Paula Gorenstein Dedecca
Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Arquiteta e Urbanista, é formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - Fauusp (2006). Mestre e Doutora pela mesma instituição, na área de concentração de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, com a dissertação Sociabilidade, crítica e posição: o meio arquitetônico, as revistas especializadas e o debate do moderno em São Paulo (1945-1965) (2012) e a tese Arquitetura e engajamento: o IAB, o debate profissional e suas arenas transnacionais (1920-1970) (2018). Co-organizadora do livro "Arquitetura e escrita: Relatos do ofício" (2023) e co-curadora da exposição "Paisagem e poder: construções do Brasil na ditadura" (2024).
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
2014 - 2018
Universidade de São Paulo
Título: Arquitetura e engajamento: o IAB, o debate profissional e suas arenas transnacionais (1920-1970)
, Ano de obtenção: 2018. José Tavares Correia de Lira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2009 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: Sociabilidade, crítica e posição: o meio arquitetônico, as revistas especializadas e o debate do moderno em São Paulo(1945-1965)
, Ano de Obtenção: 2012.José Tavares Correia de Lira.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
2002 - 2006
Universidade de São Paulo
Título: Masp Entrever Intervir
Orientador: Alvaro Puntoni
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.
Organização de eventos
DEDECCA, PAULA ; PROSPERO, V. P. ; PULHEZ, M. M. ; FIAMMENGHI, J. ; LIRA, J. T. C. . Paisagem e Poder: construções do Brasil na ditadura. 2024. (Exposição).
MAMANI, L. ; DEDECCA, P. ; PROSPERO, V. P. . IABsp 80 anos falando em público. 2024. (Exposição).
DEDECCA, PAULA GORENSTEIN ; LIRA, J. T. C. ; SODRE, J. C. A.S ; PROSPERO, V. P. ; CHAHIN, S. B. ; COSTA, J. B. ; CONTIER, F. ; DELECAVE, J. . Simpósio Arquitetura e Escrita: aproximações historiográficas. 2018. (Outro).
Participação em eventos
Modernismos pra lá e pra cá. A arquitetura empenhada entre disputas profissionais e eleições artísticas. 2021. (Congresso).
VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.Instituições de Arquitetura e campo disciplinar: considerações sobre acervo e documentação. 2021. (Encontro).
IV Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil.Operações transnacionais: Jorge Wilheim na Comissão de Urbanismo da UIA (1963-1967). 2019. (Seminário).
Seminário em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo - Doutorado.Arquitetura e engajamento: o IAB, o debate profissional e suas arenas transnacionais (1920-1970). 2019. (Seminário).
XI Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade.Mesa 5 - Circuitos de construção profissional. 2019. (Seminário).
Arquitetura e Escrita.Redes e instituição. Considerações historiográficas a partir do IAB. 2018. (Simpósio).
Manfredo Tafuri: Seus leitores e suas leituras. 2015. (Seminário).
Domesticidade, Gênero e Cultura Material. 2014. (Simpósio).
III Enanparq. 2014. (Encontro).
Intelectuais e cultura na América Latina. 2014. (Outra).
Memória, Trabalho e Arquitetura. 2010. (Simpósio).
Os Estrangeiros e a Cidade. 2010. (Seminário).
VIII Seminário Docomomo Brasil.Aproximações, diferenciações e embates entre a produção do Rio de Janeiro e de São Paulo nas revistas de arquitetura (1945-1960). 2009. (Seminário).
XIV Siicusp: Simposio Internacional de Iniciação Cientifica USP.Critica Paulista de Arquitetura Carioca. 2006. (Simpósio).
A formação da sociedade brasileira (curso com Francisco de Oliveira). 2005. (Outra).
I Seminário Latinoamericano de Habitação em áreas centrais. 2004. (Seminário).
Políticas habitacionais, produção de moradia por mutirão e processos autogestionários. 2004. (Seminário).
II Seminário Internacional de Projeto Urbano. 2003. (Seminário).
Colóquio Casa: definições de um objeto. 2001. (Outra).
Projeto, pesquisa, restauro e urbanismo: quatro faces do trabalho do arquiteto. 2001. (Outra).
Projetos Perdedores. 2000. (Outra).
Participação em bancas
LIRA, J. T. C.; PEREIRA, G. L.;DEDECCA, P. G.. Georgia Louise Harris Brown - Arquitetura, gênero e etnicidade em São Paulo (1954-1993). 2023. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, G. G. E.; SILVA, J. M. C. E.;DEDECCA, P. G.. Concursos de projeto e autonomia do campo arquitetônico paulista na contemporaneidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
CASTRO, A. C. S. V.; MARTINS, C. A. F.;DEDECCA, P. G.. Em busca da América Latina e suas arquiteturas: contextos, proposições e tensões nas exposições do MoMA, 1955-2015. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
SOMEKH, N.; LEME, M. C. S.;DEDECCA, P. G.; SANCHES, A.;LIRA, J. T. C.. Negociando o prisma modernista: edifícios altos, legislação urbana e imagem da cidade em São Paulo (1946-1957). 2025. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, E. R.; SCHICCHI, M. C. S.;DEDECCA, P. G.. O museu ferroviário ?Francisco Aureliano De Araújo? e a orla ferroviária de Araraquara: territórios culturais como espaços educativos. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
FRAJNDLICH, R. A. U. C.; COSTA, E. A.;DEDECCA, P. G.. Tensão na contracorrente: Balbina por imagens. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura - Tecnologia e Cidade) - Universidade Estadual de Campinas.
SILVA, J. M. C. E.;CAMARGO, M. J.DEDECCA, P. G.. Concursos de projeto e autonomia do campo arquitetônico paulista na contemporaneidade. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
DEDECCA, P. G.BERESIN, P.; PANUCCI, V.. Arquitetura em disputa: O Concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Sevilha 92. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
DEDECCA, P. G.; MIRANDA, L.; NOBRE, L.. Não se pode ver o céu: Uma imersão sobre a memória de um bairro em transformação na escala do pedestre. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
QUEVEDO, Y.; MAIA, A. M.;DEDECCA, P. G.. Texto e contexto dos Domingos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
COSTA, J. B.; ORNAGHI, P.;DEDECCA, P. G.. Entre privado e público: um ensaio sobre o espaço de transição. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
COSTA, S. S. F.; NASCIMENTO, F. B.;DEDECCA, P. G.. Maria Bardelli: Aproximações a partir de suas galerias no Centro Novo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
MARIOTTI, G.; GURIAN, E.;DEDECCA, P. G.. Objeto narrado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
COSTA, S. S. F.RUBINO, S.RABELO, C. D. N.DEDECCA, P. G.. Corpos dissidentes, lares desviantes: gênero e sexualidade na configuração do lar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
RUAS, D.; LACERDA, M.;DEDECCA, P. G.. Entre o nômade de Toyo Ito e a cena contemporânea: a relação do mercado tecnológico-digital no habitar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BRISSAC, N.; KOGAN, G.;DEDECCA, P. G.. Tangências entre as obras de Peter Eisenman e Richard Serra [um estudo de caso do campo ampliado]. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
ASSAL, M. R. B. A.; BOTAS, N. A.;DEDECCA, P. G.. Uma ideia de América Latina: o percurso intelectual de Marina Waisman através da publicação ?o interior da historia?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
ASSAL, M. R. B. A.CAMARGO, M. J.DEDECCA, P. G.. Campo arquitetônico chileno: a construção de uma imagem de prestígio a partir dos anos 90. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
FERREIRA, P. E.SILVA, D. C.DEDECCA, P. G.. Da rua ao edifício. Uma hipótese de articulação para a Vila Buarque. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CHAHIN, S. B.SOUZA, L. M.DEDECCA, P. G.. Estudo no Centro Histórico de Itu, SP - Leitura do local e Intervenção no Passeio Público Marcos Steiner Netto, o becão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Sorocaba.
CHAHIN, S. B.DEDECCA, PAULA GORENSTEINSOUZA, L. M.. Intervenção urbana no patrímônio ferroviário de Sorocaba: Praça da Estação de Brigadeiro Tobias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Sorocaba.
CHAHIN, S. B.SOUZA, L. M.DEDECCA, P. G.. Eixo Ferroviário de Rio Claro-SP: Intervenção de Requalificação Urbana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Sorocaba.
CABRAL, N. A. J.; THOMAZ, D. E.;DEDECCA, P. G.. Clube Náutico Guarapiranga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
CABRAL, N. A. J.; THOMAZ, D. E.;DEDECCA, P. G.. Centro de Esportes e Lazer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
CABRAL, N. A. J.; THOMAZ, D. E.;DEDECCA, P. G.. Edifício Comercial Paulista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
ALMEIDA, A. A. E.DEDECCA, PAULA GORENSTEIN; PAIVA, M.. Intervenção na bacia do mercado: o reconhecimento como centro histórico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Santos.
ALMEIDA, A. A. E.; PAIVA, M.;DEDECCA, P. G.. Recorte Verde na Malha Urbana de Praia Grande. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Santos.
ALMEIDA, A. A. E.; PAIVA, M.;DEDECCA, P. G.. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas de Cubatão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Santos.
MONTEIRO, P. R.; THOMAZ, D. E.;DEDECCA, P. G.. Circuito Teatral - A praça do teatro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
DEDECCA, PAULA GORENSTEINMONTEIRO, P. R.; THOMAZ, D. E.. Cinema de Rua. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
MONTEIRO, P. R.; THOMAZ, D. E.;DEDECCA, P. G.. Espaço de artes e ofícios circenses. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
MONTEIRO, P. R.; THOMAZ, D. E.;DEDECCA, P. G.. Fundação Casa. 2012.
Orientou
O cinema e a construção do imaginário sobre um lugar: Análise da crítica ao filme Cidade de Deus (2002-2004); Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Arquitetura, formação e projeto: a trajetória profissional de Ricardo Badaró em Campinas-SP entre os anos de 1965 e 1987; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Práticas urbanas: as intervenções do ?arte/cidade? como constructo de urbanismo em São Paulo; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Arquitetura, urbanismo e cotidiano em Campinas na Ditadura: o caso do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (1967-1985); Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Arquitetura, urbanismo e cotidiano em Campinas na Ditadura: o caso da avenida Aquidabã (1973-1985); Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundo de Apoio à Iniciação Científica; (Orientador);
Arquitetura, urbanismo e cotidiano em Campinas da Ditadura: o caso do Parque Portugal (1970-1985); Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundo de Apoio à Iniciação Científica; (Orientador);
Uma obra entre: casa rot?ellen?berg; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Pela lente da deficiência: o corpo e a concepção espacial; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Abundamente morte; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
A trajetória de um arquiteto comum: dimensões da prática de Alfredo Porto Alegre (1939-1999); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
This was tomorrow; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
A função social do arquiteto em disputa: as experiências pedagógicas da FAU-São José dos Campos (1970-1976) e do Laboratório de Habitação da Belas Artes (1982-1986); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Tiragem Prévia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Arquitetas em revista: um ensaio metodológico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Caminhos do Preá entre orla, cidade e areia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Lindo esboço - mas arquitetura demais; Cedric Price e o projeto para Manhattan, 1999; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Atravessando o morar; A transparência na Casa das Ameixeiras; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Escrita como experiência; Três espaços narrados; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Política, participação e industrialização da construção: teoria e prática de Mayumi Watanabe de Souza Lima (1984-1992); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Acervo Salvador Candia; 2023; Iniciação Científica - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Projetos em série: a produção residencial do escritório de Salvador Candia para a Incorporadora Gomes de Almeida Fernandes (1970-1990); 2023; Iniciação Científica - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Acervo Salvador Candia; 2022; Iniciação Científica - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Acervo Salvador Candia; 2022; Iniciação Científica - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
À procura de Giuseppina Pirro: entre os indícios de uma trajetória plural e sua invisibilidade historiográfica (1940-1980); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Monitoria docente em História 7 - Arquitetura e arte e História 8 - Arquitetura e estética; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Monitoria docente em História da Técnica, Teoria e Crítica da Arquitetura e do Paisagismo VIII; 2022; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Monitoria docente em História da Técnica, Teoria e Crítica da Arquitetura e do Paisagismo VIII; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Monitoria docente em História da Técnica, Teoria e Crítica da Arquitetura e do Paisagismo VII e VIII; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Monitoria docente em História da Técnica, Teoria e Crítica da Arquitetura e do Paisagismo VII e VIII; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Paula Gorenstein Dedecca;
Produções bibliográficas
-
DEDECCA, PAULA . UIFA, UIA, IAB: Transnational Dialogues about Women Architects (1960-1967). CADERNOS PAGU , v. 67, p. 1-17, 2023.
-
DEDECCA, PAULA . UIFA, UIA, IAB: diálogos transnacionais sobre a mulher arquiteta (1960-1967). CADERNOS PAGU , v. 1, p. 1-17, 2023.
-
DEDECCA, PAULA . Um evento e alguns cabos de guerra: o Seminário Internacional Criação de Novas Cidades, 1958. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS , v. 24, p. 202227, 2022.
-
DEDECCA, PAULA . An event and some tugs-of-war: the International Seminar on the Creation of New Towns, 1958. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR) , v. 21, p. 1-27, 2022.
-
DEDECCA, PAULA GORENSTEIN . Instituição e engajamento: Vilanova Artigas no Instituto de Arquitetos do Brasil. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (on line) , v. 1, p. 132-143, 2016.
-
DEDECCA, PAULA GORENSTEIN . A idéia de uma identidade paulista na historiografia de arquitetura brasileira. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP , v. 19, p. 90-101, 2012.
-
LIRA, J. T. C. ; DEDECCA, PAULA ; DELECAVE, J. ; PROSPERO, V. P. . Itinerário crítico: entrevista a José Lira et al.. 1. ed. São Paulo: , 2025. v. 1. 49p .
-
CHAHIN, S. B. (Org.) ; CONTIER, F. (Org.) ; DEDECCA, P. G. (Org.) ; DELECAVE, J. (Org.) ; LIRA, J. T. C. (Org.) ; PROSPERO, V. P. (Org.) ; SODRE, J. C. A.S (Org.) . Arquitetura e escrita: relatos do ofício. 1. ed. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2023. v. 1. 552p .
-
DEDECCA, PAULA . Um ano, um crítico, uma coluna: Jayme Maurício e a arquitetura no ?Itinerário das artes plásticas? (1958). In: PEIXOTO, Priscilla Alves; ORTIZ DOS SANTOS, Daniela; FIGUEIREDO, Rute; SILVA, Joana Mello de Carvalho e; PEIXOTO, Elane Ribeiro. (Org.). Crítica, Mídias e Memória (décadas 1930-1970) | Criticism, Media and Memory (1930's - 1970's). 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2024, v. 1, p. 1-.
-
DEDECCA, PAULA . A year, a critic, a column: Jayme Maurício and architecture in the ?itinerary of plastic arts? (1958). In: PEIXOTO, Priscilla Alves; ORTIZ DOS SANTOS, Daniela; FIGUEIREDO, Rute; SILVA, Joana Mello de Carvalho e; PEIXOTO, Elane Ribeiro. (Org.). Crítica, Mídias e Memória (décadas 1930-1970) | Criticism, Media and Memory (1930's - 1970's). 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2024, v. 1, p. 2-.
-
DEDECCA, P. G. . Densidade histórica: 80 anos do IABsp. In: CONTIER, Raquel Schenkman; SANTOS, Kaisa; PRÓSPERO, Victor. (Org.). IAB 80 anos. 1ed.São Paulo: IABsp, 2024, v. 1, p. 1-.
-
DEDECCA, P. ; DELECAVE, J. ; LIRA, J. T. C. ; PROSPERO, V. P. . Itinerário crítico. Entrevista com Otília Arantes. In: Lira, José; Contier, Felipe; Sodré, João; Delecave, Jonas; Chahin, Samira; Dedecca, Paula; Próspero, Victor.. (Org.). Arquitetura e Escrita. Relatos do ofício. 1ed.São Paulo: Romano Guerra, 2023, v. 1, p. 58-87.
-
CONTIER, F. ; DEDECCA, P. ; PROSPERO, V. P. . Deslocamentos da Crítica. Entrevista com Ruth Verde Zein. In: Lira, José; Contier, Felipe; Sodré, João; Delecave, Jonas; Chahin, Samira; Dedecca, Paula; Próspero, Victor.. (Org.). Arquitetura e Escrita. Relatos do ofício. 1ed.São Paulo: Romano Guerra, 2023, v. 1, p. 468-491.
-
CONTIER, F. ; CHAHIN, S. B. ; DEDECCA, P. ; DELECAVE, J. ; LIRA, J. T. C. ; SODRE, J. C. A.S ; PROSPERO, V. P. . Introdução. In: Lira, José; Contier, Felipe; Sodré, João; Delecave, Jonas; Chahin, Samira; Dedecca, Paula; Próspero, Victor.. (Org.). Arquitetura e Escrita. Relatos do ofício. 1ed.São Paulo: Romano Guerra, 2023, v. 1, p. 20-25.
-
CONTIER, F. ; DEDECCA, P. ; LIRA, J. T. C. ; SODRE, J. C. A.S . Entre o ensaio e a difusão. Entrevista com Abílio Guerra. In: Lira, José; Contier, Felipe; Sodré, João; Delecave, Jonas; Chahin, Samira; Dedecca, Paula; Próspero, Victor.. (Org.). Arquitetura e Escrita. Relatos do ofício. 1ed.São Paulo: Romano Guerra, 2023, v. 1, p. 492-519.
-
DEDECCA, P. ; DELECAVE, J. ; LIRA, J. T. C. ; SODRE, J. C. A.S . O cânone como construção. Entrevista com Jorge Francisco Liernur. In: Lira, José; Contier, Felipe; Sodré, João; Delecave, Jonas; Chahin, Samira; Dedecca, Paula; Próspero, Victor.. (Org.). Arquitetura e Escrita. Relatos do ofício. 1ed.São Paulo: Romano Guerra, 2023, v. 1, p. 270-291.
-
DEDECCA, PAULA ; DELECAVE, J. . História e engajamento. Entrevista com Fernando Luiz Lara. In: Lira, José; Contier, Felipe; Sodré, João; Delecave, Jonas; Chahin, Samira; Dedecca, Paula; Próspero, Victor.. (Org.). Arquitetura e Escrita. Relatos do ofício. 1ed.São Paulo: Romano Guerra, 2023, v. 1, p. 520-535.
-
DEDECCA, P. G. . A arquitetura empenhada entre disputas profissionais e eleições arquitetônicas. In: Margareth Ribas; Rodrigo Mendes. (Org.). Modernismos pra lá e pra cá. 1ed.Campo Grande: Ed. dos autores, 2022, v. , p. 66-73.
-
DEDECCA, P. G. ; SODRE, J. C. A.S . Cultura e política nas publicações dos estudantes da FAU-USP, 1950-1972. In: José Tavares Correia de Lira. (Org.). História e cultura estudantil: revistas na USP. 1ed.São Paulo: Edusp; CPC-USP, 2012, v. , p. 162-185.
-
FAGGIN, C. ; INVAMOTO, D. ; AVANCINI, G. ; DEDECCA, PAULA GORENSTEIN . Sobrado Coronel Esmédio. Projetos (Portal Vitruvius), São Paulo, 01 ago. 2013.
-
CHAHIN, S. B. ; DEDECCA, P. G. . A infraestrutura escolar distribuída entre instituições e redes profissionais (UIA, UNESCO, BIE, INEP, 1950-1958). In: V Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil, 2022, Guarulhos. V Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. v. 1. p. 121-136.
-
DEDECCA, P. G. . Operações transnacionais: Jorge Wilheim na Comissão de Urbanismo da UIA (1963-1967). In: IV Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil, 2019, Belo Horizonte. A formação do urbanismo e dos urbanistas no Brasil: ideias, práticas e instituições. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 2019. p. 179-192.
-
DEDECCA, P. G. . Aproximações, diferenciações e embates entre a produção do Rio de Janeiro e de São Paulo nas revistas de arquitetura (1945-1960). In: VIII Seminário Docomomo Brasil - Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e paradoxo das Artes, 2009, Rio de janeiro. Caderno de Resumos - VIII Seminário Docomomo Brasil - Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e paradoxo das Artes, 2009.
-
DEDECCA, P. ; PROSPERO, V. P. . Doutrinas, discursos e documentos: reflexões sobre a noção de território entre arquitetos e militares na ditadura brasileira (1964-1985). In: VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024, Rio de Janeiro. VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.
-
DEDECCA, P. . A Ditadura e a Acrópole (1964-1971): o ocaso da revista no regime autoritário. In: VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024, Rio de Janeiro. VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.
-
DEDECCA, P. G. ; OLIVEIRA, R. ; SCHENKMAN, R. ; CHAHIN, S. B. ; COSTA, J. B. ; DALMEIDA, C. H. . Acervos, métodos e abordagens da história na fronteira disciplinar. In: VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020, Brasília. Anais do IV Enanparq. Brasília, 2020. v. 3. p. 1-15.
-
DEDECCA, P. G. . Crítica paulista de arquitetura carioca : recepção e diferenciação da produção brasileira moderna nas revistas especializadas de SP (1945-1960). In: XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2006, São Paulo. Resumos São Paulo. São Paulo, 2006.
-
DEDECCA, P. ; FIAMMENGHI, J. ; LIRA, J. T. C. ; PROSPERO, V. P. ; PULHEZ, M. M. . Paisagem e Poder: Construções do Brasil na Ditadura. RUA. REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO , 2025.
-
DEDECCA, P. . Reflexões sobre a prática assalariada: pontos intermediários na dualidade liberdade e burocratização. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DEDECCA, P. . A Ditadura e a Acrópole (1964-1971): o ocaso da revista no regime autoritário. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DEDECCA, P. ; PROSPERO, V. P. . Doutrinas, discursos e documentos: reflexões sobre a noção de território entre arquitetos e militares na ditadura brasileira (1964-1985). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DEDECCA, P. . The Development Discourse Under Scrutiny: Brazilian Perspectives on the UIA and UNESCO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEDECCA, P. G. . O que é um arquiteto. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEDECCA, P. G. . Arquitetura empenhada entre disputas profissionais e eleições artísticas (IAB 1930-1950). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAHIN, S. B. ; DEDECCA, P. G. . A infraestrutura escolar distribuída entre instituições e redes profissionais (UIA, UNESCO, BIE, INEP, 1950-1958). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DEDECCA, P. G. . Um ano, um crítico, uma coluna: Jayme Maurício e a arquitetura no ?Itinerário das Artes Plásticas' (1958). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEDECCA, P. G. ; OLIVEIRA, R. ; CHAHIN, S. B. ; DALMEIDA, C. H. ; SCHENKMAN, R. ; COSTA, J. B. . Acervos, métodos e abordagens da história na fronteira disciplinar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DEDECCA, P. G. . Ícaro de Castro Mello - Perspectivas de pesquisa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEDECCA, P. G. . Operações transnacionais: Jorge Wilheim na Comissão de Urbanismo da UIA (1963-1967). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEDECCA, P. G. . O Lugar do IAB no desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEDECCA, P. G. . Arquitetura e engajamento: o IAB, o debate profissional e suas arenas transnacionais (1920-1970). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEDECCA, P. G. . Práticas profissionais em perspectiva. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEDECCA, P. G. . Redes e instituição. Considerações historiográficas a partir do IAB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DEDECCA, P. G. . Arquitetura e engajamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DEDECCA, P. G. . O lugar da história em revista (Acrópole, Habitat, Módulo, 1940-1970). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIRA, J. T. C. ; RABELO, C. D. N. ; SODRE, J. C. A.S ; DEDECCA, P. G. . Dos cánones modernos: génesis de la arquitectura brasileña en las revistas (Rio de Janeiro-São Paulo, 1930-1965). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DEDECCA, P. G. . Aproximações, diferenciações e embates entre a produção do Rio de Janeiro e de São Paulo nas revistas de arquitetura (1945-1965). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DEDECCA, P. G. . Arquitetura e identidades plurais no pós-guerra americano 2018 (Relatoria do I Seminário em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo).
-
DEDECCA, P. G. . Crítica Paulista de Arquitetura Carioca: recepção e diferenciação da produção Brasileira moderna nas revistas especializadas de São Paulo (1945-1960) 2006 (Iniciação Científica).
Outras produções
DEDECCA, P. . Comissão científica II Colóquio crítica, mídias, memória.. 2024.
DEDECCA, P. G. . Comissão científica V Seminário da Academia das Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa(AEAULP). 2023.
DEDECCA, P. G. . Comissão científica da XIV Jornada de Iniciação Científica. 2023.
DEDECCA, P. G. . Comissão científica da XIII Jornada de Iniciação Científica. 2021.
DEDECCA, P. G. . Comissão científica da XII Jornada de Iniciação Científica. 2020.
DEDECCA, P. G. . Comissão científica XI Jornada de Iniciação Científica. 2019.
CARVALHO, M. P. ; COSTA, S. S. F. ; CRUZ, J. A. B. ; DEDECCA, P. G. ; FIORAVANTE, E. ; LIRA, J. T. C. ; MARTINS, B. M. V. S. ; OKSMAN, S. . Memorial de solicitação de Tombamento do Edifício Sede do IAB-SP. 2013.
BAROSSI, A. C. ; SILVA, H. A. A. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Executivo de Restauro e ampliação do Complexo do Quartel Tabatinguera. 2017.
AVANCINI, G. ; FAGGIN, C. ; INVAMOTO, D. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Básico de Restauro e ampliação do Sobrado Coronel Esmédio. 2015.
RIOS, M. ; FERREIRA, P. E. ; NOTO, F. ; BAROSSI, A. C. ; AVANCINI, G. ; ZOLA, J. ; SOUZA, M. A. ; BOARI, F. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Executivo de Arquitetura CEU Parque Novo Mundo. 2014.
AVANCINI, G. ; BAROSSI, A. C. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Executivo Escola Estadual Parque das Nações. 2012.
AVANCINI, G. ; BAROSSI, A. C. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Básico Escola Estadual Parque Cocaia. 2009.
BAROSSI, A. C. ; NAKAMURA, M. S. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Básico de Urbanização de assentamento precário Núcleo Santo Onofre. 2008.
NAKAMURA, M. S. ; BAROSSI, A. C. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Executivo Completo de Estação de Transbordo de Lixo. 2008.
BAROSSI, A. C. ; NAKAMURA, M. S. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Básico para Ginásio de Sumô e acesso a Estádio de Beisebol do Parque Municipal Brasil-Japão. 2008.
BAROSSI, A. C. ; NAKAMURA, M. S. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Executivo Completo Teatro Ponte Alta. 2007.
BAROSSI, A. C. ; NAKAMURA, M. S. ; DEDECCA, P. G. . Projeto Básico Escola Estadual Jardim Marajoara. 2006.
DEDECCA, PAULA . Arquiteto Sérgio Ferro é homenageado em exposição no MAC, em São Paulo. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
DEDECCA, PAULA . Grandes obras da ditadura são exemplo da 'modernização autoritária', analisam curadoras de exposição. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DEDECCA, PAULA ; PROSPERO, V. P. . Como a ditadura militar produziu violência com cidades de ferro e concreto. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DEDECCA, P. ; PROSPERO, V. P. . Era das máquinas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DEDECCA, P. G. ; LIRA, J. T. C. . Livro faz panorama da arquitetura dos últimos 70 anos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SODRE, J. C. A.S ; LIRA, J. T. C. ; TAVARES, A. ; MOTA, A. ; SEVILLANO, D. C. ; DEDECCA, P. G. . Exposição Itinerante - Revistas Estudantis na USP. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DEDECCA, PAULA ; PROSPERO, V. P. ; FIAMMENGHI, J. ; PULHEZ, M. M. . Paisagem e poder: construções do Brasil na ditadura. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2014
Prêmio do Concurso Nacional Ensaios Urbanos: desenhos para o zoneamento de São Paulo - Categoria 01, Prefeitura Municipal de São Paulo.
2012
Primeiro prêmio no concurso de propostas para projetos de intervenção e restauro em imóveis tombados pelo CONDEPHAAT ? Sobrado Coronel Esmédio em Porto Feliz, Secretaria de Estado da Cultura.
2004
Finalista Brasileiro do Concurso Estudantil (Com Lucas Girard, Luiz Ricardo Florence, Mariana Vilela, Marina Acayaba), UIA (União Internacional dos Arquitetos).
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2025
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Fundamentos Teoricos da Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa
-
02/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Urbanismo I - Bairros, Arquitetura Contemporânea e Crítica
-
02/2025
Ensino, Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, seminário avançado de pesquisa, teoria e crítica da arquitetura moderna e contemporânea
2023 - 2024
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da sequência de história, Carga horária: 4
2019 - 2024
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2019 - 12/2024
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Técnica, Teoria e Crítica da Arquitetura e do Paisagismo VII, História da Técnica, Teoria e Crítica da Arquitetura e do Paisagismo VIII.
-
01/2019 - 12/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Associação Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa
-
01/2012 - 12/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenação da sequência de história.
2019 - 2020
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e RegionaisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária executiva, Carga horária: 20
2014 - 2018
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Doutoranda no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira. Área de Concentração: História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo
2014 - 2014
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio em Monitoria no Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - PAE na disciplina AUH 533 ? Fundamentos à Crítica de Arquitetura e Urbanismo, sob a supervisão do Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira, junto ao Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
2009 - 2012
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
Mestranda no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira. Área de Concentração: História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo
Atividades
-
03/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.,Linhas de pesquisa
2013 - 2013
Universidade Católica de SantosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto do Objeto 01
2011 - 2011
aa arquitetos associadosVínculo: sócia-diretora com afastamento, Enquadramento Funcional: arquiteta, Carga horária: 0
2009 - 2011
Barossi Nakamura ArquitetosVínculo: sócia diretora com afastamento, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 0
2007 - 2009
Barossi Nakamura ArquitetosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paula Gorenstein Dedecca e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?