Maria Aldejane Lopes Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-Urca, no ano de 2017. Especialização em Geografia e Meio ambiente pela mesma IES. Especialização em Docência e Gestão da Educação Básica. Foi bolsista no programa de bolsas de iniciação científica, tecnológica, artístico-cultural, do PIBIC/CNPq, do período de agosto de 2013 a julho de 2015, com o projeto intitulado: "Metropolização e Reestruturação Socioespacial Urbana no Cariri Cearense: o papel e importância dos estabelecimentos públicos de ensino superior no Crajubar/Ce". O aludido projeto foi orientado pelo professor Ivan da Silva Queiroz. Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Informações coletadas do Lattes em 23/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2022 - 2022

Faculdade Unyleya
Título: DOCÊNCIA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Especialização em GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE

2017 - 2018

Universidade Regional do Cariri
Título: SISTEMA AGROFLORESTAL NO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA: UMA INICIATIVA PROMISSORA NO CARIRI CEARENSE
Orientador: ANA ROBERTA DUARTE PIANCÓ

Graduação em Geografia

2012 - 2016

Universidade Regional do Cariri

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

EEM Padre Luís Filgueiras

Formação complementar

2019 - 2021

SECRETARIADO ESCOLAR. (Carga horária: 420h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2019 - 2021

SECRETARIADO ESCOLAR. , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2020 - 2020

o Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Literatura Cearense. (Carga horária: 140h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Geografia,. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Justiça e Diálogo Social. (Carga horária: 140h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2020 - 2020

Formação de mediadores de educação para o patrimonio. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2019 - 2020

Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. (Carga horária: 140h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2019 - 2019

curso Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

MOVIMENTO VIDAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2019 - 2019

CURSO NORMAS DA ABNT APLICADAS A TRABALHOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO PLÁCIDO CASTELO, IPC, Brasil.

2019 - 2019

Mediadores de leitura. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2019 - 2019

Base da Liderança. (Carga horária: 50h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

REDAÇÃO OFICIAL. (Carga horária: 20h). , FUNDACAO ESCOLA DE GESTAO PUBLICA FUGESP, FEGPF_PPROV, Brasil.

2019 - 2019

Elaboração de Projetos Sociais. (Carga horária: 20h). , FUNDACAO ESCOLA DE GESTAO PUBLICA FUGESP, FEGPF_PPROV, Brasil.

2019 - 2019

FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2018 - 2018

Justiça na Sala de Aula. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2018 - 2018

Quadrinhos em Sala de aula: estratégias, instrumentos e aplicações.. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2018 - 2018

LIBRAS. (Carga horária: 200h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2018 - 2018

LIBRAS. (Carga horária: 200h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2016 - 2016

Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

AE Aprendendo a Empreender. (Carga horária: 16h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2015 - 2015

Venture Capital para Empreendedores. (Carga horária: 40h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Organização de eventos

SILVA, M. A. L. . A Importância de uma Alimentação Saudável. 2015. (Outro).

Participação em eventos

Semana Nacional de Ciência e tecnologia. 2016. (Outra).

Conhecendo o Solo.Conhecendo o solo. 2015. (Oficina).

I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região do Cariri Cearense e XVIII Semana de Iniciação Científica da URCA. 2015. (Outra).

I Workshop sobre Produtivismo Acadêmico e Ética em Pesquisa. 2015. (Outra).

Drogas. Drogas. 2014. (Exposição).

Semana do Meio Ambiente, preservação, conservação e Sustentabilidade: cuidar é r é preciso. 2014. (Outra).

I Seminário de Gênero e Sexualidade. 2013. (Seminário).

Seminários Gerais de Geografia. 2013. (Seminário).

SINECGEO. 2013. (Simpósio).

XVI Semana de Iniciação Científica. METROPOLIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO SOCIOESPACIAL URBANA NO CARIRI CEARENSE: O PAPEL E IMPORTÂNCIA DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE ENSINO SUPERIOR NO CRAJUBAR/CE.. 2013. (Exposição).

A distpopia na Literatura e Cinema. 2012. (Outra).

Ciclo de Debates Sociedade na Mesa. 2012. (Outra).

Encontro Estadual de Estudantes de Geografia. 2012. (Encontro).

Minicurso O Meio Ambiente. 2012. (Outra).

Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luis Gonzaga o Rei do Baião. 2012. (Exposição).

Seminários Gerais de Geografia. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. . A CONSTRUÇÃO DOS GÊNEROS NA EEFM PADRE LUÍS FILGUEIRAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NO ANO DE 2017. In: XX Semana de Iniciação Científica da URCA, 2017, crato. XX Semana de Iniciação Científica da URCA, 2017.

  • SILVA, M. A. L. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO/RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. In: II Semana Universitária da URCA / IV Encontro do PIBID/URCA., 2016, crato. II Semana Universitária da URCA / IV Encontro do PIBID/URCA,, 2016.

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . A CHAPADA DO ARARIPE E O PATRIMÔNIO NATURAL: AÇÕES EDUCACIONAIS NO CARIRI CEARENSE. In: I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região do Cariri Cearense e XVIII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2015, Crato. I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região do Cariri Cearense e XVIII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2015.

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. ; PIANCO, A. R. D. . AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA FAZENDA BÁLSAMO, SANTANA DO CARIRI-CE. In: I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região do Cariri Cearense e XVIII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2015, Crato. I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região do Cariri Cearense e XVIII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2015.

  • SILVA, M. A. L. ; QUEIROZ, I. S. . A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO CRAJUBAR/CE E SEUS REFLEXOS NA DINÂMICA SOCIOESPACIAL URBANA E REGIONAL. In: XVII Semana de Iniciação Científica, 2014, Crato. XVII Semana de Iniciação Científica, 2014.

  • SILVA, M. A. L. ; QUEIROZ, I. S. . METROPOLIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO SOCIOESPACIAL URBANA NO CARIRI CEARENSE: O PAPEL E IMPORTÂNCIA DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE ENSINO SUPERIOR NO CRAJUBAR/CE. In: XVI Semana de Iniciação Científica e II Semana de Extensão, 2013, Crato. METROPOLIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO SOCIOESPACIAL URBANA NO CARIRI CEARENSE: O PAPEL E IMPORTÂNCIA DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE ENSINO SUPERIOR NO CRAJUBAR/CE, 2013.

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-CE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . ? VIVÊNCIAS NA EEMTI PADRE LUÍS FILGUEIRAS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) EM 2017?,. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. . A CURIOSIDADE DESPERTOU E A CRIATIVIDADE AFLOROU: INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO FRENTE AO ?NOVO? ENSINO MÉDIO NA EEMTI PADRE LUIS FILGUEIRAS, NOVA OLINDA-CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA SANTANENSE A PARTIR DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO MUSEU DE PALEONTOLOGIA (1985-2016). 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . ENSINO DE HISTÓRIA FACE AO NOVO ENSINO MÉDIO EM NOVA OLINDA-CE: PERSPECTIVAS DOCENTES EM 2022. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . ?A DISCIPLINA DE HISTÓRIA E O NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO EM NOVA OLINDA-CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. . REFLEXÕES SOBRE A AGROECOLOGIA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PADRE LUÍS FILGUEIRAS NO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA-CE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . NARRATIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA EDUCAÇÃO NO REGIME DE ENSINO NÃO-PRESENCIAL DOS EDUCANDOS NA EEEP WELLINGTON BELÉM DE FIGUEIREDO, NO ANO DE 2020, EM NOVA OLINDA-CE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. . AGROFLORESTA NO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA: UMA INICIATIVA PROMISSORA NO CARIRI CEARENSE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. . A CONSTRUÇÃO DOS GÊNEROS NA EEFM PADRE LUÍS FILGUEIRAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NO ANO DE 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. . REFLEXÕES ACERCA DA AGROECOLOGIA COMO CONTEÚDO DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; ANTONIA CARLOS DA SILVA . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO/RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. ; PIANCO, A. R. D. . A Emergência de uma Agricultura Sustentável na Fazenda Bálsamo no Município de Santana do Cariri-Ce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. ; PIANCO, A. R. D. . Agricultura Sustentável: reflexões sobre as práticas agrícolas na fazenda Bálsamo, Santana do Carir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; MACARIO, E. R. . CHAPADA DO ARARIPE E O PATRIMÔNIO NATURAL: AÇÕES EDUCACIONAIS NO CARIRI CEARENSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; QUEIROZ, I. S. . A expansão do Ensino Superior Público no Crajubar/Ce e seus Reflexos na Dinâmica Socioespacial Urbana e Regional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. L. ; QUEIROZ, I. S. . Metropolização e Reestruturação Socioespacia Urbana no Cariri Cearense: o papel e importância dos Estabelecimentos Públicos de Ensino Superior no Crajubar/Cel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, M. A. L. . LUDICIZANDO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2019.

SILVA, M. A. L. . Apostila sobre solos para o Ensino Médio: conhecendo o solo. 2014.

MACARIO, E. R. ; SILVA, M. A. L. . Museu de Paleontologia: Retratos e visões do meu patrimônio local. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. L. . HORTA CONSCIENTE, GERANDO RENDA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. L. . A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. L. . CONHECENDO O SOLO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. L. . DIGA NÃO ÀS DROGAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2016

Aprovação em concurso Público, Grconsultoria.

2015

Aprovação em concurso Público, Consulpam.