Silvana Mara Pereira
Possui graduação em FISIOTERAPIA pela UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (1998) ,concluiu a fase de Créditos e a Defesa Pública da Dissertação de Mestrado no MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB (2006). Atualmente ministra disciplinas nos cursos de Pós Graduação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar; Psicopedagogia com Ênfase em Alfabetização; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Psicopedagogia Clínica e Institucional no INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - IPEGEX (SC) e no curso de Pós Graduação em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva no EDUCINTER (RS). Atua como Fisioterapeuta há 17 anos nas áreas de Neurologia e Pediatria. Atuou como docente na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI nas disciplinas de Neurologia, Pediatria e Avaliação Cinético-Funcional até fevereiro de 2013.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em MESTRADO EM EDUCAÇÃO
2003 - Atual
Universidade Regional de Blumenau
Dr. HENRIQUE J. BREUCKMANN.Palavras-chave: EDUCAÇÃO; INCLUSÃO ESCOLAR; CONCEPÇÃO DE PROFESSORES.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Especialização interrompida em 2002 em FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA
2002 - interrompida
Universidade Regional de Blumenau
Ano de interrupção: 2002
Especialização em Básico de Tratamento Neuro Evolutivo Conceito Boba
1998 - 1998
Associação Brasileira Para Divulgação do Método Neuro Evolutivo Bobath
Graduação em FISIOTERAPIA
1994 - 1998
Universidade Regional de Blumenau
Orientador: EDISON SANFELICE ANDRÉ
Formação complementar
2004 - 2004
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENS SUP. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em LINGUAGEM DO TRABALHO CIENTÍFICO. (Carga horária: 18h). , UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
2003 - 2003
Extensão universitária em TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO. (Carga horária: 42h). , UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
2002 - 2002
PODOPOSTUROLOGIA NAS LESÕES DE MMII E ALT. POST.. (Carga horária: 20h). , Korppus CPH.
2001 - 2001
FISIOTERAPIA APLICADA NA CIRURGIA PLÁSTICA E DERMA. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1996 - 1996
ATUALIZAÇÃO EM ELETROTERMOFOTOTERAPIA. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE REABILITAÇÃO BLUMENAU.
1996 - 1996
I CICLO BÁSICO DE HIDROCINESIOTERAPIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria.
1995 - 1995
I CURSO PRÁTICO DE ATUALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA ESP. (Carga horária: 21h). , CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia/Especialidade: Neuropediatria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
IV SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO EM EDUCAÇAO. 2003. (Seminário).
I PALESTRA INTERATIVA E INFORMATIVA SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL. 2001. (Outra).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS. 2000. (Congresso).
INTRODUÇÃO AO CONCEITO NEURO-EVOLUTIVO.INTRODUÇÃO AO CONCEITO NEURO-EVOLUTIVO. 2000. (Encontro).
III ENCONTRO REGIONAL DE MEDICINA INTENSIVA DE SANTA MARIA. 1998. (Encontro).
II SEMANA ACADÊMICA DA FISIOTERAPIA. 1997. (Congresso).
II SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA. 1997. (Simpósio).
2ªJORNADA CATARINENSE DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA.JORNADA CATARINENSE DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA. 1997. (Outra).
2ªJORNADA CATARINENSE DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA. 1997. (Outra).
I JORNADA BLUMUNAUENSE DE CARDIOLOGIA PREVENTIVA. 1997. (Outra).
I SEMANA DA FISIOTERAPIA DA FURB. 1996. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE POSTURA E MARCHA HUMANA. 1995. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE POSTURA E MARCHA HUMANA. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
Fabíola Hermes Chesani;PEREIRA, S. M.. Educação inclusiva: percepção dos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIVALI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade do Vale do Itajaí.
PEREIRA, S. M.; MORAES, J. R.. Estudo do desenvolvimento motor normal de crianças de 8 a 11meses nos ambientes de creche pública e privada da cidade de Blumenau SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Sessuana Inayê Aparecida Magalhães;PEREIRA, S. M.. As orientações domiciliares prestadas por fisioterapeutas sob o olhar dos pais de crianças com sequela de paralisia cerebral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Tahnee Sarah Teske; Sabrina Voltolini Cordeiro;PEREIRA, S. M.. Fisioterapia e Fonoaudiologia: um estudo interdisciplinar em crianças com sequela de paralisia cerebral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
DIAS, S. L. A.;PEREIRA, S. M.. A influência do alongamento do triceps sural em pacientes hemiplégicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade do Vale do Itajaí.
DIAS, S. L. A.;PEREIRA, S. M.; DIAS, M.. AVALIAÇÃO DA SIMETRIA E TRANSFERÊNCIA DE PESO NO HEMIPLÉGICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade do Vale do Itajaí.
PEREIRA, S. M.. ATIVIDADES MOTORAS UTILIZADAS NA PASSAGEM PARA A SEDESTAÇÃO A PARTIR DA POSIÇÃO DEITADA DE ACORDO COM A IDADE CRONOLÓGICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade do Vale do Itajaí.
PEREIRA, S. M.. EICHSTAEDT E SOFIA GARBIM.ANALISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR COM PROPOSTA DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO PARA CRIANÇAS DIPLÉGICAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
PEREIRA, S. M.. FISIOTERAPIA NA PARALISIA FACIAL DE BELL - UM ESTUDO DE CASO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
Fisioterapia e Fonoaudiologia: um estudo interdisciplinar em crianças com sequela de paralisia cerebral; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU; Orientador: Silvana Mara Pereira;
As orientações domiciliares prestadas por fisioterapeutas sob o olhar dos pais de crianças com sequela de paralisia cerebral; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU; Orientador: Silvana Mara Pereira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, S. M. . DEFICIÊNCIA FÍSICA. Indaial: ASSELVI, 2009. v. 1. 133p .
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
AS CONCEPÇÕES DOS FONOAUDIÓLOGOS QUANTO A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FISIOTERAPIA E A FONOAUDIOLOGIA NA ABORDAGEM TERAPÊUTICA DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL DO TIPO QUADRIPLÉGIA-ESPÁSTICA, Descrição: A pesquisa tem como bjetivo analisar as concepções dos fonoaudiólogos quanto à interdisciplinaridade entre a fisioterapia e a fonoaudiologia na abordagem terapêutica de crianças com paralisia cerebral do tipo Quadriplégica-espástica. Materiais e métodos: compreende-se em uma pesquisa descritiva de caráter qualitativa e abordará as concepções dos fonoaudiólogos quanto à interdisciplinaridade entre a Fisioterapia e a Fonoaudiologia na abordagem terapêutica de crianças com paralisia cerebral do tipo quadriplégica - espástica. Será realizado com os Fonoaudiólogos professores do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí. As entrevistas serão marcadas com antecedência e realizadas individualmente com os professores em questão. Os conteúdos trabalhados nas entrevistas serão gravados e transcritos, mantendo-se o texto, de acordo com o discurso dos professores, e na sequência categorizadas para posterior análise. Resultados esperados: verificação da importância da fisioterapia sobre o atendimento da fonoaudiologia em crianças que apresentam Paralisia Cerebral quadriplégica espastica com dificuldades na deglutição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Silvana Mara Pereira - Coordenador / Michele Tainan Batista - Integrante / Taline Vavassori - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
EducinterVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Professora da Disciplina Educação do Deficiente Físico e das Múltiplas Deficiências
2010 - 2012
Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-GraduaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR
Outras informações:
Disciplinas: Educação Inclusiva e Educação do Deficiente Físico e das Múltiplas Deficiências.
2006 - Atual
Instituto de Pós-Graduação e Formação ContinuadaVínculo: PROFESSOR COLABORADOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR
Outras informações:
Disciplinas: Neurofisiologia da Aprendizagem; Neurodesenvolvimento Infantil; Organização do Trabalho Pedagógico para Alunos com NEE: área Deficiência Motora; Organizaçãodo Trabalho Pedagógico para Alunos com NEE: Deficiência Múltipla; Trabalhando com Crianças Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais; Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano.
2007 - 2008
Universidade Regional de BlumenauVínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 3
Outras informações:
DOCENTE DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA II
Atividades
-
04/2007 - 01/2008
Ensino, FISIOTERAPIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em Neurologia II
2005 - 2005
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 25
Outras informações:
PROFESSORA DE PRÁTICA SOB FORMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO - CLÍNICA NEUROLÓGICA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, ITAJAÍ - SC
Atividades
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imaginologia II, Prática sob forma de Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurológica
-
08/2005 - 11/2005
Ensino, fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática sob forma de Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurológica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvana Mara Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?