Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus Juvino Oliveira, Itapetinga-Ba. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais também pela UESB , com a linha de pesquisa voltada para adsorção de proteínas e lactose presentes no soro do leite a partir de carvão ativado. Com experiência de uma ano e três meses no setor de construção civil como Engenheiro Ambiental. Atuei como consultor nas áreas de meio ambiente e segurança do trabalhador, junto a Delta Consultoria e Assessoria em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Iniciei no ano de 2013 como professor substituto do Instituto Federal da Bahia - Vitória da Conquista, na sequência como professor efetivo, lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais, UESB - Itapetinga e coordenador do laboratório de Geomática.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Ambientais

2012 - 2014

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DE RESÍDUOS DE COCO E APLICAÇÃO NA ADSORÇÃO DE PROTEÍNAS E LACTOSE DO SORO DE LEITE, Ano de Obtenção: 2014
Renata Cristina Ferreira Bonomo.Coorientador: Cristiane Martins Veloso. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Resíduos de coco; carvão ativado; adsorção; SORO DE LEITE.Grande área: EngenhariasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Alimentícios; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2015 - 2017

Faculdade de Guanambi
Título: SEGURANÇA EM PANIFICADORAS: Análise de máquinas e equipamentos na indústria de panificação em relação a NR 12

Especialização em GEOTECNOLOGIAS - SOLUÇÕES DE INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA

2014 - 2016

Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia
Título: ANÁLISE DAS CARCTERISTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DE ONDAS, BA
Orientador: Felizardo Adenilson Rocha

Graduação em Engenharia Ambiental

2006 - 2011

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Formação complementar

2015 - 2015

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. (Carga horária: 130h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Licenciamento Ambiental Básico. (Carga horária: 16h). , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão de Resíduos.

Organização de eventos

OLIVEIRA, M. S. C. . III Ciclo de Palestras: Interdisciplinaridade para o Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Outro).

Participação em eventos

SEGUNDA SEMANA DE BIOLOGIA E DE ENGENHARIA ambiental: minicurso - UTILIZAÇÃO DE DRONES NO DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL. 2018. (Simpósio).

Palestra: Gestão Ambiental nas MPE'S (Micro e Pequenas Empresas). 2011. (Outra).

Interdisciplinariedade para o Desenvolvimento Sustentável.Análises Físicas do Solo. 2010. (Outra).

Minicurso: Análises Físicas do Solo do III Ciclo de Palestras: Interdisciplinariedade para o Desenvolvimento Sustentável.Análises Físicas do Solo. 2010. (Outra).

XV Seminário de Iniciação Científica.Índice de Estado Trófico e Modelagem de Variáveis de Qualidade da Água em um Trecho do Rio Catolé. 2010. (Seminário).

1ª SEMANA DE ENGENHARIA AMBIENTAL E 3ª BIOSEMANA DA UESB. 2009. (Outra).

CICLO DE PALESTRAS: INTERDISCIPLINARES E O MEIO AMBIENTE. 2009. (Congresso).

I Semana de Engenharia Ambiental & III BioSemana da UESB-Gestão Ambiental: avaliação e estratégias de conservação. 2009. (Outra).

I Semana de Engenharia Ambiental & III BioSemana da UESBS-Minicurso: Monitoramento de Qualidade da Água. 2009. (Outra).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Atributos Físico-Químicos do Solo e Desenvolvimento do Sistema Radicular de Pastagens após Aplicação de Água Residuária da Suinocultura. 2009. (Congresso).

III Simpósio de Engenharia Ambiental do Espírito Santo.Qualidade de água em três afluentes de cabeceira da bacia hidrográfica do rio Cachoeira-Ba. 2008. (Simpósio).

IV Seminário em Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2008. (Seminário).

XI CONPEX ? Congresso de Pesquisa e Extensão. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM TRÊS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO CACHOEIRA. 2008. (Congresso).

XI CONPEX - Minicurso: Administração de Capital de Giro - Apuração, Interpretação e Análise da da Demonstração dos Fluxos de Caixa.. 2008. (Outra).

XI CONPEX - Minicurso: Fatores de conforto avícola e medicações ambientais.. 2008. (Outra).

XI CONPEX - Minicurso: Interação Vírus X Plantas: Movimentação do patógeno e mecanismo de resistência gênica do hospedeiro.. 2008. (Outra).

XI CONPEX - Monitoria. Monitoria. 2008. (Congresso).

II Simpósio de Sociedade e Meio Ambiente. 2007. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: MAIRA CAETANO DE ANDRADE

ANDRADE, M. C.; WILLERS, C. D.; RODRIGUES, L. B.;OLIVEIRA, M. S. C.. USO DE ÍNDICES ESPECTRAIS PARA A ESTIMATIVA DE CAPTURA DE CO2 EM PASTAGENS DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Jéssica Andrade Cypriano

CYPRIANO, J. A.; AZEVEDO, G. N.; WILLERS, C. D.; CONCEIÇÃO, T. L. A.;OLIVEIRA, M. S. C.. Práticas de Produção mais limpa aplicadas à gestão de resíduos no processo de moagem da bentonita.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal da Bahia.

OLIVEIRA, M. S. C.. SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA. 2018. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SANTOS, J. W. B.; SILVA, C. V.;OLIVEIRA, M. S. C.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR SUBSTITUTO. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

PAULO VITOR CAMPOS DE OLIVEIRA

USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universida Estadual Do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Jamille Silva Amaral

A AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DA NR- 35 EM UM DETERMINADO CANTEIRO DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM VITÓRIA DA CONQUISTA ? UM ESTUDO DE CASO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC - VDC; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Táyghon Caetano Andrade Costa

ANÁLISE DA GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA COLETA DE DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA/BA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC - VDC; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Lara Soares Rodrigues

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA NR 18 NO CANTEIRO DE OBRAS EM UMA CONSTRUTORA E INCORPORADORA DO SUDOESTE DA BAHIA; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC - VDC; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Anderson Da Guarda Santos

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO EM UMA EMPRESA NO MUNÍCIPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA -BA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC - VDC; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Diego Covre Marquesini

Levantamento dos riscos existentes e adequação às normas na atividade de beneficiamento de café na Fazenda Paraíso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC - VDC; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Polyany Cabral Oliveira

ANÁLISE DAS INSTALAÇÃO DE UM LATICÍNIO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC - VDC; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

TAYLANA SANTOS SILVA RODRIGUES

DOENÇAS OCUPACIONAIS CAUSADAS PELA EXPOSIÇÃO AO AMIANTO E A PROIBIÇÃO DA SUA EXTRAÇÃO NO BRASIL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

GABRIEL GOMES CABRAL

A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO QUANTO AOS RISCOS OCUPACIONAIS E A UTILIZAÇÃO DOS EPI?S; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Sidinei Matos

APLICAÇÃO DAS NORMAS DE SEGURANÇA PELO PM DA 78°CIPM/VCA NO MANUSEIO DO ARMAMENTO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência; Orientador: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, F. ; OLIVEIRA, M. S. C. . ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DE ONDAS, BA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 2, p. 55-71, 2018.

  • PIGNATA, M. C. ; BONOMO, R. C. F. ; VELOSO, C. M. ; GANDOLFI, O. R. R. ; FONTAN, R. C. I. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; BONOMO, P. . ESTUDO DA PARTIÇÃO DE ALBUMINA DE SORO BOVINO EM SISTEMAS AQUOSOS BIFÁSICOS. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online) , v. 34, p. 53-62, 2016.

  • FELIZARDO ADENILSON ROCHA ; OLIVEIRA, M. S. C. ; Antonio Renê Benevides de Melo ; BARROS, F. M. ; Luciano Vieira Barreto . VARIÁVEIS DE QUALIDADE DE ÁGUA INFLUENCIADAS PELO TIPO DE ÉPOCA DE AMOSTRAGEM, NO RIO CATOLÉ-BA. Enciclopédia biosfera , v. 6, p. 11, 2010.

  • Luciano Vieira Barreto ; Andréia Cristina Santos Freitas ; OLIVEIRA, M. S. C. . FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE SOBRE UM ENFOQUE SOCIAL E AMBIENTAL. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 12-18, 2009.

  • SILVA, G. D. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. . REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM EMPREENDIMENTO NA REGIÃO DO SUDOESTE DA BAHIA. In: Rodrigo Cândido Passos da Silva, João Paulo de Oliveira Santos, Daniel Pernambucano de Mello, Soraya Giovanetti El-Deir. (Org.). Resíduos sólidos: Tecnologias e Boas Práticas de Economia Circular.. 1ed.RECIFE: EDUFRPE, 2018, v. , p. 440-453.

  • LIMA, P. V. C. O. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; SILVA, G. D. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM EMPEENDIMENTO NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA: UM ESTUDO DE CASO. In: Giovanni Seabra.. (Org.). Terra: habitats urbanos e rurais.. 1ed.JOÃO PESSOA -PB: Editora Barlavento, 2018, v. 3, p. 2051-2060.

  • LIMA, P. V. C. O. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; BICALHO, S. F. ; SILVA, G. D. . PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS. In: Miriam Cleide Cavalcante de Amorim; Marlon da Silva Garrido. (Org.). V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1ed.Juazeiro - Ba: Univasf, 2018, v. 1, p. 1098-1101.

  • SILVA, G. D. ; SANTOS, N. D. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; LIMA, P. V. C. O. . GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO COMPLEXO EÓLICO CRISTALÂNDIA: UM ESTUDO DE CASO. In: Miriam Cleide Cavalcante de Amorim (Organizador) ; Marlon da Silva Garrido (Organizador).. (Org.). V CONGRESSO BAIANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. 1ed.Juazeiro-BA: UNIVASF, 2018, v. 1, p. 843-848.

  • BICALHO, S. F. ; SILVA, G. D. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; LIMA, P. V. C. O. ; NEVES, V. G. . Gestão dos Resíduos da Construção Civil no Município de Vitória da Conquista - BA. In: Miriam Cleide Cavalcante de Amorim (Organizador) ; Marlon da Silva Garrido (Organizador).. (Org.). Saneamento no semiárido: Modelo de Gestão e Promoção de Tecnologias Apropriadas.. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 855-860.

  • SILVA, G. D. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.. In: Daniel Pernambucano de Mello; Soraya Giovanetti El-Deir; Rodrigo Cândido Passos da Silva; João Paulo de Oliveira Santos.. (Org.). Resíduos sólidos: Gestão pública e privada. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2018, v. , p. 276-291.

  • FELIZARDO ADENILSON ROCHA ; ROCHA, F. S. ; Luciano Vieira Barreto ; TAGLIAFERRE, C. ; OLIVEIRA, M. S. C. . Efeito da Aplicação de água residuária da bovinocultura nas propriedades físico-químicas do solo e na uniformidade da aplicação de água.. E.T.C. Educação, Tecnologia e Cultura, Salvador-BA, p. 76 - 81, 07 dez. 2009.

  • LIMA, J. L. S. ; BORGES, JESSICA FERREIRA ; OLIVEIRA, THAINÁ PEIXOTO ; BRITO, MYLENA JUNQUEIRA PINTO ; OLIVEIRA, M. S. C. ; VELOSO, C. M. ; BONOMO, RENATA C. F. . Reaproveitamento de resíduos da agroindústria para produção de carvão ativado e sua aplicação na adsorção das proteínas do soro do leite.. In: II Simpósio de Engenharia de Alimentos da UFMG, 2017, Montes Claros -MG. II Simpósio de Engenharia de Alimentos da UFMG, 2017.

  • Naiara de Lima Silva ; Cássia Juliana Fernandes Torres ; OLIVEIRA, M. S. C. ; AMANDA CRUZ PARRELA ; FELIZARDO ADENILSON ROCHA . Qualidade de água em três afluentes de cabeceira da bacia hidrográfica do rio Cachoeira-Ba. In: III Simpósio de Engenharia Ambiental do Espírito Santo, 2008, Vitória. Qualidade de água em três afluentes de cabeceira da bacia hidrográfica do rio Cachoeira-Ba, 2008.

  • LIMA, P. V. C. O. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; SILVA, G. D. ; ALVES, P. J. S. . ÁREAS DE DISPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA.. In: 16 Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2019, Poços de Caldas-MG. Anais 16 Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas 2019, 2019.

  • LIMA, P. V. C. O. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; BICALHO, S. F. ; SILVA, G. D. ; ALVES, P. J. S. . CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO ANTÔNIO, BAHIA.. In: 16 Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2019, Poços de Caldas-MG. 16 Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2019.

  • SILVA, G. D. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; BICALHO, S. F. . Diagnóstico da destinação e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos da Construção Civil na região do Sudoeste da Bahia. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB e VII Seminário de Extensão da UESB, 2018, Itapetinga-Ba. XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB e VII Seminário de Extensão da UESB, 2018.

  • SILVA, G. D. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM EMPREENDIMENTOS NOS MUNICÍPIOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA E POÇÕES. In: I BIOAMB - MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE., 2017, ITAPETINGA BA. I BIOAMB - MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE., 2017.

  • ALVES, C. G. C. S. ; PRATES, S. A. ; OLIVEIRA, M. S. C. ; BICALHO, S. F. . PROPOSTA MODELO DE PCMAT NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. In: VI SEMANA DE ENGENHARIA FTC, 2016, VITORIA DA CONQUISTA. ANAIS DA VI SEMANA DE ENGENHARIA FTC, 2016.

  • FELIZARDO ADENILSON ROCHA ; JOSEANE OLIVEIRA DA SILVA ; GLAYDOSON SIMÕES DOS REIS ; OLIVEIRA, M. S. C. . ATRIBUTOS FÍSICOS-QUÍMICOS DO SOLO E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE PASTAGENS APÓS APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DA SUINOCULTURA.. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2009, FORTALEZA. MANEJO,CONSERVAÇÃO DO SOLO E ÁGUA, 2009.

  • OLIVEIRA, M. S. C. . RODA DE CONVERSA:EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ITAPETINGA - VIVÊNCIAS E IMPACTOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, M. S. C. ; BICALHO, S. F. . PALESTRA: 'MANEJO ECOLÓGICO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. D. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. . ?GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA?,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. D. ; BICALHO, S. F. ; OLIVEIRA, M. S. C. . REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM EMPREENDIMENTO NA REGIÃO DO SUDOESTE DA BAHIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, M. S. C. ; OLIVEIRA, C. P. ; SILVA, D. C. . MESA REDONDA - Os desafios do engenheiro ambiental e do biólogo no mercado de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, M. S. C. ; BARROS, F. M. ; FELIZARDO ADENILSON ROCHA ; TAGLIAFERRE, C. ; CARVA, S. R. . ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO E MODELAGEM DE VARIÁVEIS DE QUALDADE DA ÁGUA EM UM TRECHO DO RIO CATOLÉ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JULIANA TORRES ; NAIARA DA SILVA ; OLIVEIRA, M. S. C. ; AMANDA CRUZ PARRELA ; FELIZARDO ADENILSON ROCHA . MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM TRÊS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO CACHOEIRA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

OLIVEIRA, M. S. C. ; BARROS, F. M. . Índice de estado trófico e modelagem de variáveis de qualidade da água em um trecho do rio Catolé. 2011. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira - Coordenador / Silvana Ferreira Bicalho - Integrante / LIMA, P. V. C. O. - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Simulação e otimização dos parâmetros de eletrofloculação para tratamento de efluentes em industriais e sanitários, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira - Coordenador / Silvana Ferreira Bicalho - Integrante / Sérgio de Sousa Castro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Diagnóstico da destinação e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos da construção civil na região do Sudoeste da Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira - Integrante / Silvana Ferreira Bicalho - Coordenador / LIMA, P. V. C. O. - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ÍNDICES DE QUALIDADE E DINÂMICA DA AUTODEPURAÇÃO EM CURSOS DE ÁGUA SITUADOS NA BACIA DO RIO CATOLÉ GRANDE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira - Integrante / Flávia Mariani Barros - Coordenador / Silvana Ferreira Bicalho - Integrante / DANILO PAULÚCIO DA SILVA - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Monitoramento de Variáveis de Qualidade de Água em Diferentes Níveis de Vazão no Rio Catolé, Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa foi monitorar as variáveis de qualidade de água em diferentes níveis de vazão no Rio Catolé, com carga horária total de 880 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Melquesedeck Saturnino Cabral Oliveira - Integrante / Naiara de Lima Silva - Integrante / Antonio Renê Benevides de Melo - Integrante / Flávia Mariani Barros - Coordenador / Micael de Souza Fraga - Integrante / Tarcila Neves Generoso - Integrante / Stênio Rocha de Carva - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN. , BR 415, km 03, RECANTO DA COLINA, 45700000 - Itapetinga, BA - Brasil, Telefone: (77) 32618600, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor (CLASSE 2 / NIVEL A), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor auxiliar, lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais, campus de Itapetinga.

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi

Vínculo: Professor Substituto do IFBA, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2012 - 2014

E2 Engenharia e Empreendimentos Ltda.

Vínculo: EMPREGATÍCIO, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 30

2013 - 2019

DELTA CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Vínculo: Sócio administrador, Enquadramento Funcional: Eng. Ambiental e Eng. de seg. do Trabalho, Carga horária: 4

Outras informações:
A Delta atuou na consultoria e assessoria ambiental e de segurança do trabalhador, principalmente nos seguimentos de Mineração, Postos de combustíveis, Laticínios, Aeródromo, Instituições de ensino (gestão de resíduos do serviço de saúde), Propriedades Rurais e tratamento de resíduos perigosos.

2015 - 2016

COMLURB - COLETA DE MATERIAIS E LIMPEZA URBANA

Vínculo: Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na unidade de Tratamento de Resíduos do Serviço de Saúde.