Cíntia Velasco Santos
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui especializações em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD e em Linguística Aplicada, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora de inglês no Colégio Universitário Geraldo Reis COLUNI UFF.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2018 - 2022
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Discursos SobreTecnologias nas Orientações das Secretarias de Educação para o Ensino Remoto Emergencial
Gisele Martins dos Santos Ferreira.
Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
2013 - 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Os discursos acerca das tecnologias no Plano Nacional de Educação 2014-2024 e na escola
, Ano de Obtenção: 2015.Glaucia Campos Guimarães.
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD
2015 - 2017
Universidade Federal Fluminense
Título: Fundamentos da Educação a Distância: entre limites e potencialidades para a democratização do acesso á formação
Orientador: Licia Giesta Ferreira de Medeiros
Especialização em Linguística Aplicada
2000 - 2000
Universidade Federal Fluminense
Título: Não houve monografia de curso
Orientador: Não houve monografia de curso
Formação complementar
2020 - 2020
?O uso das metodologias ativas como suporte necessário ao ensino remoto. (Carga horária: 2h). , SCIAS, SCIAS, Brasil.
2019 - 2019
Formação da Avaliadores de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 46h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação no uso de Base de Dados Science Direct. (Carga horária: 2h). , Elsevier, ELS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
SANTOS, C. V. . V Simpósio de Educação Básica do Coluni UFF. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Nacional de Educação. Projeto Coluni do Futuro - Metodologias Ativas como (possibilidade de) protagonismo discente. 2023. (Congresso).
I Colóquio de Filosofia da Tecnologia da PUC-Rio. 2023. (Outra).
ELT Week Brazil. 2022. (Seminário).
V Simpósio de Educação Básica do Coluni UFF.Tecnologias Digitais e Políticas Públicas para a Educação - alguns sentidos hegemônicos. 2022. (Simpósio).
IV Simpósio de Educação Básica do Coluni UFF.Escola pública e pandemia de Covid-19: o ensino remoto emergencial enquanto agente potencializador das desigualdades no acesso à educação. 2021. (Simpósio).
Inclusão, Diversidade e Desigualdade: horizontes de pesquisa e desafios para as políticas educacionais". 2018. (Seminário).
III Semana Acadêmica.Políticas e Práticas - a formação de professores e as desigualdades sociais. 2016. (Encontro).
IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso.As tecnologias como commodity: o discurso hegemônico na educação. 2016. (Simpósio).
11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste da ANPED.As Tecnologias de Informação e Comunicação no Plano Nacional de Educação: para quê?. 2014. (Encontro).
III Simpósio sobre Ensino de Línguas Estrangeiras.Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo da Secretaria de Estado de Educação do RJ: o ensino de línguas estrangeiras entre convergências e divergências. 2014. (Simpósio).
II Seminário de Estudos e Pesquisas.As Tecnologias de Informação e Comunicação no Plano Nacional de Educação 2014-2024 e na Escola. 2014. (Seminário).
IV Seminário Estadual da ANPAE-RJ.Movimentos Sociais e o Plano Nacional de Educação 2011-2020: algumas reflexões sobre a participação popular nas políticas educacionais. 2014. (Seminário).
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.As Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Plano Nacional de Educação: democratização ou democratismo?. 2013. (Seminário).
VII Seminário Sobre a Produção de Conhecimento em Educação.O Lugar das Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Plano Nacional de Educação: entre o fetichismo e uma democratização possível. 2013. (Seminário).
V Seminário Vozes da Educação.Do Projeto Educom ao Proinfo: um breve histórico das tecnologias de informação e comunicação na educação brasileira: mais do mesmo?. 2013. (Seminário).
IV Cogresso Cotidiano. Projeto de Lei PNE 2011-2020: Diferentes Objetos de Pesquisa. 2012. (Congresso).
9a Conferência da Associação Brasileira de Cultura Inglesa. 2010. (Congresso).
Como "ler" um texto em língua estrangeira, observando os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. (Oficina).
Encontro de Pesquisadores e Professores de História da Educação. 1999. (Encontro).
VI EDIPE, III ERDIPE e II ANFOPE. 1997. (Encontro).
III Seminário de Linguagens. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
Carvalho, Felipe;SANTOS, C. V.. Memes em Rede: pesquisando o cotidiano na disciplina de Informática na Educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Produções bibliográficas
-
SANTOS, C. V. . Práticas Pedagógicas com Ensino Híbrido - o que dizem as pesquisas?. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia , v. 3, p. 65-84, 2021.
-
SANTOS, C. V. ; Fontoura, H. A. (Org.) . Processos Formativos e Desigualdades Sociais: a educação entre políticas e práticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.
-
SANTOS, C. V. . (Re)Configuração do trabalho docente no Ensino Remoto Emergencial - Discursos das Secretarias de Educação sobre tecnologias e práticas pedagógicas. In: Paula Almeida de Castro; Ruth Brito de Figueiredo Melo. (Org.). Tecnologias e Educação. 21ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. , p. 500-518.
-
SANTOS, C. V. ; GUIMARAES, G. C. . Entre a escola e o PNE 2014-2024: o discurso hegemônico sobre as tecnologias. In: Cíntia Velasco Santos; Helena Amaral da Fontoura. (Org.). Processos Formativos e Desigualdades Sociais: a educação entre políticas e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 17-32.
-
FIGUEIREDO, R. T. ; SANTOS, C. V. . As tecnologias como commodity - o discurso hegemônico na educação. In: IV Simpósio Internacional Sobre a Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais, 2016.
-
SANTOS, C. V. . Os Movimentos Sociais e o Plano Nacional de Educação 2011-2020: algumas reflexões sobre a participação popular nas políticas educacionais. In: IV Seminário Estadual da ANPAE-RJ, 2014, Niterói. 25 Anos da Constituição Cidadã: Repercussões nas Políticas Públicas de Educação. Niterói: Nitpress, 2014.
-
SANTOS, C. V. . As Tecnologias de Informação e Comunicação no Plano Nacional de Educação 2014-2024 e na Escola. In: II Seminário de Estudos e Pesquisas, 2014, São Gonçalo. A Produção do PPGEdu no II Seminário de Estudos e Pesquisas, 2014.
-
SANTOS, C. V. . AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? DEMOCRATIZAÇÃO OU DEMOCRATISMO?. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.
-
SANTOS, C. V. . O Lugar das Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Plano Nacional de Educação - Entre o Fetichismo e uma Democratização Possível. In: VII Seminário Sobre a Produção de Conhecimento Sobre Educação, 2013, Campinas. ANAIS DO VII SEMINÁRIO SOBRE ?A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO? Política educacional do século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, 2013.
-
SANTOS, C. V. ; GUIMARAES, G. . Do Projeto Educom ao Proinfo: um breve histórico das tecnologias de informação e comunicação na educação brasileira: mais do mesmo?. In: V Seminário Vozes da Educação - Formação Docente, Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013, São Gonçalo. V Seminário Vozes da Educação - Formação Docente, Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013.
-
GUIMARAES, G. ; ESTEVES, T. R. ; NEPOMUCENO, V. ; SILVA, G. R. ; SANTOS, C. V. . Projeto de Lei PNE 2011-2020: Diferentes Objetos de Pesquisa. In: IV Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos, 2012, Niterói. IV Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos, 2012.
-
SANTOS, C. V. . Escola pública e pandemia de Covid-19: o ensino remoto emergencial enquanto agente potencializador das desigualdades no acesso à educação. In: IV Seminário de Educação Básica do Coluni UFF, 2022, Niterói. Revista do IV Seminário de Educação Básica do Coluni UFF, 2021. v. 01. p. 33-36.
-
SANTOS, C. V. ; FIGUEIREDO, R. T. . As tecnologias como commodity: o discurso hegemônico na educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, C. V. . Os Movimentos Sociais e o Plano Nacional de Educação 2011-2020: algumas reflexões sobre a participação popular nas políticas educacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, C. V. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo da Secretaria de Estado de Educação do RJ: o ensino de línguas estrangeiras entre convergências e divergências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUIMARAES, G. ; SANTOS, C. V. . Linguagens, Leituras e Tecnologias na Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, C. V. . As Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Plano Nacional de Educação: Democratização ou Democratismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. V. ; GUIMARAES, G. . Do Projeto Educom ao Proinfo - um breve histórico das tecnologias de informação e comunicação na educação brasileira: mais do mesmo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. V. . O Lugar das Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Plano Nacional de Educação: entre o fetichismo e uma democratização possível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUIMARAES, G. ; SANTOS, C. V. ; NEPOMUCENO, V. ; SILVA, G. R. ; ESTEVES, T. R. . Projeto de Lei PNE 2011-2020: Diferentes Objetos de Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, C. V. . Tecnologias Digitais Com Protagonismo Docente. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Universitário Geraldo Reis, COLUNI UFF. , Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos, 24210200 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292712
Experiência profissional
2021 - Atual
Colégio Universitário Geraldo ReisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. da Educ. Bas Técnica e Tecnógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Inglês no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, coordenadora da área de Línguas Estrangeiras, membro da Comissão de Monitoria Júnior, orientadora de projetos do PROLICEN.
2016 - 2020
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a distância, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora a distância da disciplina Informática na Educação, na graduação em Pedagogia (UERJ).
2015 - 2021
Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de SousaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 30
Outras informações:
Ensino de língua inglesa para o Ensino Médio.
2020 - 2021
Associação Educacional de NiteróiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora de inglês no Ensino Fundamental II.
2014 - 2014
SEEDUC/CECIERJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria Presencial e a Distância, Carga horária: 2
Outras informações:
Atuação como tutora no Projeto SEEDUC Nova Educação de Jovens e Adultos, na formação continuada de professores de inglês da rede estadual do RJ.
2005 - 2015
Colégio Estadual Pandiá CalógerasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuação como professora de inglês no segundo seguimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Atividades
-
02/2005
Ensino, Ensino Fundamenta e Ensino Médio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
2011 - 2013
La Salle Instituto AbelVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2011 - 02/2013
Ensino, Ensino Fundamental II, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
2007 - 2011
Cultura InglesaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como professora de inglês, em níveis básico e intermediário.
2011 - 2012
CIEP Dr. Armando Leão FerreiraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I - Língua Inglesa, Carga horária: 16
Outras informações:
Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa no segundo seguimento do Ensino Fundamental.
Atividades
-
09/2011 - 07/2012
Ensino, Ensino Fundamental I, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
-
08/2010 - 07/2011
Ensino, Ensino Fundamental I, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
2010 - 2011
Escola Municipal HondurasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuação como professora de inglês no Projeto Rio Criança Global, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
1997 - 2009
Instituto Cultural Norte AmericanoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como professora de inglês em todos os níveis (básico, intermediário e avançado) e como coordenadora pedagógica na Unidades de São Gonçalo e Alcântara entre 2001 e 2003.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cíntia Velasco Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?