João Manoel de Vasconcelos Filho
possui graduação (Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em gestão territorial pela Universidade Federal da Paraíba (1997), graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, sob a orientação da Profa. Dra. Eduarda Marques da Costa. Atualmente é professor adjunto A, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, contradições urbanas, segregação espacial, paisagem, direito à moradia, renda da terra e ocupação urbana. Territórios e territorialidades. Relações de poder, dentre outras temáticas.
Informações coletadas do Lattes em 19/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2010 - 2013
Universidade Federal de Uberlândia
Título: O Direito à Moradia e o discurso de implantação de políticas públicas habitacionais na perspectiva de construção de cidades saudáveis e democráticas: Reflexões sobre Araguaína - TO
Beatriz Ribeiro Soares. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Direito à moradia, Políticas Públicas, Estado.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Geografia
2000 - 2003
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A produção e reprodução do espaço urbano no litoral norte de João Pessoa: a atuação dos agentes imobiliários, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Beatriz Maria Soares Pontes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Especialização em Especialização em geografia e gestão territorial
1996 - 1997
Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2010
Conflitos na América do Sul. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
Organização de eventos
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. . I SEMANA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outro).
VASCONCELOS FILHO, J. M. . I SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA: O ensino de Geografia e as políticas neoliberais. 2007. (Outro).
VASCONCELOS FILHO, J. M. . COMISSÃO DE LOGÍSTICA DA I SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA: O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS. 2007. (Outro).
VASCONCELOS FILHO, J. M. . VIII ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS. 2006. (Congresso).
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LOPES, Alberto Pereira. ; GUEDES, Luciano da Silva . VI ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS. 2004. (Outro).
Participação em eventos
XXVI ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE.Reflexões e contribuições geográficas sobre o planejamento urbano e suas relações com a questão habitacional. 2021. (Encontro).
XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina.POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DO TERRITÓRIO: EM PAUTA AS CONTRADIÇÕES/NEGAÇÃO DO DIREITO À MORADIA ADEQUADA EM CAICÓ-RN, BRASIL.. 2019. (Encontro).
XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA.DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL/ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM CAICÓ-RN. 2017. (Simpósio).
Primer Encuentro ?El rol de La Extensión em La Universidad Pública?. Realizado no período de 22 a 29 de setembro de 2016, pela Facultad de Ciencias Humanas de La UNICEN ? Universidad Nacional Del centro de La Provincia de Buenos Aires. Tandil, Argentina.Resultados preliminares do programa de extensão SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO URBANO NAS CIDADES DE PORTE MÉDIO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR (REGIÃO DO SERIDÓ). 2016. (Encontro).
XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA:Perspectivas e Abordagens da Geografia Urbana no Século XXI.?A PRODUÇÃO/CONTRADIÇÕES DA CIDADE E O CONTEXTO URBANO-REGIONAL: ABORDAGENS SOBRE ARAGUAÍNA-TO?. 2015. (Simpósio).
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos - CBG: a AGB e a Geografia Brasileira no contexto das lutas sociais frentes aos projetos hegemônicos. DIGNIDADE E ESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO BAIRRO DE MÃE LUÍZA EM NATAL-RN. 2014. (Congresso).
XXII ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.As atuais formas-conteúdo de apoio ao agronegócio e suas espacialidades na cidade de Araguaína-TO. 2014. (Encontro).
COLÓQUIO INTERNACIONAL: "PORTUGAL ENTRE DESASSOSSEGOS E DESAFIOS". 2011. (Outra).
Estratégias de base territorial no Luxemburgo. 2011. (Outra).
1° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DE CIDADES SAUDÁVEIS.A insustentabilidade social nas cidades: um debate a partir da negação ao direito à moradia adequada como pressuposto do direito humano à construção de cidades mais saudáveis: em foco a cidade de Araguaína-TO. 2010. (Simpósio).
Jornada MOPT. "Conflitos e Políticas Territoriais: uma abordagem integrada aos processos de urbanização" pr. 2010. (Outra).
V CICLO DE DEBATES - GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS. 2010. (Outra).
XI COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA: La planificación territorial y el urbanismo desde el diálogo y la participación.O processo histórico da produção da estrutura fundiária urbana no litoral norte de João Pessoa e sua importância para a compreensão da segregação socioespacial. 2010. (Outra).
I FÓRUM CIENTÍFICO: A produção do conhecimento no Norte do Brasil.Vias públicas, transportes e monopólio. 2009. (Outra).
IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Neoliberalismo e lutas sociais: perspectivas para as políticas públicas.A segregação sócio-espacial e a luta pelo direito à moradia: em foco o setor Monte Sinai em Araguaína -TO. 2009. (Outra).
VIII ENCONTRO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS, "Lugar-Mundo: Pervesidades e Solidariedades".A produção dos espaços da globalização no Tocantins. 2009. (Encontro).
Ciclo de Palestras "Cinema e Direitos Humanos: para que não esqueçamos da liberdade.Cinema e Direitos Humanos: para que não esqueçamos da liberdade. 2008. (Outra).
I SEMANA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.O DIREITO À MORADIA E SUAS RELAÇÕES COM OS DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DA CIDADE CONTEMPORÂNEA. 2008. (Outra).
VII CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outra).
1ª SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA: O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS.O ensino de Geografia e a extensão universitária: em foco a experiência do Grupo de Estudos e Oficinas em Educação Cidadania e Direitos Humanos. 2007. (Outra).
I SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA: O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS.EM DEBATE A REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS(REUNI) E O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO(PPC). 2007. (Outra).
I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIONAL NORTE.Oficina de coleta, análise e tabulação de dados de crimes contra o patrimônio na cidade de Araguaína. 2007. (Seminário).
VIII ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS.Os grandes projetos no Tocantins. 2006. (Encontro).
VIII ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS.Grandes Projetos no Tocantins. 2006. (Encontro).
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL CIDADES MÉDIAS: DINÂMICA ECONÔMICA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO. 2005. (Simpósio).
IX EREGEO - ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA/ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS.Espaço de diálogo sobre Estudos Urbanos. 2005. (Encontro).
IX EREGEO - ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA/ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS.Espaço de diálogo sobre o Ensino de Geografia. 2005. (Encontro).
I CICLO DE PALESTRAS DE LÍNGUA E LITERATURA.O espaço de lazer como forma de expressão cultural. 2004. (Seminário).
I CICLO INTEGRADO DE PALESTRAS UNIVERSITÁRIAS: PROPONDO NOVOS CAMINHOS.A importância da preservação do patrimônio histórico da cidade. 2004. (Seminário).
VI ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS. 2004. (Encontro).
I SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA DE ARAGUAÍNA: CRESCIMENTO URBANO E IMPLICAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS: ENFOQUES SOBRE ARAGUAÍNA.Os novos imperativos para a compreensão da expansão urbana da cidade. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
Oliveira Salvador, Diego S. C.;VASCONCELOS FILHO, J. M.. Feira e fluxos: a dinâmica urbana e regional de Delmiro Gouveia /AL, no atual estágio da globalização. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; MAIA, D. S.; MORAIS, I. R. D.; FARIAS, P. S. C.. ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DINÂMICA SOCIOESPACIAL DE CAICÓ-RN. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; LOPES, Alberto Pereira.. Os conflitos fundiários em São Geraldo do Araguaia: desafios e resitências dos posseiros. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Regional e Urban) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
LOPES, Alberto Pereira.;VASCONCELOS FILHO, J. M.; MACEDO, R. P.. Migração e crescimento urbano em São Geraldo do Araguaia-PA: o caso do bairro Novo Horizonte. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Regional e Urban) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
SOUSA, Selma Miranda;VASCONCELOS FILHO, J. M.. O processo de ocupação as margens do ribeirão Brejo-Feio em Luzinópolis-TO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
LIMA, Fátima Maria de.;VASCONCELOS FILHO, J. M.. Adolescência em conflito com a lei: estudo sobre a unidade de semi-liberdade da cidade de Araguaína-TO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
LIMA, Fátima Maria de.;VASCONCELOS FILHO, J. M.. Unidade de tratamento penal "Barra da Grota": a caracterização do ambiente prisional numa perspectiva histórico-espacial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; RODRIGUES, Jean Carlos. O transporte coletivo urbano no Brasil com ênfase na cidade de Curitiba (PR). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; RODRIGUES, Jean Carlos. A feirinha no contexto sócioeconômico e cultural em Araguaína. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; RODRIGUES, Jean Carlos. Questão Política e Social em Serra Pelada, município de Curionópolis (PA). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; RODRIGUES, Jean Carlos. Uma avaliação sobre as condições ambientais do Lago Azul - Araguaína (TO). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Pereira, Aires José.. Algumas considerações sobre a formação do setor Monte Sinai na cidade de Araguaína - TO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
LIMA, Fátima Maria de.;VASCONCELOS FILHO, J. M.. Os sistemas informacionais: suas relações de poder e dominação em Araguaína - TO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; LIMA, Fátima Maria de.. A violência no trânsito: Porque o trânsito de Araguaína é tão violento?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
GASPAR, J. G.;VASCONCELOS FILHO, J. M.. Cidade efêmera: uma análise sobre o município de Curionopólis - PA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Souza, Evandro Frois de.. Os diferentes usos e política públicas aplicadas nas praças das Bandeiras e São Luís Orione em Araguaína-TO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
ARAÚJO, Amarildo Silva;VASCONCELOS FILHO, J. M.. O modelo de expansão da área territorial urbana de Araguaína: as descontinuidades e a estratégia da escassez da terra urbana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Oliveira, Márcia Regina de. A escassez da infra-estrutura urbana, como gerador de áreas de riscos na cidade de Araguaína-TO: o caso das fossas sépticas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; VIANA, Christiano Sousa. Expansão desordenada e suas implicações no trânsito urbano da cidade de Araguaína. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Pereira, Aires José.. O Processo histórico de ocupação do Setor Palmas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; LIMA, Fátima Maria de.. A prostituição infanto-juvenil em Colinas do Tocantins - TO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Pereira, Aires José.. Uma discussão sobre a importância da Avenida Cônego João Lima para a cidade de Araguaína - TO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Pereira, Aires José.. Bezerra.A segregação sócio-espacial no Setor Coimbra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; GASPAR, J. G.. A transformação da Paisagem e as novas frentes de expansão urbana: o caso do surgimento do Conjunto Residencial Jardim das Flores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; FIRMINO, Eugênio Pacceli.. Reorganizando a nação: imagens e contradições do Brasil no projeto de (re)divisão territorial nacional.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Tocantins.
LIMA, Fátima Maria de.;VASCONCELOS FILHO, J. M.. A prática de atos infracionais por adolescentes pobres em Araguaína - TO de 2004 a 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; LOPES, Alberto Pereira.. Educação e exclusão social no ensino superior público em Araguaína - TO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; Pereira, Aires José.; RODRIGUES, Jean Carlos. Seleção simplificada para professor substituto. 2009. Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; RODRIGUES, Jean Carlos; MEDEIROS, Thereza Christina Costa. Concurso público para auxiliar de ensino, Professor Assistente e Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; ALMEIDA, Jeane Alves de.. Seleção Simplificada para as àreas de coordenado pedagógico, coordenador de pólo, professor formador, professor pesquisador e professor tutor.. 2008. Fundação Universidade Federal do Tocantins.
Pereira, Aires José.;VASCONCELOS FILHO, J. M.; RIBEIRO, Julio Cezar. Seleção simplificada para Professor Substituto. 2007. Fundação Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; GASPAR, J. G.. Concurso para professor assistente de geografia do turismo. 2005. Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; GASPAR, J. G.; Pereira, Aires José.. Concurso para professores substitutos. 2005. Universidade Federal do Tocantins.
VASCONCELOS FILHO, J. M.; GASPAR, J. G.; LOPES, Alberto Pereira.. Seleção Simplificada para professores substitutos. 2005. Universidade Federal do Tocantins.
Orientou
A PANDEMIA DA COVID 19 E SEUS IMPACTOS NA RELAÇÃO GLOBAL/LOCAL SOBRE AS ESTRUTURAS DE SERVIÇO DE SAÚDE EM CAICÓ-RN; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
REDES URBANAS E SAÚDE: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DA REDE HOSPITALAR DE CAÍCO -RN E A INFLUÊNCIA EXERCIDA EM SUA REGIÃO IMEDIATA; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
ESTUDOS DA DINÂMICA SOCIOESPACIAL DE CAICÓ - RN A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA SOCIAL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
A espacialização/variação do preço dos imóveis em Caicó e seus impactos no tocante ao direito à moradia e a qualidade da infraestrutura encontrada nas diversas regiões da cidade; ; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRODUÇÃO DA MORADIA ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E O CUMPRIMENTO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL: COMO A CIDADE DE CAICÓ- RN TEM ENFRENTADO ESSA QUESTÃO?; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
ENTRE O DIREITO E A NEGAÇÃO À MORADIA: ANÁLISES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA SOCIAL EM CAICÓ; 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO URBANO DO MUNICIPIO DE SANTA FÉ DO ARAGUAIA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Regional e Urban) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Ocupação Espacial de Palmas - Tocantins; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Regional e Urban) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA A PARTIR DO SURGIMENTO DO LOTEAMENTO SERROTE BRANCO EM CAICÓ-RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
REFLEXÕES SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO EM MOSSORÓ/RN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
As formas de uso e apropriação dos espaços públicos: Análises e discussões sobre a área central da cidade de Caicó-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O turismo comunitário como alternativa de renda ao moradores da serra de João do Vale no município de Jucurutu-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A necessidade de implantação da Lei de Bairros para planejamento e ordenamento da Zona Norte de Caicó RN; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O desenvolvimento econômico do povoado Currais Novos, localizado no município de Jardim do Seridó - RN, como destaque para a indústria de vestimentas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A feira livre de Caicó - RN: um cenário de tradição e reistências às novas estrururas comerciais modernas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Segregação urbana e o reflexo das desigualdades sociais: um estudo sobre o bairro João XXIII na cidade de Caicó - RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A produção e reprodução do espaço urbano de Araguaína-TO na perspectiva do comércio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A necessidade da preservação da história de Araguaína (TO); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O processo de ocupação desordenada as margens do córrego Neblina na cidade de Araguaína-TO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O processo de ocupação às margens do Ribeirão Brejo-Feio em Luzinópolis-TO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A mobilidade urbana em debate: uma análise dos problemas enfrentados pelos usuários dos transportes coletivos urbanos na cidade de Araguaína - TO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A expansão desordenada da área territorial urbana de Araguaína: uma análise da questão fundiária no Setor Alto Bonito; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O elevado preço dos imóveis residenciais destinados a locação em Araguaína - TO: o bairro São João como estudo de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A qualidade das vias urbanas de Araguaína - TO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Um estudo sobre as reais condições do couro bovino e seu processo de industrialização na cidade de Araguaína - TO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Uma abordagem sobre a poluição sonora praticada por veículos automotivos na cidade de Araguaína - TO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Um estudo sobre a urbanidade na unidade de tratamento penal "Barra da Grota" em Araguaína-TO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A evolução urbana de Araguaína; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
As relações socio-espaciais a partir da categoria lugar: um estudo sobre a cidade de Paraíso do Tocantins; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O processo de crescimento urbano do setor São Miguel e as carências de infra-estrutura urbana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A valorização e mudanças no uso do solo urbano no município de Araguaína - TO no período de 1995 a 2005; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A escassez de infra-estrutura urbana, como gerador de áreas de riscos na cidade de Araguaína - TO: o caso das fossas sépticas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Os diferentes usos e políticas públicas aplicadas nas praças das Bandeiras e São Luis Orione em Araguaína - TO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
O modelo de expansão da área territorial urbana de Araguaína: as descontinuidades e a estratégia da escassez da terra urbana; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Expansão desordenada e suas implicações no trânsito urbano de Araguaína; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A construção e desconstrução de territórios às margens da BR-153 no município de Araguaína - TO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A expansão das periferias como testemunho de um crescimento urbano desordenado: um estudo sobre o Setor Cimba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Os espaços de exclusão da cidade de Araguaína: um estudo da realidade urbana do setor Raizal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
A transformação da paisagem e as novas frentes de expansão urbana: o caso do surgimento do Conjunto residencial Jardim das Flores; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Educação e Exclusão social no ensino superior público em Araguaína - TO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRODUÇÃO DA MORADIA ? ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E O CUMPRIMENTO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL: COMO A CIDADE DE CAICÓ- RN TEM ENFRENTADO ESSA QUESTÃO?; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRODUÇÃO DA MORADIA ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E O CUMPRIMENTO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL: COMO A CIDADE DE CAICÓ- RN TEM ENFRENTADO ESSA QUESTÃO?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Joao Manoel de Vasconcelos Filho;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, DIEGO GOMES SANTOS GOMES ; VASCONCELOS FILHO, JOÃO MANOEL DE . DINÂMICA ECONÔMICA DO BAIRRO BARRA NOVA EM CAICÓ-RN E A TENDÊNCIA À FORMAÇÃO DE UMA SUBCENTRALIDADE. Revista GeoSertões , v. 6, p. 83-100, 2022.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO ATOR ATIVO, CONSCIENTE E CRÍTICO PARA A COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS QUE FREQUENTAM E HABITAM. REVISTA GEOSERTÕES , v. 5, p. 40-57, 2020.
-
MEDEIROS, R. V. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . A POLÍTICA PÚBLICA DE CONSTRUÇÃO DE MORADIAS SOCIAIS: UMA TENTATIVA DO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA URBANA EM CAICÓ-RN. REVISTA GEOSERTÕES , v. 4, p. 10-26, 2019.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA URBANA NO LITORAL NORTE DE JOÃO PESSOA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL. REVISTA GEOCONEXÕES , v. 1, p. 17-32, 2017.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . A IMPORTÂNCIA DA ÁREA CENTRAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO E ANÁLISE DA CIDADE: EM DISCUSSÃO O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL. REVISTA GEOSERTÕES , v. 1, p. 74-89, 2016.
-
SILVA, Monique Hellen de Souza ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSES SOCIAIS NA CIDADE DE CAICÓ - RN: UM CAMINHO PARA DEMOCRATIZAR O USO DO SOLO URBANO. REVISTA FORMAÇÃO ON LINE , v. 3, p. 50-73, 2016.
-
Reges S. S. Dias ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . As atuais formas-conteúdo de apoio ao agronegócio e suas espacialidades na cidade de Araguaína - TO. Caminhos de Geografia (UFU) , v. 16, p. 176-191, 2015.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, GERSON GOMES DO . A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN: UM PROCESSO AINDA EM CURSO. GEOCONEXÕES , v. 1, p. 16-27, 2015.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Análises e discussões sobre o direito à moradia adequada no Brasil: em foco a cidade de Araguaína ? TO. Revista de Direito da Cidade , v. 7, p. 1645, 2015.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . ?OS HOMELESS E/OU POPULAÇÃO DE RUA: A MOLDURA DA MISÉRIA EM NATAL - RN?. Revista do Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e pesquisa em Geografia , v. 1, p. 1, 2012.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; SOARES, Beatriz Ribeiro . Os conflitos e as contradições na aquisição da moradia social nos enclaves de pobreza urbana no Brasil: uma análise sobre a cidade de Araguaína-TO. Revista Geográfica de América Central , v. 1, p. 1-14, 2011.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; RODRIGUES, Jean Carlos . Geografia do Tocantins: entre o urbano e o regional. 1. ed. Palmas - TO: NAGÔ EDITORA, 2010. v. 1. 140p .
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . CADERNO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA POLÍTICA. Goiânia: Grafset, 2008. v. 1. 94p .
-
FARIAS, P. S. C. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . A formação continuada de docentes para a alfabetização cartográfica de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Rita de Cássia Grecco dos Santos; Sergio Ricardo Pereira Cardoso; Edison Macedo (organizadores. (Org.). Formação de professores em tempo de pandemia. 1ed.São Paulo: Pragmatha, 2021, v. 4, p. 347-373.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Diagnóstico e análise das zonas especiais de interesse social/assentamentos precários em Caicó-RN. In: Fabiane dos Santos. (Org.). ESPAÇO URBANO. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 1, p. 39-48.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Avaliação da política de moradia social em Araguaína segundo os parâmetros do direito à moradia adequada estabelecidos pela ONU. In: Aires Jose Pereira; Marivaldo Cavalcante da Silva. (Org.). Perspectiva e Novos olhares sobre a formação territorial do Espaço Geográfico. 1ed.Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2016, v. 1, p. 1-258.
-
ALENCAR. Sonia Maria Batista. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . As disfunções Urbanas sob o olhar da problemática Sócio-Ambiental: um olhar sobre Araguaína-TO. In: Carlos Augusto Machado; Airton Sieben. (Org.). Desenvolvimento Regional e Urbano. 1ed.Goiânia: Kelps, 2011, v. 1, p. 1-344.
-
Souza, Evandro Frois de. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . A contribuição do ensino de Geografia na construção da consciência ambiental. In: Carlos Augusto Machado; Airton Sieben. (Org.). Desenvolvimento Regional e Urbano. 1ed.Goiânia: Kelps, 2011, v. 1, p. 13-23.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Globalização, desterritorialização do Estado e o aumento da pobreza urbana. In: VALENÇA, Márcio Moraes.. (Org.). Globalização e Marginalidade: Desenvolvimento na teoria e na prática. Natal - RN: EDUFRN, 2008, v. 1, p. -.
-
GASPAR, J. G. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . Urbanização e Impactos Ambientais. In: SILVA, Norma Lucia da. , CASTRO, José Gerley Diaz. , CASTILHO, Mariana W. V. de.. (Org.). Estudos Multidisciplinares para a Educação Ambiental: O Tocantins em destaque. 1ed.Goiânia - GO: Editora Kelps, 2008, v. 1, p. 1-196.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . A experiência da produção de uma geografia política a partir da pedagogia de projetos. In: Norma Lúcia da Silva. (Org.). CONSTRUINDO SABERES: O ensino por projetos nas licenciaturas - experiências docentes. Goiânia: Grafset, 2008, v. 1, p. 1-188.
-
Souza, Evandro Frois de. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . A apropriação dos espaços públicos pelo comércio formal e informal: o caso das praças das Bandeiras e São Luiz Orione em Araguaína - TO. In: Aires José Pereira; Roberto de Sousa Santos. (Org.). ENSAIOS DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO/DO TOCANTINS. Goiânia - GO: Kelps, 2008, v. 1, p. 1-120.
-
ALBUQUERQUE, Marlucy Souza ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . A construção e desconstrução dos territórios da prostituição às margens da BR-153, na cidade de Araguaína - TO. In: Aires José Pereira; Roberto de Sousa Santos. (Org.). ENSAIOS DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO/DO TOCANTINS. Goiânia - GO: Kelps, 2008, v. 1, p. 1-120.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. . As áreas de exclusão social social e os focos de violência urbana na cidade de Araguaína - TO. In: Aires José Pereira; Roberto de Sousa San tos. (Org.). ENSAIOS DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO/DO TOCANTINS. Goiânia - GO: Kelps, 2008, v. 1, p. 1-120.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Paisagem Litorânea - do medo e repulsa à atratividade: novos usos, novos valores.. In: Aires José Pereira; Roberto de Souza Santos. (Org.). Ensaios geográficos e educação. 1ªed.Rondonópolis: Gráfica Editora União, 2005, v. 1, p. 01-145.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICA PÚBLICAS: Neoliberalismo e lutas sociais: perspectivas para as políticas públicas. IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICA PÚBLICAS: Neoliberalismo e lutas sociais: perspectivas para as políticas públicas, São Luis -MA, 29 ago. 2009.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . "A última fronteira da restinga". "A semana" - Política, Economia e Comportamento, João Pessoa, p. 10 - 12, 23 mar. 2003.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . Políticas Públicas e gestão do território: em pauta as contradições/negação do direito a moradia adequada em Caicó-RN, Brasil.. In: XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2019, Quito - Equador. XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina: por geografias da integração e da diversidade. QUITO: PUCE, 2019. v. 1.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, GERSON GOMES DO . DISCURSOS E PRÁTICAS DO PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM AS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSES SOCIAIS EM CAICÓ -RN. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA POLÍTICA, GEOPOLÍTICA E GESTÃO DO TERRITÓRIO, 2018, NITERÓI-RJ. ANAIS DO III CONGEO. NITERÓI-RJ: REBRAGEO, 2018. v. 1. p. 1-21.
-
Reges S. S. Dias ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . As atuais formas-conteúdo de apoio ao agronegócio e suas espacialidades na cidade de Araguaína - TO. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro, 2014, Natal. XXII ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro. Natal: UFRN, 2014. v. 1.
-
NASCIMENTO, Gerson Gomes do. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . DIGNIDADE E ESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO BAIRRO DE MÃE LUÍZA EM NATAL-RN. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos - CBG: a AGB e a Geografia Brasileira no contexto das lutas sociais frentes aos projetos hegemônicos, 2014, Vitória - ES. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos - CBG: a AGB e a Geografia Brasileira no contexto das lutas sociais frentes aos projetos hegemônicos, 2014.
-
NASCIMENTO, Gerson Gomes do. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . ?OS HOMELESS E/OU POPULAÇÃO DE RUA: A MOLDURA DA MISÉRIA EM NATAL-RN?. In: VI SimpGEO ? Simpósio Paranaense de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia:Ciência Sociedade e Tecnologia na perspectiva da Ánalise Geográfica, 2012, Guarapuava-PR. VI SimpGEO ? Simpósio Paranaense de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia Ciência Sociedade e Tecnologia na perspectiva da Ánalise Geográfica. Guarapuava-PR: Unicentro, 2012. v. 1. p. 1-2671.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . O processo histórico da produção da estrutura fundiária urbana no litoral norte de João Pessoa e sua importância para a compreensão da segregação socioespacial. In: XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA: La planificación territorial y el urbanismo desde el diálogo y la participación, 2010, Buenos Aires. XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA: La planificación territorial y el urbanismo desde el diálogo y la participación, 2010.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; SOARES, Beatriz Ribeiro . A insustentabilidade social nas cidades: um debate a partir da negação ao direito à moradia adequada como pressuposto do direito humano à construção de cidades mais saudáveis: em foco a cidade de Araguaína-TO. In: 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DE CIDADES SAUDÁVEIS, 2010, Uberlândia-MG. 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DE CIDADES SAUDÁVEIS, 2010.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . A produção dos espaços da globalização no Tocantins. In: VIII ENCONTRO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS, "Lugar-Mundo: Pervesidades e Solidariedades", 2009, Natal-RN. VIII ENCONTRO NACIONAL E I ENCONTRO INTERNACIONAL COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS, "Lugar-Mundo: Pervesidades e Solidariedades". Natal - RN: EDUFRN, 2009.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . A SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E A LUTA PELO DIREITO À MORADIA: EM FOCO A OCUPAÇÃO DO SETOR MONTE SINAI EM ARAGUAÍNA - TO. In: IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Neoliberalismo e Lutas Sociais: perspectivas para as políticas públicas, 2009, São Luis - MA. IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Neoliberalismo e Lutas Sociais: perspectivas para as políticas públicas, 2009.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . A segregação sócio-espacial e suas mediações com a violência urbana na cidade de Araguaína - TO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS: Cultura, Globalização, Cidades, Direitos Sociais e Saúde, 2008, Rio de Janeiro/RJ. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS: Cultura, Globalização, Cidades, Direitos Sociais e Saúde. Rio de Janeiro: UERJ/IFCH.Nucleas, 2008. v. 1. p. 1-285.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . DIAGNÓSTICO DA VIOLÊNCIA SOFRIDO POR ADOLESCENTES NA FAIXA ETÁRIA DE 15 A18 ANOS, NA CIDADE DE ARAGUAÍNA ? TO. In: 1ª SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA: O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS, 2007, ARAGUAÍNA-TO. 1ª SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA: O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS, 2007.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . A produção e reprodução do espaço urbano no litoral norte de João Pessoa: a atuação dos agentes imobiliarios. In: I FORUM DE PÓS-GRADUAÇÃO, I ENCONTRO UNIFICADO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO MEIO NORTE NORTE DO TOCANTINS,, 2004, Araguaína - TO. Ciência, Sociedade, Desenvolvimento Regional, 2004.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . A produção de um espaço urbano litorâneo. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2002, João Pessoa. POR UMA GEOGRAFIA NOVA NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL, 2002.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . A segregação sócio-espacial e suas mediações com a violência urbana na cidade de Araguaína - TO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS: cultura, globalização, cidades, direitos sociais e saúde, 2008, Rio de Janeiro/RJ. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS: cultura, globalização, cidades, direitos sociais e saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IFCH, Nucleas, 2008. p. 1-285.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Oficina de coleta, análise e tabulação de dados de crimes contra o patrimônio na cidade de Araguaína. In: I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIONAL NORTE, 2007, PALMAS-TO. I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIONAL NORTE, 2007.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Globalização, Desterritorialização do Estado e o aumento da pobreza urbana. In: The global challenge and marginalization, 2006, Natal - RN. Globalização e Marginalidade, 2006.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Grandes Projetos no Tocantins. In: VIII ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS, 2006, Araguaína - TO. VIII Encontro de Geografia do Tocantins/A nova dinâmica econômica e suas implicações no processo de reestruturação do espaço urbano e regional, 2006.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Contradições de uma urbanização litorânea. In: VIII ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS DO NORDESTE, 2001, Natal - RN. "Águas escassas, terras desertificadas: um retrato do Nordeste?, 2001.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . João Pessoa do rio ao mar (um estudo sobre o processo de ocupação da orla marítima pessoense). In: VI ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS, 1997, João Pessoa. Nordeste: Turismo, Meio ambiente e Globalização, 1997.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Verdades e mitos do turismo paraibano. In: VI ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS, 1997, João Pessoa. Nordeste: turismo, meio ambiente e globalização, 1997.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . O Binômio Turismo e Urbanização (um estudo sobre os reflexos do turismo em Intermares-Cabedelo-PB. In: XII ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DO NORDESTE, 1995, Teresina - PI. A formação profissional e os novos enfoques para o ensino de geografia, 1995.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . O comportamento recente da produção agrícola:(o caso do Brejo Paraibano). In: IV Encontro Regional de Estudos Geográficos, 1994, Garanhuns - PE. Geografia, Ação e Cidadania: Perspectivas para o Espaço em (re)construção, 1994.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Os caras pintadas de suor e fuligem dos canaviais (Um estudo das condições de vida e trabalho dos bóias frias mirins da cana). In: XII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 1994, Águas de São Pedro - SP. XII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 1994.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Análises e discussões sobre o direito à moradia adequada no Brasil: em foco a cidade de Araguaína - TO. Revista Direito da Cidade , 2016.
-
Reges S. S. Dias ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . As atuais formas-conteúdo de apoio ao agronegócio e suas espacialidades na cidade de Araguaína - TO. Caminhos de Geografia (UFU) , 2015.
-
NASCIMENTO, Gerson Gomes do. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . A Região Metropolitana de Natal - RN: um processo ainda em curso. Geoconexões , 2015.
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . Políticas públicas e gestão do território: em pauta as contradições/negação do direito à moradia adequada em Caicó-RN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL/ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM CAICÓ-RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . ?A PRODUÇÃO/CONTRADIÇÕES DA CIDADE E O CONTEXTO URBANO-REGIONAL: ABORDAGENS SOBRE ARAGUAÍNA-TO?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Reges S. S. Dias ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . As atuais formas-conteúdo de apoio ao agronegócio e suas espacialidades na cidade de Araguaína - TO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, Gerson Gomes do. ; VASCONCELOS FILHO, J. M. . DIGNIDADE E ESPAÇO: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO BAIRRO DE MÃE LUÍZA EM NATAL-RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . 'A produção social do Espaço: Método ou Práxis?'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; SOARES, Beatriz Ribeiro . A insustentabilidade social nas cidades: um debate a partir da negação ao direito à moradia adequada como pressuposto do direito humano à construção de cidades mais saudáveis: em foco a cidade de Araguaína-TO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . O processo histórico da produção da estrutura fundiária urbana no litoral norte de João Pessoa e sua importância para a compreensão da segregação socioespacial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . A produção dos espaços da Globalização no Tocantins. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Vias Públicas, Transportes e Monopólio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; LIMA, Fátima Maria de. ; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. . A SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E A LUTA PELO DIREITO À MORADIA: EM FOCO A OCUPAÇÃO DO SETOR MONTE SINAI EM ARAGUAÍNA - TO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; SACRAMENTO, A. C. ; ARAUJO, M. L. . "Estudos de áreas de vulnerabilidade da APA de Guadalupe". 'Avaliação dos remanescentes de Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental da APA de Guadalupe- Litoral Sul de Pernambuco. Tamandaré-PE. 2002.
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Revista de Direito da Cidade. 2015.
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Revista Quaestio Iures. 2015.
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Revista Formação online. UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE. 2015.
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Revista Sociedade e Território. 2015.
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; MEDEIROS, R. V. . Projeto de iniciação científica. 2019. (Relatório de pesquisa).
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; MEDEIROS, R. V. . PROJETO DE PESQUISA. 2018. (Relatório de pesquisa).
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; SANTOS, A. D. . Projeto de pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; AZEVEDO, A. G. . Projeto de pesquisa. 2015. (Relatório de pesquisa).
VASCONCELOS FILHO, J. M. ; SILVA, Monique Hellen de Souza . Projeto de iniciação científica. 2014. (Relatório de pesquisa).
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Espaço-Tempo das Políticas Habitacionais no Contexto da Urbanização Brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VASCONCELOS FILHO, J. M. . Oficina de coleta e análise de dados sobre violações dos direitos humanos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O IDEÁRIO NEOLIBERAL E SEUS IMPACTOS SOBRE A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA SOCIAL EM CAICÓ ? RN., Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação científica que tem como objetivo analisar os impactos que a forma de governo neoliberal, impactou o desenvolvimento das políticas públicas de moradia social na cidade de Caicó-RN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Joao Manoel de Vasconcelos Filho - Coordenador / Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador - Integrante / Thiago Adriano Machado - Integrante.
-
2021 - Atual
O PROJETO EDUCACIONAL INTERNACIONAL ?NÓS PROPOMOS!?: CONSTRUINDO A CIDADANIA A PARTIR DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SERIDÓ POTIGUAR, Descrição: Trata-se de um projeto que visa a construção da cidadania a partir dos conhecimentos geográficos da educação básica na região denominada "Seridó Potiguar". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joao Manoel de Vasconcelos Filho - Coordenador / IAPONY RODRIGUES GALVAO - Integrante.
-
2018 - Atual
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRODUÇÃO DA MORADIA ? ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E O CUMPRIMENTO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL: COMO A CIDADE DE CAICÓ- RN TEM ENFRENTADO ESSA QUESTÃO?, Descrição: Trata-se de um projeto que propõe uma análise sobre a produção da moradia social, enquanto uma política pública que tem como escopo garantir o direito a uma moradia digna aos grupos sociais vulneráveis. Este projeto também propõe uma reflexão sobre as discrepâncias entre o direito de propriedade e o cumprimento de sua função social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Manoel de Vasconcelos Filho - Coordenador., Número de orientações: 1
-
2018 - Atual
Políticas públicas para a produção da moradia - entre o direito de propriedade e o cumprimento de sua função social: como a cidade de Caicó tem enfrentado essa questão?, Descrição: O projeto investiga e questiona se o direito à moradia tem sido negligenciado em face do mercado imobiliário e o Estado fazer valer o direito de propriedade e negar a função social da propriedade urbana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joao Manoel de Vasconcelos Filho - Coordenador / Gerson Gomes do Nascimento - Integrante / Diego Salomão Cândido de Oliveira Salvador - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - Atual
ANÁLISE E DISCUSSÃO EM TORNO DO DIREITO À MORADIA ADEQUADA NA CIDADE DE CAICÓ- RN A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MORADIA SOCIAL EXISTENTES., Descrição: O projeto sobre moradia adequada iniciou-se em agosto deste ano, estando assim na fase de seleção e leitura do material bibliográfico pertinente a uma discussão mais profícua em torno do direito à moradia adequada estabelecido pela Nações Unidas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Joao Manoel de Vasconcelos Filho - Coordenador.
-
2014 - Atual
UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO EM CAICÓ-RN A PARTIR DO ESTABELECIMENTO DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSES SOCIAIS - ZEIS, Descrição: O referido projeto foi aprovado com bolsa PIBIC/CNPq. No momento estamos em fase de andamento com a pesquisa onde levantamos alguns dados sobre a quantidade de imóveis vazios e vazios urbanos na Área Central de Caicó e realizamos um estudo e análise do Plano Diretor desta cidade com o objetivo de identificarmos a localização, definição e determinação das Zonas Especiais de Interesses Sociais ? ZEIS. Este projeto foi aprovado por mais um ano e encontra-se em andamento. Nesta segunda etapa aplicamos formulário de pesquisa em 140 domicílios localizados no bairro João XXII e concluímos o levantamento dos imóveis vazios e vazios urbanos na Área Central da Cidade de Caicó e os bairros adjacentes, a saber: Paraíba, Acampamento, Penedo. Dando continuidade a última fase do projeto estamos analisando o PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL ? PLHIS e confrontando o mesmo com as políticas públicas de moradia social existentes em Caicó.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Joao Manoel de Vasconcelos Filho - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó. , Rua Joaquim Gregório S/N, Penedo, 59300000 - Caicó, RN - Brasil, Telefone: (84) 34214877
Experiência profissional
2004 - 2014
Fundação Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2009
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Geografia Urbana, Teoria e Método em Geografia
-
08/2008
Ensino, Especialização em Desenvolvimento Regional e Urban, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Planejamento Urbano
-
01/2004
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio III, Seminário Temático IV, Teoria e método da Geografia, Prática de Estudos Temáticos em Geografia, Geografia Política, Perspectiva da Geografia Brasileira, Território e Territorialidade da Cultura Brasileira
-
03/2003
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas da geografia brasileira, Territórios e Territorialidades da Cultura Brasileira, Geografia do Turismo, Geografia Política, Prática em estudos temáticos em geografia
-
05/2013 - 10/2013
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Metodologia de Projetos Científicos em Geografia
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Metodologia de Projetos Científicos em Geografia
-
08/2012 - 08/2012
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Turismo
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Metodologia de Projetos científicos em Geografia
-
04/2012 - 05/2012
Ensino, Especialização em Desenvolvimento Regional e Urban, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Planejamento Urbano
-
01/2012 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Turismo
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Metodologia de Projetos Científicos em Geografia
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Projetos Científicos em Geografia, Geografia Política
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio VII e TCC II, Geografia Política
-
03/2007 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático IV, Estágio III, Teoria e Método em Geografia, Geografia Política, Estágios I e II, Geografia Urbana
-
03/2007 - 08/2007
Extensão universitária , Fundação Universidade Federal do Tocantins.,Atividade de extensão realizada, Projeto Construindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturas - PRODOCÊNCIA.
-
01/2005
Extensão universitária , Fundação Universidade Federal do Tocantins.,Atividade de extensão realizada, Orientador do Grupo de Estudos em Educação, Cidadania e Direitos Humanos.
-
01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do Tocantins.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia.
-
05/2006 - 06/2006
Ensino, Pós-Graduação Lato-Sensu em Geografia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Planejamento Urbano
2014 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Manoel de Vasconcelos Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?