Jacqueline Ribeiro Alcântara

Atualmente é MESTRE EM ANÁLISE E PLANEJAMENTO ESPACIAL - MAPEPROF do Instituto Federal do Piauí - IFPI, ano 2023. Possui Especialização em GEOGRAFIA E PESQUISA, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, campus Clóvis Moura - 2018. Possui Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI - 2014. Possui graduação em GEOGRAFIA, MOD. BACHARELADO, pela Faculdade Estácio, 2019 - 2021 e MOD. LICENCIATURA pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, 2008 - 2011. Atualmente, professora efetiva do município de José de Freitas, atuando na educação básica com a disciplina Geografia. É também, professora substituta de Geografia e Inteligência Artificial pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC). Foi professora de Geografia do Instituto Pablo Picasso no Pré ENEM 2023 e 2024. Foi professora de Geografia da Unidade Cenecista Dep. Átila Lira (CNEC), Ensino Fundamental II de 2012 a 2020, trabalhou na mesma instituição de ensino de 2014 a 2018 no Ensino Médio. Foi professora Substituta de Geografia pela SEDUC, modalidade EJA - 2017.2. Foi tutora do CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA DA UFPI, segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. Tem experiência na área de Geografia. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Investigação e Monitoramento da Qualidade Ambiental do Piauí (IQAm), desde o ano 2021. E do grupo Núcleo de Estudos sobre a Zona Costeira do Estado do Piauí - NEZCPI, desde de 2019.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial

2021 - 2023

Instituto Federal do Piauí
Título: COMPOSTAGEM COMO SOLUÇÃO PARA RESÍDUOS ORGÂNICOS: UMA ALTERNATIVA ESTRATÉGICA PARA OS RESÍDUOS DO ATERRO SANITÁRIO EM TERESINA/PI, Ano de Obtenção: 2023
Bruna de Freitas Iwata.Coorientador: Elaine Aparecida da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Geografia e Pesquisa

2016 - 2018

Universidade Estadual do Piauí
Título: Aspectos gerais e destinação final dos Resíduos Sólidos em Teresina - PI
Orientador: Elisabeth Mary de Carvalho Baptista

Especialização em Docência Superior

2012 - 2014

Faculdade de Ensino Superior do Piauí
Título: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO:O Projeto Interdisciplinar na Escola da Universidade Estadual do Piauí.
Orientador: Gilcifran Vieira de Sousa

Graduação em Bacharelado em Geografia

2019 - 2021

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTACIO RIBEIRAO PRETO LTDA, Estacio-RibPreto
Título: RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO MORRO DA ESPERANÇA ZONA NORTE DE TERESINA PIAUÍ: UMA ANÁLISE DOS ANOS 2011 E 2021

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia

2008 - 2011

Universidade Estadual do Piauí
Título: Resíduos Sólidos no Bairro Morro da Esperança Zona Norte de Teresina: Uma Análise Socioambiental
Orientador: Elisabeth Mary de Carvalho Baptista

Formação complementar

2024 - 2024

Projeto Inteligência Artificial - Piauí. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2023 - 2023

Metodologias de ensino e de pesquisas científicas voltadas para a formação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em CURSO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS DA UFSC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2022 - 2022

Cartografia para Geoprocessamento. (Carga horária: 48h). , Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.

2022 - 2022

Gerenciamento de Resíduos. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Coronavírus: conceitos e cuidados. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Extensão Métodos de pesquisa: conceitos introdutórios. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Extensão Geografia e Geopolítica na Atualidade. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Inglês Instrumental - módulo I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Organização de eventos

ALCANTARA, J. R. . II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do CESC/UEMA (EPEGEO+). 2023. (Outro).

ALCANTARA, J. R. . II SEMINÁRIO INTEGRADOR MAPEPROF IFPI. 2021. (Outro).

ALCANTARA, J. R. . XI Simpósio de Geografia da UESPI Campus Poeta Torquato Neto. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Evento de Extensão XVI SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA DA UESPI: 30 ANOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UESPI.SUSTENTABILIDADE EM PRÁTICA: IMPLEMENTAÇÃO DE COMPOSTEIRAS COM RESÍDUOS ORGÂNICOS NO CETI DESEMBARGADOR HELI SOBRAL. 2024. (Simpósio).

XVI Simpósio de Geografia da UESPI.UNIDADE DE COMPOSTAGEM DE TERESINA: CONTRIBUINDO PARA O MEIO AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE. 2024. (Simpósio).

FIEPE AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS: O FIM DOS LIXÕES EM PERNAMBUCO. 2023. (Encontro).

XI - Seminário - O ministério Público, a Gestão de Resíduos e a logística reversa, e o saneamento básico. 2023. (Seminário).

A conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente.RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA E LOGÍSTICA REVERSA: SOLUÇÕES ATUAIS DO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. 2022. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Dinamica de bioindicadores Escarabeíneos (Coleoptera:Scarabaeinae) associado a diferentes zonas da UC Flona Palmares. 2022. (Congresso).

II SEMINÁRIO INTEGRADOR MAPEPROF IFPI.COMPOSTAGEM COMO SOLUÇÃO PARA RESÍDUOS ORGÂNICOS: UMA ALTERNATIVA ESTRATÉGICA PARA OS RESÍDUOS DO ATERRO SANITÁRIO EM TERESINA/PI.. 2021. (Seminário).

Workshop online - Água e Meio Ambiente. 2021. (Outra).

Workshop de Geografia da UESPI.Relator de Experiência. 2020. (Outra).

Ciclo de Estudos em Geografia, Análise ambiental e Educação,.AÇÕES EDUCATIVAS PARA A DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM TERESINA.. 2018. (Simpósio).

Ciclo de Estudos em Geografia, Análise ambiental e Educação,.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERDISCIPLINARIDADE E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NA ESCOLA.. 2018. (Simpósio).

XV Simpósio de Geografia da UESPI.ATERRO DE TERESINA: DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. 2018. (Simpósio).

II Congresso Acadêmico da FATEPI/FAESPI. 2012. (Congresso).

XII Simpósio de Geografia da UESPI.O Turismo Religioso e os Problemas com a Infraestrutura de Santa Cruz dos Milagres ? Piauí.. 2012. (Simpósio).

XII Simpósio de Geografia da UESPI.Resíduos Sólidos no Bairro Morro da Esperança Zona Norte de Teresina: Uma Análise Socioambiental.. 2012. (Simpósio).

XI Simpósio de Geografia da UESPI.Cartografia Tátil na Educação Escolar. 2012. (Simpósio).

XI Simpósio de Geografia da UESPI.O Potencial Turístico histórico-religioso de Campo Maior - PI.. 2012. (Simpósio).

III SEMANA DE GEOGRAFIA E II SEMINÁRIO DISCENTE DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPI. 2011. (Seminário).

V encontro do PROJETO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA do Curso de Geografia da UESPI.Central de Artesanato Mestre Dezinho: de Quartel Militar a pólo propagador da cultura piauiense.. 2011. (Encontro).

III Circuito Cultural do Curso de Letras/Inglês:English Language in a Globalized World:Life and Culture of English Speaking Countries. 2010. (Encontro).

IV encontro do PROJETO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA do Curso de Geografia da UESPI.Lixo na Escola Municipal Santa Teresa. 2010. (Encontro).

II Encontro do PROJETO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA do Curso de Geografia da UESPI.INVESTIGANDO O CAMPO DE ATUAÇÃO DO GEÓGRAFO ( IBGE E COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS - CPRM). 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: JOÃO MARCOS PEREIRA GOMES

PEREIRA, P. B.; ÂNGELA OLIVEIRA VIEIRA;ALCANTARA, J. R.. Educação ambiental e resíduos sólidos: estratégias no ensino de Geografia. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia e Pesquisa) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ELIANA DE SOUSA BARROS

BAPTISTA, E.M.C; SILVA, W. A. L.;ALCANTARA, J. R.. Destinação final de resíduos sólidos urbanos em Dom Expedito Lopes (PI): impactos ambientais e adequação à política nacional. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Pesquisa) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: FLÁVIO RODRIGUES SILVA

PAULA, M. L. G; CENTELHAS, J. P. R. C.;ALCANTARA, J. R.. Degradação e perturbação ambiental em matas ciliares: estudo de caso entre a foz do rio Poti a ponte Leonel Brizola, em Teresina-PI, Brasil. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Pesquisa) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Angela Maria Albuquerque de Almeida

PEREIRA, P. B.; BARRADAS, M. N.;ALCANTARA, J. R.. DEGRADAÇÃO DO SOLO: PROCESSOS EROSIVOS NA FAZENDA SENHOR DO BONFIM, NA ZONA RURAL NO 3° DISTRITO DE CAXIAS-MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: CARYSON RANGEL DE SOUSA OLIVEIRA

BARRADAS, M. N.;ALCANTARA, J. R.; PEREIRA, P. B.. PLANEJAMENTO URBANO: reflexões sobre dinâmica urbana do bairro Castelo Branco, Caxias - MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Liana Cristine Sousa Chaves

MONTEIRO, A. S.;ALCANTARA, J. R.; Iwata, B. F. Percepção Ambiental dos Trabalhadores da Limpeza Urbana Sobre os Impactos Ambientais do Aterro Controlado de Teresina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Luis Gustavo Lima Sousa

MOURA, L.S; PAULA, J. E. A.;ALCANTARA, J. R.. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE TERESINAPI: UMA ANÁLISE SOBRE O REAPROVEITAMENTO.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: CAMILA MARIA ALVES DA SILVA

ALCANTARA, J. R.; Sousa, M.C.B; Iwata, B. F. TRATAMENTO DE PERCOLADO DE ATERROS SANITÁRIOS: UMA REVISÃO NA LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Silvânia Monteiro da Silva

ALCANTARA, J. R.; BAPTISTA, E. M. C.; MOURA, L.S. Situação Fundiária e Impactos Socioambientais na Vila Morro dos cegos, região sul de Teresina - PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.

Produções bibliográficas

  • ALCANTARA, J. R. ; Iwata, B. F . ANÁLISE SITUACIONAL DO ATERRO SANITÁRIO DE TERESINA E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM. REVISTA GEOTEMAS , v. 14, p. 16-16, 2024.

  • ALCANTARA, J. R. ; Iwata, B. F ; BAPTISTA, E. M. C. . RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO MORRO DA ESPERANÇA EM TERESINA PIAUÍ: UMA ANÁLISE DOS ANOS 2011 E 2021. Revista Equador , v. 11, p. 1-17-17, 2022.

  • CUNHA, E. E. S. ; SANTOS, F. A. ; ALCANTARA, J. R. ; NASCIMENTO, M. C. D. ; SIMÕ . ANÁLISE DA SITUAÇÃO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO PARNAÍBA, NO PERÍMETRO URBANO DE TIMON-MA, A PARTIR DE IMAGENS DO SATÉLITE CBERS-4A. Revista da academia de ciências do Piauí , v. 3, p. 106-122, 2022.

  • ALCANTARA, J. R. ; GONÇALVES, M. P. G. ; Iwata, B. F . RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA E LOGÍSTICA REVERSA: SOLUÇÕES ATUAIS DO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. In: Conferência da Terra ? Fórum Internacional do Meio Ambiente, 2022, João Pessoa. Conferência da Terra ? Fórum Internacional do Meio Ambiente, 2022.

  • GONÇALVES, MARCOS ; ALCÂNTARA, JACQUELINE ; IWATA, BRUNA . DINÂMICA DE BIOINDICADORES ESCARABEÍNEOS (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: SCARABAEINAE) ASSOCIADOS A DIFERENTES ZONAS DA UC FLONA PALMARES. In: XIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2022.

  • ALCANTARA, J. R. ; GONÇALVES, M. P. G. ; SOUSA, M. C. B ; Iwata, B. F . SOLUÇÕES PARA OS RESÍDUOS ORGÂNICOS URBANOS: UMA ANÁLISE DO USO DA COMPOSTAGEM COMO BENEFÍCIO AO MEIO AMBIENTE. In: XIV ENANPEGE, 2021, João Pessoa PB. A Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal, 2021.

  • GONÇALVES, M. P. G. ; ALCANTARA, J. R. ; ROCHA, G. C ; Iwata, B. F . BIOGEOGRAFIA: RELAÇÃO FAUNA E SOLO-PAISAGEM PARA ANÁLISE AMBIENTAL. In: XIV ENANPEGE, 2021, João Pessoa PB. A Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal, 2021.

  • ALCANTARA, J. R. ; BAPTISTA, E.M.C . ATERRO DE TERESINA: DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. In: Simpósio de Geografia da UESPI, 2018, Teresina PI. Conflitos socioespaciais e as implicações no território, realizado entre os dias 02 e 04 de setembro de 2018 na cidade de Teresina-PI, 2018. p. 319-324.

  • ALCANTARA, J. R. ; BAPTISTA, E. M. C. . AÇÕES EDUCATIVAS PARA A DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM TERESINA ? PI. In: CICLO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA, ANÁLISE AMBIENTAL E EDUCAÇÃO, 2018, TERESINA. CICLO DE ESTUDOS EM GEOGRAFIA, ANÁLISE AMBIENTAL E EDUCAÇÃO- Abordagens contemporâneas para o estudo e ensino de Geografia e Meio Ambiente, 2018. p. 16-22.

  • ALCANTARA, J. R. ; BAPTISTA, E. M. C. . Resíduos Sólidos no bairro Morro da Esperança Zona Norte de Teresina: Uma Análise Socioambiental. In: XII Simpósio de Geografia da UESPI, 2012, Teresina. XII Simpósio de Geografia da UESPI, 2012.

  • ALCANTARA, J. R. ; SILVA, M. P. . Cartografia Tátil na Educação Escolar. In: XI Simpósio de Geografia da UESPI, 2011, Teresina. XI Simpósio de Geografia da UESPI, 2011.

  • ALCANTARA, J. R. ; SILVA, D. H. C. . O turismo religioso e os problemas com infraestrutura de Santa Cruz do Milagres - Piauí. In: XII Simpósio de Geografia da UESPI, 2012, Teresina. XII Simpósio de Geografia da UESPI, 2012.

  • ALCANTARA, J. R. ; CASTRO, J. A. C. E. ; COSTA, P. P. C. ; SOUZA, V. C. M. ; LIMA, T. M. ; SANTOS, D. G. . Central de Artesanato Mestre Dezinho: de quartel militar a polo propagador da cultura piauiense. In: V Encontro do Projeto Interdisciplinar na escola, 2011. V Encontro do Projeto Interdisciplinar na escola, 2011.

  • ALCANTARA, J. R. ; SANTOS, D. G. ; SOUZA, V. C. M. ; SOUSA NETO, J. ; LEAO, P. M. D. . O pontencial turístico histórico-religioso de Campo Maior - PI. In: XI Simpósio de Geografia da UESPI, 2011, Teresina. XI Simpósio de Geografia da UESPI, 2011.

  • ALCANTARA, J. R. ; Iwata, B. F . ?UNIDADE DE COMPOSTAGEM DE TERESINA: CONTRIBUINDO PARA O MEIO AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, M. P. G. ; ALCANTARA, J. R. ; Iwata, B. F . Besouros (Coleoptera) associados a diferentes zonas da UC Flona de Palmares. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALCANTARA, J. R. . Estudos em Resíduos Sólidos: da experiencia acadêmica à produção científica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALCANTARA, J. R. . Práticas Pedagógicas na formação do Licenciado em Geografia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALCANTARA, J. R. ; Iwata, B. F ; BAPTISTA, E. M. C. . RESÍDUOS SÓLIDOS EM TERESINA ? PIAUÍ: Entre a legislação e a destinação. Teresina PI: Revista Brasileira de Analise e Planejamento Espacial - REBRAPE, 2022 (artigo).

Outras produções

ALCANTARA, J. R. ; Iwata, B. F . THE composto. 2022.

ALCANTARA, J. R. . Meio Ambiente e a Gestão dos Resíduos Sólidos nas cidades. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALCANTARA, J. R. ; COSTA, P. P. C. ; SOUZA, V. C. M. ; LIMA, T. M. . DUAS GRANDES QUESTÕES AMBIENTAIS: O LIXO E A ENERGIA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2018

Aterro de Teresina: Destinação Final dos Resíduos sólidos premiado em 3º lugar na categoria pós graduando/ pós graduado/ profissionais do eixo Geografia e questões ambientais no XV SIMPGEO, UESPI.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2020

Unidade Cenecista Deputado Átila Lira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 21, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de geografia do ensino fundamental II, turnos: manhã e tarde

2014 - 2018

Unidade Cenecista Dep. Atila Lira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Geografia Ensino Médio. Turnos: Manhã e tarde

2017 - 2017

Neja Gayoso e almendra

Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora substituta de Geografia

2014 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Professora tutora de Geografia, Carga horária: 60

2011 - 2011

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: MONITORIA, Carga horária: 6

Outras informações:
MONITORIA DO MINICURSO CLIMATOLOGIA DO PIAUÍ.

2011 - 2011

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: MONITORIA, Carga horária: 60

Outras informações:
MONITORIA NA DISCIPLINA CARTOGRAFIA ESCOLAR

2023 - Atual

Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 20

2022 - 2022

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 28

2023 - 2024

INSTITUTO PABLO PICCASSO

Vínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE GEOGRAFIA, Carga horária: 20

2025 - Atual

secretaria municipal de jose de freitas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE GEOGRAFIA, Carga horária: 20