. 231-254.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, M. L. S. E. . Políticas públicas e aprendizagem na infância: a prática docente em foco. In: Marilene Proença Rebello de Souza; Gloria Anísia Farias León; Luciane Maria Schlindwein. (Org.). Políticas públicas e prática docente em países da América Latina. 1ed.SÃO PAULO: Portal de Livros Abertos da USP, 2021, v. 1, p. 325-341.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PARRUQUE, H. D. . PERCURSOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE: contribuições da Psicologia Histórico-cultural. In: Marilda Gonçalves Dias Facci; Alexandra Ayach Anache. (Org.). PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: desenvolvimento humano, formação e atuação profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 58-73.
-
GRAJZER, D. E. ; VERONESE, J. R. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Crianças refugiadas: os avanços e desafios para a proteção integral. In: Josiane Rose Petry Veronese; Rosane Leal da Silva. (Org.). A Criança e seus Direitos: entre violações e desafios. 1ed.Porto Alegre RS: Editora FI, 2019, v. 1, p. 187-212.
-
LATERMAN, I. ; SCHLINDWEIN, L. M. . QUE OS PROFESSORES PERGUNTEM, TESTEM E BRINQUEM. In: Luciane Maria Schlindwein; Ilana Laterman; Leila Peters. (Org.). A CRIANÇA E O BRINCAR NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA. 1ed.Florianópolis: NUP UFSC, 2017, v. 1, p. 117-137.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MARTINS, A. S. ; SCHULZE, M. D. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INFÂNCIA: DESDOBRAMENTOS DE VIVÊNCIAS ESTÉTICA. In: Ilana Laterman; Kátia Agostinho. (Org.). PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Florianópolis: NUP UFSC, 2017, v. 1, p. 191-206.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LATERMAN, I. . Arte e Ciência na Formação dos Professores dos Anos Iniciais. In: Joana Paulin Romanowski; Pura Lúcia Oliver Martins; Simone Regina Manosso Cartaxo. (Org.). Práticas de Formação de Professores da Educação Básica à Educação Superior. 1ed.Curitiba: Editora Champagnat, 2016, v. 1, p. 115-125.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Arte e Imaginação na Sala de Aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Ana Rita Silva Almeida. (Org.). Educação e Formação diferentes contextos. 1ed.Slavador: Edufba, 2014, v. 1, p. 59-80.
-
NEUBERT, C. G. C. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Cadernos Escolares e Práticas Pedagógicas. In: Sonia Maria Ribeiro, Aliciene Fusca Machado Cordeiro. (Org.). PESQUISAS SOBRE TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: aspectos teóricos e metodológicos. 1ed.Joinville/SC: Editora UNIVILLE, 2014, v. 1, p. 245-263.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . ESTÁGIOS EM FOCO: a pesquisa, a teoria e a prática em dinâmica para a formação do professor. In: SCHROEDER, Edson; SILVA, Vera Lucia de Souza. (Org.). ESTÁGIOS EM FOCO: a pesquisa, a teoria e a prática em dinâmica para a formação do professor. 1ed.Blumenau, SC: Editora da FURB, 2014, v. 1, p. 9-14.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MARIOT, Francine de Lira ; SANTOS, Adriana Herédia . PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS: uma experiência estética. In: Adair de Aguiar Neitzel - Carla Carvalho (orgs.). (Org.). FORMAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA SABERES SENSÍVEIS. 1ed.Curitiba: CRV EDITORA, 2012, v. 1, p. 167-178.
-
GIRARDELLO, G. ; CHAGAS, L. M. M. ; SCHLINDWEIN, L. M. ; FANTIN, M. . Arte, Imaginação e Mídias na Educação Infantil. In: Delânea Cristina Flôr, Zenilde Durli. (Org.). Educação Infantil e Formação de Professores. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, v. 1, p. 159-177.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORDEIRO, Maria Helena B V . Produção Acadêmica do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação (2005-2009). In: Elsa Maria Mendes Pessoa Pulin, Neusi Aparecida Navas Berbel. (Org.). Pesquisas em Educação: inquietações e desafios. 1ed.Londrina PR: EDUEL, 2012, v. 1, p. 79-91.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, M. L. S. E. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA: O QUE DIZEM AS DISCPLINAS. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1ed.Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2012, v. 2, p. 798-809.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . PESQUISA COMO ELEMENTO CURRICULAR NA PRÁTICA DE ENSINO NA PEDAGOGIA: desafios e limitações. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1ed.Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2012, v. 2, p. 4345-4356.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LUIS, Rozilda da Silva . Desafios da Formaçãodo Professor no Curso Pedagogia: um estudo sobre o impacto da prática de ensino articulada à prática de pesquisa. In: SILVA, Neide de Melo Aguiar e RAUSCH, Rita Buzzi. (Org.). Formação de Professores: políticas, gestão e práticas. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2010, v. 1, p. 185-198.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori . Software Educacional e Produção Textual: a experiência do softvali na rede de ensino de Blumenau (SC). In: NEITZEL, L. C. & NEITZEL, A. A.. (Org.). Leitura e Produção em Meio Digital. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2010, v. 1, p. 111-137.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PINO, Angel ; NEITZEL, Adair de Aguiar . O POEMA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES: a experiência com os Hai Kais. In: SCHLINDWEIN, Luciane M., PINO, Angel, NEITZEL, Adair A.. (Org.). CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO CRIADORA: formação estética do ser humano. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2010, v. 1, p. 127-141.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . ARTE E DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO NA ESCOLA. In: SCHLINDWEIN, Luciane M., PINO, Angel, NEITZEL, Adair A.. (Org.). CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO CRIADORA: formação estética do ser humano. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2010, v. 1, p. 51-79.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . BAKHTIN, DIALOGIA, POLIFONIA E A POÉTICA DE DOSTOIEVSKI. In: GESER, Verônica; MOSTAFA, Solange Puntel. (Org.). Teóricos e Teorias: presença na educação. 1ed.Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2008, v. 9, p. 111-118.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Uma discussão sobre o desenvolvimento estético na formação de professores. In: Maria Isabel da Cunha. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 3, p. 400-413.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ZIPPERER, Tatiana ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori . O Uso do Computador e o Desenvolvimento do Senso Estético no Contexto Escolar. In: Andrea Vieira Zanella; Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa; Kátia Maheirie; Lucilene Sander; Sílvia Zanatta Da Ros. (Org.). Educação Estética e Constituição do Sujeito: reflexões em curso. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2007, v. 12, p. 251-262.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORAS, MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO. In: Da Ros, S. Z.; Maheirie, K.; Zanella, A. V.. (Org.). Relações Estéticas, Atividade Criadora e Imaginação: sujeitos e (em) experiência. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006, v. 11, p. 157-173.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . SOBRE ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: SCHLINDWEIN, Luciane M. & PINO, Angel S.. (Org.). ESTÉTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Itajaí: Editora UNIVALI e Editora Maria do Cais, 2006, v. 2, p. 31-45.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; NADALETO, Cristiane . MEMORIAIS COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA E TOMADA DE CONSCIÊNCIA. In: RAITZ, T. R.; FERREIRA, V. S. & GUERRA, A. F.. (Org.). ÉTICA E METODOLOGIA PESQUISA NA EDUCAÇÃO. 1ed.Itajaí: Editora UNIVALI e Editora Maria do Cais, 2006, v. 4, p. 109-118.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; FERREIRA, C. R. ; PETRI, C. M. . DISCURSO E SIGNIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO PEDAGOGIA SOBRE O EXAME NACIONAL DE CURSO. In: Luciane Maria Schlindwein; Lísia Ferreira Michels; Katia Plonner; Pedrinho Guareschi. (Org.). Ética e Paradigmas na Psicologia Social.. 1ed.Porto Alegre: ABRAPSO, 2003, v. 1, p. -.
-
SOUZA, M. L. S. E. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Aprendizagem e Infância: uma análise da Proposta Curricular no município de Florianópolis SC. In: IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA, 2018, Goiânia. http://www.pucgoias.edu.br/ArquivisWordpress/LUSO/EBOOK-volume-4.pdf. Goiânia: Editora Vieira, 2018. v. 4. p. 949-960.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BUENO, S. I. . Deveres de Casa: uma prática sem reflexão?. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. Curitiba: Editora Champanhart, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SILVA, A. D. . Os Contextos de Aprendizagem na Constituição de Jovens Músicos. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. Curitiba: Editora Champanhart, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LATERMAN, I. . Desafios das Relações Teoria e Prática na Formação dos Novos Professores para o Ensino Básico. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. Curitiba: Editora Champanhart, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; NEUBERT, C. G. C. . Cadernos Escolares e Práticas Pedagógicas. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. Curitiba: Editora Champanhart, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O Desenvolvimento Estético na Formação Inicial de Professores. In: 35° Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas - Ipojuca PE. Anais da 35° Reunião Anual da ANPED. Rio de Janeiro RJ: ANPED, 2012. v. 1. p. 1-16.
-
HOBOLD, Márcia de Souza ; SCHLINDWEIN, L. M. ; ROMANOWSKI, J. P. . A Formação de Professores sob Diferentes Perspectivas: dos programas de ensino aos egressos das licenciaturas. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas SP. Anais do XVI ENDIPE. Campinas SP: ENDIPE, 2012. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; AGUIAR, Maria Aparecida Lapa ; RAUSCH, R. B. . Três Momentos da Pesquisa na Formação do Professor: desdobramentos. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas SP. Anais do XVI ENDIPE. Campinas SP: ENDIPE, 2012. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; AGUIAR, Maria Aparecida Lapa ; SOUZA, M. L. S. E. . Formação de Professores no Estado de Santa Catarina: o que dizem as teses e dissertações. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Curitiba: Champanhart, 2011. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Estágio Supervisionado, Pesquisa e Formação de Professores para os Anos Inciiais do Ensino Fundamental. In: X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Curitiba: Champanhard, 2011. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LUIS, Rozilda da Silva . Os Grupos De pPesquisa e a Formação de Professores Pesquisadores no Mestrado Acadêmico em Educação :Um Estudo a partir das Dissertações. In: XV ENDIPE-Encontro Nacional De Didatica e Prática De Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE-Encontro Nacional De Didatica e Prática De Ensino. Belo Horizonte-MG: Editora da UFMG, 2010. v. 1. p. 1-10.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Prática de Ensino, Diversão e Arte: A pertinência de um Desenvolvimento Estetico. In: XV ENDIPE-Encontro Nacional De Didatica e Prática De Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE-Encontro Nacional De Didatica e Prática De Ensino. Belo Horizonte-MG: Editora da UFMG, 2010. v. 1. p. 1-11.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOSTINS, R. C. L. . Um Estudo Sobre a Pesquisa na Formação de Professores em Santa Catarina. In: IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Curitiba- Paraná: Editora CHAMPANHAR, 2009. v. 1. p. 1-18.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORDEIRO, Maria Helena B V . A Dificuldades na efetivação de parcerias entre a Escola e a Universidade. In: IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2009, Curitiba-PR. Anais do IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Curitiba- Paraná: Editora CHAMPANHAR, 2009. v. 1. p. 1-14.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORDEIRO, Maria Helena B V ; MICHELS, Lísia Ferreira . A Possibilidades de Superação de Obstáculos. In: IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2009, Curitiba-PR. Anais do IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Curitiba- Paraná: Editora CHAMPANHAR, 2009. v. 1. p. 1-8.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; CARVALHO, Diana Carvalho de ; FACCI, Marilda ; MIRANDA, M. G. . Produção do GT de Psicologia da Educação (2004-2009): desenhando práticas e concepções teóricas. In: 32 Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu/MG. Anais da 32 Reunião Anual da ANPED. Rio de Janeiro: www.anped.org.br, 2009. v. 1. p. 1-11.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR UM GRUPO DE PROFESSORAS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2008, Itajaí. VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL: pesquisa em Educação e inserção social. Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2008. v. 1. p. 1-12.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . MEMORIAIS COMO MEDIADORES DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR. In: XIV ENDIPE TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER:, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER:. Porto Alegre: Editora da PUC/RS, 2008. v. 1. p. 1.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Simpósio 31 Práticas pedagógicas e o protagonismo dos sujeitos: cultura e conhecimento. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER:. Porto Alegre: Editora da PUC/RS. v. 1. p. 1-12.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; LUIS, Rozilda da Silva . Desafios da Formação do Professor no Curso Pedagogia: um estudo sobre o impacto da Prática de Ensino articulada à prática de pesquisa. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2008. v. 1. p. 1-12.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; URIARTE, M. Z. . A educação estética e a construção de significados pela música. In: XVI Encontro Anual da ABEM e do Congresso Regional da ISME na América Latina - 2007, 2007, Campo Grande. ANAIS DO XVI Encontro Anual da ABEM e do Congresso Regional da ISME na América Latina - 2007. Campo Grande/MS: Editora da UFMS, 2007. v. 1. p. 1-14.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOARES, M L P . ESTÉTICA E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS E SENTIDOS A PARTIR DE VIVÊNCIAS. In: II Colóquio de Psicologia da Arte: a correspondência das artes e a unidade de sentidos, 2007, São Paulo. Anais do II Colóquio de Psicologia da Arte. São Paulo/SP: Editora da USP, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; URIARTE, M. Z. . Formação Estética dos Professores: o papel da música. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EUDCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2006, Santa Maria. ANAIS DO VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EUDCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2006. v. 1. p. 11-19.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO E DISCURSO. In: COLÓQUIO MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO, 2006, FLORIANÓPOLIS. RELAÇÕES ESTÉTICAS, ATIVIDADE CRISDORA E MAGINAÇÃO. FLORIANÓPOLIS: NUP/CED/UFSC, 2006. v. 1. p. 157-173.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de ; SILVA, Lourdes Helena da ; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira ; NADALETO, Cristiane . Grupo de Trabalho Psicologia da Educação: uma análise da Produção Acadêmica. In: 28 Reunião Anual da ANPEd, 2005, Caxambu. Anais da 28 Reunião Anual da ANPEd, 2005. v. 1. p. 1-15.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . FORMAÇÃO, SABERES E CULTURA DOCENTE. In: CEHCOM PESQUISA, 2005, Itajaí. Anais do CEHCOM PESQUISA. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2005. v. 1. p. 1-12.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SCHRAMM, Ana Paula ; VICENTE, Cristina de Jesus ; TERNES, Ione . Prática de Ensino, Conhecimentos do Cotidiano e Atividade Criadora. In: CEHCOM PESQUISA, 2005, Itajaí. Anais do CEHCOM PESQUISA. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2005. v. 1. p. 1-11.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; TERNES, Ione ; SOUZA, Cristiane Flor de ; CORDEIRO, Jaína . IMAGINAÇÃO E ARTE: PARA UM ESTUDO DA ESTÉTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE. In: CEHCOM PESQUISA, 2005, Itajaí. Anais do CEHCOM PESQUISA. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2005. v. 1. p. 1-7.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; TERNES, Ione ; INÁCIO, Magali Garcia ; PEREIRA, Sandra Regina de Borba . CRECHE, ROTINAS, IMAGINAÇÃO E ARTE. In: CEHCOM PESQUISA, 2005, Itajaí. Anais do CEHCOM PESQUISA. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2005. v. 1. p. 1-7.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O USO DO COMPUTADOR E A ALFABETIZAÇÃO: INVESTIGANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. In: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA PSICOLOGIA - ULAPSI, 2005, São Paulo. ANAIS DO I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA PSICOLOGIA - ULAPSI. São Paulo: ULAPSI, 2005. v. 1. p. 1-16.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . CRECHE, ROTINAS, IMAGINAÇÃO E ARTE. In: III COLÓQUIO EM EDUCAÇÃO, 2005. ANAIS DO III COLÓQUIO EM EDUCAÇÃO. ITAJAÍ: EDITORA DA UNIVALI, 2005. v. 1. p. 1-12.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO AVALIATIVO DOS PROGRAMAS IMPLANTADOS NAS REDES PÚBLICAS. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (V ANPEd), 2004, Curitiba. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (V ANPEd). Curitiba_PR: Editora Universitária Champagnat, 2004. v. 1.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SEÁRA, Everton Flávio Rufino ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori ; RAABE, André . Da Concepção à Validação de um Cenário Virtual 3D para o Ensino Fundamental. In: XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2004, Salvador. Integração e Diferenças Regionais: o papel da computação. Salvador: Sociedade Brasileira de Computação, 2004. v. 1. p. 114.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . HISTÓRIAS DE PROFESSORES E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Curitiba: Editora Champagnat, 2004. v. 1.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori ; SEÁRA, Everton Flávio Rufino ; RAABE, André . FROM CONCEPTION TO IMPLANTATION OF AN EDUCATIONAL SOFTWARE TO AN ELEMENTARY SCHOOL. In: AVANCES EN INFORMÁTICA EDUCATIVA, 2004, MADRI. AVANCES EN INFORMÁTICA EDUCATIVA. Cáceres - ES: A. G. BATANERO/UNIVERSIDAD DE EXTREMADURA/Servicio de Publicaciones, 2004. v. 1. p. 131-148.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . A formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades e limitações. In: III Taller Internacional Innovación Educativa Siglo XXI, 2003, Las Tunas. Anais do III Taller Internacional Innovación Educativa Siglo XXI, 2003. v. 1. p. 103-118.
-
FERREIRA, C. R. ; SCHLINDWEIN, L. M. . O Exame Nacional de Cursos (ENC) e seus Reflexos no Currículo de um Curso de Pedagogia: um estudo avaliativo. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação - Programas e Resumos - Anais do XI ENDIPE, 2002. v. 1. p. 68-75.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOEFELMANN, Célia Diva Renck . Educação Inclusiva: desafios e possibilidades. In: IX Sul Brasileiro de Qualidade na Educação, 2002, Joinville. Anais do IX Sul Brasileiro de Qualidade na Educação. Joinville: Monferrer Produções Gráficas e Digitais, 2002. v. 1. p. 381-383.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Dilemas e Perspectivas da Formação Continuada. In: III Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 2002, Blumenau. Temporalidades Humanas e Currículo - Anais do III Congresso Nacional de Reorientação Curricular. Blumenau: EdiFURB, 2002. v. 1. p. 168-171.
-
FERREIRA, C. R. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Os Reflexos da Avaliação Externa no Currículo do Curso de Pedagogia. In: III Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 2002, Blumenau. Anais do III Congresso Nacional de Reorientação Curricular - Apresentação dos Trabalhos. Blumenau: Odorizzi Editora Gráfica, 2002. v. 1. p. 45-47.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ROPELATO, Carla Clauber da Silva . O Fracasso Fabricado na Contramão do Apoio. In: V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro, 2002, Braga. Currículo e Produção de Identidades Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro. Braga: Editora da Universidade do Minho, 2002. v. 1. p. 1063-1074.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOEFELMANN, C. D. R. . O Currículo na Perspectiva da Educação Inclusiva - un estudo de caso. In: V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro, 2002, Braga. Currículo e Produção de Identidades Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro. Braga: Editora da Universidade do MInho, 2002. v. 1. p. 461-469.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Aprender e Ensinar, Ensinar e Aprender - Transpondo Desafios. In: IV ANPEd-SUL Na Contracorrente da Universidade Operacional, 2002, Florianópolis. IV ANPEd-SUL Na Contracorrente da Universidade Operacional. Florianópolis Sc: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. v. 1. p. 81-90.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . Um Estudo Avaliativo em Classes de Aceleração nos Municípios de Itajaí e Balneário Camboriu. In: IV ANPEd-SUL Na Contracorrente da Universidade Operacional, 2002, Florianópolis. IV ANPEd-SUL Na Contracorrente da Universidade Operacional. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. v. 1. p. 49-57.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ZUNINO, H. M. W. . Um Estudo sobre a Práxis Pedagógica e a Concepção de Alfabetização Subjecente a Ação, Desenvolvida em Três Classes de Alfabetização da Rede Municipal de Brusque. In: IV ANPEd-SUL Na Contracorrente da Universidade Operacional, 2002, Florianópolis. IV ANPEd-SUL Na Contracorrente da Universidade Operacional. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. v. 1. p. 61-69.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . O professor e sua formação continuada: possibilidades e limitações. In: IV Congresso Internacional de Educação em Concórdia, 2002, Concórdia. Anais do IV Congresso Internacional de Educação em Concórdia, 2002. v. 1. p. 249-256.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . AS CLASSES DE ACELERAÇÃO E O SUCESSO ESCOLAR - O QUE FAZ A DIFERENÇA.. In: XXV Reunião Anual da ANPed, 2001, Caxambu. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPed, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O Ensino de Noções Matemáticas Elementares em Classes de Alfabetização: um estudo de softwares pedagógicos. In: III SEMINARIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO - REGIÃO SUL, 2000, Porto Alegre, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Aspectos Psicológicos da Formação Continuada de Professores. In: III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2000, Porto Alegre. Anai do III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Relato: Programa de Avaliação Institucional da FEBE. In: V ENCONTRO CATARINENSE DE AVALIAÇÃO INSTITUCINAL, 2000, Itajaí. ANAIS V ENCONTRO CATARINENSE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2000. p. 28-31.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . As contribuições da Psicologia da Educação na Formação do Professor do Ensino Fundamental. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. ABRAPEE. Maringá/PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO AVALIATIVO DOS PROGRAMAS IMPLANTADOS NAS REDES PÚBLICAS. In: V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - V ANPEd Sul, 2004, Curitiba. ANAIS do V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - V ANPEd Sul. Curitiba/PR: Editora Universitária Champagnat, 2004. v. 1. p. 215-215.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; JENCHINEN, Natália Muller . X ENCONTRO DA ABRAPSO REGIONAL SUL. In: X ENCONTRO DA ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. A PSICOLOGIA SOCIAL EM MOVIMENTO E A REALIDADE BRASILEIRA: POR ONDE E PARA ONDE CAMINHAMOS. Curitiba: ABRAPSO, 2004. v. 1. p. 183.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ZIPPERER, Tatiana . X ENCONTRO DA ABRAPSO REGIONAL SUL. In: X ENCONTRO DA ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. A PSICOLOGIA SOCIAL EM MOVIMENTO E A REALIDADE BRASILEIRA: POR ONDE E PARA ONDE CAMINHAMOS. Curitiba: ABRAPSO, 2004. v. 1. p. 121.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . A formação continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades e limitações. In: III Taller Internacional Innovación Educativa Siglo XXI, 2003, Las Tunas. III Taller Internacional Innovación Educativa Siglo XXI, 2003. v. 1. p. 135-135.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ROPELATO, Carla Clauber da Silva . A Fabricação do Fracasso Escolar: um estudo sobre as classes de apoio pedagógico. In: 29 Congreso Interamericano de Psicologia, 2003, Lima. Anais do 29 Congreso Interamericano de Psicologia, 2003. v. 1. p. 89-89.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Aprender e Ensinar Conceitos Matemáticos: um estudo com professores das séries iniciais do ensino fundamental. In: 29 Congreso Interamericano de Psicologia, 2003, Lima. Anais do 29 Congreso Interamericano de Psicologia, 2003. v. 1. p. 103-103.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOEFELMANN, Célia Diva Renck . O Currículo na Perspectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso. In: V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro, 2002, Braga. Anais do V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro. Braga: Universidade do Minho, 2002. v. 1. p. 32-32.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; ROPELATO, Carla Clauber da Silva . O Fracasso Fabricado na Contramão do Apoio. In: V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro, 2002, Braga. Anais do V Colóquio sobre Questões Curriculares - 1 Colóquio Luso Brasileiro. Braga: Universidade do Minho, 2002. v. 1. p. 45-45.
-
FERREIRA, C. R. ; SCHLINDWEIN, L. M. . O Exame Nacional de Cursos (ENC) e seus Reflexos no Currículo de um Currículo de um Curso de Pedagogia: um estudo de caso avaliativo. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação - Programas e Resumos - Anais do XI ENDIPE. Goiânia, 2002. v. 1. p. 380-380.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . Discurso e Significado dos Professores do Curso de Pedagogia sobre o Exame nacional de Curso. In: IX Encrontro Regional Sul ABRAPSO, 2002, Itajaí. IX Encrontro Regional Sul ABRAPSO Psicologia Social: ética e paradigmas. Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2002. v. 1. p. 43-43.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . Classes de Aceleração: investigando práticas educativas promotoras de aprendizagem. In: 28 CONGRESO INTERAMERICANO PSICOLOGÍA, 2001, SANTIAGO - CHILE. XXVIII CONGRESO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. . O Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Noções Matemáticas Elementares em Crianças em Fase de Alfabetização. In: 28 Congreso Interamericano de Psicología, 2001, Santiago - Chile. XXVIII Congreso Interamericano de Psicología, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; RAUSCH, R. B. . O Papel da Mediação na Transformação da Ação Pedagógica. In: 28 Congreso Interamericano de Psicología, 2001, Santiago - Chile. XXVIII Congreso Interamericano de Psicología, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. . A Construção de Noções Matemáticas Elementares em Ambientes Informatizados. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001, Cianorte - PR. ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Cianorte - PR, 2001.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. . O Cotidiano Pedagógico das Classes de Aceleração e a Construção dos Conceitos Matemáticos. In: VII Seminário Integrado de Iniciação Científica, 2001, Blumenau. Anais do VII Seminário Integrado de Iniciação Científica. Blumenau: Editora da FURB, 2001. v. 1. p. 274-274.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . Classes de Aceleração e Práticas Promotoras de Aprendizagem. In: VII Seminário Integrado de Iniciação Científica, 2001, Blumenau. Anais do VII Seminário Integrado de Iniciação Científica. Blumenau: Editora da FURB, 2001. v. 1. p. 275-275.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Aspectos Psicológicos na Capacitação em Serviço: o professor e a construção do conhecimento. In: V Congresso Nacinal de Psicologia Escolar e Educacinal, 2000, Itajaí/SC. V CONPE Psicologia Escolar e Educacional: tendências para o século XXI. Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2000. p. 75-75.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Relato de Experiência: Repensando Estratégias para o Ensino de Metodologia da Pesquisa. In: X ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Anais do X Endipe, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Repensando Estratégias Para o Ensino da Metodologia da Pesquisa. In: X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos. São Paulo: Cortez/Papirus, 2000. p. 488-488.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. . O Ensino de Noções Matemáticas elementares em Classes de Alfabetização. In: VI Seminário Integrado De Iniciação Científica, 2000, Balneário Camboriu. Anais do VI Seminário Integrado de Iniciação Científica. Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2000. p. 101-101.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . As Classes de Aceleração nos Municípios de Itajaí e Balneário Camboriu: um estudo avaliativo. In: VI Seminário Integrado de Inicicação Científica, 2000, Balneário Camboriu. Anais do VI Seminário Integrado de Iniciação Científica. Itajaí/SC: Editora da UNIVALI, 2000. p. 105-105.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; TRIDAPALLI, M. L. B. ; RAUSCH, R. B. . Diferentes Olhares na Formação de Professores. In: III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2000, Porto Alegre. Anais do III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul. Porto Algre: UFRGS, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O Processo de Internalização - Investigando Indivíduos Adultos em um Contexto Escolar. In: 30 Anos de Produção Em Psicologia da Educação Dissertações e Teses, 1999, São Paulo. 30 Anos de Produção Em Psicologia da Educação Dissertações e Teses. São Paulo, 1999.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A Proposta de Alfabetização em Santa Catarina e Sua Efetivação no Minicípio de Penha. In: V ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1996, Florianópolis/SC. Anais do V Endipe. São Paulo: Cortez, 1996.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . The Promotion of Citizenship in the Classroom Context: a case study from a historic-cultural psycology view. In: IInd Conference for Socio-Cultural Research 1896-1996 Vygotsky-Piaget, 1996, Genebra. IInd Conference for Socio-Cultural Research 1896-1996 Vygotsky-Piaget. Genebra-Suiça, 1996. p. 122-122.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O Processo de Internalização - Investigando Adultos em um Contexto Escolar. Caderno de Produção 99, Itajaí/SC, v. 1, n.1, p. 152-152, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. . As Novas Tecnologias e o Ensino de Noções Matemáticas Elementares no Processo de Alfabetização na Escola Pública. Caderno de Produção 99, Itajaí/SC, v. 1, n.1, p. 119-119, 2000.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A Proposta de Alfabetização de Santa Catarina e sua Efetivação no Minicípio de Penha/SC. 30 Anos de Produção Em Psicologia da Educação Dissertações e Teses, São Paulo, 1999.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, M. L. S. E. . Políticas Públicas para os Anos Iniciais do Município de Florianópolis: desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOBOLD, Márcia de Souza ; RAUSCH, R. B. . Metodologias de Pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALLE, I. R. ; SCHLINDWEIN, L. M. ; MENDES, G. M. L. . 50 anos após Os Herdeiros. Democratização da educação, meritocracia escolar, desigualdades escolares.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Homenagens ao Prof. Angel Pino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A produção imaginária e a formação do sentido estético. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Interfaces nas pesquisas em Psicologia da Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; JACQUES, G. . Desenvolvimento e Aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . O ensino e a aprendizagem na prática pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Formação de Professores na Pesquisa em Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A Relação Teoria e Prática na Psicologia da Educação: implicações na formação do educador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Produção Acadêmica do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação (2001-2009) ? Sessão Especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; FACCI, Marilda ; MIRANDA, M. G. . GT DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO-ANPED: ESPAÇO DE PESQUISA E CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOARES, M L P . EStética e Educação: construindo significados e sentidos a partir de vivências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO E DISCURSO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . CRECHE, ROTINAS, IMAGINAÇÃO E ARTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; JENICHEM, M. N. . Imaginação e Arte na Formação de Professores do Ensino Fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Formação Docente e Pesquisa Qualitativa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; TAGLIEBER, José Erno . Projeto Pedagógico do Mestrado Acadêmico em Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Discurso e Significação dos Professores do Curso Pedagogia sobre o Exame Nacional de Cursos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . Aprender e Ensinar Conceitos Matemáticos: um estudo com professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHLINDWEIN, L. M. . A Fabricação do Fracasso Escolar: um estudo sobre as classes de apoio pedagógico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, C. R. ; SCHLINDWEIN, L. M. . O exame nacional de cursos(ENC) e seus reflexos no currículo de um curso de pedagogia: um caso avaliativo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . Classes de aceleração: investigando práticas educativas promotoras de aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; VAZ, A. F. . A EXTENSÃO E SUAS POSSIBILIDADES. Florianópolis, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; VAZ, A. F. . A EXTENSÃO E SUA DIVULGAÇÃO. Florianópolis, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORTOLOTTO, N. ; FRITZEN, M. P. . Língua alemã e educação ? relevância do legado nos estudos da linguagem e na formação de educadores. Florianópolis, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SCHLINDWEIN, L. M. . PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2008 (Livro).
-
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . REVISTA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PUC/SP E O GT 20 DA ANPED. São Paulo/SP, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
SCHLINDWEIN, L. M. . Membro Externo da Comissão de Avaliação do PIBIC PIBIT. 2016.
SCHLINDWEIN, L. M. ; MIGNONI, M. L. ; SILVA, A. S. . VI JIC - Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS. 2016.
SCHLINDWEIN, L. M. . Membro Externo da Comissão de Avaliação do PIBIC PIBIT. 2015.
SCHLINDWEIN, L. M. . Membro Externo da Comissão de Avaliação do PIBIC PIBIT. 2014.
SCHLINDWEIN, L. M. ; VAZ, A. F. ; LUNARDI, G. . Comissão de Credenciamento do PPGE UDESC. 2013.
SCHLINDWEIN, L. M. . XVIII Seminário de Iniciação Científica e V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESC. 2012.
SCHLINDWEIN, L. M. . Membro avaliador externo PIBIC PIBITI na Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS. 2012.
SCHLINDWEIN, L. M. . Membro avaliador externo PIBIC PIBITI na Universidade do Extremo Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 2012.
SCHLINDWEIN, L. M. . Consultoria Ad Hoc para a Editora da UDESC. 2011.
CORREA, R. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Membro do Comitê de Acompanhamento do V Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Itajaí. 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. . Currículo e Formação de Professores. 2005.
SCHLINDWEIN, L. M. . Formação Continuada de Professores da Rede Pública Municipal de Blumenau. 2003.
SCHLINDWEIN, L. M. . IV ANPEd-SUL. 2002.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori . SOLFTVALI Solftware Educacional para o Ensino Fundamental. 2005.
SCHLINDWEIN, L. M. ; JENCHINEN, Natália Muller ; BIGATON, Roslei Aparecida Siderski . PERFIL DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIU. 2004.
BORBA, A. M. ; FERRI, Cássia ; SCHLINDWEIN, L. M. . Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. 2007.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; FERRI, Cássia . Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. 2006.
BORBA, A. M. ; FERRI, Cássia ; SCHLINDWEIN, L. M. . Programa de Formação Continuada para Coordenadores do Ensino Superior da UNIVALI. 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; FERRI, Cássia . Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. 2005.
SCHLINDWEIN, L. M. . CURSO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2005.
BORBA, A. M. ; FERRI, Cássia ; SCHLINDWEIN, L. M. . Programa de Formação Continuada para Coodenadores do Ensino Superior. 2004.
SCHLINDWEIN, L. M. . XXII Seminário de Iniciação Científica. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecer para 'Revista de Psicologia Univesidad de Chile'. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc Revista Perspectiva. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc para Revista Eletrônica de Educação. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc para Revista Cadernos de Pesquisa. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc para a Revista Psicologia da Educação. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecer Ad Hoc - CNPq Pós Doutorado no Exterior. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc - CNPq Pós Doutorado no Exterior. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc - CNPq Pós Doutorado Junior. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc para o Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc para o Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista para Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista para a Revista da ABRAPEE. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista para a revista da ABRAPEE. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecer para a revista da ABRAPEE. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista para a revista da ABRAPEE. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista para a revista da ABRAPEE. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecer para a revista da ABRAPEE. 2017.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc Revista Perspectiva. 2016.
SCHLINDWEIN, L. M. . XX Seminário de Iniciação Científica, VII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Mostra Universitária: Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável. 2015.
SCHLINDWEIN, L. M. . Coordenação Reunião Científica de Pesquisadores da Área Formação de Professores. 2014.
SCHLINDWEIN, L. M. . 24 seminário de iniciação científica da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2014.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc Revista EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. 2013.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc da Revista PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2013.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad-Hoc. 2013.
SCHLINDWEIN, L. M. . Convite para participação em Comitê Externo de Avaliação de Projetos de Iniciação Científica. 2013.
SCHLINDWEIN, L. M. . Consultora Ad Hoc 36 Reunião Nacional da ANPEd. 2013.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc do GT 20 Psicologia da Educação ANPED. 2012.
SCHLINDWEIN, L. M. . Avaliadora Externa no XXII Seminário de Iniciação Científica - SIC/FAED/UDESC 2012. 2012.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad Hoc do GT 20 Psicologia da Educação ANPED. 2011.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad hoc do CNPQ. 2010.
SCHLINDWEIN, L. M. . Corpo Editorial da REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2010.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad hoc da Revista Psicologia & Sociedade. 2010.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista Ad hoc da ANPED. 2010.
DAVIS, C. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Pesquisador Eventual da Fundação Carlo Chagas. 2010.
SCHLINDWEIN, L. M. . Corpo Editorial da REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2009.
SCHLINDWEIN, L. M. ; FACCI, Marilda . Coordenação do GT 20 Psicologia da Educação ANPED. 2008.
SCHLINDWEIN, L. M. . Membro do Comitê científico da Revista Contrapontos UNIVALI. 2008.
MAHEIRIE, K. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Psicologia & Sociedade. 2008.
SCHLINDWEIN, L. M. . Cadernos de Pesquisa. 2008.
SCHLINDWEIN, L. M. . Corpo Editorial da Revista PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2008.
SCHLINDWEIN, L. M. . ALETHEIA. 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. . III SEMINÁRIO SOBRE ÉTICA EM PESQUISA. 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. . V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVALI. 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . Coordenação do GT 20 Psicologia da Educação da ANPED. 2006.
SHIROMA, E. O. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul. 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. . V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - V ANPEd Sul. 2004.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de ; SCHLINDWEIN, L. M. . Vice coordenação do GT 20 Psicologia da Educação da ANPED. 2004.
SCHLINDWEIN, L. M. . DELINEAMENTO DO PERFIL SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC. 2003.
SCHLINDWEIN, L. M. ; MOSTAFA, Solange Puntel . Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da UNIVALI. 2003.
SCHLINDWEIN, L. M. . Parecerista ad hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. 2002.
SCHLINDWEIN, L. M. . Projeto do Mestrado em Educação da UNIVALI. 2001.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; MACEDO, S. G. ; SANCHES, E. N. . Auto-Avaliação dos Cursos: Ciências da Computação e Oceanografia. 1999.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; MACEDO, S. G. ; SANCHES, E. N. . Avaliação Institucinal na UNIVALI: ouvindo os egressos. 1999.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; SANCHES, E. N. ; MACEDO, S. G. . Relatório Final da Avaliação do Colégio de Aplicação da UNIVALI - Itajaí. 1999.
SCHLINDWEIN, L. M. ; BORBA, A. M. ; MACEDO, S. G. ; SANCHES, E. N. . Relatório de Avaliação Institucional do Colégio de Aplicação da UNIVALI - Tijucas. 1999.
SCHLINDWEIN, L. M. ; DIRSCHNABEL, C. ; MACEDO, S. G. ; BORBA, A. M. . I Seminário de Avaliação Institucional da FEBE: Apresentando o Projeto. 1999.
SCHLINDWEIN, L. M. ; FANTIN, M. ; GARCIA, L. G. S. . Entrevista com Ruth Rocha. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SCHLINDWEIN, L. M. . ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: VIVÊNCIA E REGISTRO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO. 2019. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; LATERMAN, I. ; SOUZA, M. L. S. E. . JOGOS, BRINCADEIRAS E PRÁTICA DE ENSINO: PARA UMA NOVA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: EM PAUTA O SABER-FAZER DOS PROFESSORES PARA INFÂNCIA. 2018. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. . Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. 2014. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. ; FANTIN, M. . ENTREVER. 2013. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . ENTREVER. 2011. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. ; SOUZA, M. L. S. E. . Vertentes Teórico-metodológicas norteadoras dos estudos sobre a formação de professores na Pós-graduação em Santa Catarina. 2011. (Relatório de pesquisa).
BELINASO, L. ; FANTIN, M. ; SCHLINDWEIN, L. M. . Revista EntreVer. 2011. (Participação em Comissão Editorial).
SCHLINDWEIN, L. M. . Conferência: El Desarrollo Estético del Professorado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCHLINDWEIN, L. M. . VERTENTES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NORTEADORAS DOS ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA. 2010. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORREA, Gracia Maria Nascimento ; GARCIA, L. G. S. . A EDUCAÇÃO CONDUTIVA E AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO REGULAR. 2008. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; MOSTAFA, Solange Puntel ; CHRISTOFOLETTI, Rogério . Contrapontos. 2007. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVALI. 2006. .
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORDEIRO, Maria Helena B V ; CALDEIRA, Elisabeth . Meu Lugar. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Porjeto).
SCHLINDWEIN, L. M. ; MOSTAFA, Solange Puntel ; CHRISTOFOLETTI, Rogério . Contrapontos. 2006. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVALI. 2006. (FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DO ENSINO SUPERIOR).
SCHLINDWEIN, L. M. . I SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2006. (SIMPÓSIO).
SCHLINDWEIN, L. M. ; MOSTAFA, Solange Puntel ; CHRISTOFOLETTI, Rogério . Contrapontos. 2005. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. ; JENCHINEN, Natália Muller . Imaginação e arte na formação de professores do ensino fundamental. 2005. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; OLIVEIRA, Margarida de . Alfabetização e novas tecnologias: a constituição e significados a partir do uso de uma ferramenta computacional. 2005. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVALI. 2005. (FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DO ENSINO SUPERIOR).
SCHLINDWEIN, L. M. ; JENCHINEN, Natália Muller . Perfil social econômico e cultural dos professores das série iniciais no município de Itajaí. 2004. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita ; SANTOS, Carlos Fernando da Silva . Formação docente e a construção compartilhada de um software educacional: um estudo sobre o desenvolvimento conceitual dos professores envolvidos. 2004. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; BIGATON, Roslei Aparecida Sinderski . Perfil dos professores das séries iniciais no município de Balneário Camboriú. 2004. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVALI. 2004. (FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DO ENSINO SUPERIOR).
SCHLINDWEIN, L. M. . VIII FÓRUM INSTITUCIONAL DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVALI. 2004. (FÓRUM INSTITUCIONAL).
SCHLINDWEIN, L. M. . Curso de Formação Continuada para os Professores da Rede Municipal de Ensino de Indaial/SC. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SCHLINDWEIN, L. M. . Contrapontos. 2003. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. ; JENICHEM, M. N. . Escola: lugar de rosas e pitangas. 2003. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; HOEFELMANN, Célia Diva Renck . Educação Inclusiva: desafios e possibilidades. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SCHLINDWEIN, L. M. . Revista Contrapontos N 5. 2002. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . Revista Contrapontos N 6. 2002. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . Revista Contrapontos N 4. 2002. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. ; FERREIRA, C. R. ; PETRI, C. M. . O Impacto da Avaliação Externa (Exame Nacional de Cursos) em Cursos de Formação de Professores. 2002. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; BAVARESCO, Márcia Regina Cordeiro ; STRINGARI, Fernanda . Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA: por trás do que se faz no espaço de formação. 2002. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; CORDEIRO, Maria Helena B V ; COLZANI, Merlei Percia ; SANTOS, A. R. S. ; SANTOS, Tatiane Padilha dos . Ensinar e Aprender Matemática: transpondo desafios. 2002. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . Formação Continuada e Cidadania: investigando estrutura e formadores. 2002. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. ; COLZANI, Merlei Percia . Ambientes pedagógicos informantizados e a construção de noções matemáticas elementeares. 2002. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. . Revista Contrapontos N 3. 2001. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . Revista Contrapontos n 1. 2001. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. . Revista Contrapontos N 2. 2001. (Editoração/Periódico).
SCHLINDWEIN, L. M. ; MACHADO, Maristela Vanzuita . O PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO CONTINUADA POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES. 2001. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; GASPARAC, C. F. . O cotidiano pedagógico das classes de aceleração e o processo de construção de conceitos matemáticos. 2001. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. . Comitê de Ética em Pesquisa. 2001. (Membro do Comitê de Ética).
SCHLINDWEIN, L. M. ; PETRI, C. M. . As Classes de Aceleração das Séries Iniciais do Ensino Fundamental nos Municípios de Itajaí e Balneário Camboriú: conhecendo a realidade. 2000. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. ; SANTOS, A. R. S. . As Novas Tecnologias e o Ensino de Noções Matemáticas Elementares no Processo de Alfabetização na Escola Pública. 2000. (Relatório de pesquisa).
SCHLINDWEIN, L. M. . Comissão Editorial da Revista Alcance. 1999. (Participação em Comissão Editorial).
SCHLINDWEIN, L. M. ; SIRGADO, Angel Pino ; SMOLKA, Ana Luíza Bustamante . Núcleo Interinstitucional de Estudos Vigotskianos. 2003 (Mesa Redonda) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM HIPERCONECTADA PARA INCLUSÃO, Descrição: Descrição: A partir do início do século XXI, vimos emergir no cenário brasileiro - particularmente no Governo Lula -, um forte investimento do Estado em políticas sociais universais que passaram a ser denominadas, em 2003, como políticas de inclusão (Maciel & Kassar, 2011). Tais políticas vêm assumindo maior relevância nas esferas educacionais por meio do desenvolvimento de conceitos como: equidade, coesão e inclusão social. Contudo, o surgimento de discursos humanitários e de políticas de inclusão parece evidenciar uma contradição em uma sociedade historicamente marcada por grandes desigualdades sociais, na qual boa parte da população vive em condição de pobreza e, por consequência, de exclusão. Temos, na verdade, um anacronismo no qual a desigualdade é admitida, na medida em que se assegura a igualdade de cidadania, direitos iguais para todos. Para atender às novas exigências sociais, a escola é a esfera especial para o desenvolvimento das políticas para todos. A inclusão das pessoas com deficiência, por exemplo, é um fenômeno sociocultural recente e complexo. Segundo Coelho (2010), ela está associada historicamente à conquista de direitos, às ações de cidadania e à busca de transformações sociais pós-Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma terminologia alinhada com as outras lutas de grupos minoritários de representação social como: negros, feministas e LGBTQIA+ etc., que vêm reivindicando uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, incluir é portanto garantir o acesso de todos esses grupos ao espaço educacional. O problema (e suas contradições) parece ter se agravado nos últimos anos de des-governo brasileiro, em que se observa uma redução importante nas verbas destinadas à educação pública, uma diminuição das políticas inclusivas e, consequentemente, a ausência de investimentos nos equipamentos educacionais, bem como o aumento da precarização do trabalho docente. Nesse contexto, é importante ressaltar que a escola, enquanto uma comunidade de aprendizagem, tem sofrido com ataques à sua autonomia, colocando em risco a garantia de sua condição pública. A população que mais sofre com esse declínio é aquela que perfaz o total de alunos com necessidades educacionais especiais, pobres e/ou em condições sociais e culturais não-hegemônicas. Essa situação se agravou substancialmente após a pandemia do COVID-19, em que as exclusões sociais decorrentes do não-acesso às tecnologias educacionais virtuais configurou-se como um verdadeiro fosso que excluiu parte considerável dos alunos das condições mínimas de aprendizagens ofertadas nas escolas. Com base nessas considerações iniciais, o presente projeto busca investigar: Quais práticas pedagógicas, numa perspectiva inclusiva, orientadas à promoção de desenvolvimento, estão sendo desenvolvidas na comunidade escolar pós-pandemia COVID-19? Num desdobramento, quais as atividades e estratégias pedagógicas, atividades criadoras e culturais, articuladas à formação docente e discente, constituem o cotidiano da escola inclusiva (sua gramática institucional e interpessoal) no atual cenário? Quais os desafios enfrentados? Quais as soluções encontradas? Sub-eixos investigativos: Para atingir a esse objetivo, o presente projeto se desmembra em três sub-eixos investigativos, que abarcam diferentes pesquisas que têm como objeto comum a investigação das práticas de inclusão no contexto escolar pós-pandemia COVID-19. São eles: Sub-eixo 1: As relações de ensino-aprendizagem: modos de ensinar e aprender numa perspectiva inclusiva no contexto de pós-pandemia COVID-19; Sub-eixo 2: As práticas de formação docente numa perspectiva inclusiva no contexto de pós-pandemia COVID-19; Sub-eixo 3: As práticas pedagógicas e artístico-culturais inclusivas no contexto de pós-pandemia COVID-19.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Daniele Nunes Henrique Silva - Integrante.
-
2018 - 2023
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INFÂNCIA: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À CULTURA ESCOLAR, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo central investigar a formação de professores pelo viés da infância, buscando compreender se e como as orientações legais para os cursos de Pedagogia e os documentos oficiais (de âmbito nacional, estadual, municipal), que regulam a educação básica, contemplam e garantem uma educação que promova o amplo desenvolvimento das crianças (seja na Educação Infantil, seja nos anos iniciais do Ensino Fundamental), a partir da prática docente. Pretende-se desenvolver tal investigação em dez municípios brasileiros (contemplando as cinco regiões do país). Consideramos que o debate sobre a pertinência das concepções de criança, infância e educação indica a necessidade de um alinhamento nos estudos sobre a formação de professores, práticas pedagógicas e os estudos sobre as políticas públicas. A perspectiva teórica que orienta este estudo é o materialismo histórico e dialético, matriz de referência da abordagem histórico-cultural delineada por Vigotski (1896-1934). A história do objeto investigado (ou seja, o processo que gera a sua existência como fenômeno e não apenas o fenômeno em si mesmo) e o caráter dialético desse processo são elementos constitutivos da própria pesquisa. Faz-se necessário, portanto, investigar a história e a cultura. Compreende-se que a história é sempre capturada em seus fragmentos, por mais que se busque a totalidade. Neste sentido, pretende-se apreender os traços, pistas e marcas enquanto elementos que possam compor a tessitura de uma história e cultura a serem interpretadas. A metodologia a ser empregada pesquisará a infância em seu movimento histórico e cultural, abrangendo a formação de professores, as políticas públicas e o cotidiano escolar (incluindo-se os movimentos de migração, inclusão e vulnerabilidade infantil).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Maria Luiza de Souza e Souza - Integrante / Ruth Mercado - Integrante / Joselma Salazar de Castro - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2017 - 2019
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: vivência e registro na perspectiva do desenvolvimento estético, Descrição: Este trabalho tem por objetivo discutir a relação necessária estabelecida entre educação, ética e estética na constituição da subjetividade humana, especialmente no campo educacional e na formação de professores. Trata-se de um projeto que se constitui a partir da tessitura de pesquisas que venho desenvolvendo nos últimos treze anos e que tem como foco o desenvolvimento estético de professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partimos, em 2003, de uma pesquisa diagnóstica, cujo objetivo era mapear o perfil social, econômico e cultural de professoras. Nosso foco passou a ser, a partir daí, a investigação das vivências estéticas pelo atravessamento das artes em situações de formação de professores. O intuito era, naquele momento, mobilizar as sensibilidades, no sentido de provocar reações estéticas e, concomitantemente, ampliar o repertório técnico-conceitual das envolvidas. Pautados nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural, consideramos que as vivências artísticas promovidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental possam mobilizar as aprendizagens e desenvolvimento das professoras e das crianças. Consideramos que a ampliação de repertório, o desenvolvimento estético e da postura ética observados nas manifestações das professoras envolvidas constituem-se como decorrências das transformações de sentido, dos processos de tomada de consciência desencadeados pelas vivências estéticas propiciadas aos envolvidos naquela pesquisa. Nesta pesquisa, constitui-se objetivo central compreender os modos pelos quais as alunas do curso pedagogia significam seu envolvimento (suas vivências) nas situações de auxiliares de ensino e no exercício da docência no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, na escola. A geração de dados acontecerá via registros afetivos das próprias envolvidas e seus relatórios técnicos elaborados a partir da realização do estágio supervisionado em prática de ensino. A análise será realizada em uma perspectiva dialética e histórica, fundamentada na perspectiva histórico-cultural empreendida por Vigotski.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Ana Luíza Bustamante Smolka - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8
-
2014 - 2018
JOGOS, BRINCADEIRAS E PRÁTICA DE ENSINO: PARA UMA NOVA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: EM PAUTA O SABER-FAZER DOS PROFESSORES PARA INFÂNCIA, Descrição: Nesta pesquisa pretendemos investigar as implicações das práticas de ensino na formação de professores, no curso de Pedagogia, pelo viés de uma formação articulada à brinquedoteca e ao espaço de Artes do Colégio de Aplicação. Trata-se de um esforço conjunto entre docentes do Curso Pedagogia e do Colégio de Aplicação. Estão envolvidos professores pesquisadores de três grupos de pesquisa, a saber: NICA, NUPEDOC e LABRINCA. A partir de uma perspectiva de desenvolvimento estético nos fundamentos da abordagem histórico-cultural, pretende-se investir em uma formação prático-metodológica dos novos professores para a infância. A proposta é articular elementos da prática de ensino e da pesquisa, com vistas ao desenvolvimento estético, no intuito de formar professores que possam articular brincadeiras e artes em uma proposta pedagógica comprometida com a promoção da criança. O que esstá em pauta é uma pesquisa sobre a formação inicial de professores. Partimos da análise do currículo do curso Pedagogia da UFSC, que tem como um de seus eixos, a formação de professores para a infância. Tal eixo está organizado, no currículo, de modo a garantir a discussão e a relação com a prática, desde o primeiro período do curso. Nosssa proposta é, para além das disciplinas, interferir via NADE (Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Ensino) e constituir um espaço de formação pedagógica (nos moldes de um laboratório de práticas pedagógicas para a infância). A coleta de dados acontecerá ao longo de quatro semestres letivos. Os registros serão capturados por via audiovisual (videogravação), fotografia, diário de campo e as produções escritas e artísticas dos alunos/futuros professores envolidos no processo. As análises serão empreendidas pautadas no escopo teórico e metodológico de Bakhtin e Vigotski. Trata-se de uma investigação sobre a formação inicial de professores dos anos iniciais, na perspectiva de um currículo integrado e articulado, investigar a importância da prática para a profissionalidade docente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Mônica Fantin - Integrante / Aurea Demaria Silva - Integrante / Ilana Laterman - Integrante / Leila Peters - Integrante / Ruth Mercado - Integrante.
-
2010 - 2014
PRÁTICA DE ENSINO, IMAGINAÇÃO E ARTE NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o papel da imaginação e da criatividade na constituição da consciência crítica de alunos dos anos inciais do ensino fundamental. Tal probemática vem sendo constituída com base nos aportes teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente nos trabalhos desenvolvidos por Vigotski. Pretende-se criar condições, no espaço de formação docente, para o desenvolvimento da produção do imaginário e da criatividade em um grupo de alunos dos anos inciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa a ser desenvolvida junto à disciplina de prática de ensino nos anos iniciais do ensino funamental do curso Pedagogia. O grupo de alunos será acompanhado ao longo dois semestres acadêmicos. Os dados serão coletados a partir das produções das crianças envolvidas e analisados na perspectiva da análise de conteúdo e no contexto da Psicologia Histórico-Cultural. Serão focados determinados artefatos culturais que possam favorecer a transformação da consciência crítica dos alunos (especialmente áqueles circunscritos no âmbito das artes plásticas, cênicas, literárias e musicais). O que se pretende, enquanto desdobramentos desta pesquisa, é que seja possível apreender e empreender práticas pedagógicas que promovam a imaginação e a criatividade no espaço escolar, com vistas ao desenvolvimento da consciência crítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Adair de Aguiar Neitzel - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2014
VERTENTES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NORTEADORAS DOS ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA (2006-2010), Descrição: Pretende-se, nesta pesquisa, dar continuidade ao estudo iniciado em 2008, intitulado ?Vertentes Teórico-Metodológicas Norteadoras dos Estudos sobre Formação de Professores na Pós-Graduação em Educação em Santa Catarina?. Neste estudo, analisamos as vertentes teórico-metodológicas norteadoras dos estudos sobre formação de professores em três programas de pós-graduação em educação no Estado de Santa Catarina, no período compreendido entre 2000 e 2005. Consideramos que, nos últimos cinco anos, o panorama da pós-graduação em nosso estado sofreu alterações substanciosas. Contamos, em 2010, com oito programas credenciados pela CAPES. Ou seja, a ampliação da oferta, em termos de cursos de mestrado triplicou. Consideramos que os dados coletados até meados da primeira década do século XXI refletiam ainda, em muito, os estudos da última década do século XX. Assim, consideramos que o mapeamento de um período de dez anos pode indicar, mais efetivamente, as vertentes teóricas e metodológicas que vem norteando os estudos sobre a formação de professores no Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual serão coletados e analisados os dados referentes às linhas, aos projetos de pesquisa, às dissertações e teses defendidas, e às disciplinas cuja temática seja a formação de professores, dos programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorado) em Educação reconhecidos pela CAPES, no estado de Santa Catarina no período compreendido entre 2006 e 2010. As análises e interpretações do material serão realizadas três diferentes blocos: a) os projetos de pesquisa dos professores dos cursos stricto sensu; b) as disciplinas oferecidas nos programas de mestrado e doutorado, e c) as teses e dissertações defendidas no período. Consideramos que, embora componha uma unidade, cada um destes blocos se refere a um objetivo específico na formação do pesquisador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Rita Buzzi Rausch - Integrante / Márcia de Souza Hobold - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2008 - 2010
Vertentes teórico-metodológicas norteadoras dos estudos sobre formação de professores na Pós-graduação em Educação em Santa Catarina, Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva analisar as vertentes teórico-metodológicas norteadoras dos estudos sobre formação de professores na pós-graduação em educação no Estado de Santa Catarina, no período de 2000-2006. A abordagem metodológica adotada caracteriza-se pelo enfoque qualitativo com base em pesquisa documental cuja fonte será o Coleta Capes, especialmente os dados apresentados pelos programas nas duas últimas avaliações trienais. Serão analisadas as linhas e os projetos de pesquisa, as dissertações e teses defendidas e as disciplinas cuja temática seja a formação de professores, dos programas de pós-graduação Stricto-sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação reconhecidos pela CAPES, no estado de Santa Catarina (UFSC; FURB; UNIVALI; UNESC) no período 2000- 2005. Estudos e interpretações do material serão analisados em encontros sistemáticos do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora, linha profissionalidade docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / REGINA CÉLIA LINHARES HOSTINS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2008
A EDUCAÇÃO CONDUTIVA E AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO REGULAR, Descrição: Constitui-se problema central desta pesquisa investigar os princípios teóricos e metodológicos que norteiam a Educação Condutiva, organizando um material em língua portuguesa que possa subsidiar o trabalho de pais, professores ou profissionais da educação implicados com a paralisia cerebral. Consideramos que o maior significado para essa pesquisa será dado no sentido de que venha a contribuir para a ampliar as discussões e as práticas de inclusão, como possibilidades de acesso ao conhecimento sistematizado para todos. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico. Os materias a serem analisados vêm sendo coletados em diferentes institutos de educação condutiva no mundo, destacando-se Centro de Desenvolvimento de Educação Condutiva ConNosotr@s (México), Instituto Petö (Hungria) e National Institute Conductive Education (Inglaterra). Pretendemos divulgar os aportes teóricos e metodológicas da educação condutiva, de forma a ampliar as possibilidades de inclusão das pessoas com paralisia cerebral na área de abrangência da UNIVALI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Gracia Maria Nascimento Correa - Integrante / Luís Gustavo S. Garcia - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2008
A FORMAÇÃO ESTÉTICA DO PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO: O PAPEL DA MÚSICA, Descrição: Este projeto tem por objeto investigar a implementação de um programa de educação musical junto a um grupo de professores, cujo objetivo é favorecer o desenvolvimento do sentido estético. Pretende-se, neste contexto, investigar as possibilidades de se criar condições, em um espaço de formação continuada a ser desenvolvido no próprio espaço escolar, para o desenvolvimento da produção da imaginação e da ação criadora nestes professores. Esta problemática de pesquisa foi-se configurando a partir dos resultados da pesquisa Perfil Social, Econômico e Cultural dos Professores das Séries Iniciais no Município de Itajaí, pesquisa apoiada pela FAPESC. Os resultados desta pesquisa indicaram que, no que se refere ao universo cultural, os professores ainda valem-se pouco dos artefatos culturais produzidos pelo homem, desde a literatura, as artes cênicas e visuais, em seus cotidianos pedagógicos. A música, paradoxalmente, faz parte do cotidiano escolar, ainda que, muitas vezes, utilizada de forma viesada, pois o professor não possui, em sua formação inicial, um instrumental que permita valer-se da música em seus elementos constitutivos, tais como altura, duração, andamento, timbre etc.. Música como expressão artística e como forma de comunicação sensível. Para os fins desta pesquisa será constituído um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O grupo de professores será acompanhado ao longo de dois semestres letivos, em reuniões quinzenais, aqui denominadas ateliês de música. Todos os ateliês serão filmados, transcritos e analisados na perspectiva da análise de conteúdo e no contexto da psicologia histórico-cultural. Cada semestre letivo será considerado um módulo, no qual possam favorecer a transformação da consciência estética dos sujeitos. Os ateliês de música serão organizados de forma a sensibilizar os professores através de atividades de percepção, execução e criação musical. O que se pretende, enquanto desdobramentos desta pesquisa, é que seja pos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Cristiane Nadaleto - Integrante / Claudia Maria Petri - Integrante / Monica Zewe Uriarte - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12
-
2006 - 2007
Imaginação e Criatividade na Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental, Descrição: Este projeto teve por objeto a investigação de procedimentos educativos que pudessem favorecer o desenvolvimento do sentido estético em um grupo de professores, com vistas a sua formação como pessoas criativas. Para tanto, investigamos as possibilidades de se criar condições, no espaço de formação continuada profissional, para o desenvolvimento da produção da imaginação e da ação criadora de professores. Foi organizado um grupo de doze professores, egressos do curso Pedagogia da UNIVALI e que já desempenham função docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O grupo de professores foi acompanhado ao longo de dois semestres letivos, em reuniões quinzenais, propiciar vivência estética no campo das artes visuais, literatura e música. Todos os encontros foram filmados, transcritos e analisados na perspectiva da análise de conteúdo e no contexto da psicologia histórico-cultural. Cada semestre letivo é aqui considerado enquanto um módulo de estudos. Enquanto no módulo I (primeiro semestre), o foco de formação estética estava nas diferentes expressões artísticas, no módulo II (segundo semestre), o foco centrou-se na literatura e na música. Consideramos que o contato das professoras com estes diferentes artefatos culturais pode favorecer a transformação da consciência estética que, refletida no desenvolvimento geral da pessoa, pode resultar em práticas pedagógicas mais imaginativas e criativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador., Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
Imaginação e Arte na Formação de Professores do Ensino Fundamental, Descrição: Este projeto tem por objeto investigar a constituição do processo criativo em um grupo de professores em formação, no curso Pedagogia, pesquisando os procedimentos educativos que favoreçam o desenvolvimento do sentido estético nestes professores, com vistas a sua formação como pessoas criativas. Pretende-se, neste contexto, investigar as possibilidades de se criar condições, no espaço de formação profissional, para o desenvolvimento da produção do imaginário e da criatividade em um grupo de professores ainda na formação acadêmica. Trata-se de uma pesquisa a ser desenvolvida junto à disciplina de prática de ensino do curso Pedagogia. O problema desta pesquisa foi-se configurando a partir dos resultados da pesquisa Perfil Social, Econômico e Cultural dos Professores das Séries Iniciais no Município de Itajaí. Esta investigação foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação Universitária do Rio Grande (FURG) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tais resultados indicaram que, no que se refere ao universo cultural, os professores ainda valem-se pouco dos artefatos culturais produzidos pelo homem, desde a literatura, as artes cênicas e plásticas, em seus cotidianos pedagógicos. Para os fins desta pesquisa serão selecionados aqueles alunos que já vêem desempenhando função docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tal critério faz-se necessário uma vez que, além de serem alunos em formação, já estão no campo de trabalho, construindo suas profissionalidades docentes. A disciplina prática de ensino está prevista no sexto, sétimo e oitavo períodos do curso, o que garante que a maioria dos alunos irá participar da pesquisa por, pelo menos, três semestres letivos. Todos os encontros serão filmados, transcritos e analisados na perspectiva da análise microgenética. Cada semestre letivo será considerado um módulo, no qual serão focados determinados artefatos culturais que possam favorecer a transformação da consciênc. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Natália Muller Jenchinen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2004 - 2005
Perfil dos professores das séries iniciais no município de Balneário Camboriú, Descrição: Delinear o perfil social, economico e cultural dos professores do ensino básico no município de Balneário Camboriu, SC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Roslei Aparecida Siderski Bigaton - Integrante., Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2004 - 2005
Alfabetização e novas tecnologias: a constituição e significados a partir do uso de uma ferramenta computacional, Descrição: Investigar o impacto de uma ferramenta computacional em um grupo de professores do ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Margarida de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Formação Docente e a Construção de um software educacional: um estudo sobre o desenvolvimento conceitual dos professores, Descrição: Esta pesquisa tem como foco central o estudo do desenvolvimento conceitual de professores envolvidos na formação continuada para o uso de um software educacional. Recentemente, com a difusão de estudos sobre formação continuada e informática educacional, pouco se tem abordado sobre os fatores psicológicos atuantes no processo contínuo de formação de conceitos em pessoas adultas, assim a abordagem teórica adotada baseia-se na perspectiva da Psicologia Histórico Cultural, especialmente nos trabalhos de Vygotsky e Bakhtin, sobre a influência da linguagem na formação conceitual e da palavra como unidade de análise. A coleta de dados será realizada junto aos professores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau através de: a) aplicação de entrevistas com os professores referência de primeiro e segundo ciclos, sobre o conceito de informática educacional utilizando-se de um software estatístico de análise multivariada; b) observações sistemáticas realizadas nos encontros de construção e no treinamento para o uso do SOFTVALI; c) análises das possíveis formações/ transformações conceituais incorporadas ao discurso dos professores referência com base no método semiótico, tendo como fundamento abordagem semiótica de Pino (2002), baseando-se na noção de signo para Vygotsky e para Bakhtin (1999).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Maristela Vanzuita Machado - Integrante / Carlos Fernando da Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
-
2003 - 2005
SOLFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: Este trabalho pretende desenvolver uma metodologia de trabalho multidisciplinar objetivando a construção e avaliação de um software educacional coerente com uma perspectiva pedagógica definida: a proposta pedagógica de ensino da rede pública de Blumenau, Santa Catarina. O processo de desenvolvimento e validação do software constitue-se, ele próprio, em momento de pesquisa, uma vez que se pretende desenvolver uma metodologia que possa ser amplamente utilizada nos meios universitários envolvidos com a utilização da informática na Educação. Considera-se que a utilização de softwares educacionais no ensino possa constituir-se em ferramenta eficaz para a construção conceitual, na medida em que se promova a familiarização de professores e alunos com as novas tecnologias. Assim, para além da metodologia de construção da ferramenta, esta pesquisa objetiva, ainda, investigar o impacto que o uso do software educacional pode provocar em professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de desenvolvimento do software educacional fundamentar-se-á no "modelo de prototipação", de acordo com o qual, um protótipo é desenvolvido para ajudar no entendimento dos requisitos. O desenvolvimento do protótipo prevê as etapas de projeto, codificação e teste, e permite que o usuário seja capaz de entender melhor os requisitos desejados do sistema. Desta forma, resulta em requisitos mais estáveis (que serão alterados em uma freqüência menor). O software educacional será aplicado em quatro grupos diferentes (correspondendo as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental), envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de Blumenau. Os fundamentos da psicologia histórico-cultural constituem-se no eixo teórico que norteará tanto a elaboração pedagógica do software educacional (em consonância com a rede municipal), quanto das análises a serem empreendidas em relação ao impacto do uso da ferramenta. Nesta perspectiva, considera-se que a abordagem do prob. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Integrante / Fabiane Barreto Vavassori Benitti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2003 - 2005
Solftware Educacional para o Ensino Fundamental, Descrição: Este trabalho pretende desenvolver uma metodologia de trabalho multidisciplinar objetivando a construção e avaliação de um software educacional coerente com uma perspectiva pedagógica definida: a proposta pedagógica de ensino da rede pública de Blumenau, Santa Catarina. O processo de desenvolvimento e validação do software constitue-se, ele próprio, em momento de pesquisa, uma vez que se pretende desenvolver uma metodologia que possa ser amplamente utilizada nos meios universitários envolvidos com a utilização da informática na Educação. Considera-se que a utilização de softwares educacionais no ensino possa constituir-se em ferramenta eficaz para a construção conceitual, na medida em que se promova a familiarização de professores e alunos com as novas tecnologias. Assim, para além da metodologia de construção da ferramenta, esta pesquisa objetiva, ainda, investigar o impacto que o uso do software educacional pode provocar em professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de desenvolvimento do software educacional fundamentar-se-á no "modelo de prototipação", de acordo com o qual, um protótipo é desenvolvido para ajudar no entendimento dos requisitos. O desenvolvimento do protótipo prevê as etapas de projeto, codificação e teste, e permite que o usuário seja capaz de entender melhor os requisitos desejados do sistema. Desta forma, resulta em requisitos mais estáveis (que serão alterados em uma freqüência menor). O software educacional será aplicado em quatro grupos diferentes (correspondendo as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental), envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de Blumenau. Os fundamentos da psicologia histórico-cultural constituem-se no eixo teórico que norteará tanto a elaboração pedagógica do software educacional (em consonância com a rede municipal), quanto das análises a serem empreendidas em relação ao impacto do uso da ferramenta. Nesta perspectiva, considera-se que a abordagem do prob. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador.
-
2003 - 2004
Perfil dos professores das séries iniciais no município de Balneário Camboriú, Descrição: Esta pesquisa tem por objeto investigar o perfil diagnóstico dos professores das séries iniciais do município de Balneário Camboriu/SC. Os indicadores apresentados pelo INEP/MEC delineiam o perfil acadêmico e profissional do professor. Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o professor se constitui pode ser, efetivamente, indicador de suas escolhas profissionais e, até mesmo, de sua ação pedagógica. Para os fins desta -pesquisa utilizar-se-á uma metodologia estatística, a análise multidimensional (SPAD). Pretende-se, com o uso deste software, apreender a realidade social, econômica e cultural dos professores. Será aplicado um questionário contendo cerca de oitenta questões, instrumento este já validado em diferentes pilotos e sob a orientação de técnicos da Fundação Carlos Chagas/SP. Pretende-se, com o uso deste procedimento metodológico, atingir a totalidade dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Cabe dizer, ainda, que este projeto está articulado a uma pesquisa interinstitucional que envolve a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação Universitária do Rio Grande (FURG) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Roslei Aparecida Sinderski Bigaton - Integrante / Gláucia Seeger Casado Weber - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
-
2003 - 2004
Perfil Social Econômico e Cultural dos Professores das Séries Iniciais do Município de Itajaí, Descrição: Esta pesquisa tem por objeto investigar o perfil diagnóstico dos professores das séries iniciais do município de Itajaí/SC. Os indicadores apresentados pelo INEP/MEC delineiam o perfil acadêmico e profissional do professor. Considera-se que o contexto social, econômico e cultural no qual o professor se constitui pode ser, efetivamente, indicador de suas escolhas profissionais e, até mesmo, de sua ação pedagógica. Para os fins desta -pesquisa utilizar-se-á uma metodologia estatística, a análise multidimensional (SPINKS). Pretende-se, com o uso deste software, apreender a realidade social, econômica e cultural dos professores. Será aplicado um questionário contendo cerca de oitenta questões, instrumento este já validado em diferentes pilotos e sob a orientação de técnicos da Fundação Carlos Chagas/SP. Pretende-se, com o uso deste procedimento metodológico, atingir a totalidade dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Cabe dizer, ainda, que este projeto está articulado a uma pesquisa interinstitucional que envolve a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação Universitária do Rio Grande (FURG) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Natália Muller Jenchinen - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2002 - 2003
Escola, Lugar de Rosas e Pitangas, Descrição: Esta pesquisa pretende investigar o papel da mediação na promoção de aprendizagem de alunos com diagnóstico de dificuldades de aprendizagem. De acordo com Vigotski (1989) o ser humano constitui-se a partir das trocas sociais estabelecidas ao longo da vida. E, é pela mediação de um outro, representante da cultura que a criança irá, paulatinamente, constituindo-se. Nesta perspectiva, cabe ao professor, enquanto este outro, estabelecer mediações que promovam, efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Estamos cientes do alto índice (INEP 2002) de crianças que não se adaptam ao sistema escolar e acabem sendo excluídas da estrutura escolar. E daquelas que, com os rótulos que recebem da escola, passaram e passam em descrédito com suas capacidades de aprendizagens e assim são os que se intitulam como lentos, desatentos, bagunceiros, rebeldes ... enfim, os fracassados escolares. Nesta pesquisa investigaremos a mediação semiótica como um instrumento de análise. Para tanto, referenciaremos o trabalho nos estudos que vêem sendo desenvolvidos por Pino (2001, 2002) sobre a metodologia semiótica ou, nos dizeres do autor, Método Indiciário. O autor considera que a medição pode ser investigada em uma perspectiva histórico-cultural, a partir dos aportes teóricos do autor russo Lev Seminovich Vigotski (1896-1934). Assim, todo o movimento que envolve o processo de mediação é passível de análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Claudia Maria Petri - Integrante / Mara Nair Jenichem - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
-
2002 - 2003
O Estado do Conhecimento da Formação de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural, Descrição: Partindo do pressuposto que a psicologia histórico-cultural provocou uma revolução no campo das idéias e das teorias, torna-se relevante analisar as teses e as dissertações produzidas no Brasil nos últimos cinco anos, em Programas de Educação e Psicologia da Educação, cujo objeto articule a formação de professores numa perspectiva histórico-cultural, buscando a relevância da constituição do sujeito e atividade criadora nos diferentes contextos de formação continuada. Esta intenção confirma a importância da concepção interacionista vislumbrada por Vygotsky, como um salto qualitativo na compreensão de homem como sujeito histórico, social e portanto, cultural. Estas produções científicas serão mapeadas a partir dos últimos cinco anos, com relevância na formação de professores, cujo interesse é refletir de que forma interfere nos programas de formação continuada, visto que esta abordagem explica o fenômeno social, histórico e cultural e suas relações, e que o sujeito se constitui na e pela relação. Considerando estas perspectivas, pretende-se analisar as contribuições que as teses e dissertações têm provocado no mundo literário quanto à compreensão desta abordagem como forma de perceber o cotidiano e suas práticas no entrelaçamento das redes de relações sociais, históricas e culturais, onde as diferenças se apresentam, num mundo de diversidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciane Maria Schlindwein - Coordenador / Rita Bastos Santos - Integrante / Fernanda Stringari - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino. , Campus Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37218638, Ramal: 8638, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro representante do PPGE na Câmara de Pesquisa do CED
2015 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor no Programa de Pós-Graduação em Edu, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora no PPGE: SEMINÁRIO PESQUISA EM COTIDIANO ESCOLAR (4 créditos)
2010 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Graduação Pedagogia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Prática de Ensino das Séries Iniciais da Escola de Ensino Fundamental (MEN 5325)
2009 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora do PPGE
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PPGE
2012 - 2013
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora do PPGE
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor no Programa de Pós-Graduação em Edu, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina no PPGE: PGE410037 ? Constituição do Sujeito e Arte em Vygotski e Bakhtin (4 créditos - M e D)
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Graduação Pedagogia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina no Curso Pedagogia: Educação e Infãncia II
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Graduação Pedagogia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina no Curso Pedagogia: Imaginação e Arte na Infância
Atividades
-
08/2012
Direção e administração, Departamento de Metodologia de Ensino.,Cargo ou função, Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.
-
08/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MEN 7105 - EDUCAÇÃO E INFÂNCIA V: Conhecimento, jogo, interação e linguagens
-
08/2011
Extensão universitária , Departamento de Metodologia de Ensino.,Atividade de extensão realizada, O IMPACTO DO ENSINO DO ALEMÃO COMO SEGUNDA LÍNGUA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA/SC.
-
10/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Metodologia de Ensino.,Linhas de pesquisa
-
10/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Metodologia de Ensino.,Linhas de pesquisa
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MEN 7102 - EDUCAÇÃO E INFÂNCIA II
2009 - Atual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Produtividade em Pesquisa, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Unidades de Pesquisa.,Cargo ou função, Avaliadora Externa PIBIC/CNPQ na Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS.
-
03/2012 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Unidades de Pesquisa.,Cargo ou função, Avaliadora Externa PIBIC/CNPQ na Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC.
1991 - 2009
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1998
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino, Coordenadoria de Avaliação Institucional.,Serviço realizado, Professor Pesquisador.
-
04/2003 - 02/2007
Direção e administração, Centro de Educação de Ciências Humanas e da Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
04/2003 - 01/2006
Direção e administração, Mestrado Acadêmico em Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
08/2004 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Coordenação de Pesquisa.,Serviço realizado, Comitê de Acompanhamento no III Seminário de Iniciação Científica da UNIVALI.
-
12/1999 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Membro do Conselho Editorial da Revista Alcance.
-
03/1999 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Membro do Comitê de Pesquisa.
-
03/1999 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Coordenação de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de conselho.
-
03/1999 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Psicologia da Educação
-
03/1991 - 12/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem I, Psicologia da Aprendizagem II
-
08/1999 - 10/2000
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Orientação a Pesquisa de Iniciação Científica.
-
03/2000 - 06/2000
Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Seminários Avançados: A Formação da Consciência Humana
-
07/1998 - 06/2000
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão, Editora da Univali.,Serviço realizado, Comitê editorial.
1988 - 2003
Fundação Educacinal de BrusqueVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor pesquisador na comissão de avaliação institucional
Atividades
-
03/1999 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ensino, Assessoria de Planejamento.,Cargo ou função, Assessora de Projetos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciane Maria Schlindwein e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?