Anna Isabel Guido Costa
Doutora e mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Viçosa, Graduada e Pós-Graduada pelo Centro Universitário de Caratinga em Licenciatura Plena em Química (2005), Bacharelado em Química (2006) e Ensino de Química (2006). Tem experiência em Análise de Resíduos de Agrotóxicos em diversas matrizes por Cromatografia Gasosa e comportamento de herbicidas no solo por Cromatografia Líquida. Experiência em docência no ensino superior. Atuou como técnica em Química na Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares e atualmente é professora efetiva de educação básica, técnica e tecnológica no Instituto Federal do Espírito Santo.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agroquímica
2011 - 2015
Universidade Federal de Viçosa
Título: Comportamento do herbicida fomesafen em solos com diferentes características físicas e químicas
Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz. Coorientador: Antônio Augusto Neves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise de resíduos; HPLC; Impacto Ambiental.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Agroquímica
2009 - 2011
Universidade Federal de Viçosa
Título: Análise multirresíduos de agrotóxicos em alface,Ano de Obtenção: 2011
Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES - REUNI, Brasil. Palavras-chave: Análise de resíduos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em Ensino de Química
2005 - 2006
Centro Universitário de Caratinga
Título: Artigo - Estudo Químico da Multimistura Adotada pela Pastoral da Criança na Região de Caratinga.
Orientador: Claudinei Rezende Calado
Graduação em Bacharelado em Química
2005 - 2006
Centro Universitário de Caratinga
Título: Utilização de Suspensão Micelar para Retenção da Fração Volátil de Óleo Essencial Extraído de Cravo-da-Índia em Destilador Piloto
Orientador: Ângelo Márcio Leite Denadai
Graduação em Licenciatura Plena em Química
2002 - 2005
Centro Universitário de Caratinga
Título: Estudo Químico da Multimistura Adotada pela Pastoral da Criança na Região de Caratinga.
Orientador: Claudinei Rezende Calado
Formação complementar
2021 - 2021
Operação e manutenção básica no Espectrômetro de massas. (Carga horária: 12h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.
2019 - 2019
Abrindo caminhos, cruzando fronteira.. (Carga horária: 18h). , Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba, IFES, Brasil.
2017 - 2017
Monitoramento ambiental de químicos em ambientes aquáticos. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ/ES, Brasil.
2015 - 2015
ENDNOTE BASIC: UMA FERRAMENTA PARA GERENCIAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
INTRODUÇÃO AO PROCESSO LICITATÓRIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Voz do Professor. (Carga horária: 3h). , Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
2014 - 2014
AGILENT ROAD SHOW 2014. (Carga horária: 8h). , Agilent Technologies Brasil, AGILENT, Brasil.
2014 - 2014
Seminário de Integração e Formação de Carreiras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Técnico de Cromatografia: HPLC - CG. (Carga horária: 8h). , Allcrom - Tudo para Cromatografia, ALLCROM, Brasil.
2013 - 2013
Operação no Sistema de Cromatografia Líquida. (Carga horária: 8h). , SINC DO BRASIL, SB_FORN, Brasil.
2012 - 2012
Validação de procedimentos de análises químicas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2012 - 2012
Procedimentos e técnicas analíticas em solos. , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos e aplicações analíticas da EM. (Carga horária: 6h). , 16º Encontro Nacional de Química Analítica, ENQUA, Brasil.
2010 - 2010
Pincípios e Aplicações de CG e HPLC. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Avanços Recentes em Espectrometria de Massas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Calibração multivariada. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2009 - 2009
Course for Reading Skills. (Carga horária: 50h). , Number One Idiomas, #, Brasil.
2007 - 2007
Higienização Médico-Hospitalar. (Carga horária: 8h). , Tecnoclean Soluções em Higienização Profissional, TECNO, Brasil.
2006 - 2006
Competências Técnicas e Noções de Segurança em Lab. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
2006 - 2006
Introdução aos Métodos Eletroanalíticos.. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
2005 - 2005
Curso de cosméticos. (Carga horária: 6h). , Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de Minas Gerais, SINPROQUI, Brasil.
2005 - 2005
Alimento-química e cultura. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2004 - 2004
Segurança em laboratório. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de Minas Gerais, SINPROQUI, Brasil.
1999 - 2000
Curso de Informática. (Carga horária: 120h). , New Tech Vision Informática, GLOBO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
Organização de eventos
COSTA, A. I. G. . III FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ -III FECITEC - CAPARAÓ. 2018. .
COSTA, A. I. G. . JACITEC -JORNADA ACADÊMICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA ? IFES CAMPUS MONTANHA: ?CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL". 2016. .
COSTA, A. I. G. . I Seminário de Integração do Curso de Farmácia da UFJF|GV. 2015. (Outro).
Participação em eventos
II COLÓQUIO SUL CAPIXABA DE EDUCAÇÃO. 2018. (Outra).
VI Encontro Capixaba de Química.Estudo dos parâmetros ambientais da qualidade da água da bacia do rio Itaúnas: córregos e rios do baixo Itaúnas.. 2017. (Encontro).
18 Encontro Nacional de Química Analítica.SORCAO E DESSORÇÃO DO HERBICIDA FOMESAFEN EM SOLOS UTILIZANDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. 2016. (Encontro).
37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Persistência do herbicida fomesafen em solo empregando ESL/PBT e CLAE. 2014. (Congresso).
37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Persistência do herbicida fomesafen em solo empregando ESL/PBT e CLAE. 2014. (Congresso).
17 Encontro Nacional de Química Analítica.Análise do herbicida fomesafen em solos por cromatografia líquida de alta eficiência. 2013. (Encontro).
35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Concentração residual de difenoconazol em morango após múltiplas aplicações. 2012. (Congresso).
Seminário - Diversidade e acessibilidade no Ensino Superior. 2012. (Seminário).
16 Encontro Nacional de Química Analítica.Determinação da concentração residual de agrotóxicos em alface. 2011. (Encontro).
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Análise Multirresíduos de Agrotóxicos em Alface. 2011. (Congresso).
Palestra - Organização e Apresentação de Seminário. 2011. (Outra).
Seminário - A educação superior e o desafio da inclusão. 2011. (Seminário).
Seminário - Citações e referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos. 2011. (Seminário).
Seminário - O Planejamento de Ensino e Seus Desdobramentos. 2011. (Seminário).
IV Semana Acadêmica de Química e Engenharia Química. 2010. (Outra).
I Workshop em Agroquímica. 2010. (Outra).
VIII Simpósio de Agroquímica. 2010. (Simpósio).
XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. Efeito de Matriz na análise de azoxistrobina em amostras de tomate e batata por cromatografia gasosa. 2010. (Congresso).
XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio de Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino.Impactos Ambientais Gerados pela Indústria de Laticínios. 2009. (Simpósio).
Palestra - Química Forense. 2006. (Outra).
Seminário - Avaliação Institucional. 2005. (Seminário).
I Encontro de Química do Leste Mineiro - I Semana de Química da Funec.Proposta para o estudo fitoquímico da parte aérea da Soja Perene. 2004. (Encontro).
XIX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Minas Gerais.Determinação dos teores de Na, K, Fe, Zn, Mn, Cu, Mg e análise de cinzas e umidade da multimistura empregada na região de Caratinga.. 2004. (Encontro).
Caleidoscópio Cultural, II Congresso Transdisciplinar em Educação. Impacto Ambiental causado por uma Usina Hidrelétrica. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
COSTA, A. I. G.; LACORTE, A. C.. Estudo da viabilidade de implementação e utilização de placa de concreto permeável na drenagem e captação de água pluvial para fins não potáveis em loteamentos residenciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Vale do Rio Doce.
COSTA, A. I. G.; SANTANA, H. C.. Pré-dimensionamento de uma estação de tratamento de esgoto para o Campus II-Univale. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Vale do Rio Doce.
COSTA, A. I. G.; CAMPOS, R. B. F.. Análise comparativa entre a tecnologia para remoção de cianotoxinas nas estações de tratamento de água de Governador Valadares e Belo Horizonte - MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Vale do Rio Doce.
COSTA, A. I. G.. II FECITEC FEIRA DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ. 2017. Instituto Federal do Espírito Santo.
COSTA, A. I. G.. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA. 2013. Universidade Federal de Viçosa.
Orientou
?CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DO CAFÉ E SEU POTENCIAL POLUIDOR NOS CORPOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE IBATIBA-ES; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba; Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; (Orientador);
ESTUDO DA PUREZA DA SODA CÁUSTICA COMERCIAL:UMA ESTRATÉGIA PARA COMPREENDER O PROCESSO DE TITULAÇÃO DENTRO DO ESTUDO DE MISTURA DE SOLUÇÕES QUE REAGEM ENTRE SI; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
DA COSTA MARINHO, MARIA INÊS ; Costa, Anna Isabel Guido ; VIEIRA, NÍVEA MOREIRA ; PAIVA, MARIA CAROLINA GOMES ; DE FREITAS, FRANCISCO CLÁUDIO LOPES ; DA SILVA, ANTONIO ALBERTO . Validation and application of a QuEChERS based method for estimation of half-life of imidazolinone herbicides in soils by LC-ESI-MS/MS. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY , v. 167, p. 212-217, 2019.
-
COSTA, ANNA I.G. ; QUEIROZ, MARIA E.L.R. ; NEVES, ANTÔNIO A. ; DE SOUSA, FLAVIANE A. ; ZAMBOLIM, LAÉRCIO . Determination of pesticides in lettuce using solid-liquid extraction with low temperature partitioning. Food Chemistry , v. 181, p. 64-71, 2015.
-
SOARES, C. E. S. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; OLIVEIRA, A. F. ; COSTA, A. I. G. ; ASSIS, R. C. ; ANDRADE, C. E. O. . Determination of Pesticides in Soil Using a Hyphenated Extraction Technique. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 26, p. 1790/9-1797, 2015.
-
SOARES, C. E. S. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; OLIVEIRA, A. F. ; COSTA, A. I. G. ; ASSIS, R. C. ; ANDRADE, C. E. O. . Single Drop Microextraction: a Sensitive Multiresidue Method for Determination of Pesticides in Water Using GC/ECD. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 25, p. 2016--2025, 2014.
-
COSTA, A. I. G. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; ASSIS, R. C. ; SOARES, C. E. S. ; SILVA, A. A. ; D?ANTONINO, L. ; OLIVEIRA, A. F. ; BELLATO, C. R. . Mobility and persistence of the herbicide fomesafen in soils cultivated with bean plants using SLE/LTP and HPLC/DAD. Environmental Science and Pollution Research International , v. X, p. X-X, 2014.
-
SILVA, G. R. ; D?ANTONINO, L. ; FAUSTINO, L. A. ; SILVA, A. A. ; FERREIRA, F. A. ; TEIXEIRA, C. C. ; COSTA, A. I. G. . Mobilidade do fomesafen em solos brasileiros. Planta Daninha (Impresso) , p. 639-645, 2014.
-
SOUSA, FLAVIANE A. ; COSTA, ANNA ISABEL G. ; QUEIROZ, MARIA ELIANA L. R. ; TEÓFILO, REINALDO F. ; PINHO, GEVANY P. ; NEVES, ANTÔNIO A. . Influence of pH and Matrix Components in the Chromatographic Response of Pesticides. Chromatographia , v. 76, p. 67-73, 2013.
-
de Sousa, Flaviane Aparecida ; GUIDO COSTA, ANNA ISABEL ; de Queiroz, Maria Eliana Lopes Ribeiro ; Teófilo, Reinaldo Francisco ; Neves, Antônio Augusto ; de Pinho, Gevany Paulino . Evaluation of matrix effect on the GC response of eleven pesticides by PCA. Food Chemistry , v. 135, p. 179-185, 2012.
-
COSTA, A. I. G. . ?ESTUDO DA PUREZA DA SODA CÁUSTICA COMERCIAL:UMA ESTRATÉGIA PARA COMPREENDER O PROCESSO DE TITULAÇÃO DENTRO DO ESTUDO DE MISTURA DE SOLUÇÕES QUE REAGEM ENTRE SI. In: FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ, 2019, Ibatiba. IV FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ, 2019.
-
COSTA, A. I. G. . CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DO CAFÉ E SEU POTENCIAL POLUIDOR NOS CORPOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE IBATIBA-ES. In: FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ, 2019, Ibatiba. IV FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ.
-
COSTA, A. I. G. . A Química Da Revelação Fotográfica Como Ferramenta No Ensino De Química. In: FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ - FECITEC, 2017, Ibatiba. II FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ, 2017. p. 74-77.
-
COSTA, A. I. G. . Fotografia E Revelação Artesanal: Câmera Pinhole. In: FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ, 2017, Ibatiba. II FEIRA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E CULTURAL DO CAPARAÓ, 2017.
-
COSTA, A. I. G. ; FREITAS, G. C. ; OLIVEIRA, I. G. S. ; SOUZA, I. C. ; RIBEIRO, J. S. . Avaliação dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água bacia do Rio Itaúnas. In: VI Encontro Capixaba de Química, 2017, Vitória. Anais do VI Encontro Capixaba de Química, 2017.
-
COSTA, A. I. G. ; FREITAS, G. C. ; SOUZA, I. C. ; OLIVEIRA, I. G. S. ; BORGES, J. V. L. . Estudo dos parâmetros ambientais da qualidade da água da bacia do Rio Itaúnas. In: VI Encontro Capixaba de Química, 2017, Vitória-ES. Anais do VI Encontro Capixaba de Química, 2017.
-
COSTA, A. I. G. . SORCAO E DESSORÇÃO DO HERBICIDA FOMESAFEN EM SOLOS UTILIZANDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. In: 18 Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis, SC. Livro de resumos do 18 Encontro Nacional de Química Analítica, 2016.
-
DUTRA, M. S. ; COSTA, A. I. G. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. . Avaliação do efeito de matriz nos estudos de adsorção da azoxistrobina e difenoconazol em solo. In: 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Águas de Lindóia, SP. Livro de resumos da 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015.
-
MARINHO, M. I. C. ; PAIVA, M. C. G. ; COSTA, A. I. G. ; SILVA, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; PASSOS, A. B. R. J. . Avaliação do método QuEChERS para a extração de herbicidas imidazolinonas em solos. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. Livro de resumos da 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014.
-
COSTA, A. I. G. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; ASSIS, R. C. ; SOARES, C. E. S. ; SILVA, A. A. ; DANTONINO, L. ; OLIVEIRA, A. F. ; BELLATO, C. R. . Persistência do herbicida fomesafen em solo empregando ESL/PBT e CLAE. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. Livro de resumos da 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014.
-
ASSIS, R. C. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; FARONI, L. R. D. ; HELENO, F. F. ; COSTA, A. I. G. . Avaliação da eficiência do ozônio na remoção de resíduos de agrotóxico em alface. In: Simpósio de Integração Acadêmica - Sia UFV, 2014, Viçosa, MG. Livro de resumos do Simpósio de Integração Acadêmica - Sia UFV, 2014.
-
ASSIS, R. C. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; FARONI, L. R. D. ; HELENO, F. F. ; COSTA, A. I. G. ; OLIVEIRA, A. F. . Remoção de resíduos do fungicida azoxistrobina em alface por ozonização. In: XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Poços de Caldas, MG. Livro de resumos do XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2014.
-
CARVALHO, F. P. ; MARINHO, M. I. C. ; SOUZA, W. M. ; PAIVA, M. C. G. ; CASTRO NETO, M. D. ; COSTA, A. I. G. ; PASSOS, A. B. R. J. ; SILVA, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. . Sorção e dessorção de imazethapyr e imazapic em solos. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado, RS. Livro de resumos do XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014.
-
SOARES, C. E. S. ; NEVES, A. A. ; OLIVEIRA, A. F. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; ANDRADE, C. E. O. ; COSTA, A. I. G. . Transferência de analitos da fase aquosa para fase orgânica na técnica de microextração em gota única (SDME). In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. Livro de resumos da 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014.
-
SOARES, C. E. S. ; ASSIS, R. C. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; COSTA, A. I. G. ; OLIVEIRA, A. F. . HIFENAÇÃO DAS TÉCNICAS ESL/PBT E MEGU: UMA NOVA PROPOSTA PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM SOLO. In: 17 Encontro Nacional de Química Analítica, 2013, Belo Horizonte - MG. LIvro de resumos do 17 Encontro Nacional de Química Analítica, 2013.
-
SOARES, C. E. S. ; ASSIS, R. C. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; COSTA, A. I. G. ; OLIVEIRA, A. F. . ANÁLISE MULTIRRESÍDUO DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA USANDO MICROEXTRAÇÃO EM GOTA ÚNICA E ANÁLISE POR CROMATOGRAFIA GASOSA. In: 17 Encontro Nacional de Química Analítica, 2013, Belo Horizonte - MG. LIvro de resumos do 17 Encontro Nacional de Química Analítica, 2013.
-
COSTA, A. I. G. ; ASSIS, R. C. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; SOARES, C. E. S. ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, A. A. ; DANTONINO, L. . ANÁLISE DO HERBICIDA FOMESAFEN EM SOLOS POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. In: 17 Encontro Nacional de Química Analítica, 2013, Belo Horizonte - MG. LIvro de resumos do 17 Encontro Nacional de Química Analítica, 2013.
-
COSTA, A. I. G. ; ASSIS, R. C. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; SILVA, G. R. ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, A. A. ; D?ANTONINO, L. . Determinação do potencial de lixiviação do herbicida fomesafen em Latossolo Vermelho-Amarelo empregando CLAE. In: XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Química, 2013, São João Del Rey - MG. Livro de resumos do XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Química, 2013.
-
HELENO, F. F. ; COSTA, A. I. G. ; PINTO, P. S. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. . Concentração residual de difenoconazol em morango após múltiplas aplicações. In: 35 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia - SP. Livro de resumos da 35 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.
-
SOUZA, F. A. de ; COSTA, A. I. G. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; TEÓFILO, R. F. ; PINHO, G. P. . Influência do pH da amostra na análise cromatográfica de agrotóxicos. In: 35 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia - SP. Livro de resumos da 35 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.
-
FAUSTINO, L. A. ; FERREIRA, L. R. ; SILVA, G. R. ; TEIXEIRA, C. C. ; FELICIO, C. S. ; COSTA, A. I. G. . Sorção do fomesafen em três solos. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA, 2012, Viçosa - MG. Livro de resumos do Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV, 2012.
-
COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; ZAMBOLIM, L. . Análise Multirresíduos de Agrotóxicos em Alface por Cromatografia Gasosa. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - SC. Livro de resumos da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
SOARES, C. E. S. ; COSTA, A. I. G. ; CARVALHO, B. M. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. . Análise Multirresíduos em Uva. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - SC. Livro de resumos da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
SOUZA, F. A. de ; COSTA, A. I. G. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; TEÓFILO, R. F. ; PINHO, G. P. . Efeito da matriz na resposta cromatográfica da deltametrina. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - SC. Livro de resumos da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
SOARES, C. E. S. ; OLIVEIRA, A. F. ; COSTA, A. I. G. ; ALVES, R. D. ; MIRANDA, L. D. L. ; SILVA, A. F. S. . O uso de uma metodologia alternativa visando à melhoria do rendimento dos alunos na disciplina QUI 112 - Química Analítica Aplicada. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA, 2011, Viçosa - MG. Livro de resumos do Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV, 2011.
-
COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; ZAMBOLIM, L. . Determinação da concentração residual de agrotóxicos em alface. In: 16 Encontro Nacional de Química Analítica, 2011, Campos do Jordão - SP. Livro de resumos do 16 Encontro Nacional de Química Analítica, 2011.
-
HELENO, F. F. ; COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; OLIVEIRA, R. M. . Efeito de matriz na análise de agrotóxicos por cromatografia gasosa. In: 16 Encontro Nacional de Química Analítica, 2011, Campos do Jordão - SP. Livro de resumos do 16 Encontro Nacional de Química Analítica, 2011.
-
SOUZA, F. A. de ; COSTA, A. I. G. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; PINHO, G. P. ; FRANCISCO, T. R. . Avaliação do efeito de co-extrativos na análise de agrotóxicos em diferentes matrizes utilizando CG-DCE e PCA. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - SC. Livro de resumos da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
SOUZA, F. A. de ; COSTA, A. I. G. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; PINHO, G. P. . Efeito de Matriz na análise de azoxistrobina em amostras de tomate e batata por cromatografia gasosa. In: XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Viçosa - MG. Livro de resumos do XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
SOUZA, F. A. de ; COSTA, A. I. G. ; NEVES, A. A. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; PINHO, G. P. . Influência dos componentes da batata na resposta cromatográfica dos agrotóxicos tiametoxam, endossulfam e iprodiona. In: XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Viçosa - MG. Livro de resumos do XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
COSTA, A. I. G. ; RODRIGUES, A. A. Z. ; SOUZA, F. A. de ; HELENO, F. F. ; SILVA, E. . Impactos Ambientais Gerados pela Indústria de Laticínios. In: XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio da Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino, 2009, Viçosa - MG. Livro de resumos do XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio da Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino, 2009.
-
SOUZA, F. A. de ; ALVES, R. D. ; CUSATI, R. C. ; COSTA, A. I. G. ; HELENO, F. F. ; SILVA, E. . Extração de areia: Impactos causados ao meio ambiente. In: XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio da Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino, 2009, Viçosa - MG. Livro de resumos do XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio da Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino, 2009.
-
HELENO, F. F. ; COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; SILVA, E. . Impactos da Queima da Plantação de Cana-de-Açúcar sobre a Qualidade do Ar. In: XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio da Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino, 2009, Viçosa - MG. Livro de resumos do XIX Simpósio de Iniciação Científica - IX Simpósio da Pós-Graduação - VII Simpósio de Extensão Universitária - III Simpósio de Ensino, 2009.
-
COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; CALADO, C.R. . Determinação dos teores de Na, K, Fe, Zn, Mn, Cu, Mg e análise de cinzas e umidade da multimistura empregada na região de Caratinga.. In: XIX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Ouro Preto. Livro de resumos do XIX Encontro Regional da SBQ-MG, 2005.
-
COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; VIRTUOSO, L. S. . Proposta para o estudo fitoquímico da parte aérea da Soja Perene. In: I Encontro de Química do Leste Mineiro, 2004, Caratinga. Livro de resumos do I Encontro de Química do Leste Mineiro, 2004.
-
COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de . Impacto Ambiental causado por uma Usina Hidrelétrica. In: Caleidoscópio Cultural, II Congresso Transdisciplinar em Educação, 2002, Caratinga. Livro de resumos do Caleidoscópio Cultural, II Congresso Transdisciplinar em Educação, 2002.
-
COSTA, ANNA I.G. ; FREITAS, G. C. ; OLIVEIRA, I. G. S. ; SOUZA, I. C. ; BORGES, J. V. L. . Estudo dos parâmetros ambientais da qualidade da água da bacia do rio Itaúnas: córregos e rios do baixo Itaúnas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, ANNA I.G. ; FREITAS, G. C. ; OLIVEIRA, I. G. S. ; SOUZA, I. C. ; RIBEIRO, J. S. . Avaliação dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água da bacia do rio Itaúnas: Córregos e rios do alto Itaúnas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, ANNA I.G. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; SILVA, A. A. ; DANTONINO, L. ; OLIVEIRA, A. F. ; SOARES, C. E. S. . SORCAO E DESSORÇÃO DO HERBICIDA FOMESAFEN EM SOLOS UTILIZANDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, A. I. G. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; ASSIS, R. C. ; SOARES, C. E. S. ; SILVA, A. A. ; DANTONINO, L. ; OLIVEIRA, A. F. ; BELLATO, C. R. . Persistência do herbicida fomesafen em solo empregando ESL/PBT e CLAE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, A. I. G. ; ASSIS, R. C. ; QUEIROZ, M. E. L. R. ; NEVES, A. A. ; SILVA, G. R. ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, A. A. ; D?ANTONINO, L. . Determinação do potencial de lixiviação do herbicida fomesafen em Latossolo Vermelho-Amarelo empregando CLAE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, A. I. G. ; SOUZA, F. A. de ; VIRTUOSO, L. S. . Proposta para o Estudo Fitoquímico da Parte Aérea da Soja Perene. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
COSTA, ANNA I.G. ; JARDIM, H. A. P. . FOTOGRAFIA E REVELAÇÃO ARTESANAL: INTERLOCUÇÕES ENTRE ARTE E QUÍMICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Avaliação da toxicidade do efluente da despolpa do café utilizando organismo teste Danio Rerio, Descrição: Participação como tutora bolsista da FAPES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Coordenador / Benvindo Sirtoli Gardiman Júnior - Integrante / Juscelino Alves Henriques - Integrante.
-
2017 - Atual
Caracterização quali-quantitativa dos resíduos sólidos gerados no IFES Campus Ibatiba: estratégia para implantação de coleta seletiva, Descrição: Participação como colaboradora. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Aramis Cortes de Araújo Júnior - Coordenador / Benvindo Sirtoli Gardiman Júnior - Integrante / Hiáscara Alves Pereira Jardim - Integrante / Mardem Ribeiro Rocha Barbosa - Integrante / Renato Meira de Sousa Dutra - Integrante.
-
2016 - 2017
ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE SACOLAS PLÁSTICAS NO MUNICÍPIO DE MONTANHA-ES., Descrição: Participação como colaboradora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Gesiane Cabral de Freitas - Integrante / Iuri Campos de Souza - Integrante / Isaac Gezer Silva de Oliveira - Coordenador.
-
2016 - 2017
Estudo da qualidade da água da bacia do rio Itaúnas, Descrição: Participação como colaboradora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Gesiane Cabral de Freitas - Coordenador / Iuri Campos de Souza - Integrante / Isaac Gezer Silva de Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2015
Avaliação de métodos de análise de resíduos de agrotóxicos em água, Descrição: A presente proposta visa, além de estudar métodos de análise para determinação de agrotóxicos em baixos níveis de concentração em água, propõe uma avaliação da contaminação do ambiente aquático na região de Viçosa-MG. Dessa forma a população ficará ciente da qualidade da água que está sendo consumida uma vez que métodos tradicionais de tratamento de água não são capazes de eliminar estes poluentes. Além disso, a partir dos resultados pode-se avaliar a dosagem aplicada pelos produtores rurais atestando se o uso destes vem sendo realizado de forma indiscriminada ou não de acordo com o potencial de lixiviação dos mesmos. Aliado a isso o presente projeto também se preocupa com os princípios da ?química verde?, pois propõe metodologias que minimizam a quantidade de solvente orgânico e de amostra utilizados, além de uma menor exposição do analista a reagente tóxicos já que possui um pequeno número de etapas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz - Integrante / Antônio Augusto Neves - Coordenador / Carlos Eduardo dos Santos Soares - Integrante / André Fernando de Oliveira - Integrante / Roberta Condé de Assis - Integrante.
-
2011 - 2015
Comportamento do fomesafen em solos com diferentes características físicas e químicas, Descrição: Objetiva-se com este projeto avaliar a sorção, a meia-vida e o potencial de lixiviação do herbicida fomesafen em diferentes solos da zona da mata mineira. Espera-se com este trabalho produzir informações que permitam melhorar o entendimento do comportamento do referido herbicida no ambiente. Estas informações serão fundamentais para se evitar o impacto ambiental pelo uso indevido desse herbicida e, também, para recuperar áreas contaminadas por este xenobiótico, visando novos cultivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz - Integrante / Antônio Augusto Neves - Integrante / Antônio Alberto da Silva - Integrante / Leonardo d?Antonino - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.
-
2009 - 2011
Análise multirresíduos de agrotóxicos em alface por cromatografia gasosa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Maria Eliana Lopes Ribeiro de Queiroz - Coordenador / Antônio Augusto Neves - Integrante / Laércio Zambolim - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2005
Determinação dos teores de Na, K, Fe, Zn, Mn, Cu, Mg e análise de cinzas e umidade da multimistura empregada na região de Caratinga, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Flaviane Aparecida de Sousa - Integrante / Claudinei Rezende Calado - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário de Caratinga - Bolsa.
-
2004 - 2004
Estudo químico da parte aérea (folhas) de Neonotomia Wightii (Soja Perene), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Isabel Guido Costa - Integrante / Flaviane Aparecida de Sousa - Integrante / Luciano Sindra Virtuoso - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário de Caratinga - Bolsa.
Prêmios
2013
Menção Honrosa, Universidade Federal de São João Del Rey.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Ibatiba. , Rua Sete de Setembro, 40, Centro, 29395000 - Ibatiba, ES - Brasil, Telefone: (28) 35435500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto Federal do Espirito Santo Campus IbatibaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
De abril de 2016 até maio de 2017:
Professora de Química I dos cursos técnicos integral integrado de Agropecuária e Administração.
De maio de 2017 até a atualidade:
Professora de Química I e II dos cursos técnicos integrados de Floresta e Meio Ambiente;
Professora de Química Analítica do curso de Engenharia Ambiental.
Atividades
-
02/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química I e Química II.
-
02/2021
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica
-
03/2020
Pesquisa e desenvolvimento, FAPES - Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.,Linhas de pesquisa
-
06/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Ifes.,Linhas de pesquisa
-
03/2021 - 10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Ifes.,Linhas de pesquisa
-
08/2020 - 07/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Ifes.,Linhas de pesquisa
-
08/2019 - 07/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Ifes.,Linhas de pesquisa
-
08/2016 - 07/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Ifes.,Linhas de pesquisa
2014 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Química, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2014
Serviços técnicos especializados , UFJF - Campus Avançado Governador Valadares.,Serviço realizado, Assessoria nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
2015 - 2016
Universidade Vale do Rio DoceVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora contratada (regime hora/aula) pelo curso de Engenharia Civil e Civil e Ambiental ministrando a disciplina "Tratamento de águas de abastecimento e residuárias".
Atividades
-
08/2015 - 01/2016
Ensino, Engenharia Civil e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de águas de abastecimento e residuárias
-
08/2015 - 01/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de águas de abastecimento e residuárias
2011 - 2015
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisa na área de Química Analítica Aplicada (tese de doutorado). Atuação: Estudo do comportamento (adsorção, dessorção, mobilidade e persistência) do herbicida fomesafen em solos empregando cromatografia líquida de alto eficiência.
2011 - 2015
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Aluno-pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participa na instituição do grupo de pesquisa Manejo Integrado de Plantas Daninhas, atuando na linha de pesquisa Interação herbicida ambiente.
2011 - 2013
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Bolsista exercendo atividade de Monitor Nível II. Ministra aulas de QUI 112 (Química Analítica Aplicada) numa carga horária de 3 aulas/semana às turmas de graduação da Universidade Federal de Viçosa.
2009 - 2011
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno-pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisa na área de Química Analítica (dissertação de mestrado). Atuação: Análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos.
2009 - 2011
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Aluno-pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participa na instituição do grupo de pesquisa Química Analítica Aplicada, atuando na linha de pesquisa Análise de resíduos de agrotóxicos em águas, solos, plantas e alimentos.
2009 - 2010
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno-professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Bolsista Reuni exercendo atividade de monitoria para as disciplinas Físico-Química 1 (03/2009 a 02/2010) e Fundamentos de Química Orgânica (03/2010 a 02/2011).
2005 - 2006
Centro Universitário de CaratingaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividade de estágio exercida nos laboratórios de Química, Bioquímica e Microbiologia da Instituição.
2005 - 2005
Centro Universitário de CaratingaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitora da disciplina Química Inorgânica II para o curso de Química da Instituição.
2004 - 2004
Centro Universitário de CaratingaVínculo: Participação em projeto, Enquadramento Funcional: Aluno-professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Aluno-professor da disciplina Química do Projeto Pré-Vestibular Solidário "Professor Armando".
2004 - 2004
Centro Universitário de CaratingaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 30
Outras informações:
Bolsista do Projeto de Iniciação Científica, intitulado: Estudo Químico da Parte Aérea (folhas) de Neonotomia Wightii (Soja Perene).
2003 - 2004
Centro Universitário de CaratingaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitora da disciplina Química Inorgânica I para o curso de Química da Instituição.
2006 - 2006
E.E. Alberto AzevedoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora contratada pelo estado de Minas Gerais exercendo a docência na E.E."Alberto Azevedo" (Inhapim-MG) ministrando a disciplina Química por um período de 7 (sete) dias.
2005 - 2005
E.E. MARIA ISABEL VIEIRAVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora contratada pelo estado de Minas Gerais para exercer a docência na E.E."Maria Isabel Vieira" (Caratinga-MG) ministrando a disciplina Química por um período de 24 (vinte e quatro) dias.
2005 - 2005
E.E. Princesa IsabelVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora contratada pelo estado de Minas Gerais para exercer a docência na E.E."Princesa Isabel" (Caratinga-MG) ministrando a disciplina Química por um período de 20 (vinte) dias.
2006 - 2006
Fundação Centro Tecnológico de Minas GeraisVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações:
Atividades de estágio exercidas no Setor de Medições Ambientais cumprindo 60 horas e recebendo o conceito Muito Bom.
2005 - 2005
Farmácia de Manipulação VitóriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações:
Atividades de estágio exercida no setor de manipulação de medicamentos.
2007 - 2009
La Vita Comércio Varejista de Produtos Alimentícios LtdaVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Gerente Operacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anna Isabel Guido Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?