Raimundo Pinheiro Venâncio Filho

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Ambiental e Gestao Pública Municipal. Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase no ensino da Geografia e áreas afins em cursos de nível superior. Trabalha na Faculdade do Sertão Baiano ministrando as disciplinas de Ensino da Geografia e Educação do Campo no curso de Pedagogia e Educação Ambiental no curso de Processos Gerenciais. Participa do Grupo de Pesquisa Salvador: transformações e permanências da Universidade Católica do Salvador ligado ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordena o Projeto de Educação Patrimonial Conhecendo o Meu Lugar no município de Monte Santo, Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social

2014 - 2018

Universidade Católica do Salvador
Título: CAATINGA E AS COMIDAS DO SERTÃO NA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA E CULTURAL DE EUCLIDES DA CUNHA/BA
Maria Helena Ochi Flexor. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social

2013 - 2014

Universidade Católica do Salvador
Título: O Sagrado e o Profano no sertão da Bahia: A religiosidade em Monte Santo,Ano de Obtenção: 2014
Maria Helena Ochi Flexor.

Especialização em GESTAO PÚBLICA MUNICIPAL

2009 - 2011

Universidade do Estado da Bahia
Título: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O MUNICÍPIO DE MONTE SANTO ESTADO DA BAHIA
Orientador: FERNANDO CESAR COELHO COUTINHO

Especialização em GESTÃO AMBIENTAL

2006 - 2008

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE URBANO NUMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MONTE SANTO BAHIA
Orientador: TÂNIA MARIA TOSTA ALVES

Aperfeiçoamento em EDUCAÇAO A DISTANCIA

2007 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: OS DESAFIOS DA EDUCAÇAO À DISTANCIA. Ano de finalização: 2007
Orientador: PATRICIA ROSA DA SILVA

Aperfeiçoamento em TECNOLOGIAS NA ESCOLA E OS DESAFIOS DE HOJE

2001 - 2002

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. Ano de finalização: 2002
Orientador: GILSON OLIVEIRA BARRETO

Graduação em GEOGRAFIA

1997 - 2001

Universidade Federal da Bahia
Título: DESCOBRINDO A GEOGRAFIA DE MONTE SANTO - SERTÃO DA BAHIA
Orientador: MARIA ELVIRA PASSOS COSTA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro . VI Congresso de História da Bahia. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SEMOC 2016. LANÇAMENTO DO LIVRO "O SAGRADO E O PROFANO NO SERTÃO DA BAHIA: A RELIGIOSIDADE EM MONTE SANTO". 2016. (Exposição).

VI EIHC - ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL.OS CAPUCHINOS ITALIANOS NO SERTÃO DA BAHIA E O SURGIMENTO DO SANTUÁRIO DA SANTA CRUZ EM MONTE SANTO, NO SÉCULO XVIII. 2016. (Encontro).

I Congresso Internacional Santuários - Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas - Alandroal, Portugal. As romarias de Monte Santo e o fracasso das políticas públicas no sertão da Bahia. 2014. (Congresso).

I Congresso Internacional Santuários - Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas - Alandroal - Portugal. Religiosidade e espacialidade no Sertão da Bahia - Brasil: o exemplo do Santuário da Santa Cruz de Monte Santo. 2014. (Congresso).

IV Simpósio cidades médias e pequenas da Bahia - Barreiras - Bahia.As potencialidades locais e o fracasso dos planos diretores no Sertão da Bahia: o exemplo de Monte Santo. 2014. (Simpósio).

VI Congresso de História da Bahia - festa e comida - 120 anos do IGHB - Salvador - Bahia. Romaria e festa: o sagrado e o profano em Monte Santo, sertão da Bahia. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Emerson de Santana Moura

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE: Êxito das politicas públicas diante dos desafios da escola frente a uma gestão democrática e participativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FASB.

Aluno: Hugo Henrique Ventura de Brito

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. Êxito das politicas públicas diante dos desafios da escola frente a uma gestão democrática e participativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FASB.

Aluno: Hugo Henrique Ventura de Brito

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. Êxito das politicas públicas diante dos desafios da escola frente a uma gestão democrática e participativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FASB.

Aluno: RODRIGO PEIXINHO MOREIRA

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. COMO É REALIZADO O ATENDIMENTO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE MONTE SANTO/BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - FASB.

Aluno: Mariana da Silva Oliveira

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. Discutindo a Aplicabilidade do Modelo Malthusiano nos dados Estatísticos da Cidade de Monte Santo-Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - FASB.

Aluno: EDNALVA ARAUJO SANTANA / MARLENE OLIVEIRA RIOS

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UMA PARTICIPAÇÃO PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA LUIZ JOSÉ DANTAS NO POVOADO LAGOA DO SACO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristina Maria Macedo de Alencar

ALENCAR, C. M. M.; FLEXOR, MHMO; VASCONCELOS, P. A.; CAMPOS, M. F. H.; PEREIRA, A. S.. Caatinga e a comida do sertão: a microrregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Cristina Maria Macedo de Alencar

FLEXOR, M. H.O.;ALENCAR, C. M. M.; VASCONCELOS, P. A.; PEREIRA, A. S.; CAMPOS, M. F. H.. Caatinga e a comida do Sertão: microrregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Pedro de Almeida Vasconcelos

FLEXOR, M. H. O.; CASIMIRO, A. P. B. S.;VASCONCELOS, P. A.. O Sagrado e o Profano no Sertão da Bahia: a religiosidade em Monte Santo. 2014. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Pedro de Almeida Vasconcelos

FLEXOR, M. H. O.; PEREIRA, A. S.; CAMPOS, M. F. H.; ALENCAR, C. M. M.;VASCONCELOS, P. A.. Caatinga e a comida do Sertão na microrregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Pedro de Almeida Vasconcelos

FLEXOR, M. H. O.; PEREIRA, A. S.; CAMPOS, M. F. H.; ALENCAR, C. M. M.;VASCONCELOS, P. A.. Caatinga e a comida do Sertão: a microregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Maria Helena Matue Ochi Flexor

FLEXOR, M. H. M. O.; VASCONCELOS, P. A.; CASIMIRO, A. P. B.. O sagrado e o profano no sertão da Bahia: a religiosidade em Monte Santo. 2014. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Maria Helena Matue Ochi Flexor

FLEXOR, M. H. M. O.; VASCONCELOS, P. A.; ALENCAR, C. M. M.; PEREIRA, A. S.; CAMPOS, M. F. H.. Caatinga e a comida do Sertão na microrregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Maria Helena Matue Ochi Flexor

FLEXOR, M. H. M. O.; VASCONCELOS, P. A.; ALENCAR, C. M. M.; PEREIRA, A. S.; CAMPOS, M. F. H.. Caatinga e a comida do Sertão: a microrregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Aliger dos Santos Pereira

PEREIRA, A. S.; FLEXOR, M. H. M. O.; VASCONCELOS, P. A.; ALENCAR, C. M. M.; CAMPOS, M. F. H.. Caatinga e a comida do Sertão:a microrregião geografica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Aliger dos Santos Pereira

PEREIRA, A. S.; ALENCAR, C. M. M.; CAMPOS, M. F. H.; VASCONCELOS, P. A.; FLEXOR, M. H. O.. Caatinga e a comida do Sertão: a mocroregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha/BA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristiane Dantas Duarte

O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

EDIANA PIMENTEL DE ANDRADE

AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM COM AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Girlane de Souza Pereira Loiola

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS RURAIS DE MONTE SANTO, BAHIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Marliene Almeida de Souza

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS RURAIS DE MONTE SANTO, BAHIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

CLECYANNE MOREIRA MARQUES

A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM UM MUNICÍPIO HISTÓRICO: O EXEMPLO DE MONTE SANTO, BAHIA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Camila Ferreira Passos do Nascimento

A MIGRAÇÃO NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM: O EXEMPLO DE LAGOA DE CIMA EM MONTE SANTO BAHIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Patrícia da Silva Nascimento

A MIGRAÇÃO NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM: O EXEMPLO DE LAGOA DE CIMA EM MONTE SANTO BAHIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Cristiane Dantas Duarte

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA EM UM MUNICÍPIO RURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UM CURRÍCULO DIFERENCIADO EM MONTE SANTO, BAHIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Lucicleide Guimarães Ribeiro

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA EM UM MUNICÍPIO RURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UM CURRÍCULO DIFERENCIADO EM MONTE SANTO, BAHIA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

JOSIVALDA DOS SANTOS CAM

Desafios do Ensino de Geografia nos anos Inicias do Ensino Fundamental I do Município de Monte Santo - Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FASB; Orientador: Raimundo Pinheiro Venancio Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Matue Ochi Flexor

O sagrado e o profano no sertão da Baha: a religiosidade em Monte Santo; 2014; Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador,; Orientador: Maria Helena Matue Ochi Flexor;

Maria Helena Matue Ochi Flexor

Caatinga e a comida do Sertão na microrregião geográfica e cultural de Euclides da Cunha; 2018; Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador,; Orientador: Maria Helena Matue Ochi Flexor;

Maria Helena Matue Ochi Flexor

O clima e a culinária no sertão da Bahia; 2015; Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador,; Orientador: Maria Helena Matue Ochi Flexor;

Maria Helena Matue Ochi Flexor

A comida no Sertão da Bahia; 2015; Tese (Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social) - Universidade Católica do Salvador,; Orientador: Maria Helena Matue Ochi Flexor;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro . VIDA, NATUREZA E PENSAMENTO SOBRE O SERTÃO. Revista de Ciências Humanas ReAGES , v. v.1, p. 7-14, 2019.

  • VENÂNCIO FILHO, RAIMUNDO PINHEIRO . Comidas e cozinha na cultura sertaneja: passado e presente no interior da Bahia. FRONTEIRAS: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 21, p. 223-238, 2019.

  • VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro ; FLEXOR, MARIA HELENA OCHI . A FESTA DE TODOS OS SANTOS: TRADIÇÃO SAGRADA E MOVIMENTO PROFANO EM MONTE SANTO SERTÃO DA BAHIA. Revista Brasileira de História das Religiões , v. 21, p. 26-39, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro . o catolicismo popular no sertão baiano. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VENÂNCIO FILHO, Raimundo Pinheiro . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM MONTE SANTO. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CARTILHA).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE SANTO. , PRAÇA MONSENHOR BERENGUER, CENTRO, 48800-000 - Monte Santo, BA - Brasil, Telefone: (75) 32751124

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor formador

2010 - Atual

FASB

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESPECIALISTA, Carga horária: 20

2013 - Atual

Prefeitura Municipal de Monte Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Outras informações:
COORDENA PROJETOS DIRECIONADOS AOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO.

2001 - Atual

Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20

Outras informações:
ATUA COMO PROFESSOR DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO.