Marcelo Soares Tavares de Melo
Livre-Docência pela UPE. Doutor e Mestre em Educação pela UFPE. Especialista em: Educação Física Escolar (UGF); Ciência e Técnica da Natação (UFG); Educação Física Não Formal (UFPE) e Administração Escolar (UPE). Licenciado em Educação Física e Técnico em Desporto pela UFPE. É professor Associado IVB da ESEF-UPE, atuando no curso de Licenciatura em Educação Física e no programa Associado de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação Física UPE/UFPB. Membro do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE. Tem experiência nas áreas de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2003 - 2007
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de profissionais de Educação Física: contribuições teórico-metodológicas da prática pedagógica
Orientador: Profa. Dra. Maria Eliete Santiago
, Ano de obtenção: 2007. Palavras-chave: Formação de Professores; prática curricular; currículo; Inovações pedagógicas; prática pedagógica.
Mestrado em Educação
1991 - 1994
Universidade Federal de Pernambuco
Título: O ENSINO DO JOGO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Celi Neuze Zulke Taffarel
Especialização em Ciência e Técnica da Natação
1982 - 1983
Universidade Gama Filho
Título: A afetividade no ensino das técnicas da natação
Orientador: Prof. Dr. Roberto Pável
Formação complementar
2015 - 2015
ENGLISH LANGUAGE SUMMER SCHOOL. (Carga horária: 141h). , Memorial University of Newfoundland, MUN, Canadá.
2013 - 2013
Contribuições teórico-metod.do marxismo e da Herme. (Carga horária: 40h). , Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, ESEF/UPE, Brasil.
2012 - 2012
Revisão Sistemática como ferramenta para pesquisas. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Educação FÃsica da UPE, ESEF, Brasil.
2011 - 2011
Pesquisa quantitativa em educação física escolar. (Carga horária: 30h). , Escola Superior de Educação FÃsica da UPE, ESEF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Física Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Metodologia do Ensino.
Participação em eventos
6º Congresso Brasileiro de Estudos em Lazer. Experiências Lúdicas para crianças em uma Creche municipal do Recife: Intervenções do Programa Ludus da UPE. 2024. (Congresso).
Semana Universitária da UPE.LUDICIDADE E IDOSO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA MELHORIA NA INTERAÇÃO SOCIAL EM ILPI. 2021. (Encontro).
Semana Universitária da UPE.Contribuições teórico-metodológicas da Ludicidade para o tratamento das crianças com câncer durante o processo de hospitalização. 2021. (Encontro).
XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Aproximações e distanciamento do esporte no programa Inspiração Internacional (PII): UK E Brasil. 2021. (Congresso).
XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Uma experiência de forma remota na disciplina Jogo 2 num curso de Licenciatura em Educação Física. 2021. (Congresso).
Semana Universitária da UPE.?Experiência de ensino com o jogo de salão ?corrida dos números? como estratégia para o ensino da matemática. 2020. (Encontro).
Semana Universitária da UPE. Contribuições Teórico-metodológicas da Ludicidade durante o processo de hospitalização das crianças com câncer." -. 2020. (Exposição).
Semana Universitária da UPE.LUDICIDADE E IDOSO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM ILPI. 2020. (Outra).
Semana Universitária da UPE.CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LUDICIDADE DURANTE O TRATAMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER. 2020. (Outra).
Semana Universitária da UPE.A LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: a prática em questão. 2020. (Outra).
Semana Universitária da UPE.JOGO ELETRÔNICO: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de licenciatura em educação física.. 2020. (Outra).
XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A LUDICIDADE PARA AS CRIANÇAS COM CÂNCER: Contribuições teórico-metodológicas durante o processo de hospitalização.. 2019. (Congresso).
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. A LUDICIDADE COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: uma análise da produção acadêmica na área de Educação Física escolar. 2019. (Congresso).
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NA CIDADE DO RECIFE: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE DIÁLOGOS ENTRE OS PROFESSORES E AS GESTÕES. 2019. (Congresso).
VII CONGRESSO NORDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. A LUDICIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE LIDAM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ll. 2018. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediatrica. ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM CÂNCER: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. 2016. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. PROPOSTAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO: ENTENDIMENTOS ACERCA DO ESPORTE. 2015. (Congresso).
I Simpósio Internacional Franco-Brasileiro: corpo, educação e cultura do movimento..A Educação Inclusiva e a percepção fenomenológica de Merleau-Ponty: uma tentativa de aproxiimação. 2014. (Simpósio).
IX Taller Internacional pedagogia de la educacion Superior. Formação profissional em Educação Física: desvelando o sentido do projeto pedagógico dos cursos. 2014. (Congresso).
Third Global Interdisciplinary conference on Sport.Sports Teaching fromthe International Inspiration program: An Exchange betwweeen Brazll and England. 2014. (Outra).
Universid 2014: 9º Congreso Internacional de Educación Superior. FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: desvelando o sentido do projeto pedagógico dos cursos. 2014. (Congresso).
XVIII Congresso brasileiro de Ciências do esporte (Combrace) e V Congresso Internacional de Ciências do esporte (Conice). RETORNANDO ÀS OLIMPÍADAS E SAINDO DAS ESCOLAS: Fatores que influenciam a exclusão do basquetebol da prática pedagógica na disciplina curricular Educação Física. 2013. (Congresso).
II Seminário interativo de cultura corporal.O trato do jogo na perspectiva da metodologia crítico superadora da Educação Física. 2012. (Seminário).
IV Fórum de Educação Integral de Pernambuco.A sistematização do jogo e do esporte no ensino médio. 2012. (Outra).
IX Seminário de Educação Física Escolar - ESEF-UPE E II Seminário de Educação Física e Políticas Sociais - DED/DEF-UFRPE. 2012. (Seminário).
Feira Científico-Cultural de UFPE e o Colégio de Aplicação 2011 - "O jovem na aventura do conhecimento". 2011. (Outra).
II Colóquio do Imaginário: novos desafios, novas epistemologias - INTERNACIONAL.A história das lutas: uma reflexão pedagógica para o ensino dos professores de Educação Física. 2011. (Outra).
V Congresso nacional de educação física, saúde e cultura corporal; I CIEF. Esporte na proposta curricular do estado de Pernambuco. 2011. (Congresso).
10º Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Educação Física em Pernambuco: uma visão curricular. 2010. (Outra).
XIX Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação Física e Esporte. 2010. (Encontro).
II Congresso nacional de Educação Física, Saúde e Cultura. Trabalhando com o método biográfico nas histórias de vida de professores: uma contribuição para a formação dos profissionais de Educação Física. 2008. (Congresso).
II Congresso nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. A vida do professor marco Aurélio: uma contribuição para a formação de profissionais de Educação Fisica. 2008. (Congresso).
II Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura corporal. Novos conteúdos da Educação Física escolar. 2008. (Congresso).
II Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corproal. Comissão Científica. 2008. (Congresso).
XVII Encontro Pernambucano de Pesquisa e Extensão em Educação Física.Políticas Públicas e a Educação Física. 2008. (Encontro).
57ª Reunião Anual da SBPC. Jogo, Brinquedo e Brincadeira. 2005. (Congresso).
II Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física.Jogo, Brinquedo e Brincadeira. 2005. (Encontro).
Reunião Regional da SBPC.Jogo, Brinquedo e Brincadeira. 2005. (Oficina).
Reunião Regional da SBPC-PE.Jogo, Brinquedo e Brincadeira. 2005. (Oficina).
XV Mostra de Experiência Técnico-Pedagógicas da Universidade de Pernambuco.Universidade x Escola Básica: inovando a disciplina metodologia do ensino do curso de Educação Física. 2004. (Outra).
Participação em bancas
MELO, Marcelo Soares Tavares deSOUZA, JÚNIOR Marcílio; TENÓRIO, Kadja Michele Ramos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
TAVARES, N. P.; NOVENA, N. P.;MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE. INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA TEMÁTICA DE GÊNERO: uma análise das aprendizagens nas aulas de Educação Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco.
LORENZINI, A. R.; MELO, F. D. A.;MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE. SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco.
SOUZA JUNIOR, M. B. M.;MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE; TENÓRIO, Kadja Michele Ramos. PRÁTICAS AVALIATIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ESCOLAS DE REFERÊNCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
BRASILEIRO, L. T.; AYOUB, E.;MELO, Marcelo Soares Tavares de. APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE LINGUAGEM NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
OLIVEIRA, S. A.; FREITAS, C. M. S. M.;MELO, Marcelo Soares Tavares de. O esporte no Programa Inspiração Internacional: um intercâmbio entre Brasil e Inglaterra. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; DARIDO, S.; FALCAO, J. L. C.;SOUZA, JÚNIOR Marcílio. O trato pedagógico do conteúdo luta nas aulas de Educação Física em escolas da rede estadual de Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de. Uma abordagem metodológica para o tato pedagógico da luta nos cursos de formação de professores de Educação Física. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação da UFRN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CESSE, E.; FREITAS, C. M. S. M.;MELO, Marcelo Soares Tavares de. Abordagem pedagógica de temáticas da saúde nas aulas de Educação Física Escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco.
PORTO, R.;SOUZA, JÚNIOR MarcílioMELO, Marcelo Soares Tavares de. Formação profissional em Educação Física: construção identitária de professores em formação inicial. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE.
PORTO, Z. G.; SILVA, A. M. M.;MELO, Marcelo Soares Tavares de. Matriz curricular de Educação Física para a rede estadual de Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de. A Educação Física na organização do trabalho pedagógico em ciclos de aprendizagem na Rede Municipal do Recife. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE.
Silva, Priscila pinto Costa; GOMES, B. S.;MELO, Marcelo Soares Tavares de; SANTOS, A. R. M.; CAMINHA, I. O.. HUMANIZAÇÃO E AMBIÊNCIA HOSPITALAR A PARTIR DA AÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ENFERMARIA DE ONCOHEMATOLOGIA PEDIÁTRICA. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - UPE.
SIMOES, J. L.; FERNANDES, E.;MELO, Marcelo Soares Tavares de; KOHL, H.; PAIVA, F.. A felicidade no discurso dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
CAMINHA, I. O.;MELO, Marcelo Soares Tavares de; SILVA, P. P. C.; BRASILEIRO, D. M. D. S.; NOBREGA, T. P.. CORPO IDOSO E SERTÃO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE CUIDADOS, DA IMAGEM CORPORAL E DA SAÚDE.. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA JUNIOR, M. B. M.;MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE; SANTOS JUNIOR, C. L.; ALMEIDA, L. A. A.; SANTIAGO, M. E.. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS SABERES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: nexos e relações com a perspectiva crítico-superadorta. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
FREITAS, C. M. S. M.; CAMINHA, I. O.;MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE; GIGLIO, S. S.; REIS, H. H. B.. O FUTEBOL NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: símbolos rituais e mitos dos torcedores pernambucanos.. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA JUNIOR, M. B. M.;MELO, Marcelo Soares Tavares de; ALMEIDA, F. Q.; OLIVEIRA, S. A.; VIEIRA, A. L.. ENTENDIMENTO, AVALIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS DE PERNAMBUCO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA: jogando contra ou a favor do esporte. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
MELO, Marcelo Soares Tavares deSOUZA, JÚNIOR Marcílio; Roseane Soares Almeida; BORTOLETO, M. A. C.. Conteúdo e método da Educação Física Escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico-superadora no trato com a ginástica. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; BRASILEIRO, L. T.; PAIVA, Andreá Carla de. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LUDICIDADE PARA O TRATAMENTO DAS CRIANÇAS COM CÂNCER DURANTE O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; OLIVEIRA, R. F. C.; COSTA, A. Q.. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO JOGO ELETRÔNICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA?. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
NOVENA, N. P.;MELO, Marcelo Soares Tavares de; TAVARES, N. P.. Intervenções pedagógicas na temática de gênero: uma análise das aprendizagens desenvolvidas nas aulas de Educação Física. 2019 - Universidade de Pernambuco.
LORENZINI, Ana Rita;MELO, Marcelo Soares Tavares de; MELO, F. D. A.. Sistematização das Aprendizagens do conteúdo Jogo nas aulas de Educação Física.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco.
BRASILEIRO, L. T.; GOELLNER, S. V.;MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE. FUTEBOL FEMININO NA ESCOLA: POR QUE NÃO?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; NOVENA, N. P.. G. DE LUCENA. A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade de Pernambuco.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; GEHRES, A. F.. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LUDICIDADE DURANTE O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM CÂNCER. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; BRASILEIRO, L. T.. JOGO ELETRÔNICO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade de Pernambuco.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; LORENZINI, A. R.. O ENSINO DO PARKOUR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma revisão da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade de Pernambuco.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; SOUZA JUNIOR, M. B. M.. Didática da Educação Física, Educação Física Escolar, Estágio Curricular Obrigatório - Licenciatura. 2016. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; Marize Cisneiros; Iraquitam Caminha. Educação Física e Educação. 2008. Escola Superior de Educação Física (UPE).
MELO, Marcelo Soares Tavares de; Marcos André Moura. Natação. 2008. Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.
MELO, Marcelo Soares Tavares deSOUZA, JÚNIOR Marcílio. Esporte na Escola. 2007. Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.
SOUZA, JÚNIOR MarcílioMELO, Marcelo Soares Tavares de; SANTOS JUNIOR, C. L.. A EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA EM CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DO JOGO. 2024. UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; CARVALHO, P. R. C.; MOTA, J. A. P. S.. TENDÊNCIA TEMPORAL DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E DE COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, 2006 A 2016.. 2019. Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; BARROS, M. V. S.; REIS, M. A. M.. Comissão de Seleção Simplificada - Docentes Magistério Superior. 2021. UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; REIS, M. A. M.; COSTA, M. C.; BRASILEIRO, L. T.; SOUZA JUNIOR, M. B. M.; OLIVEIRA, R. F. C.. Banca de concurso púbico - seleção simplifica ESEF-UPE. 2021. UPE.
SOUZA JUNIOR, M. B. M.; COSTA, M. C.;MELO, Marcelo Soares Tavares de; OLIVEIRA, R. F. C.; LUCENA FILHO, A.; BRASILEIRO, L. T.; BRITO, A. F.; SANTOS, A. R. M.; TEIXEIRA, F. L. S.; REIS, M. A. M.; FREITAS, G. R.. Comissão local de validação do RAD-ESEF. 2020. UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; COSTA, M. C.; OLIVEIRA, R. F. C.. Comissão de Dedicação exclusiva ESEF-UPE. 2020. UPE.
MELO, Marcelo Soares Tavares de; FERREIRA, Rita Claudia Batista. Processo de seleção simplificada para professor substituto de Educação Física. 2013. Colégio de Aplicação da UFPE.
PINTO, L. M. S. M.; Rejane Penna Rodrigues;MELO, Marcelo Soares Tavares de. Avaliação de Projetos apresentados a chamada pública da Rede CEDES. 2008. Ministério do Esportes.
Orientou
Contribuições teórico - metodológicas do jogo como estratégia de ensino na Educação Física Escolar; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado acadêmico em Educação Física) - UPE; (Orientador);
As atividades lúdicas para crianças e adolescentes com câncer no processo de internamento hospitalar; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - UPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
PROGRAMA DE EXTENSÃO LUDUS: contribuições teórico-metodológicas para a formação de estudantes da graduação e da pós-graduação; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - UPE; (Orientador);
O tempo pedagógico para as aprendizagens da ginástica no novo ensino médio; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - UPE; (Orientador);
O LÚDICO NAS ILPI'S DA CIDADE DO RECIFE; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Educação Inclusiva na formação continuada de professore(a)s que formam professore(a)s; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
A LUDICIDADE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DA CIDADE DO RECIFE; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE; (Orientador);
O ensino do jogo esportivo voleibol nas aulas de Educação Física; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE; (Orientador);
PESQUISA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: o olhar de professores de educação física do estado de Pernambuco; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado acadêmico em Educação Física) - UPE, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
FESTIVAL DE DANÇA: contribuições teórico-metodológicas para uma unidade de ensino nas aulas de Educação Física numa escola técnica pública integral do estado de Pernambuco; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Física) - UPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
JOGO ELETRÔNICO: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de licenciatura em Educação Física; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Atividades lúdicas para as crianças com câncer no ambiente hospitalar: experiências, desafios e aprendizagens; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
LUDICIDADE E IDOSO: contribuições teórico-metodológicas para uma melhoria na interação social em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI); 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
?SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NUM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE PERNAMBUCO ?; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O BRASIL E A CHINA: APROXIMAÇÕES ENTRE OS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A PRÁTICA CORPORAL NA DISCIPLINA NATAÇÃO, NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CIDADE DO RECIFE-PE; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA CULTURA CORPORAL NO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE GOIANA-PE; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO IPOJUCA: uma análise a partir das práticas dos professores; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: uma análise na prática pedagógica dos professores que lidam com crianças com deficiência no ensino fundamental ll; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Sistematização do Conhecimento Ginástica nas aulas de Educação Física no ensino médio: realidade e possibilidades; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O LÚDICO NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física da cidade do Recife; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise dos procedimentos metodológicos das professoras polivalentes de uma escola do município de Recife-PE; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DO RECIFE/PE; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: um estudo em uma escola do Recife; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL: Nexos e relações; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a sistematização do conteúdo nas escolas de referência do Estado de Pernambuco; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Textos Didáticos na Prática Pedagógica do Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O Esporte da Escola: a exclusão do basquetebol da prática pedagógica na disciplina curricular Educação Fìsica; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: com a palavra o(a)s professore(a)s; ; 2020; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O ENSINO DO JUDÔ: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS - FILOSÓFICOS - PEDAGÓGICOS PARA UMA METODOLOGIA CRÍTICA; 2020; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O ENSINO DO ESPORTE NO PROGRAMA INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL: contribuições teórico-metodológicas a partir da Educação Intercultural das escolas Inglesas; 2017; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Questões de gênero na Educação Física Escolar; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
As contribuições teórico-metodológicas do conteúdo Jogo nas aulas de Educação Física através da ampliação dos jogos de salão; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
; ?A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A COMPETIÇÃO E A LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: as aproximações possíveis; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - escola superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Aproximações entre Ludicidade e Lutas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Corrida de aventura: novas possibilidades para a Educação Física; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Educação Física como componente curricular na EJA: uma análise do conteúdo jogo nas propostas curriculares da região nordeste; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Conhecimentos da Educação Física no ensino médio: o lúdico na prática pedagógica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O lúdico nas obras de Portinari: uma contribuição para as aulas de Educação Física; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Contribuições da Educação Física nas escolas de referências do Estado de Pernambuco: Análise das propostas curriculares; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Implicações da inserção da Educação Física no exame nacional do ensino médio: uma análise dos conteúdos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A SISTEMATIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL PARA O 1º AO 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
HANDEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EM BUSCA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
As contribuições teórico-metodológicas da ludicidade para o ensino do conhecimento jogo nas aulas de Educação Física; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
TEXTOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: QUALIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUACAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO ESPORTE NA ESCOLA: UM INTERCÂMBIO ENTRE BRASIL E INGLATERRA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUACAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O CONTEÚDO JOGO E SUA INTER-RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DE ENSINO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUACAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS: UM PREJUÍZO PARA FORMAÇÃO MOTRIZ; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Faculdade Salesiana do Nordeste; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Inovações pedagógicas no ensino da luta corporal em escolas de formação de professores de Educação Física; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUACAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Novas abordagens metodológicas para o ensino da natação no âmbito escolar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUACAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
CUNHA ARAÚJO; O BRINCAR DURANTE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
ATITUDES E VALORES PRESENTES NO CONTEÚDO AS JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUACAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O Cotidiano das aulas de Educação Física influenciado pelo contexo social do educando; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A história das lutas corporais: contribuições epistemológicas para Educação Física; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A década de 1980 no Brasil: revelando as tendências pedagógicas da Educação e da Educação Física; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Metodologia do Ensino da Educação Física: Uma Abordagem na Perspectiva da Cultura Corporal; 1999; 55 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Ausência de Sistematização do Conhecimento na Proposição Promoção da Saúde na Escola; 1999; 65 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Aulas de Educação Física no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental; Por que não?; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Aprendizagem Social em Educação Física; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Avaliação da Aprendizagem da Educação Física: Crítica á Prática Atual e Elementos Superadores; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física: O Resgate da Cultura Popular da Infância Pobre em Belém do Pará; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Textos Livres nas Aulas de Educação Física; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O ENSINO DO JOGO ESPORTIVO VOLEIBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a visão dos formadores; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO LÚDICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER DURANTE O TRATAMENTO E A HOSPITALIZAÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESCOLARES COM ESPECTRO AUTISTA DOS NÍVEIS 1 E 2 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INFLUÊNCIAS DA MÍDIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LEGALIDADE E LEGITIMIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O ENSINO DO PARKOUR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma revisão da literatura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O jogo e sua influência na interação social: contribuições teórico-metodológicas para a educação física; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Jogos eletrônicos como conteúdo da disciplina curricular educação física; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O jogo eletrônico como instrumento didático na Educação Física: um estudo bibliográfico; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física na Educação Infantil: O que indica a literatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Legalidade e legitimidade da acessibilidade nas aulas de Educação Física na escola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
As políticas de creche do Município do Recife para a formação das crianças com base no conhecimento Jogo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LUDICIDADE DURANTE O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM CÂNCE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
JOGO ELETRÔNICO: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de licenciatura em educação física; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
CURRÍCULO: seus conceitos e o novo currículo da Escola Superior de Educação Física, no primeiro semestre do ano 2018; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
JOGOS INTERCULTURAIS: aproximações entre Brasil e China; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A inclusão dos estudantes surdos nas aulas de Educação Física:o que diz a literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A ludicidade como estratégia de ensino:contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O ENSINO DOS JOGOS POPULARES COM BASE NA ABORDAGEM CRITICO-SUPERADORA: o que diz a literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: uma prática obrigatória?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Possibilidades de sistematização do jogo nas aulas de Educação Física; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O esporte como construtor de uma cultura de paz através das aulas de Educação Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A ludicidade como estratégia de inclusão para as aulas de Educação Física na escola com crinças com deficiência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Analisando o conteúdo da Educação Física no Enem a partir da propositura documental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
de Oliveira júnio; Os recursos materiais e a infraestrutura nas aulas de Educação Física: dificuldades enfrentadas pelos professores na escola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A importância do brincar no processo de adaptação ao meio líquido nas aulas de Natação na Educação Física Escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O JOGO ENQUANTO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO PARA AS APRENDIZAGENS: uma experiência junto às crianças com câncer; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM CRECHE ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO JOGO XADREZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A inserção da ludicidade nas políticas publicas educacionais: uma contribuição para educação física escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
As contribuições teórico-metodológicas do jogo numa creche da cidade, no primeiro semestre de 2015; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Projeto-Político Pedagógico da construção à prática pedagógica do professor de Educação Física na escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A INTER-RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A natação na escola: componente curricular nas aulas de Educação Física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O uso de materiais audiovisuais como recursos didáticos nas aulas de Educação Física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Autonomia do Estudante nas aulas de Educação Física: Contribuições teórico-metodológicas reveladas da prática pedagógica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO JOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A PRESENÇA DO LÚDICO NOS CONHECIMENTOS DA CULTURA CORPORAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O jogo e suas aproximações com ações interdisciplinares na escola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Clara Filho; A ação lúdica nas aulas de Educação Física; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O DIALOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:MEDIADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO JOGO NO ENSINO DA NATAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
educação Física como componente curricular da Educação de Jovens e adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Novas metodologias para o ensino do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física Escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física na formação do Cidadão: Inovação no processo pedagógico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
; A sistematização do Conteúdo Jogo nas aulas de Educação Física; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Crítica de uma Prática não Crítica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A contribuição do projeto Santo Amaro para a formação inicial dos alunos do curso de Educação Física da ESEF-UPE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O Jogo da Escola: contribuições pedagógicas para a Educação Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Escola de refer~encia em ensino médio Ginásio Pernambucano: a qualidade de ensino da disciplina Educação Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Condições de trabalho nas aulas de Educação Física em escolas públicas: espaço físico em questão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana do Nordeste; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Uma análise sobre o conteúdo do livro didático público de Educação Física do Estado do Paraná; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A promoção da saúde na escola: Análise crítico-reflexiva das contribuições sócio-pedagógicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Contribuições Epistemológicas da Dança para a formação humana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Os limites e possibilidades da prática dos esportes tradicionais e dos pouco conhecidos de Educação Física; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O jogo popular como conhecimento da nosa cultura, sistematizado nas aulas de Educação Física na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - faculdade salesiana do nordeste; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O Projeto Santo Amaro vai à Africa: uma experiência exitosa com o esporte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
As danças populares: um resgate da cultura popular Pernambucana nas aulas de Educação Física na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física (UPE); Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A vida do professor Marco Aurélio: uma contribuição para a formação de profissionais de Educação Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana do Nordeste; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A importância da aprendizagem social na prática pedagógica da educação física escolar; 2003; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Análise da proposta curricular de ensino da educação física de Olinda a luz do coletivo de autores; 2003; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Contribuição da Natação Terapêutica para os Portadores de Asma Brônquica 2002; 2002; 31 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Agressividade nas Aulas de Educação Física: O Diálogo como Uma Alternativa Didático-Metodológica; 2002; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A História da Educação Física no Brasil Revelada a Partir da Didatura Militar: Uma Análise dos Conteúdos de Ensino; 2002; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Jogar cooperativamente: uma alternativa metodologia para a prática da educação física na escola; 2002; 22 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A escola alegre: contribuições teórico-metodológicos para as aulas de educação física; 2002; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Programa de Ensino para a Disciplina de Educação Física na Escola: Um Sonho que Poderá se Tornar Realizadade!; 2001; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física Escolar: Contribuições Teórico-Metodológicas para a Prática Pedagógica dos Pofessores; 2001; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A exploração do corpo no processo de desportivização da capoeira; 2000; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Recreando e Aprendendo com Criança com Câncer: Experiências para toda a Vida; 2000; 66 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Capoeira no Nordete Brasileiro: Conflitos e Perspectiva; 2000; 39 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A interação Social como um Processo Significativo para a Aprendizagem: Um Estudo Bibliográfico; 2000; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Política Educacional para a Educação Física no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental; 2000; 26 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Hidroginástica e ses benefícios: uma revisão bibliográfica; 2000; 13 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco: Uma Leitura acerca do Ingresso; 1999; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Ação Didático-Metodológica dos Professores dos Cruso de Licenciatura em Educação Física: Em Busca de Respostas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Analise da capacidade funcional dos escolares integrantes das escolinhas de futsal da vila olimpica de Olinda-PE; 1999; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O Entendimento dos Formandos da Escola Superior de Educação Física - UPE, sobre Educação Física Escolar; 1998; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física Promovendo Saúde na Escola: Uma Regressão Histórica; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Educação Física Escola: Contribuições Teórico-Metodológicas para a Fase de Adaptação nas Aulas de Natação; 1997; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O Currículo nos Cursos de Formação de Professores de Educação Física: Uma Experiência à Luz dos Acadêmicos ESEF-UPE; 1997; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Expectativa dos alunos do 7º e 8º períodos do curso de edificações com relação as aulas de educação física; 1997; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Formação Profisional nos Cursos de Licenciatura em Educação Física & Esporte: Contribuições Teórico-Metodológicas; 1996; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O jogo como conteúdo nas aulas de educação física na escola: uma experiência com discentes da 5ª série; 1996; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O LÚDICO E OS IDOSOS: um estudo documental; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: um estado da arte; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
: Jogos Chineses nas aulas de Educação Física: uma pesquisa documental; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A pesquisa escolar nas escolas de referências da Mata Centro de Pernambuco: Um estudo documental; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE BELO JARDIM-PE; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Ludicidade e suas contribuições teórico-metodológicas durante o tratamento das crianças e adolescentes com câncer; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
LUDICIDADE E IDOSO: contribuições teórico-metodológicas para a melhoria da interação social em asilo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
JOGANDO ELETRONICAMENTE: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de educação física; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
LUDICIDADE E IDOSO: contribuições teórico-metodológicas para a interação social em ILPI; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE BELO JARDIM-PE; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
: O lúdico e suas contribuições teórico-metodológicas para crianças com câncer no ambiente hospitalar; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Educação Física) - UPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em Educação Física) - UPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
APROXIMAÇÕES INTERCULTURAIS DOS JOGOS BRASILEIROS COM OS JOGOS CHINESES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LUDICIDADE DURANTE O TRATAMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CONTRIBUIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM 'DEFICIÊNCIA': a prática em questão nas escolas municipais do Recife; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA MODALIDADES AQUÁTICAS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CIDADE DO RECIFE-PE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: a prática em questão; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Contribuições teórico - metodológicas do processo de produção coletiva do livro didático público de educação física do IFPE: com a palavra os professores- autores; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE PARA AS CRIANÇAS COM CÂNCER: Contribuições teórico-metodológicas durante o processo de hospitalização; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em bacharelado em Educação física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE LIDAM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE PARA AS CRIANÇAS COM CÂNCER: Contribuições teórico-metodológicas durante o processo de hospitalização; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em bacharelado em Educação física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DO JOGO EM CRECHE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Soares; do Nascimento; Referências teórico-metodológicas do judô direcionadas a uma metodologia crítica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE E IDOSO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A QUALIDADE DE VIDA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Sistematização do conhecimento Ginástica no Ensino médio: uma análise da realidade das Escolas de Referência em Ensino Médio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES DE PERNAMBUCO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES RELATIVAS ÀS INTERVENÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EJA: Uma Análise da produção do conhecimento em periódicos em educação física Qualis Capes entre A1 a B2 e da ANPED; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A inserção da Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise dos conteúdos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DO RECIFE/PE PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO, SEGUNDO TEMPO E ESCOLA ABERTA; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Ludicidade nas aulas do ensino fundamental I: Uma contribuição para a prática pedagógica das professoras;; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A sistematização do conteúdo Dança nas aulas de Educação Física em escolas Integral do Estado de Pernambuco; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Ludicidade presente nas Crianças com Câncer: Experiências para toda a vida; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma contribuição para a prática pedagógica das professoras polivalentes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Atividades lúdicas para as crianças com câncer: Contribuições teórico-metodológicas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior da Educação Física da Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Contribuições teórico-metodológicas da Ludicidade em creches com crianças de 2 a 3 anos de idades; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
O conteúdo dança na disciplina da educação física: Uma analise na prática pedagógica diante da OTM; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Escola Superior de Educação FÃsica da UPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A LUDICIDADE NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma contribuição teórico-metodológica para ensino das professoras polivalentes; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Universidade de Pernambuco; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
A Didática dos Professores da UPE: uma análise no processo de ensino e de aprendizagem; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Fíisica) - escola superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Monitoria - disciplina Jogo 2 - ESEF-UPE; 2020; Orientação de outra natureza; (licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Monitoria - disciplina Jogo 2 - ESEF-UPE; 2020; Orientação de outra natureza; (licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Monitoria - disciplina Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Física no ensino Fundamental II e Médio - ESEF-UPE; 2020; Orientação de outra natureza; (licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Monitoria - disciplina: Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Física no ensino Fundamental II e Médio - ESEF-UPE; 2018; Orientação de outra natureza; (licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
; Monitoria - Disciplinas: Jogo 1 e Jogo 2; 2017; Orientação de outra natureza; (licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Monitoria - disciplinas: Jogo 2 e Fundamentos teórico-metodológicos da Educação Física do Ensino Fundamental II e Médio- ESEF-UPE; 2017; Orientação de outra natureza; (licenciatura em Educação Física) - UPE; Orientador: Marcelo Soares Tavares de Melo;
Produções bibliográficas
-
SILVA, ALEX KEVEN MENDONÇA DA ; SOUZA JÚNIOR, MARCÍLIO ; FREITAS, GILBERTO RIBEIRO DE ; OLIVEIRA, RODRIGO FALCÃO CABRAL DE ; TEIXEIRA, FÁBIO LUÍS SANTOS ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE . Contribuições do jogo esportivo voleibol na formação inicial de professores de Educação Física. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e18186, 2025.
-
GALVÃO, DORGIVÂNIA MARIA SILVA ; LORENZINI, Ana Rita ; BRITO, RAFAELLE DE ARAÚJO LIMA E ; VIEIRA, PALOMA DE FREITAS ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE . Sistematização do conhecimento: um olhar sobre a Educação Física. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e16768, 2025.
-
OLIVEIRA, R. F. C. ; HORA JUNIOR, P. F. M. ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O esporte como legado social dos Jogos Olímpicos: parcerias entre escolas inglesas e brasileiras no Programa Inspiração Internacional. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. 1-22-22, 2024.
-
RAMOS, P. C. Q. M. ; MELO, F. D. A. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; LORENZINI, Ana Rita . Sistematização da aprendizagem do conteúdo jogo na Educação Física escolar com estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. 1-22-22, 2024.
-
NUNES, R. T. ; COSTA, A. Q. ; SILVA, A. P. ; SILVA, P. H. B. O. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 46, p. 01-08, 2024.
-
NUNES, R. T. ; SOUZA, L. S. ; Fú, Ho Shin ; OLIVEIRA, R. F. C. ; SILVA, P. H. B. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . JOGO ELETRÔNICO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 26, p. 01-22, 2023.
-
SILVA, P. H. B. ; FU, H. S. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; NUNES, R. T. ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . LUDICIDADE E IDOSAS: uma análise de princípios na prática pedagógica com institucionalizadas.. Revista Licere , v. 26, p. 01-22, 2023.
-
SOUZA, L. S. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; Fú, Ho Shin ; OLIVEIRA., K. B. S. ; BRASILEIRO, L. T. ; NUNES, R. T. ; SILVA, P. H. B. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O LÚDICO NO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM CÂNCER?. Revista Licere , v. 25, p. 01 nº. 1-29, 2022.
-
Fú, Ho Shin ; SILVA, P. H. B. ; SILVA, A. P. ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Filmes como estratégias para as aulas de Educação Física na Escola. Revista Movimento , p. e28028-17, 2022.
-
LORENZINI, A. R. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. . A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 44, p. 01-08, 2022.
-
Fú, Ho Shin ; BRITO, R. A. L. E. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; SILVA, P. H. B. O. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Esgrima na escola: possibilidades para o ensino nas aulas de Educação Física. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 20, p. 1- 7-07, 2022.
-
AMARAL, Lucas Vieira ; MEDEIROS, Roberto Carneiro de Medeiros ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; Adriana Letícia Torres Rosa ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE , v. 35, p. 119-128, 2021.
-
BRITO, R. A. L. E. ; AYOUB, E. ; LORENZINI, Ana Rita ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A sistematização do conhecimento ginástica nas aulas de educação física nas escolas de referência em ensino médio do estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 43, p. 01-07, 2021.
-
FIGUEIREDO, M. N. L. ; BRASILEIRO, L. T. ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O lúdico nas aulas do Programa Segundo Tempo da cidade do Recife/PE'.. Revista Motrivivência , v. 33, p. 01-16, 2021.
-
FARIA, M. S. ; SILVA, P. H. B. ; OLIVEIRA, R. F. C. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A prática corporal na disciplina natação nos cursos de formação: saber ou não saber nadar?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 43, p. 01-07, 2021.
-
FU, H. S. ; SILVA, P. H. B. ; BRASILEIRO, L. T. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino dos jogos Chineses: contribuições interculturais nas aulas de Educação Física. Revista Motrivivência , v. 33, p. 01-18, 2021.
-
ANDRADE JÚNIOR, Sérgio Henrique Noblat de ; ROSAS, A. S. ; LORENZINI, Ana Rita ; BRASILEIRO, L. T. ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . 'O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: Uma análise a partir de falas dos professores. Movimento , v. 27, p. 01-17, 2021.
-
BARBOZA, R. G. ; SOUZA, C. T. ; GONCALVES, D. M. O. ; ARAUJO JUNIOR, I. F. ; VASCONCELOS, J. B. ; SILVA, L. N. ; SIMAO, M. J. F. L. E. ; SOUSA-CRUZ, R. W. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A didática do ensino superior durante o período pandêmico: uma análise do que, como e para quem ensinar. INDAGATIO DIDACTICA , v. 13, p. 11-27, 2021.
-
FU, H. S. ; SILVA, P. H. B. ; BRASILEIRO, L. T. ; OLIVEIRA, R. F. C. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino dos Jogos Chineses: uma experiência nas aulas de Educação Física. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 24, p. 01-23, 2021.
-
OLIVEIRA, R. F. C. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; OLIVEIRA, S. A. ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 41, p. 391-398, 2019.
-
SIMOES, A. S. ; LORENZINI, Ana Rita ; GAVIOLI, R. ; CAMINHA, I. O. ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRABALHO EDUCATIVO INCLUSIVO. Revista Movimento , v. 24, p. 35-48, 2018.
-
PAIVA, Andreá Carla de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; OLIVEIRA, J. P. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; BRASILEIRO, L. T. . OS SABERES ESCOLARES EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Um estudo de revisão. Motricidade , v. 13, p. SN-SN, 2017.
-
PAIVA, Andreá Carla de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; TENÓRIO, Kadja Michele Ramos ; OLIVEIRA, J. P. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A SAÚDE NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NORDESTE BRASILEIRO: o que ensinar?.. Motricidade , v. 03, p. SN-SN, 2017.
-
TENÓRIO, Kadja Michele Ramos ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; OLIVEIRA, R. ; NEIRA, M. G. ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . APROPRIAÇÕES E PRODUÇÕES CURRICULARES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Movimento , v. 23, p. 1177-1190, 2017.
-
BRASILEIRO, L. T. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; PAIVA, Andreá Carla de ; LORENZINI, Ana Rita . A CULTURA CORPORAL COMO ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática (UFG. Impresso) , v. v.19, p. 991-1001, 2016.
-
OLIVEIRA, R. F. C. ; LIMA, Ricardo ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SILVA, P. N. G. . ANALISANDO O JOGO A PARTIR DA CONCEITUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação em Revista (UFMG) , v. v.32, p. 323-343, 2016.
-
TENÓRIO, KADJA MICHELE R. ; OLIVEIRA, RODRIGO FALCÃO CABRAL DE ; LIMA, RICARDO BEZERRA TORRES ; CAMINHA, IRAQUITAN DE OLIVEIRA ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE ; JÚNIOR, MARCÍLIO SOUZA . Propostas curriculares para educação física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 37, p. 1-9, 2015.
-
SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; AMARAL, Lucas Vieira ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; DARIDO, S. ; TENORIO, L. . Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento (Porto Alegre. Online) , v. 21, p. 479-493, 2015.
-
PAIVA, Andreá Carla de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; Gustavo de Oliveira Gama ; LORENZINI, Ana Rita ; TENORIO, L. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Dimensão pedagógica da Educação Física no âmbito da saúde. Pensar a Prática (UFG. Impresso) , v. 18, p. x-x, 2015.
-
LORENZINI, Ana Rita ; TAFFAREL, Celi Neuza Zulke ; TENORIO, L. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; OLIVEIRA, R. F. C. . As aprendizagens da ginástica no ensino fundamental: a organização dos dados da realidade.. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. v. 21, p. 877-888, 2015.
-
ALVES, M. S. ; FALCAO, A. P. S. T. ; BRASILEIRO, L. T. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; MEDEIROS, Roberto Carneiro de Medeiros . O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE RECIFE PE. Pensar a Prática (Online) , v. 18, p. 1-17, 2015.
-
PIO, Rodolfo ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; MELO, J. P. . O ensino da luta nos cursos de formação de professores de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 17, p. 1-6, 2013.
-
TENÓRIO, Kadja Michele Ramos ; BEZERRA, Brígida Batista ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; GOMES DA SILVA, Pierre Normando ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Propostas curriculares estaduais para Educação Física: uma análise do binômio intencionalidade-avaliação. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 18, p. 542-556, 2012.
-
CHAGAS, Lívia Santos das ; SILVA, Priscila Maria da ; ROSAL, Saulo dos Santos ; ANDRADE JÚNIOR, Sérgio Henrique Noblat de ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Student voice lessons in Physical Education. The FIEP Bulletin , v. 82, p. 601-604, 2012.
-
AMARAL, Lucas Vieira ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Pesquisa Qualitativa e Quantitativa em Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 169, p. 1-4, 2012.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SANTIAGO, Maria Eliete . Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 22., p. 1--12, 2011.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; ALVES, Hilda Sayone de Moraes ; SOUSA, Fábio Cunha de ; LORENZINI, Ana Rita ; Eliene Lacerda Pereira ; FERREIRA, Rita Cláudia ; GUIMARÃES, Gina ; FRANÇA, Deise ; LINDOSO, Rosângela Cely ; GRANVILLE, Roberta . Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 33, p. 391-411, 2011.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; layz Hemiliana da Silva ; Charles Rosemberg Medeiros ; Paula Souza . THE GAME AND ITS SOCIAL-CULTURAL CONTRIBUITION FOR EDUCATION AND PHYSICAL EDUCATION. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 37-40, 2010.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Jogo, brinquedo e brincadeira nas aulas de Educacão Fisica. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O Ensino da Educação Física na Escola. Quais os conteúdos hegemônicos do 6° ao 9° ano do funtamental?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SANTIAGO, Maria Eliete . A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 16., p. 29--47, 2010.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . GAME, TOY AND ENTERTAINMENT IN THE PHYSICAL EDUCATION CLASSES AT THE APPLICATION SCHOOL OF UFPE. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 212-214, 2009.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . THE PHYSICAL EDUCATION TEACHING AT SCHOOL: WHICH ARE: THE HEGEMONIC CONTENTS FROM 6TH TO THE 9TH SCHOOL YEAR OF THE FUNDAMENTAL TEACHING?. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 215-217, 2009.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; DIAS, Ana Catarina ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Educação física Escolar: contribuições teórico-metodológicas para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 135, p. 1-25, 2009.
-
Adriana Letícia Torres Rosa ; Lavínia de Melo Ximenes ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O CAP VAI À ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS INTEGRADOS. Revista Conexão UEPG , v. 05, p. 13-18, 2009.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; MORAES, Gisele . O currículo nos cursos de formação de professores de educação Física: uma experiência à luz dos acadêmicos. Revsita Corporis, n.04, 2001.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; CRUZ, Raquel . O entendimento dos formandos da Escola Superior de Educação Física-UPE, sobre a Educação Física escolar. Revista Corporis, n.04, 2001.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; LORENZINI, Ana Rita . A cultura corporal na prática pedagógica dos professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Revista Corporis, n.01, p. 57-65, 1998.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Formação de professores nos cursos de Educação Física: um repensar emergente. Revista Corporis, n.02, p. 55-56, 1997.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; GARCIA, Isadora . A formação profissional nos cursos de licenciatura em Educação física & Esporte: uma experiência a relatar. Revista Corporis, n.02, p. 09-14, 1997.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . O jogo como conteúdo de ensino para prática pedagógica da Educação Física na escola. Revista Corporis Brasil, v. 1, n.01, p. 49-53, 1996.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Educação Física: as aparências não enganam mais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 17, n.02, p. 192-197, 1996.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 16, p. 100-107, 1995.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Uma experiência interdisciplinar nas aulas de Educação Física. Movimento (Porto Alegre) , n.03, p. 51-54, 1995.
-
FARIA, M. S. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Professor de Educação Física: saber ou não saber a prática corporal da natação?. 1. ed. Olinda-PE: Livro Rápido Editora, 2024. v. 20. 82p .
-
SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; ROSAS, A. S. ; TENÓRIO, Kadja Michele Ramos ; OLIVEIRA, R. F. C. ; Eliene Lacerda Pereira ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE ; SOUZA, K. M. ; SILVA, A. M. ; BRACHT, V. ; BRASILEIRO, L. T. ; ROCHA, V. ; LUCENA, R. F. ; OLIVEIRA, S. A. ; RODRIGUES, S. L. C. ; GUIMARAES, F. J. S. P. ; LORENZINI, Ana Rita ; CORDEIRO, I. ; PIRES, R. D. S. . Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. 3ª. ed. Recife: EDUPE, 2018. v. 300. 262p .
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; LORENZINI, Ana Rita ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Sujeitos, processos e produtos. 1. ed. Recife: Edupe, 2018. v. 1. 80p .
-
LORENZINI, Ana Rita ; COSTA, K. B. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. . Inclusão e Educação Física Escolar: realidade e possibilidade. 1. ed. Recife: EDUPE, 2015. v. 1000. 242p .
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisiciplinares. 2ª. ed. Recife: EDUPE, 2011. 208p .
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física: contribuições teórico-metodológicas da prática pdagógica.. 1. ed. Recife: Edupe, 2009. v. 1. 340p .
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisiciplinares. 1ª. ed. Recife: EDUPE, 2006. 204p .
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O Ensino do Jogo na Escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. Recife: Edupe, 2003. v. 1000. 160p .
-
LORENZINI, Ana Rita ; BRASILEIRO, L. T. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. . Conhecimneto e intervenção na área de Educação Física Escolar; as aproximações existentes no núcleo da Universidade de Pernambuco. In: Sidinei Pithan da Silva. (Org.). Conhecimneto e formação no Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2023, v. 1, p. 103-117.
-
layz Hemiliana da Silva ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Programa de Ensino nas aulas de Educação Física. In: Evandro Carlos Moreira; Denise Ivana de Paula Albuquerque; Osmar Moreira de Souza Júnior. (Org.). Educação Física na escola básica diálogos com professores - pesquisadores. 1ed.Curitiba/PR: Appris Latda, 2023, v. 1, p. 131-149.
-
LORENZINI, Ana Rita ; PAIVA, Andreá Carla de ; TENÓRIO, Kadja Michele Ramos ; BRASILEIRO, L. T. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. ; BARBOZA, R. G. ; OLIVEIRA, R. F. C. . METODOLOGIA DO ENSINO DE EUCAÇÃO FÍSICA: gênese, desenvolvimento e atualidade na perspectiva crítico-superadora. In: Luciana Pedrosa Marcassa; Admir Soares de Almeida Júnior; Carolina Picchetti Nascimento. (Org.). ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 19-312.
-
Eliene Lacerda Pereira ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A educação física em ciclos de aprendizagem: contextualizando a política educacional do Município do Recife ? gestão 2009 a 2012. In: Marcílio Souza Júnior. (Org.). Educação Física Escolar: teoria e Política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. 3ªed.Recife: EDUPE, 2018, v. 1, p. 82-98.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . 27 anos de experiências na Educação Física do colégio de Aplicação da UFPE: que saudade!. In: Adriana Letícia Torres da Rosa; cristina Lúcia de Almeida; Fabiana Souto Lima Vidal; José Batista de Barros; Madson Diniz; Sergio Ricardo Vieira Ramos.. (Org.). Memórias de formação: do ser e do sentir.. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2018, v. 1, p. 10-308.
-
OLIVEIRA, R. F. C. ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. . Sports Teaching in the International Inspiration Programme: An Exchange between Brazil and England. In: Ana Maria Borlescu; Peter Bray; Ann-Marie Cook; Robert Fisher; Lisa Howard; Peter Mario Kreuter; Stephen Morris; John Parry; Karl Spracklen; Peter Twohig. (Org.). Sport, Identity and Community. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 1-146.
-
LORENZINI, Ana Rita ; COSTA, K. B. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA JUNIOR, M. B. M. . Inclusão, exclusão, diferença e Educação Física Escolar. In: Ana Rita Lorenzini; Keila Brandão; Marcelo Soares Tavares de Melo; Marcílio Barbosa de Souza Júnior. (Org.). Inclusão e Educação Física Escolar: realidades e possibilidades. 1ªed.Recife: EDUPE, 2015, v. único, p. 17-242.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUSA, Fábio Cunha de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . A alegria do jogo nas aulas de educação física do Colégio de Aplicação da UFPE. Ensino e Pesquisa na Educação Básica: abordagens teórico e metodológicas. 1ed.Recife: EDUFPE, 2012, v. , p. 1-.
-
Eliene Lacerda Pereira ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Educação Física e a Organização do Trabalho Pedagógico da escola em ciclos: contradições de uma prática. In: Maria Teresa Cattuzzo; Iraquitan de Oliveira Caminha.. (Org.). Fazer e pensar ciência em Educação Física. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2012, v. 1, p. 289-319.
-
LORENZINI, Ana Rita ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A cultura corporal na prática pedagógica dos professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. , p. 79-96.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Educação Física: as aparências não enganam mais. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. , p. 21-33.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. 1, p. 123-128.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de educação física. Prática pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. , p. 105-121.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Uma experiência interdisciplinar nas aulas de educação física. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. , p. 55-62.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; DIAS, Ana Catarina ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Educação física Escolar: contribuições teórico-metodológicas para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. In: Marcelo Soares Tavares de Melo. (Org.). Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. 1, p. 35-53.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Jogo, brinquedo e brincadeira nas aulas de Educação Física. In: Marcelo Soares Tavares de Melo. (Org.). Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 2ªed.Recife: EDUPE, 2011, v. 1, p. 129-137.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O currículo do curso de formação inicial de Educação Física: revelando inovações pedagógicas a partir da prática. In: Dinah Vasconcelos;Marcílio Souza Júnior. (Org.). Formação em Educação Física & Ciência do Esporte. 1ªed.São Paulo/Goiania: HUCITEC/CBCE, 2010, v. 1, p. 93-130.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; Roseane Soares Almeida . Projeto de Extensão "Intercâmbio Acadêmico da disciplina Educação Física junto ás escolas da rede pública de ensino. In: Adriana Rosa; Roseane Soares de Almeida. (Org.). Fotometria: Projeto de extensão: O CAP vai à escola. 1ed.Recife: Universitária-UFPE, 2010, v. 1, p. 07-70.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; LORENZINI, Ana Rita . A cultura corporal na prática pedagógica dos professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 1ed.Recife: EDUPE, 2006, v. 1, p. 37-57.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Educação Física: as aparências não enganam mais. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. Recife: EDUPE, 2006, v. 1, p. 21-35.
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola. In: Marcelo Soares Tavares de Melo. (Org.). Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. Recife: EDUPE, 2006, v. 1, p. 69-75.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de educação física. Prática pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 1ed.Recife: EDUPE, 2006, v. 1, p. 77-95.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Uma experiência interdisciplinar nas aulas de educação física. Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. 1ed.Recife: EDUPE, 2006, v. 1, p. 97-105.
-
BRITO, R. A. L. E. ; SILVA, M. M. ; CAVALCANTI, C. E. S. H. ; SILVA, A. K. M. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Jogos e brincadeiras populares: uma eletiva curricular em uma escola pública de Pernambuco. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE, 2023, FORTALEZA. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-05.
-
LORENZINI, A. R. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Educação Física Crítico-superadora: uma análise do método pedagógico da tematização. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE, 2023, FORTALEZA. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-06.
-
PIO, Rodolfo ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; FERREIRA, Rita Claudia Batista . A Luta como conteúdo da Educação Física Escolar. In: II SEMINÁRIO LEPELPB ? ?FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTE E LAZER?, 2011, Paraib. FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTE E LAZER', 2011. v. II.
-
PIO, Rodolfo ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; FERREIRA, Rita Claudia Batista . O Ensino das Lutas Corporais: Contribuições para as Inovações Pedagógicas nos Cursos de Formação de Professores de Educação Física. In: II SEMINÁRIO LEPELPB ? ?FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTE E LAZER?, 2011. FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTE E LAZER.
-
BEZERRA, Amara Daniella Chiapteto ; PIO, Rodolfo ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Inovações pedagógicas no ensino da Luta Corporal em escolas de formação de professores de Educação Física. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Esporte e Congresso Internacional de Ciência e Esporte, 2011, Porto Alegre. Educação Física, Ciência e Compromisso Social, 2011.
-
PIO, Rodolfo ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Prática Curricular x Prática Pedagógica: apontando inovações para os cursos de formação de professores de Educação Física. In: Congresso Nacional e internacional de Educação Física Saúde e Cultura Corporal da Universidade de Pernambuco - UFPE, 2011, Recife. Educação Física e a Globalização do fenômeno esportivo, 2011.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; GRANVILLE, Roberta ; LORENZINI, Ana Rita ; GUIMARÃES, Gina ; ALVES, Hilda Sayone de Moraes ; FERREIRA, Rita Cláudia ; Eliene Lacerda Pereira ; FRANÇA, Deise ; LINDOSO, Rosângela Cely ; SOUSA, Fábio Cunha de . Coletivo de Autores: a Cultura Corporal em questão. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2009. p. 1-17.
-
SOUZA, L. S. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; SILVA, P. H. B. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Programa de Extensão Ludus. In: 6º Congresso Brasileiro de Estudos em Lazer, 2024, São Paulo. Anais 6º Congresso Brasileiro de Estudos em Lazer 20º Seminário, 2024. p. 1-975.
-
SILVA, P. H. B. O. ; BARBOSA, G. L. S. ; SILVA, T. E. L. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Idosas em Instituição de longa permanência: contribuições da ludicidade para a interação social. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE - Fortaleza - CE. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-03.
-
BRITO, R. A. L. E. ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE . O tempo pedagógico nas aulas de Educação Física no ensino médio das escolas públicas de Pernambuco. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE, 2023, FORTALEZA. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-03.
-
SILVA, A. K. M. ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE . O Ensino do Jogo Esportivo Voleibol nas aulas de Educação Física Escolar. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE, 2023, FORTALEZA. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-03.
-
OLIVEIRA, R. F. C. ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE . Esporte no Programa de Inspiração Internacional (PII): Intervenções e Constatações no UK. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE, 2023, FORTALEZA. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-03.
-
BARBOZA, R. G. ; LORENZINI, A. R. ; BRASILEIRO, L. T. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; MELO, MARCELO SOARES TAVARES DE ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . XXIX Seminário de Educação Física Escolar: Educação Física crítico-superadora 30 anos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2023, Fortaleza. XXIII CONBRACE / X CONICE, 2023, FORTALEZA. Fortaleza, 2023. v. 1. p. 01-03.
-
SILVA, A. K. M. ; BRITO, R. A. L. E. ; ROCHA, F. V. V. ; GONCALVES, R. K. O. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Experiências lúdicas para crianças em uma Creche Municipal do Reife: intervenções do Prfograma Ludus da UPE. In: 6º Congresso Brasileiro de Estudos em Lazer, 2024, São Paulo. 6º Congresso brasileiro em estudos do lazer XX Seminário O lazer em debate, 2024. p. 1-975.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Inovar as práticas curriculares: um desafio para os cursos de formação de professores de Educação Física. In: XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. anais, 2006.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Inovar práticas curriculares: um desafio para os cursos de formação de professores de Educação Física. In: XIII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE. In: II Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física, 2005, Natal. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física, 2005.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Universidade x Escola Básica: inovando a disciplina metodologia do ensino do curso de Educação Física. In: XV Mostra de Experiência Técnico-Pedagógicas da Universidade de Pernambuco, 2004, Recife. Anais do XV Mostra de Experiência Técnico-Pedagógicas da Universidade de Pernambuco, 2004.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Universidade vai ás escolas: contribuições teórico-metodológicas para a prática pedagógica dos professores de educação Física. In: IX Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação Física e Esportes, 2000, Recife. Anais do Encontro, 2000.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Universidade vai às escolas. In: Jornada Preparatória ao XI CONBRACE, 1999, Recife. Anais do Encontro, 1999.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Universidade vai às escolas. In: XX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física, 1999, Recife. Anais do Encontro, 1999.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Universidade vai às escolas. In: XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999, Florianópolis. Anais do Congresso, 1999.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Metodologia de ensino dos professores de Educação Física de 1° e 2° graus da cidade do Recife. In: I Congresso Pernambucano de Ciências do Esporte, 1998, Recife. Anais do Congresso, 1998.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Convalidar uma dissertação: inovações pedagógicas para o ensino da Educação Física na escola; Prática de ensino: contribuições para a formação profissional e continuada; A cultura corporal na prática pedagógica dos professores de Educação Física do Estado de Pernambuco e Metodologia de ensino dos professores de Educação Física de 1° e 2° graus da cidade do Recife. In: VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa / VII Congresso Galego de Educação Física, 1998, La Coruña. Anais do Congresso, 1998.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . A cultura corporal na prática pedagógica dos professores de Educação Física do Estado de Pernambuco e Metodologia de ensino dos professores de Educação Física de 1° e 2° graus da cidade do Recife. In: 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1998, Natal. Anais do Congresso, 1998.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Convalidar uma dissertação: inovações pedagógicas para o ensino da Educação Física na escola; Metodologia de ensino dos professores de Educação Física de 1° e 2° graus da cidade do Recife; ginástica na escola e na vida e Universidade vai às escolas. In: VII Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação Física e Esportes, 1998, Recife. Anais do Encontro, 1998.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Prática de ensino: contribuições para a formação profissional e continuada. In: X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997, Goiana. Anais do Congresso, 1997.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Convalidar uma dissertação : inovações pedagógicas para o ensino da Educação Física. In: X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997, Goiana. Anais do Congresso, 1997.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . A cultura corporal na prática pedagógica dos professores de Educação Física no Estado de Pernambuco e Prática de ensino: contribuições para a formação profissional e continuada. In: VI Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação Física e Esporte, 1997, Recife. Anais do Encontro, 1997.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. In: IV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de língua Portuguesa / V Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1995, Coimbra. Anais do Congresso, 1995.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . A convalidação de uma abordagem metodológica na disciplina Prática de Ensino do curso de Educação Física da UFPE. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1995, Vitória do Espirito Santo. Anais do Congresso, 1995.
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . LUDICIDADE E IDOSO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA MELHORIA NA INTERAÇÃO SOCIAL EM ILPI.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LUDICIDADE DURANTE O TRATAMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . A LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: a prática em questã. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . LUDICIDADE E IDOSO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM ILPI.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . JOGO ELETRÔNICO: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de licenciatura em educação física. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . Contribuições Teórico-metodológicas da Ludicidade durante o processo de hospitalização das crianças com câncer. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, L. S. ; OLIVEIRA., K. B. S. ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Ludicidade para as crianças com câncer: Contribuições teórico-metodológicas durante o processo de hospitalização.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, Marcelo Soares Tavares de . O jogo e sua contribuição socio-cultural para a Educação e Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; TAVARES, M. ; LORENZINI, Ana Rita ; GUIMARÃES, Gina ; GRANVILLE, Roberta ; ALVES, Hilda Sayone de Moraes ; FERREIRA, Rita Cláudia ; Ana Lúcia Félix ; PAIVA, Andreá Carla de ; LINDOSO, Rosângela Cely ; Eliene Lacerda Pereira ; SOUSA, Fábio Cunha de ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIRA, G. J. S. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . A Educação Física no Enem: experiências da prática pedagógica. Curitiba, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BEZERRA, P. H. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Avivados pelo amor. Camocim de São Felix, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
SOUZA, L. S. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Atividades lúdicas para as crianças com câncer no ambiente hospitalar: experiências, desafios e aprendizagens. Olinda-PE, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
FU, H. S. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . O ensino dos jogos chineses nas aulas de Educação Física. Curitiba, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BOULITREAU, P. R. P. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . Práticas Corporais na Educação Infantil. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LORENZINI, Ana Rita ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Orientações teórico-metodológicas para ensino fundamental e médio: educação física. Recife: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, 2010 (Texto integral).
-
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; LORENZINI, Ana Rita ; GRANVILLE, Roberta ; GUIMARÃES, Gina ; ALVES, Hilda Sayone de Moraes ; FERREIRA, Rita Cláudia ; Ana Lúcia Félix ; PAIVA, Andreá Carla de ; Daise França ; LINDOSO, Rosângela Cely ; Eliene Lacerda Pereira ; SOUSA, Fábio Cunha de . Com a palavra o coletivo de autores: analisando sua maioridade. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
Outras produções
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; LORENZINI, Ana Rita ; PAIVA, Andreá Carla de . 1º Oficina de Elaboração dos Parâmetros Curriculares de Educação Física para a Educação Básica de Pernambuco. 2013.
SOUZA, JÚNIOR Marcílio ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; LORENZINI, Ana Rita . Programa de Trabalho para formação continuada. 2009.
NUNES, R. T. ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; FIGUEIREDO, M. N. L. ; SOUZA, L. S. . ?O ensino do jogo eletrônico na escola?. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, L. S. ; SILVA, P. H. B. ; FU, H. S. ; BOULITREAU, P. R. P. . O jogo como fenômeno lúdico e suas contribuições socioculturais e educacionais. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
layz Hemiliana da Silva ; MELO, Marcelo Soares Tavares de . PROGRAMA DE ENSINO - ESCOLA MUNICIPAL LOURENÇO DE ALBUQUERQUE GADELHA (GOIANA, PERNAMBUCO) ? 2020.. 2020. (Trabalho final de curso).
LORENZINI, Ana Rita ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; SOUZA, JÚNIOR Marcílio . Texto subsídio para prática pedagógica da educação física: contribuições para elaboração da matriz curricular. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto integral).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
As atividades lúdicas para crianças e adolescentes com câncer no processo de internamento hospitalar, Descrição: Nesta pesquisa nosso foco é a atividade lúdica para as crianças e adolescentes com câncer que se encontram nas enfermarias do hospital. Tendo como objetivo geral analisar as atividades lúdicas para o tratamento das crianças e adolescentes com câncer durante o processo de internamento hospitalar no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer nas dependências do Centro de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Rafaelle de Araujo Lima e Brito - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Pedro Henrique Bezerra oliveira da Silva - Integrante / Alex Keven Mendonça da Silva - Integrante.
-
2023 - Atual
Contribuições teórico - metodológicas do jogo como estratégia de ensino na Educação Física Escolar, Descrição: Contribuições teórico - metodológicas do jogo como estratégia de ensino na Educação Física Escolar traz como objetivo investigar o fenômeno jogo e suas características fundamentais, compreendendo quais as contribuições teóricas e metodológicas, de sua utilização como estratégia de ensino na educação física escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (91) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Alex Keven Mendonça da Silva - Integrante / Marcela Maria da Silva - Integrante.
-
2022 - Atual
PESQUISA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: o olhar de professores de educação física do estado de Pernambuco, Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar a compreensão de professores de educação física do estado de Pernambuco no que tange a pesquisa escolar como estratégia de ensino. De acordo com Vilaça 2010, a pesquisa no Ensino Médio contribui não somente para a prática docente, mas em geral para uma intervenção na ação pedagógica no sentido de oportunizar um aprendizado aprofundado, no qual o sujeito estabelece uma relação entre si e o contexto social em que está inserido, na perspectiva de transformá-lo mediante os motivos sociais que o faz agir. Metodologicamente para a pesquisa materializar-se contamos com uma abordagem de cunho qualitativo que de acordo com Minayo (2014) é utilizada para a obtenção de dados subjetivos da realidade humana e as explicações das suas relações sociais. Como paradigma de pesquisa será utilizado a hermenêutica-dialética, uma vez que de acordo com Minayo (2004) dá-se ao pesquisador uma autoridade epistêmica e produz racionalidade, possibilitando legitimação ao trabalho científico que tem como compreensão a comunicação, cujos pontos de encontros e contrastes estabelecem a reflexão teórico-prática do conhecimento. Nesse sentido, essa comunicação partirá de um estudo bibliográfico e documental (MARCONI E LAKATOD,2008) os quais subsidiarão a elaboração de um questionário semiestruturado para os professores de Educação Física das Escolas de Referência de Pernambuco. Os dados coletados, serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática que para Bardin (2011) onde se considera um conjunto de técnicas e análises que visa compreender a comunicação através de procedimentos sistemáticos e objetivos dos dados quantitativos ou qualitativos, coletados através das mensagens transmitidas oriundas da pesquisa. O trabalho busca analisar a pesquisa escolar como estratégia de ensino e suas contribuições para a prática pedagógica no campo da Educação Física Escolar, refletindo sobre sua relevância na otimização no processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Rodrigo Tavares de Nunes - Integrante / José Adriano dos Santos - Integrante / Pedro Henrique Bezerra oliveira da Silva - Integrante / Juliana Varla da Silva - Integrante / Maria Victória Rosal do Nascimento - Integrante.
-
2022 - Atual
O LÚDICO NAS ILPI'S DA CIDADE DO RECIFE, Descrição: A pesquisa em voga tem por objetivo analisar os aspectos pedagógicos da ludicidade na prática com idosos institucionalizados na cidade do Recife. O interesse pela temática se inspirou em uma intervenção sistemática realizada pelo programa de extensão Ludus (PL) ? ESEF/UPE, aprovado em edital da Proext-UPE, o qual possui como um dos seus objetivos intervir através do lúdico/lazer junto às idosas de uma ILPI da cidade do Recife. Tal reflexão do lúdico pauta-se em princípios que denominamos de princípios pedagógicos da ludicidade, sendo denominados de alegria, diversão, gratuidade, imaginação, plenitude, liberdade e cultura (SILVA, 2021). A materialização desse estudo conta com uma abordagem qualitativa fundamentada na hermenêutica-dialética (MINAYO, 2001; 2004). A comunicação no trabalho partirá de um estudo bibliográfico e documental (MARCONI E LAKATOS, 2008) os quais subsidiarão a formulação de questionários para os coordenadores das ILPI?s, as entrevistas semiestruturadas com as pessoas que desenvolvem atividades lúdicas nas instituições e a observação participante em uma das 27 ILPI?S do Recife ? PE. Para a análise dos dados coletados será utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática (BARDIN, 2011). Pretendemos com a materialização do presente objeto, uma importante reflexão acerca do lúdico/lazer na vida da pessoa idosa e a sua relação com a pessoa idosa, bem como nas políticas que norteiam essa prática como promotora do bem estar dessa população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Larissa da Silva Souza - Integrante / Ho Shin Fú - Integrante / Ana Beatriz Lima Simões - Integrante / Pedro Henrique Bezerra oliveira da Silva - Integrante / Felipe Leitão de Souza - Integrante.
-
2022 - Atual
PROGRAMA DE EXTENSÃO LUDUS: contribuições teórico-metodológicas para a formação de estudantes da graduação e da pós-graduação, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar as contribuições teórico-metodológicas do programa de extensão ludus da ESEF-UPE para a formação dos estudantes (graduandos e pós-graduandos), interventores. Para que este objetivo se materialize, esta pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, bibliográfica, documental e de campo (MINAYO; SANCHES, 1993; MARCONI; LAKATOS, 2010). Dessa maneira, a comunicação será expressa por meio dos dados recolhidos em diversas fontes: bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada e grupo focal (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; MARCONI; LAKATOS, 2010). Estes dados serão analisados de acordo com a análise de conteúdo do tipo categorial por temática em Bardin (2011).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Ho Shin Fú - Integrante / Paloma de Freitas Vieira - Integrante / Pedro Henrique Bezerra oliveira da Silva - Integrante.
-
2022 - Atual
O TEMPO PEDAGÓGICO PARA AS APRENDIZAGENS DA GINÁSTICA NO NOVO ENSINO MÉDIO, Descrição: Esta intenção de pesquisa visa estudar o tempo pedagógico para as aprendizagens da ginástica na escola e quais as contribuições que esse conteúdo vai oferecer aos estudantes no ensino médio, diante das mudanças recentes que o novo currículo do ensino médio irá causar na sistematização do referido conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Rafaelle de Araujo Lima e Brito - Integrante / Juliana Varla da Silva - Integrante.
-
2021 - 2023
A dança na escola: contribuições teórico-metodológicas na sistematização de um Festival durante uma unidade de ensino., Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar como um festival de dança é sistematizado durante uma unidade de ensino, tendo por base uma relação dialógica professor-alunos, numa escola pública de referência de ensino médio do Estado de Pernambuco. A dança enquanto cultura corporal, tem um papel imprescindível na intervenção pedagógica e na formação dos estudantes. Metodologicamente, será norteada por uma abordagem qualitativa com base no método da hermenêutica-dialética (MINAYO, 2004), como também subsidiada da técnica de intervenção da pesquisa participante. Tal pesquisa busca socializar essa experiência realizada no chão da escola para além dos seus muros, entendendo que todos os conteúdos e práticas corporais inerentes a educação física escolar tem um grande valor pedagógico, formativo e de transformação social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Larissa da Silva Souza - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante / Dorgivânia Maria Silva Galvão - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Paloma de Freitas Vieira - Integrante / José Adriano dos Santos - Integrante.
-
2021 - Atual
Educação Inclusiva na formação continuada de professore(a)s que formam professore(a)s., Descrição: Ao longo dos anos as pesquisas apontam que uma formação inicial precária, sem se ater a questões importantes para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, se apresenta como um fator determinante para o afastamento dos professores de práticas mais sensíveis às necessidades de estudantes com deficiência. E que esta dificuldade também está presente nos centros universitários, seja para receber discentes com alguma deficiência, seja para formar professores capazes de incluir estes estudantes em suas aulas. Sendo assim, entendemos a necessidade de se repensar as práticas que vêm sendo adotadas dentro dos centros universitários e, sobretudo, de incluir os docentes nessa reflexão. Isto posto, consideramos que a relevância deste estudo se justifica pela necessidade de compreender de que medida a não existência de um processo formativo continuado com os docentes universitários nos cursos de Educação Física visando a educação inclusiva influencia em práticas educativas ineficientes no que tange a promoção na inclusão na educação básica. Sendo assim pretendemos desenvolver, através de uma pesquisa-ação, um programa de formação continuada em um curso de Licenciatura em Educação Física na UPE, que possibilite os docentes refletirem sobre suas práticas frente o problema da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Anaís Suassuna Simões - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante / Dorgivânia Maria Silva Galvão - Integrante / Rodrigo Tavares de Nunes - Integrante / Sônia Camila Sobrinho do Nascimento - Integrante / Ana Beatriz Lima Simões - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Paloma de Freitas Vieira - Integrante.
-
2020 - 2022
JOGO ELETRÔNICO: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de licenciatura em educação físic, Descrição: Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições teórico-metodológicas do jogo eletrônico para a formação de professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Metodologicamente optamos pelo método hermenêutico-dialético, e a comunicação foi tratada nesse estudo por meio de uma abordagem qualitativa com inserção em campo, onde a técnica de coleta de dados foi questionário, aplicado a professores que tratam o conhecimento jogo na formação de professores no curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco. E os dados coletados foram tratados por análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão percebemos que o jogo eletrônico é possível, relevante e apresenta contribuições teórico-metodológicas na formação de professores de Educação Física, pois apesar de todas as dificuldades para esse tema se consolidar nos cursos, elas não impossibilitam o trabalho da prática pedagógica com jogos eletrônicos. E a qualificação da formação acerca do tema continua possível de se alcançar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Anaís Suassuna Simões - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante / Rodrigo Tavares de Nunes - Integrante / Sônia Camila Sobrinho do Nascimento - Integrante / Ana Beatriz Lima Simões - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Paloma de Freitas Vieira - Integrante.
-
2020 - 2022
Contribuições teórico-metodológicas da ludicidade para o tratamento das crianças com câncer durante o processo de hospitalização., Descrição: Nesta pesquisa nosso foco é a Ludicidade para as crianças com câncer durante o processo de hospitalização no Centro de Oncohematologia Pediátrica localizado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Tendo como objetivo analisar as contribuições teórico-metodológicas da Ludicidade para as crianças com câncer durante o processo hospitalização. Metodologicamente, esta pesquisa estar sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética, na qual a opção metodológica escolhida é fundamentada em Minayo (2004). Além disso, a comunicação é tratada através dos dados recolhidos em fontes bibliográficas (artigos, dissertações, teses e livros), observações das crianças/adolescentes através dos diários de campo, como também em entrevistas semiestruturadas com as crianças com câncer, com os seus acompanhantes e as brinquedistas do CEONHPE. Como conclusão constatamos que a Ludicidade pode ser utilizada no tratamento do câncer infantil, durante as aprendizagens de jogos e brincadeiras, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, provocando um efeito terapêutico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Anaís Suassuna Simões - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Rodrigo Tavares Nunes - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante / Ana Beatriz Lima Simões - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Paloma de Freitas Vieira - Integrante / Sônia Camila s. do Nascimento - Integrante.
-
2019 - 2021
Organização e sistematização dos conteúdos de educação física nos anos finais do ensino fundamental nas escolas do município de Belo Jardim-PE., Descrição: A intenção desta pesquisa consiste em compreender como acontece a organização e a sistematização dos conteúdos de Educação Física no município de Belo Jardim-PE. Partindo deste pressuposto, este estudo apresenta o seguinte problema: como os professores organizam e sistematizam os conteúdos de Educação Física no munícipio de Belo Jardim-PE? Para pensar esta problemática, será realizada uma pesquisa de caráter descritivo, adotando uma abordagem qualitativa. O presente trabalho se propõe a levantar bibliografias e documentos para embasar a construção da pesquisa; observar as aulas e os instrumentos nelas utilizados; empregar entrevistas semi-estruturadas com os professores da rede municipal; Para tanto, tem-se como objetivo geral do trabalho analisar a organização e sistematização dos conteúdos de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental nas escolas do município de Belo Jardim-PE. A análise dos dados ocorrerá por meio da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. A partir da materialização deste estudo, espera-se que o mesmo possa proporcionar reflexões, discussões e encaminhamentos para uma prática mais significativa e relevante da Educação Física no contexto escolar do município de Belo Jardim ? PE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / layz Hemiliana da Silva - Integrante / Marco Aurélio Lauriano de Oliveira - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Rodrigo Tavares Nunes - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante / Dorgivânia Maria Silva Galvão - Integrante.
-
2019 - 2021
LUDICIDADE E IDOSO: Contribuições teórico-metodológicas para uma melhoria nas condições de vida, Descrição: Pesquisa que tem como objetivo analisar as contribuições teórico-metodológicas do lúdico para a melhoria das condições de vida da pessoa idosa em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI). Tal Instituição está incluída num programa de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisa que busca uma compreensão acerca do envelhecimento do ser humano do ponto de vista biopsicossocial. Como foco analisaremos a pessoa idosa do ponto de vista social, pontos que permeiam essa fase da vida humana, assim como, a sua relação com o lúdico, ou seja, de que forma este conhecimento contribui para uma melhoria nas condições de vida dos longevos de uma ILPI. Para o trabalho se materializar conta com uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada na hermenêutica-dialética (MINAYO, 2001; 2004). A comunicação no trabalho partirá de um estudo bibliográfico e documental (MARCONI E LAKATOS, 2008). Subsidiará de uma entrevista semiestruturada e de observações durante as intervenções junto com os idosos, os funcionários do abrigo e os monitores do programa (LUDKE E ANDRÉ, 1986). Para a análise dos dados coletados será utilizada à técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática (BARDIN, 2011). Pretendemos com a materialização do presente projeto de pesquisa, uma reflexão acerca do lúdico e a sua relação com a pessoa idosa, bem como com a possibilidades de melhoria da saúde dessa população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Anaís Suassuna Simões - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Ho Shin Fú - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante / Ana Beatriz Lima Simões - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Paloma de Freitas Vieira - Integrante / Sônia Camila s. do Nascimento - Integrante.
-
2018 - 2020
APROXIMAÇÕES DOS JOGOS BRASILEIROS COM OS JOGOS CHINESES: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DO RECIFE A PARTIR DO CONTEÚDO JOGO, Descrição: A pesquisa possui como objetivo geral ?Analisar na prática pedagógica dos professores de Educação Física da rede estadual da cidade do Recife aproximações dos jogos brasileiros com os jogos chineses a partir do conteúdo jogo?. Esta pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa, onde a opção metodológica escolhida será fundamentada em Minayo (2004). A partir disso, a comunicação será tratada neste estudo através de uma pesquisa participante por meio dos dados recolhidos em fontes bibliográficas e documentais Como também os planejamentos, planos de aulas e entrevistas semiestruturadas e observações das aulas, com os professores da rede estadual da cidade do Recife.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior - Integrante / Kettily Barbosa de Souza Oliveira). - Integrante / Marco Aurélio Lauriano de Oliveira - Integrante / Karolina Ribeiro Brito - Integrante / Poliana Pessoa de Lima - Integrante / Ho Shin Fú - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2018 - 2020
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA MODALIDADES AQUÁTICAS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CIDADE DO RECIFE-PE, Descrição: Para os candidatos ingressarem no curso de Educação Física, até meados dos anos 90, eram realizados testes de aptidão física. Segundo Batista e Batista (2017), com os avanços político-pedagógicos houve a extinção dos testes, os quais cerceavam o direito do cidadão a uma educação superior. Atualmente, durante o curso, na disciplina Modalidades Aquáticas, o ensino dos quatro nados (crawl, costas, peito e borboleta) deixa de ser o principal ponto de ensino e avaliação. Pressupondo que tanto na literatura, como na experiência prática dessa disciplina, as habilidades aquáticas básicas são relegadas a segundo plano, diante disso, este projeto tem como objetivo geral analisar a metodologia do processo ensino aprendizagem da disciplina Modalidades Aquáticas dos cursos de Educação Física nas universidades supracitadas e como objetivos específicos verificar como os professores atribuem os pesos das atividades no processo avaliação da disciplina; identificar como é realizada a avaliação prática na disciplina em questão e; analisar como os alunos entendem suas atividades teóricas e práticas. Nossa pesquisa terá um enfoque qualitativo e tomará por base o método da hermenêutica dialética, pois ?[...] coloca a fala em seu contexto para entendê-la a partir do seu interior e no campo da especificidade histórica e totalizante, em que é produzida? (MINAYO, 1998, p. 231). Os dados coletados das entrevistas serão tratados através da técnica de análise do conteúdo do tipo categorial por temáticas, baseado em Bardin (2011), Minayo (1998) e Souza Júnior, Melo e Santiago (2010), que têm como objetivo tratar do conteúdo das mensagens escritas ou transcritas. Por fim, a disciplina Modalidades Aquáticas enquanto componente curricular contribui para a formação do profissional de Educação Física, já que as habilidades aquáticas básicas como flutuação, respiração e deslocamento como o nado utilitário, segundo Salles (2010), são essenciais para esse profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Kettily Barbosa de Souza Oliveira). - Integrante / Diêgo Lucas Marques Rosa - Integrante / Larissa da Silva Souza - Integrante / Marcelo Sant´Ana de Faria - Integrante / Ho Shin Fú - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante.
-
2018 - 2020
A ORGANIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE GOIANA-PE, Descrição: O presente estudo tem como principal objetivo identificar se nas escolas da rede municipal de ensino de Goiana- Pe existem programa de ensino do componente curricular educação física, e assim pesquisar como se dá sua construção, caso não haja, qual motivo para isto? Identificar também, como está sendo tratada a sistematização dos conhecimentos nas aulas deste componente curricular. Vislumbramos através deste estudo a possibilidade de contribuir teórico-metodologicamente com a qualificação no ensino da disciplina de Educação Física nesta rede de ensino, e em especial subsidiar os professores a realizarem a construção dos programas de ensino das escolas municipais e assim: organizar, selecionar e ministrar os conteúdos da cultura corporal enquanto objeto de conhecimento deste componente curricular. Destacando a grande importância e relevância da construção coletiva do programa de ensino para a prática pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / layz Hemiliana da Silva - Integrante / Marco Aurélio Lauriano de Oliveira - Integrante / Karolina Ribeiro Brito - Integrante / Ho Shin Fú - Integrante.
-
2017 - 2019
A LUDICIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: uma análise na prática pedagógica dos professores que lidam com crianças com deficiência no Ensino Fundamental ll, Descrição: Neste projeto de pesquisa, temos a intenção de analisar como os professores de Educação Física do ensino fundamental II da rede Municipal da cidade do Recife tratam o lúdico nas aulas de Educação Física com crianças com deficiência. Abordar essa temática para a investigação no contexto da Ludicidade nas escolas com crianças com deficiência, significa qualificar os conhecimentos tratados a partir dos conceitos e significados presentes na pratica pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior - Integrante / Rafaelle de Araujo Lima e Brito - Integrante / Kettily Barbosa de Souza Oliveira). - Integrante / Rodrigo Tavares Nunes - Integrante / Renata Rafaela Maria da Silva - Integrante / Pedro Henrique Bezerra da Silva - Integrante.
-
2016 - 2019
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EJA: uma análise da prática pedagógica dos professores da Rede Municipal de Educação da Prefeitura do Ipojuca à luz do PCPE.., Descrição: A ideia de investigar a Educação Física como componente curricular na Educação de Jovens e adultos (EJA) a partir do Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PCPE) emergiu por meio de inquietações em compreender como estes saberes vêm sendo selecionados, organizados e sistematizados na prática pedagógica dos professores da Rede Municipal de Educação da Prefeitura do Ipojuca. Nesse sentido, nosso problema de pesquisa é o seguinte: como se dá a seleção, organização e sistematização do conhecimento do componente curricular Educação Física na prática pedagógica dos professores da Rede Municipal de educação da Prefeitura do Ipojuca à luz do PCPE em EF para EJA? Nosso objetivo é analisar a seleção, organização e sistematização dos conhecimentos do componente curricular Educação Física na prática pedagógica dos professores da rede municipal de educação da Prefeitura do Ipojuca à luz do PCPE em EF para EJA. Metodologicamente o estudo constituiu-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentado pela hermenêutica dialética enquanto corrente filosófica para a leitura e interpretação dos textos estudados. A coleta dos dados no trabalho de campo, será utilizada a entrevista semi estruturada e o estudo documental. Lançamos mãos da técnica análise de conteúdo categorial por temática como procedimento analítico dos dados da pesquisa. Esperamos que, O PCPE em EF na EJA possa se fazer presente nos planos de ensino, do contexto sócio-histórico-pedagógico dos professores de Educação Física da Rede Municipal de educação do Ipojuca, contribuirá, para um repensar do processo de ensino-aprendizagem da EF nessa modalidade de ensino, vislumbrando sistematização do conhecimento, pautado por uma formação humana, que reconheça e valorize a diversidade de saberes presente na escola, de modo crítico e reflexivo, fornecendo elementos teórico-metodológico para a prática pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior - Integrante / Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Gustavo josé Silva de Lira - Integrante / Brunelly Cândido Brito - Integrante / JORGE DE OLIVEIRA JÚNIOR - Integrante.
-
2016 - 2018
A Sistematização do Conhecimento Ginástica nas aulas de Educação Física no ensino médio: realidade e possibilidades, Descrição: O presente estudo tem como objetivo analisar a sistematização do conhecimento Ginástica com base no ciclo de aprofundamento para os alunos do ensino médio nas Escolas de Referência do Estado de Pernambuco, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 2010). Tendo como problemática: como é realizada a sistematização do conhecimento Ginástica nas aulas de Educação Física pelo(a)s professore(a)s das Escolas de Referência do Estado de Pernambuco? Metodologicamente toma por base o método hermenêutico-dialético (MINAYO, 2004), como também se subsidiará da análise de conteúdo categorial por temática (BARDIN, 2011. Estudo caracterizado como pesquisa participante (MARCONI E LAKATOS, 2008). Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns dos professores (Sujeitos da pesquisa). Em seguida serão observadas as aulas desse(a)s professore(a)s, selecionados, daquelas escolas a partir das entrevistas. Para em seguida, analisar os dados coletados e responder ao problema de estudo desse trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior - Integrante / Rafaelle de Araujo Lima e Brito - Integrante / Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior - Integrante / Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Karolina Ribeiro Brito - Integrante / Poliana Pessoa de Lima - Integrante / Paula Roberta Paschooal Boulitreau - Integrante / Diêgo Lucas Marques Rosa - Integrante.
-
2016 - 2017
PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise dos procedimentos metodológicos das professoras polivalentes de uma escola do município de Recife-PE., Descrição: Atualmente, no meio educativo, são cada vez mais frequentes a atenção e o interesse por todas aquelas atividades que influenciam de maneira substancial o desenvolvimento da criança desde os primeiros anos de vida, é neste campo que se encontra a educação infantil (RODRÍGUEZ, 2005, p. 03). Considerando esta questão nosso estudo objetiva analisar as estratégias metodológicas sugeridas nos documentos da secretaria municipal de educação do Recife, para o trato com o conhecimento da Educação Física na Educação Infantil. Para dar conta disto, faremos uma pesquisa de natureza aplicada e cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, desembocando por fim na análise de conteúdo feita a partir dos dados coletados na observação participante e nas entrevistas aplicadas à professores e gestores de escolas municipais de Recife que incluam a Educação Física na Educação Infantil. Enquanto resultados preliminares esperamos identificar professores licenciados em Educação Física, vinculados à rede municipal de ensino, especificamente lidando com a Educação Infantil; ou ao menos professores polivalentes capacitados para lidar com o eixo movimento no referido nível de ensino; como também observar coerência entre a matriz, os planos de ensino dos professores e proposta para o ensino-aprendizagem e a concepção crítica de Educação Física na qual a cultura corporal é o objeto de conhecimento a ser tratado pelos docentes. Desta forma concluímos que , a Educação Física passa a ter grandes contribuições para a Educação Infantil, principalmente, ao compreendermos a necessidade de a criança se expressar e se relacionar com a sociedade por meio da Cultura Corporal de Movimento, constituindo o conhecimento de maneira integral, e não de maneira separada ou fragmentada a construção da personalidade da criança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Rafaelle de Araujo Lima e Brito - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Paula Roberta Paschoal Boulitreau - Integrante / Karolina Ribeiro Brito - Integrante / Poliana Pessoa de Lima - Integrante.
-
2016 - 2017
A LUDICIDADE EM PROGRAMAS FEDERAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: uma análise da prática pedagógica dos professores da rede estadual da cidade do Recife-PE., Descrição: A ação lúdica enquanto Esporte, Lazer, Promoção da Saúde e Lúdico, se faz presente enquanto eixo norteador nas diretrizes dos documentos oficiais de Programas Federais oriundos de Políticas Públicas Educacionais ? responsáveis pelo andamento de toda a comunidade escolar ?, tais como Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Programa Escola Aberta. Sendo assim, a principal inquietação deste projeto de pesquisa é: ?Como os professores dos Programas Federais oriundos de Políticas Públicas tratam o fenômeno lúdico no tempo pedagógico? Este estudo tem como objetivo analisar como os professores da rede estadual da cidade de Recife dos programas federais oriundos de Políticas Públicas tratam o fenômeno lúdico no tempo pedagógico. Metodologicamente se desenvolverá em uma abordagem qualitativa, na qual a opção metodológica escolhida será fundamentada em Minayo (2004), a hermenêutica-dialética. A comunicação será tratada neste estudo através de uma pesquisa participante por meio dos dados recolhidos em fontes bibliográficas, documentais, Marconi e Lakatos (2008) como também os planejamentos, planos de aulas e entrevistas semiestruturadas e observações das aulas, Lüdke e André (1986) com os professores da rede estadual da cidade do Recife participantes dos programas federais. Cada um destes dados caracterizará um momento/fase da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior - Integrante / Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Gustavo josé Silva de Lira - Integrante / Brunelly Cândido Brito - Integrante / JORGE DE OLIVEIRA JÚNIOR - Integrante.
-
2015 - 2020
JUDÔ NO BRASIL: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS ? FILOSÓFICOS PARA UMA METODOLOGIA CRÍTICA, Descrição: Sentindo a necessidade de ampliar compreensão sobre a constituição de uma metodologia crítica, a partir dos fundamentos histórico e filosófico do judô, no qual denominamos como objeto de estudo a priori. A tese tem como objetivo analisar a prática pedagógica do judô no Brasil a partir da sua base filosófica e histórica, na perspectiva de relaciona-lo na atualidade com uma metodologia crítica. Para tanto, como metodologia, realizaremos um estudo de caso com um professor que contribuiu e contribui para edificação do judô no Brasil. Fundamentado em Minayo (1994, p. 14), quando afirma que os seres humanos e a sociedade dão significados as suas ações, entendemos que esses elementos se encontram nas falas, nos documentos e em qualquer texto produzido por seres humanos. Para análise dos dados, tomaremos base os pressupostos teórico-metodológicos da análise categorial por temáticas, no qual subsidiamos dos estudos de Bardin (1988). Selecionamos os fundamentos filosóficos e históricos, fundamentos pedagógicos e metodologia crítica enquanto temáticas a serem consideradas tanto como categorias analíticas como categorias empíricas uma vez que nossa reflexão sobre a literatura (livros, artigos e outros instrumentos científicos), os documentos e da fala dos sujeitos devem ampliar a compreensão sobre a constituição desses fundamentos do judô no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Marco Aurélio Lauriano de Oliveira - Integrante.
-
2015 - 2020
A SISTEMATIZAÇÃO DO PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO, Descrição: Apesar de o livro didático fazer parte da história da nossa educação há tantos anos e apresentar várias contribuições para a prática pedagógica, a Educação Física, componente curricular obrigatório da Educação Básica desde o ano de 2001, se configura como uma disciplina que pouco dispõe desses recursos materiais. Diante dessa perceptível carência, algumas redes de ensino públicas brasileiras passaram a produzir os seus próprios livros didáticos de Educação Física. O primeiro deles foi lançado em 2006, trata-se do Livro Didático Público de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Paraná (LDPEF/PR). Os seus idealizadores afirmam que ele foi construído coletivamente, através do programa de formação continuada (Projeto Folhas) de professores dessa rede, com base na realidade concreta encontrada nas suas escolas. Em 2008 e em 2009, foram publicados os livros didáticos (Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, respectivamente) da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Contudo, os seus professores apresentam certa resistência ao utilizar esse material, pois alegam que, diferente do LDPEF/PR, a sua construção não se deu de forma coletiva. E em 2012, foi lançado o Livro Didático Público de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, no Estado da Paraíba, construído coletivamente, por meio do programa de formação continuada dos professores de Educação Física dessa rede de ensino. Através do estudo de Amaral (2013), constata-se que, em Pernambuco, a sistematização de um livro didático público é uma das ações a serem materializadas por meio do programa de formação continuada dos professores de Educação Física da rede estadual de ensino, sendo esta uma das maiores solicitações e expectativas dos docentes. Diante do contexto apresentado, o presente projeto de pesquisa objetiva, por meio de uma pesquisa-ação, analisar o processo de sistematização do primeiro Livro Didático Público de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco (LDPEF/PE). Esperamos que, com a materialização do presente projeto de pesquisa, possamos contribuir com a prática pedagógica de muitos dos professores de Educação Física e, por consequência, com a aprendizagem de muitos dos alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Lívia Santos das Chagas - Integrante / Gustavo josé Silva de Lira - Integrante / Kettily Barbosa de Souza Oliveira). - Integrante.
-
2015 - 2016
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA CIDADE DO RECIFE/PE, Descrição: Este projeto de pesquisa se justifica, em acréscimo, por sua intenção em contribuir com o debate acerca da construção da legitimidade da Educação Física na escola a partir da reflexão entre o que é viável construir coletivamente como conhecimento, e a compreensão de como uma avaliação de larga escala, como o ENEM, pode servir como instrumento regulador de currículos, negando por vezes conhecimentos de extrema valia para a comunidade escolar. Apropriando-se de reflexões como a que estamos a evidenciar, caminhamos para um salto qualitativo nas discussões acerca da prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio, aumentando o acervo de argumentação e qualificando o debate sobre a influência de avaliações externas como mecanismo de controle de currículos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Gustavo josé Silva de Lira - Integrante / Kettily Barbosa de Souza Oliveira). - Integrante.
-
2014 - 2017
O Ensino do Esporte no Programa Inspiração Internacional: contribuições de um currículo ampliado a partir da Educação Intercultural., Descrição: Nosso projeto de doutorado tem como base um estudo comparativo em que buscaremos confrontar a materialização do Programa Inspiração Internacional (PII) em escolas Inglesas, analisando sua compreensão e contribuição pedagógica acerca do ensino do esporte a partir das parcerias com as escolas brasileiras. De forma mais específica procuraremos compreender e confrontar o sentido/significado do esporte ensinado nas escolas inglesas e brasileiras; Identificar e analisar as diferentes ações pedagógicas proposta pelo programa a partir das parcerias Inglaterra e Brasil; Reconhecer a educação intercultural como um aporte para o ensino do esporte na escola; Compreender o ensino do esporte no currículo ampliado do PII na Inglaterra. Nosso estudo comparativo terá como referência uma abordagem qualitativa descritiva tomando por base o método da hermenêutica dialética. Pesquisa essa de caráter bibliográfico e documental, com inserção no campo através de entrevista semiestruturada junto aos professores/tutores responsáveis e alunos/jovens líderes das escolas inglesas e brasileiras, além da observação participante das ações pedagógicas propostas em ambos os países. Para o tratamento e análise de dados, coletados na literatura, nos documentos e nas entrevistas, utilizaremos a análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas e assim analisarmos a compreensão e contribuição pedagógica acerca do ensino do esporte a partir das parcerias com as escolas inglesas e brasileiras. De forma a cooperar para o incremento de ações referentes ao ensino e aprendizagem dos esportes no ambiente escolar, através do currículo ampliado. Assim também, refletirmos possibilidades de intervenções pedagógicas no sentido de abranger outros momentos além das aulas de Ed. Física ou treinamentos, para avançar com relação a monocultura do futebol, contribuindo com o debate acerca do esporte a partir da educação intercultural enquanto um fenômeno social e seus diferentes sentidos/significados de apropriação. Assim sendo de forma preliminar temos como tese que o esporte ensinado e praticado na escola a partir de um currículo ampliado com base na educação Intercultural, favorece a compreensão e apropriação crítica dos alunos acerca do fenômeno esportivo. Todavia as ações desenvolvidas precisam estar imbricadas entre si e ao PPP (Projeto político pedagógico) das Escolas, numa perspectiva que contribua para a formação humana dos alunos. Palavras Chaves:Esporte; Educação Física; Programa Inspiração Internacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
-
2014 - 2015
A formação em Educação física numa universidade pública no contexto da Reestruturação produtiva do capital., Descrição: A pesquisa é oriunda de um estudo de dissertação de Mestrado em Educação Física UPE/UFPB, a qual se encontra em andamento e tem como objetivo analisar a formação em Educação Física numa Universidade pública no contexto de reestruturação capitalista. Partiremos da compreensão que a formação em Educação Física está em consonância com as demandas do capital, direcionando a formação do trabalhador, dotando-o de competências necessárias para a sua empregabilidade e com foco no empreendedorismo para a intervenção no mercado de trabalho. Soma-se a essa conjuntura o ideário neoliberal na formação de trabalhadores cada vez mais individualistas, com o propósito de disputar os espaços de trabalho na sociedade da livre concorrência. Neste sentido a formação da classe trabalhadora encontra-se cada vez mais voltada para a técnica, secundarizando os processos inerentes que compõem os conteúdos e a formação humana. Assim a pesquisa irá realizar tal análise com vistas a perceber de que forma essas características se aproximam ou se distanciam na realidade dos cursos de Educação Física numa Universidade pública. Palavras-Chave: Formação em Educação Física; Reestruturação capitalista. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Rafael Gomes de Souza Pompílio. - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
-
2014 - 2015
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: um estudo numa escola da rede particular de ensino de Recife, Descrição: A presente pesquisa se apresenta como um estudo de caso de cunho qualitativo de uma escola particular. Tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física de uma escola inclusiva da rede particular da cidade do Recife. Serão trabalhados conceitos como inclusão (MANTOAN,2003; Prieto 2006; Sassaki(2010), prática pedagógica (Sacristán 2000), ensino crítico (Saviani 2008), Pedagogia histórico-crítica (Saviani 2008; 2011; 2013). Utilizaremos como instrumentos de pesquisa a observação sistemática (Ludke,1986), a vide gravação (Belei,2006), análise documental (Severino, 1980) e entrevista semi-estruturada (Triviños,1994). A análise dos dados será feita a partir da análise categorial de Bardin (1977).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Anaís Suassuna Simões - Integrante / José Ânderson Silva - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
-
2014 - 2015
A Ludicidade presente nas Crianças com Câncer: Experiências para toda a vida., Descrição: Este projeto teve como intenção reconhecer as produções no campo da Ludicidade na medicina e na Educação Física referentes as crianças portadore(a)s de câncer. Com base nesta ludicidade promovemos uma maior independência das crianças, melhorando a autoestima, despertando e desenvolvendo os seus potenciais em diversos sentidos através de uma comunicação introspectiva. Os jogos e as brincadeiras estiveram presentes no decorrer do tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior - Integrante / Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira - Integrante / Marcela Natalia Lima de Figueirêdo - Integrante / Tarciano Tavares da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - Atual
Recortes, influências e perspectivas do campo curricular na educação física escolar: revelações dos cenários estaduais brasileiros, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcílio Souza Júnior em 08/09/2016., Descrição: Mapear e analisar a produção acadêmico-científica no Brasil, acerca de currículo, relacionada à educação física escolar entre os anos de 1990-2015; Identificar e analisar as propostas curriculares para educação física escolar nos estados brasileiros. Identificar e analisar as principais influências nacionais e internacionais nas produções mapeadas acerca do currículo, relacionadas à educação física escolar; Entrevistar pesquisadores nacionais e internacionais de expressiva produção acerca de currículo na educação física escolar no Brasil, analisando suas percepções a respeito dos recortes, influências e perspectivas neste campo;.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Andreá Carla de Paiva - Integrante / Kadja Michele Ramos Tenório - Integrante / Pierre Normando Gomes da Silva - Integrante / Lívia Tenório - Integrante / Suraya Darido - Integrante / Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira - Integrante / Mayara Alves Brito da Rocha - Integrante / Lázaro Santana do Nascimento - Integrante / Vitória Fernanda Marinho Falcão - Integrante / Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida - Integrante / Marcos Garcia Neira - Integrante.
-
2013 - 2014
A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A sistematização do conteúdo nas escolas de referências do estado de Pernambuco., Descrição: O objeto de estudo desse projeto relacionado à sistematização da dança nas escolas de referencias do estado de Pernambuco especificamente na disciplina de educação física destaca o conteúdo dança como uma prática corporal essencial na vida do ser humano, pois a dança sempre esteve presente na sociedade desde os tempos mais remotos, como o período pré-histórico até hoje.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Michelle da Silva Alves - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
-
2013 - Atual
Programa mais Educação: Impactos da educação integral e integrada, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcílio Souza Júnior em 19/08/2013., Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo compreender como a educação integral se materializa nas práticas educativas do Programa Mais Educação, particularmente no macro campo do esporte e lazer. O projeto ganha relevância ao poder mapear a materialização das atividades pedagógicas do macrocampo esporte e lazer no Programa Mais Educação. Acreditamos também contribuir com a elaboração de políticas educacionais em instâncias governamentais e na formação continuada de educadores a lidar com as experiências educacionais de tempo integral. Incentivando ainda, a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de pesquisa, almejamos contribuir com a formação de Professores do curso de Ed. Física da Universidade de Pernambuco (UPE) e de outros sujeitos da Instituição parceira (FUNDAJ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Andreá Carla de Paiva - Integrante / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Kadja Michele Ramos Tenório - Integrante / Flávio Roberto Carneiro de Medeiros - Integrante / Rodrigo Falcão - Integrante / Michelle da Silva Alves - Integrante / Nádia Novena - Integrante / Lívia Tenório - Integrante / Patrícia Morgana - Integrante / marcela figueirego - Integrante / João Danilo Lima Cavalcanti - Integrante / Mônica Barbosa Silva - Integrante.
-
2012 - 2013
Textos didáticos no ensino da Educação física na rede estadual de Pernambuco: limites, possibilidades e contribuições, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar como os textos didáticos vêm se apresentando na prática pedagógica da Educação Física na rede estadual de Pernambuco. Este recorte de objeto de estudo (texto didático) se deu pela carência percebida nos encontros de formação continuada quanto à necessidade, revelada pelos professores, em dispor de recursos materiais de cunho bibliográfico para auxiliar a prática pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante.
-
2011 - Atual
Didática no Ensino Superior: Uma análise da prática pedagógica no novo currículo em Educação Física da UPE, Descrição: O projeto se vincula à linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física da área de concentração Cultura, Educação e Movimento Humano do Mestrado Associado em Educação Física da UPE e UFPB e se articulará à disciplina de Didática do Ensino Superior. Esse estudo investigará a prática pedagógica dos professores da ESEF-UPE, na medida que buscará analisar, através das ações didáticas, dos planejamentos de ensino dos professores e da visão de alunos e docentes desses cursos, como esses professores tratam os seus conhecimentos para o processo de ensino e de aprendizagem e assim poderemos verificar como o currículo dessa Instituição vem sendo qualificado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (14) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Coordenador.
-
2008 - 2014
Dimensões pedagógicas das práticas em Educação Física e Saúde, Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo analisar a dimensão pedagógica da atuação de profissionais da Educação Física no âmbito da saúde, considerando os elementos didático-pedagógicos, o planejamento e as concepções de professor, aluno e aula, subjacentes às práticas. O projeto destaca a dimensão pedagógica como elemento fundamental nas práticas desenvolvidas por profissionais de Educação Física, licenciados e bacharéis, nos espaços de intervenção em saúde, em diferentes espaços públicos e privados. O estudo considera a dimensão pedagógica como eixo da profissionalização na área da Educação Física, contribuindo com o debate sobre o processo de formação inicial e continuada nesta área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Integrante / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Andreá Carla de Paiva - Coordenador / Gustavo de Oliveira Gama - Integrante.
-
2008 - 2008
A Didática dos Professores da UPE: uma análise no processo de ensino e de aprendizagem, Descrição: A presente pesquisa analisou a didática dos professores da UPE com base nos planos de trabalho (ação e ensino) dos professores de cada curso de graduação das unidades de ensino, elaborados no semestre 2008.1, considerando o processo de ensino e de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Lucas Vieira do Amaral - Integrante / Robson Farias - Integrante., Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Bolsa.
-
2007 - 2011
Pesquisa em Educação Física escolar, Descrição: Analisar epistemologicamente a produção científica acerca da Educação Física escolar presente no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante / Fábio Cunha de Sousa - Integrante / Andreá Carla de Paiva - Integrante / Ana Lúcia Félix - Integrante / Ana carolina Barbosa Falcão - Integrante / Paula Roberta Paschoal - Integrante / Renata Gouveia Reis - Integrante / Eliene Lacerda Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Programa de ensino em educação física: uma ação coletiva da prática pedagógica na constituição dos saberes escolares, Descrição: Analisar o processo de construção de um programa de ensino em Educação Física numa escola de educação básica, buscando reconhecer a importância desse tipo de organização dos saberes escolares na qualificação da prática pedagógica do professores da referida disciplina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante., Financiador(es): Colégio das Damas da Instrução Cristã - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2010
Coletivo de Autores a Cultura Corporal em Questão, Descrição: Em 2002 serão comemorados 10 anos da publicação da primeira edição do livro Metodologia do Ensino da Educação Física assinado por um Coletivo de autores e editado pela Cortez. Tal obra se configurou, a partir da década de 90, como uma referência de fundamental importância para o âmbito da Educação Física escolar. O Coletivo de Autores, como é conhecida esta obra, tornou-se indicação constante nos concursos públicos para cargos de professores em redes oficiais de ensino público, subsidiou diretamente elaboração de propostas pedagógicas para redes de ensino municipais, estaduais e federais no Brasil e é referência em muitas das produções acerca da Educação Física escolar numa perspectiva progressista/crítica. Os autores desta obra deram continuidade às suas produções acadêmicas e poucas vezes voltaram a se unir em torno desta obra de maneira presencial e mais sistematizada. Alguns deles inclusive focalizaram seus estudos para outra dimensão da área da Educação Física. No entanto o livro continua sendo referência central para a formação inicial e continuada de profissionais de Educação Física, tornando-se, poderíamos dizer, uma leitura obrigatória para aqueles que atuam na Educação Física escolar. Assim nada mais justificável fazermos uma releitura desta obra, analisando criticamente seu conteúdo, suas proposições, seus limites e possibilidades. Com este estudo pretendemos oferecer à comunidade da Educação Física uma atualização dos conceitos contidos nesta obra. Objetivamos assim: Analisar criticamente os limites e possibilidades teórico-metodológicos da perspectiva crítico-superadora para Educação Física escolar, fundamentada no livro de Coletivo de Autores. Revisar conceitualmente o conteúdo do livro Coletivo de Autores, tanto por via de uma análise coletiva, quanto por via de uma releitura deste por parte de seus próprios autores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Coordenador / Marcílio Souza Júnior - Integrante / Ana Rita Lorenzini - Integrante.
-
2005 - 2005
A prática pedagógica da Educação Física na escola de educação básica, Descrição: Pesquisa coletiva denominada "A prática pedagógica da Educação Física na escola de educação básica". Seu objetivo geral foi analisar criticamente os fundamentos teórico-metodológicos da prática pedagógica da Educação Física escolar reconhecidos, principalmente, no cotidiano dos estágios supervisionados, procurando sistematiza-los por via de procedimentos de uma pesquisa participante. Seus objetivos específicos foram identificar e analisar os problemas comuns ao ensino da Educação Física em cada segmento escolar; reconhecer e avaliar as possibilidades de superação dos problemas comuns ao ensino da Educação Física em cada segmento escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (54) . , Integrantes: Marcelo Soares Tavares de Melo - Integrante / Marcílio Souza Júnior - Coordenador / Ana Rita Lorenzini - Integrante.
Prêmios
2023
Prêmio CBCE de Literatura Científicae e Artes Visuais no GTT Lazer e Sociedade, na categoria resumo expandido (Poster)., Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE.
2021
Menção honrosa pela apresentação do trabalho de pesquisa: Jogo eletrônico: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores dos cursos de Educação Física., Universidade de Pernambuco, durante a semana Universitária..
2021
Prêmio Suraya Darido de Educação Física Escolar - referente ao produto educacional, Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - Proef..
2020
Menção honrosa pela apresentação do trabalho de pesquisa: Contribuições teórico-metodológicas da ludicidade durante o tratamento das crianças e adolescentes com câncer, Universidade de Pernambuco, durante a semana Universitária - 2020.
2020
Mensão honrosa da dissertação O BRASIL E A CHINA: APROXIMAÇÕES ENTRE OS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? Orientando: Ho Shin Fu ? Melhor dissertação de 2020., Universidade de Pernambuco, durante a semana Universitária.
2019
Menção Honrosa, na categoria Stricto Sensu, pela apresentação do trabalho ?O Brasil e a China: aproximações entre os jogos nas aulas de Educação Física? durante a semana Universitária da UPE., Universidade de Pernambuco (UPE).
2017
MENÇÃO HONROSA pelo desempenho em 1º lugar na orientação de projeto de Stricto Sensu (Semana Universitária)., Universidade de Pernambuco (UPE).
2017
MENÇÃO HONROSA pelo desempenho em 2º lugar na orientação de projeto de Stricto Sensu (Semana Universitária)., Universidade de Pernambuco (UPE).
2017
MENÇÃO HONROSA pelo desempenho em 3º lugar na orientação de projeto de Stricto Sensu (Semana Universitária)., Universidade de Pernambuco (UPE).
2017
PARANINFO DA TURMA "REPROVA COM QUANTAS FALTAS", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2015
PARANINFO DA TURMA "NA UNIDADE SOMOS UM COLETIVO", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2014
PARANINFO DA TURMA "QUEM TEM COMPETÊNCIA SE ESTABELECE", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2011
PARANINFO DA TURMA "FOI E SEMPRE SERÁ: A MELHOR DA ESEF!", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2010
PARANINFO DA TURMA "JOSÉ CÉSAR ALBUQUERQUE DE FARIAS (PLIC)", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2007
PARANINFO DA TURMA "PROFª. DELNY SEIXAS", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2001
PARANINFO DA TURMA "LEGITIMAÇÃO PELA COMPETÊNCIA", ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física. , R Arnóbio Marques 310, Santo Amaro, 50100130 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 34236433, Fax: (81) 34236310, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - 2022
Escola Superior da Educação Física da Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenação de curso - Graduação - ESEF-UPE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2022
Escola Superior da Educação Física da Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenação de graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 2022
Escola Superior da Educação Física da Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do curso - especialização escolar, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2008
Ministério do EsportesVínculo: convidado, Enquadramento Funcional: Avaliador, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação no processo de avaliação de projetos apresentados à chamada pública da Rede CEDES nos dias 09 e 10 de Abril de 2008 sob a coordenação do Depto. de Ciência e Tecnologia do Ministério dos Esportes (Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e de Lazer - CEDES).
2005 - 2010
Faculdade Salesiana do NordesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6
Atividades
-
01/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ludicidade e Educação Física, Pensamento Pedagógico Brasileiro da Educação e da Educação Física, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino do Jogo
2016 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
1996 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2018 - 2022
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenação de curso - Graduação - ESEF-UPE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2022
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do curso - especialização escolar, Carga horária: 10
Atividades
-
01/2011
Outras atividades técnico-científicas , Escola Superior de Educação Física, Escola Superior de Educação Física.,Atividade realizada, Coordenação do Grupo de Estudo ETHNOS da ESEF/UPE.
-
03/2010
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior, Pesquisa em Educação Física Escolar, Política Educacional na Educação Física
-
01/2005
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física, Coordenação de Pós Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
01/2005
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.
-
01/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Educação Física, Escola Superior de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
01/1996
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Física, no ensino Fundamental e Médio, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Metodologia do Ensino da Educação Física, Métodos e Técnicas do Trabalho Acadêmico, Prática de Ensino II (Área Escolar)
-
01/1996
Ensino, Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior., Educação Física no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, Educação Física no Currículo Escolar
-
01/2008
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura.
-
01/2006
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa.
-
01/2002
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física, Gerência da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico.,Cargo ou função, Gerente da Divisão de apoio técnico pedadagógico.
-
01/2002
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física.,Cargo ou função, Gerente da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico.
-
01/1996
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física, Coordenação de Pós Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa.
1986 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Soares Tavares de Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?